Gravatá

Bem-vindo a Gravatá!


Subtítulo: Um pouco dos alpes suíços no nordeste brasileiro. Conheça Gravatá, cidade dos casarões e das serras

Quando se fala no nordeste brasileiro, logo vem à mente a imagem das praias e do calor intenso. Mas é justamente no estado de Pernambuco, famoso pelo solo semi-árido, que se encontra a “Suíça Brasileira”. O município de Gravatá ganhou esse apelido por apresentar temperaturas mais amenas que outras cidades do estado. As árvores que decoram as ruas e a arquitetura das casas de serras podem até fazer o visitante pensar que se trata de uma miragem, mas não: é apenas Gravatá no interior do agreste pernambucano.

Nos dias frios de inverno, a temperatura do município chega à casa dos 10ºC. Isso é o resultado de sua localização, o Planalto da Borborema, com uma altitude aproximada de 500 metros acima do nível do mar. Durante o ano todo, porém, a temperatura gira em torno dos 22º C, cenário modelo para quem deseja se refugiar do calor e aproveitar as belezas de um pôr do sol.

A agricultura, a pecuária, o comércio varejista e a produção de móveis rústicos são as principais economias da cidade. Atrai pela beleza da arquitetura dos grandes casarões, construídos no século XIX, e é recanto para quem aprecia a prática dos esportes radicais, como rapel, alpinismo, motocross e mountain bike. Se o viajante se perder pelo sertão de Gravatá, não é preciso se preocupar, pois o lugar possui cachoeiras e piscinas naturais, além de uma vasta região de mata fechada.

A cidade fica a 88 km de Recife, o que dá aproximadamente uma 1h de carro da capital e facilita a vida de quem está passeando por Recife e resolve descansar em uma cidade interiorana. Se o turista se encanta com um belo pôr do sol, o Alto do Cruzeiro, que fica no centro da cidade, é o local ideal. Uma escada de 365 degraus, conhecida como Escada da Felicidade, dá acesso ao topo. E depois de enfrentar toda essa escadaria, é hora de agradecer, o que pode ser feito na Capela do Cristo Rei, construída em 1945.

A Igreja Matriz de Sant’Ana é uma construção centenária que teve início em 1810 e depois passou por reformas. No mês de maio, o fiel tem a oportunidade de participar das Festividades de Frei Damião, com um longo percurso que sai da igreja matriz em direção à Capela do Riacho do Mel. Segundo relatos históricos, ali Frei Damião teria celebrado sua primeira missa no país.

A gastronomia integra a vasta gama de atrativos da cidade. Delícias nacionais, como o queijo coalho e a carne-de-sol, além dos pratos da culinária suíça, também compõem o cardápio gravataense. Os eventos são diversos e acontecem todos os meses. Por isso, da próxima vez que visitar Recife, não custa esticar o passeio e conhecer um pouco dos alpes no nordeste brasileiro.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gravatá
Fundação:
1881
Altitude:
447m
População:
61.779 habitantes
Área:
491,5km²
Densidade Demográfica:
125,69hab/km²
CEP:
55640-000

Elias Francisco da Silva

Gravatá pra me foi um lugar que eu praticamente nassie hoje estou fora dai mais quando puder um dia eu volto ,clima gostoso;talvés hoje não seja como era na epoca que eu morei ai espero que hoje esteja melhor.

leomax

gostaria de saber quem vai cantar no reveion de gravatar muito obrigado vcs sao muito educados cidade maravilhosa parabens

dilsa

Gravatá tem como principal atração o clima! É considerado o 5º melhor microclima do mundo! Isso tem atraído muita gente da capital pernambucana para cá. Além de belezas naturais, Gravatá possui um grande números de bons restaurantes, destaque muito grande para sua gastronomia, pois oferece vários tipo de pratos, inclusive, internacionais! É uma cidade calma, onde as pessoas são muito hospitaleiras! Tem vários eventos durante o ano, destacando-se como os mais animados, a Semana Santa, o São João, A Festa da Estação e o Festival Cultural de Feiras e Negócios. Possui um belo artesanato. Em suas viagens pelo Nordeste, não deixe de vivitar Gravatá- PE.

josy

estou muito feliz po ser gravataense,atualmente moro no rio de janeiro(30)anos,nunca + tive a oportunidade de voltar adorei quando encontrei esse espaço para poder matar a saudade e rever minha querida terra natal. estudei no colegio devaldo borges minha professora de portugues chamava Alzira, meu diretor era Jose Luiz de Mendonça por favor nao deixe de responder esse espaço que me concederam beijos jô........

ana maria salgado de souza

É claro que conheço. Nasci na Rua Mal. Hermes da Fonseca. Hoje moro em Campinas-SP Beijão a todos da minha cidade querida. Já falei tanto dela que muitos amigos não resistiram e foram conhecê-la. Amaram!!!

ana maria salgado de souza

Digo para todos que minha cidade é a Suiça Pernambuca, e muita gente de Campinas-SP, Águas de Lindóia_SP e São Paulo não resistiram e foram conhece-la, pois não acreditavam que houvessem frio no nordeste , falaram que têm traços com campos do Jordão-SP

luis pedro

luis pedro atualmente moro em cubatão são paulo, sou feliz por ser gravataense,estou de malas prontas para passa minhas ferias em gravatá. no dia um de janeiro de 2009 estou chegando. beijos para todos gravataense,feliz 2009 para todos, estudei em uruçu mirim por muito tempo, meus pais moram em gravatá,estive em gravatá em 2006 está lindo,estou em sao paulo há 20 anos mas minha terra natal não esqueço.

maria de fatima

esta cidade e maravilhosa estou aqui ensao paulo mais gravatá e o paraizo

jaciene souza

meu pai era dai de gravata,crescir ouvindo falar desta terra linda ,que estou conhecendo por fotos ,pena que meu pai nao vai voltar mais ai,pois ja faleceu sou de salvador BA. O nome dele era JOSE PEDRO DE ASSIS.

zezinho

não e o rio de janeiro + e um cidade maravilhosa amo muito de + valeu pelas fotos galera mata muito a saudade show !!!

Jakson hermenegildo

Gravatá é uma cidade maravilhosa,tranquila ótima de viver,venham nos visitar e conhecer nossas belezas naturais e o novo parque natural serra do contente.

maria beatriz da silva freitas

eu amo gravata nacie e mim criei ai,hoje moro em sao palo mais ainda volto pra minha terra,cidade linda maravilhosa.

laíza

VÃO CONHECER A RESERVA SERRA DO CONTENTE, É SIMPLESMENTE LINDA, LIGUE 8715-3699. É UMA TRILHA DE MATA MUITO LEGAL E DE MUITA ENERGIA POSITIVA.

Reginaldo missena

O meu maior orgulho é ser gravataense! Mesmo estando no Rio não esqueço de ti meu Pernambuco!

claudeci

adoro o clima,sou recifense,mais mora aqui ha 2 anos,e nao saio daqui por nada

daniela januario

cidad linda que adotei no meu coraçao. gostaria d sersempre infomada das atraçoes turisticas

valdemar bernardo da silva

sou de gravata moro no mato grosso do sul a 15 anos mais tem muitas saudades desta cidade linda desse clima mais gostoso do brasil.

josé

Estou pretendendo mudar para Gravatá.devido ser uma cidade pacta e o clima ameno.

rubem correia de souza

UMA CIDADE MARAVILHOSA LINDA DE SE VER GOSTAR,CIDADE MARAVILHOSA

JOSE FRANCISCO DA SILVA

O CLIMA FRIO AS COMIDAS TIPICAS E A HOSPITALIDADE DOS GRAVATAENSE

michelle fabiana

nasci em caruaru,mas fui criada ai em gravatá,cada vez que vou ai,quando esta se aproximando meu coração bate desconpassado como se eu fosse encontrar um namorado,enfim depois de tantos anos fora,ainda sou apaixonada pela minha cidade natal.....um abraço gravatá!!!!!

Nely

Não conheci até o momento cidade mais bonita e de clima mais gostoso até o momento.

SOCRATES ROCHA

fica situada a 86 km do Recife,localizada no agreste pernambucano. É bastante procurada devido ao seu clima de montanha principalmente no inverno.Cruzeiro,serra do maroto, polo moveleiro e artesanal,ponte cascavel,serra das russas,haras, são alguns de seus destaques.

fernanda pinheiro

sou de gravatá mais atualmente estou morando em ibotirama-bahia, estou morrendo de saudade dai mais embreve vou matar a saudade .beijos

iara

nossa mim encantei cm essa cidade,a prefeitura esta de parabens.

Ediclécia

Ahh!! Gravatá,minha terra natal...Quanta saudade sinto do ar fresco,do clima agradável,do sorriso e simpatia de um povo bonito,inteligente e trabalhador.Estou longe dos meus irmaos gravataenses,mas meu coraçao nao desgruda nem um só instante de ti,ó terra amada...Ainda voltarei,e sei que seus braços estarao abertos pra sua filha...

fernanda pinheiro

sou de gravata,mais atualmente estou em ibotirama -bahia, amo minha cidade.

Laudinea (Nea) Rio de Janeiro

Nossa, é claro que conheço Gravatá,e muito! afinal nasci ai amo de paixão minha cidade.Meu Deus quanta saúdade,da antiga praça do sapo onde os sapinhos soltava água pela boca,do cais do Devaldo Borges,do cruzeiros,Como me lembro dos chiados das vassouras das vizinhas varrendo seus terreiros logo dimanhanzinha,do vendedor de mangusar gritando! Olha o pão olha,Ha não da pra falar todas as minhas saúdades não,porqoe não caberia aqui.Foran muitas idas e vindas,GRavatá,Rio e Rio,Gravatá,agora já faz 10anos que estou no Rio só que como nunca esqueço da minha querida Gravatá de 2 em 2 anos estou ai!Mais anda não cheguei a uma concluzão se gosto mais da minha antiga Gravatá ou da nova Gravatá,Mais o importante é que eu a amo e muiiiiito!!!!!! beijos para todos os meus conterraneos em especial para minha mãe e meu irmão Nia que mora na Rua São Sebastião. Beiiiiijos miiiiiiiiiiiiiiiiiil Gravatá

etinha mendes

Já morei e tenho o luxo de visitar todo ano, sempe pesso aDeus q me de uma casa lá, xero pra todos.

isabelle

conheço sim e queria que vocês colocasem mais fotos da escadaria da felicidades queria saber como ta agora pode ser ?

priscila

gravata para mim é uma cidade muito boa e legal para se divertir e curtir.

josemeri maria de melo

Sou nacida e fui criada nesta cidade sou filia de Canuto jose de melo ele foi primeiro Tenemte desta Cidade atraveis do Cartel do Derbe do Recifer Hoje fico muito feliz com oprogresso e o desemvolvimento da milha cidade muito obrigado

josemeri maria de melo

Adorei ver um pouco da minha cidade. A ultima vez que sai dai ja faz 16 anos foi quando a minha mae faleceu mais estou muito feliz por ver uma cidade taõ linda e maravilhosa parabens Gravatá EU TE AMO e os Amigos que ai estaõ ok

josemeri maria de melo

adorei rever a cidade de gravatá beijos atodos que mora nesta cidade maravilhosa

deassis

gravatá uma verdadeira cidade suiça brasileira um encanto para os olhos de qual quer brasileiro.

rafaella moraes

cidade maravilhosa amei........ otima pra se morar hotes maravilhosos para se passa ferias

ZAÍRA CABRAL

Pesquisando sobre a cidade de Gravatá, vi que ela é belíssima! Fiquei até pensando em conhecer a cidade. Gostaria de saber qual a população daí.

geilton barbosa

gostaria de conhecer a cidade..achei fantastica....

marilene

essa cidade onde eu cresci e mim deixou a saudade do meu pai te amo

LEILA GON;ALVES CORDEIRO

esta cidade e linda e 3 ves que vamos parala as crian;as adora tudo la la e

Juliana

Morei apenas quatro mêses, pois estava a trabalho. Fiquei apaixonada pela cidade, pensei em morar, mas não deu certo. Um dia ainda vou morar em Gravatá-PE.

diogo Alves

Uma otima e belissima cidade de interior de Pernambuco, cidade brejeira com ares de mornidade timida, e com clima que lembra o sul do país, em meados de junho sua temperatura cai em media aos 16° graus, por conta disso Gravatá é mais conhecida como a Suiça Pernambucana, recomendo e muito....

cláudia maria galvão de freitas

AMEI CONHECER GRAVATÁ,ENTÃO A CACHOEIRA DO PALMEIRA É 10.BREVE ESTAREI LÁ.

denys

Conheci A RESERVA ECOLÓGICA SERRA DO CONTENTE em Gravatá e fiquei maravilhado com tanta beleza e curiosidades dentro da trilha na mata.É a mais curiosa que ja conheci, tem 35 curiosidades dentro da trilha e um banho de bicas bem gelada. ADOREI!

adaison apolonio dos anjos

essa e a cidade dos sonhos ela pra mim e a mais linda.

zequinha

sou apaixonado por gravatá. tenho sitio na lagoa do barro.

maria de fatima alves de moura silva

oi nasci em gravata mas por ironia do destino tive que vim para o rio de janeiro,fazem 3 anos que sai de minha terrinha e sinto muita falta das festas juninas e desse clima tao abençoado mas o que mas sinto falta é de minha familia que amo tanto,,como eu gostaria de estar ai em gravata pra forrozar muito,amo gravata mas infelizmente ficou um lugar muito dificil de morar pq falta emprego pra quem é de la um bj pra todos de gravata

José Haroldo

Estive lá em 2009. Hoje estou em Mato Grosso mas conheço-a desde minha infancia, pois, sou de Bonito e sempre passava por indo para o Recife. Realmente, é surpreendente seu progresso. Vou voltar

Ederci Silveira

Conheço esta maravilhosa cidade, e tenho muito orgulho de ter nascido aí, parabéns a todos pelo desenvolvimeto. Esta cidade tem tudo de ótimo, e o seu clima é um previlégio de Deus. Um carinhoso abraço a todos.Continuem com este progresso. Há trinta e cinco anos moro em Vacaria RS, mas o melhor lugar de viver é Gravatá. Ederci

Edjane Gonçalves

Não só conheço como morei lá durante anos. Fazem 6 anos que saí de lá e posso afirmar que é um pedacinho do céu na terra...clima de montanha,maravilhosa infra-estrutura e pessoas que realmente sabem fazer amizade...povo sincero. Hoje resido em Londrina-Pr que também é maravilhosa;porém não se compara á minha Gravatá.

Envie seu comentário sobre Gravatá