Gravatá

Gravatá-PE
banner

Bem-vindo a Gravatá!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Gravatá, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Gravatá, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1881. A localidade está em uma altitude de 447m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 61.779 habitantes. A área total de Gravatá é de 491,5km², e sua densidade demográfica é de 125,69hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Gravatá-PE é 55640-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Subtítulo: Um pouco dos alpes suíços no nordeste brasileiro. Conheça Gravatá, cidade dos casarões e das serras

Quando se fala no nordeste brasileiro, logo vem à mente a imagem das praias e do calor intenso. Mas é justamente no estado de Pernambuco, famoso pelo solo semi-árido, que se encontra a “Suíça Brasileira”. O município de Gravatá ganhou esse apelido por apresentar temperaturas mais amenas que outras cidades do estado. As árvores que decoram as ruas e a arquitetura das casas de serras podem até fazer o visitante pensar que se trata de uma miragem, mas não: é apenas Gravatá no interior do agreste pernambucano.

Nos dias frios de inverno, a temperatura do município chega à casa dos 10ºC. Isso é o resultado de sua localização, o Planalto da Borborema, com uma altitude aproximada de 500 metros acima do nível do mar. Durante o ano todo, porém, a temperatura gira em torno dos 22º C, cenário modelo para quem deseja se refugiar do calor e aproveitar as belezas de um pôr do sol.

A agricultura, a pecuária, o comércio varejista e a produção de móveis rústicos são as principais economias da cidade. Atrai pela beleza da arquitetura dos grandes casarões, construídos no século XIX, e é recanto para quem aprecia a prática dos esportes radicais, como rapel, alpinismo, motocross e mountain bike. Se o viajante se perder pelo sertão de Gravatá, não é preciso se preocupar, pois o lugar possui cachoeiras e piscinas naturais, além de uma vasta região de mata fechada.

A cidade fica a 88 km de Recife, o que dá aproximadamente uma 1h de carro da capital e facilita a vida de quem está passeando por Recife e resolve descansar em uma cidade interiorana. Se o turista se encanta com um belo pôr do sol, o Alto do Cruzeiro, que fica no centro da cidade, é o local ideal. Uma escada de 365 degraus, conhecida como Escada da Felicidade, dá acesso ao topo. E depois de enfrentar toda essa escadaria, é hora de agradecer, o que pode ser feito na Capela do Cristo Rei, construída em 1945.

A Igreja Matriz de Sant’Ana é uma construção centenária que teve início em 1810 e depois passou por reformas. No mês de maio, o fiel tem a oportunidade de participar das Festividades de Frei Damião, com um longo percurso que sai da igreja matriz em direção à Capela do Riacho do Mel. Segundo relatos históricos, ali Frei Damião teria celebrado sua primeira missa no país.

A gastronomia integra a vasta gama de atrativos da cidade. Delícias nacionais, como o queijo coalho e a carne-de-sol, além dos pratos da culinária suíça, também compõem o cardápio gravataense. Os eventos são diversos e acontecem todos os meses. Por isso, da próxima vez que visitar Recife, não custa esticar o passeio e conhecer um pouco dos alpes no nordeste brasileiro.

Informações de Gravatá

Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Gravatá teve origens numa fazenda, em 1808, pertencente a José Justino Carreiro de Miranda. De clima agradável, com água abundante, pois se situava às margens do Rio Ipojuca, o local servia como hospedagem para os viajantes que iam comercializar o açúcar e carne bovina, principais produto da época.

Esses produtos eram levados em embarcações do Recife até o interior. Como a navegação pelo Rio Ipojuca era difícil, os comerciantes eram obrigados a fazer paradas estratégicas para evitar também que o gado perdesse peso.

Uma dessas paradas ficou conhecida como Crauatá, pois era terra de boas pastagens. A denominação Caruatá, que deriva de Karawatã , significa “mato que fura” em Tupi, e foi como o local ficou conhecido, por conta da predominância de uma planta do gênero da família das bromélias, também chamada Caraguatá, Caroatá, Caroá e Gravatá.

Foi no fim do século XVIII que José Justino Carreiro de Miranda tomou posse da Fazenda Gravatá que, por muito tempo, serviu de hospedagens para viajantes. Como conseqüência natural, surgiram dois arruados, um em cada margem do rio.

Em 1810, o proprietário da fazenda iniciou a construção de uma capela dedicada a Santa’Ana que, 12 anos depois, seria concluída por seu filho João Félix Justiniano. Em seguida, as terras foram divididas em 100 lotes e vendidas aos moradores, dando início ao povoado Gravatá.

Em 1881, o povoado, que era um distrito de Bezerros, foi elevado a Vila pela lei 1500/1881 e sua capela transformada em Igreja Matriz. Três anos depois, a Vila se transformaria cidade e comarca pela lei 1805/1884. Sua efetiva emancipação, porém, só veio após a Proclamação da República, pela Lei Orgânica dos Municípios, de 15 de março de 1893, quando a cidade adquiriu sua autonomia municipal.

Significado do Nome

Seu nome, o mesmo de uma bromeliácea, se origina da língua Tupi, e significa Mato que Fura ou Arbusto que Espinha. 

Aniversário da Cidade

15 de março

Gentílico

gravataense

População

85.000 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município Estância Climática, Gravatá é muito procurada pelos turistas devido ao seu clima ameno que favorece à degustação de vinhos e de foundue. Suas construções são em estilo suíço e possui infra-estrutura turística com hotéis, pousdas e restaurantes de boa qualidade. Tem grande destaque na produção de artesanato em madeira, bronze e tecido, e é o maior produtor estadural de flores. 

Clima

Ameno 

Temperatura Média

18 ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Situado no Agreste pernambucano, na microrregião Vale do Ipojuca 

Limites

Norte e Nordeste: Passira e Bezerros
Leste: Pombos e Chã Grande
Sul: Amaraji e Cortês
Oeste: Barra de Guabiraba e Sairé 

Acesso Rodoviário

BR-232 

Distâncias:

Da Capital

80 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Serra das Cãibras

Está localizada no Sítio Valentim, a 8 km do centro da cidade. Local ideal para passeios de bicicleta, com um mirante de onde se tem a visão das cidades circunvizinhas: Cumaru, Passira, Limoeiro, João Alfredo, Serra Negra (Bezerros).

Serra da Estrela

Está localizada atrás do Mirante do Cruzeiro, a 40 minutos do centro da cidade.Possui vista panorâmica de grande parte da cidade de Gravatá, além da Serra Negra (município de Bezerros) e da cidade de Chã-Grande. 

Serra do Maroto

Entrada pela Via Local da BR 232, sentido Norte. Serra de pequeno porte com direção ao norte de Gravatá, com uma bela vista da cidade. No entanto, possui vários condomínios e seu ponto de visitação é a Praça da Antena.

Pedra Branca

Está localizada no Sítio Pedra Branca, a 3,5 km do centro da cidade, na estrada da barragem, próximo ao Sítio de Dona Nadir. Com 75m de altura, de encosta norte esbranquiçada. É adequada para a prática de esportes radicais variados como alpinismo, rappel e vôo livre. 

Pedra do Cruzeiro

Está localizada na Estrada de Mandacaru. Possui uma vista espetacular de toda a região, a cerca de 8 Km de Gravatá.

Pedra Dourada 

Está localizada no Distrito de Uruçu-Mirim. Possui uma vista panorâmica no brejo de altitude. Ideal para a prática de esportes radicais e acampamentos de aventura. 

Pedra da Moça

Está localizada a 4 Km do centro da cidade. Possui formação rochosa utilizada para acampamentos e mirante com uma bela vista.

Pedra do Tao

Está localizada no Sítio Camocim, Fazenda Pedra do Tao, propriedade do Sr. Clóvis Dantas. Possui 35m de altura, cercada por Mata Atlântica. É possível a prática de rappel e escalada, do seu alto observa-se parte da movimentação do Planalto da Borborema, destacando-se ao norte o centro urbano de Gravatá e a nordeste o município de Chã-Grande. A vegetação é formada por mata em recomposição, bromélias e orquídeas, (propriedade particular).

Pedra Vermelha

Está localizada no Distrito de Valentim, a 8 km do centro da cidade. Acesso difícil nos últimos 500m.É uma pedra de cor avermelhada, que além de formar duas furnas em suas laterais, exibe na sua parte frontal, pinturas rupestres. Utensílios rudimentares foram achados nas redondezas. 

Lago Mágico

Está localizado na Fazenda do Sr. Leonardo (privado).È um pequeno lago com uma atmosfera muito especial, a cerca de 3 Km de Gravatá.  Nesse lago possui um roteiro de bicicleta, onde o ponto de partida é a Ponte de Pedestres sobre a BR 232. 

Banho de Amaraji

Está localizado na Zona rural, na entrada de Amaraji.É um banho feito na atual barragem que abastece a cidade, composta por vários olhos d’água. Possui pedras e vegetação da caatinga. 

Banho do Açude Valença

Está localizada próximo ao Sítio de D. Nadir, a 12 Km da cidade. É um banho com água da fonte mineral.

Balneário de Dona Nadir

Está localizado no Sítio Camocim, a 12 km do centro da cidade. Balneário marcado por águas límpidas que brotam nas encostas da mata e formam pequenas piscinas naturais. O represamento do córrego em caldeirões constitui bicas e banhos em chuveiros. 

Cachoeira da Palmeira

Está localizada no Sítio das Palmeiras, a 17 km do centro da cidade. Está constituído por três cachoeiras, bicas e piscinas. Ideal para meditação, fotografias e esportes radicais. A cachoeira, de água cristalina e doce, tem cerca de 20m de altura, com 7m de largura no trecho superior e 12m no inferior, (propriedade particular).

Cachoeira do Tao

Localizada na Fazenda Pedra do Tao, a 12 km do centro da cidade. Possui cachoeira de 8m de altura e 5m de largura, balneável em forma de ducha. Sua vegetação é arbustiva, composta por gramíneas e algumas fruteiras, 

Mirante do Cruzeiro 

Localizado no bairro do Cruzeiro, a 1 km do centro da cidade. É um atrativo urbano construído desde o século XVIII, marcado por formações rochosas, constituídas por um cruzeiro, a estátua do Cristo Redentor, a Capela do Cristo Rei, uma escadaria com 365 degraus, que dá acesso ao pátio aberto, restaurante, bares e a sede da Rádio Gravatá FM. Possui uma vista panorâmica da cidade.
 
Mirante da Serra das Ruças

Está localizado na Serra das Ruças, BR-232. Pode ser contemplado o relevo do Planalto da Borborema. Possui vegetação arbustiva e rasteira.

Açude de Valença

Está localizado a 12 km do centro da cidade, próximo ao Sítio de Dona Nadir. É uma Fonte de Água Mineral. 

Alto do Caboclo

Está localizado no sentido Mandacaru.É um morro com uma pedra grande a caminho do Brejo de altitude, de onde é possível obter-se uma bela vista.

Parque de Pedras do Mocó

Localizada a 3 km do centro da cidade. É um Patrimônio Municipal. São centenas de pedras que formam um conjunto de esculturas naturais, esculpidas pela ação das águas e do tempo. O local é ideal para a prática de trekking (trilhas).

Plantação de Morangos

Está localizada na Zona Rural de Gravatá. Local onde o morango é cultivado e o visitante pode conhecer e até adquirir mudas, bem como provar os deliciosos doces, geléias e licores produzidos por moradores locais.

Casarão e Capela

Está localizado na Avenida Agamenon Magalhães, s/n/, Prado. É um conjunto arquitetônico no estilo barroco brasileiro. No início funcionava como o Externato Nossa Senhora da Glória, das irmãs Dorotéias. Atualmente é sede da Escola Municipal de Ensino.  

Casarão Secular

Está localizado na Rua Rui Barbosa, 126, Centro. Casarão centenário. Frontão revestido com azulejo português, bem como na parte superior. Ostenta belíssimas pinhas e louças vindas do Porto em Portugal. Pertenceu à tradicional família Guimarães e hoje é de propriedade da Sra. Conceição Guimarães. 

Casario

Está localizado na Rua João Pessoa, 12, Centro. Chalé construído no início do século XIX pelo escritor gravataense e político Antonio Farias. Construção da arquitetura portuguesa. O chalé ainda hoje ostenta em seu interior todo o mobiliário da época em que começou a ser residido. Pertence a Sra. Helena Farias. Encontra-se em bom estado de conservação e ocupação particular. 

Engenho de Cana-de-Açúcar – Engenho Caranguejo

Está localizado no Distrito de Uruçu-Mirim a 16 km de Gravatá. Engenho de cana-de-açúcar, movido à roda d’água, fabrica de rapadura e mel de engenho. É de propriedade particular. Atualmente funciona um haras com criação de cavalos Quarto de Milha 

Escada da Felicidade

Está localizada no Morro do Cruzeiro. É um atrativo urbano, datado de 1º de novembro de 1953, possui 365 degraus, do sopé ao cume, tendo em cada degrau o nome de um morador de Gravatá, sendo alguns deles participantes da construção. Encontra-se em bom estado de conservação.

Estação Ferroviária

Está localizada na Rua João Pessoa, s/n/, Centro. Datado do século XIX, apresenta um dos moldes da arquitetura importada inglesa. Atualmente encontra-se desativada, funcionando apenas para receber turistas. Chamada de Estação do Artesão é um ponto de demonstração dos trabalhos dos artistas locais. 

Museu de Carros Antigos

Está localizado na Avenida 15 de Novembro, s/n/, N. Srª das Graças (próximo ao Posto Petur). Reúne a coleção de carros antigos do empresário José Ferreira. Horário de Visitação deve ser agendado durante o dia. Propriedade particular.  

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro/2012

01 a 07 - A abertura oficial do Carnaval 2012.

Programação de Carnaval:

11 -  com a V Noite Do Maracatu - Com concentração saindo às 19h da Estação do Artesão, o cortejo vai passar pelas principais ruas da cidade, seguindo pela Praça Rodolfo de Morais, Rua Cleto Campelo, finalizando com um grande encontro na Praça da Matriz.

O evento também vai comemorar os 10 Anos do Maracatu do Gamr.

Confira os grupos participantes:

Maracatu Rural Águia Dourada
Maracatudo Nação Camaleão
Maracatu Tambores D’Olorum
Maracatu do Gamr
Maracatu Nação do Barro

Participação:

Companhia de Dança Gravatar’t
Orquestra Popular de Gravatá

Mais informções:

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5024

- 20 - 2º Encontro de Orquestra de Frevo de Pernambuco em Gravatá, que acontecerá na segunda-feria de Carnaval. Gravatá se prepara para receber pelo segundo ano o Encontro de Orquestras de Frevo na segunda-feira de Carnaval. Esse ano além dos shows com orquestras de frevo vindas de todo estado, teremos em especial a Orquestra 100% Mulher.
O arrastão pelas ruas da cidade está previsto para começar às 10h, se encontrando na Praça Aarão Lins e seguindo para o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Maestro Duda iniciará o comando da festa e no final da tarde Maestro Spok sobe ao palco e fará dueto com o cantor Josildo Sá que está com o projeto “Frevo de Latada” trazendo o repertório do Rei do Baião para o ritmo carnavalesco, encerrando os shows às 17h.
A Prefeitura de Gravatá convida a todos para esse Encontro repleto de muito frevo e animação!

Mais informações:

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5020

Confira a programação do Cine Mais Cultura:

- Objetivo do projeto é levar o cinema para quem não tem acesso
O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura e as exibições acontecem toda quarta-feira às 15h, com entrada gratuita. O Cine Joaquim Didier fica na Escola de Referência do Ensino Médio de Gravatá – EREMGRA. Na última quarta (01), foi apresentado o filme Milagre em Juazeiro de Volnei Oliveira.

Confira a programação do mês de Fevereiro:

DIA - 08/02 - O ÉBRIO (GILDA DE ABREU / VICENTE CELESTINO)

DIA - 15/02 - ELES NÃO USAM BLACK-TIE ( LEON HIRSZMAN)

DIA - 22/02 - NÃO HAVERÁ SESSÃO (QUARTA-FEIRA DE CINZAS)

DIA - 29/02 - OPERA DO MALANDRO (RUI GUERRA)

Mais informações:

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5025

- Projeto Cultura Livre nas Feiras – A animação atraiu um grande público - Mais um sábado de sucesso na feira de Gravatá.
Sábado (04), contou com muita animação no Mercado Público em mais uma edição do Projeto Cultura Livre nas Feiras, criado pelo Governo do Estado em parceria com a Fundarpe e a Prefeitura de Gravatá.
O aboio de Zé Pedro, começou a chamar o público para o Mercado e quando Forró Talismã começou a tocar o local já estava lotado.
Atendendo a solicitações e pedidos, Zé Pedro Aboiador retornou ao palco e entoou outros sucessos. Logo após, a banda Seresta do Barbosa entrou em cena e relembrou músicas antigas ao som de ritmos como o bolero e o samba.
Ao final da programação oficial, abriu-se o espaço para o talentoso acordeonista Neves, que se ofereceu novamente para encantar a todos que estavam lá com sua música.

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5023

- Prefeitura e Hotéis de Gravatá participarão de Seminário para a Copa de 2014 em Recife
Representantes de dois hotéis da cidade estiveram reunidos hoje com o secretário de Planejamento
Na manhã desta sexta (03), estiveram reunidos com o secretário de Planejamento, Jaime Prado, os representantes da rede hoteleira da cidade que irão participar do Projeto de Gravatá com a FIFA para a Copa de 2014, para discutir sobre o que será apresentado no seminário que eles participarão junto com a Prefeitura no dia 10 deste mês em Recife.
Na ocasião estiveram: Eduardo Cavalcanti representando o Hotel Portal de Gravatá, José Alves representando o Hotel Villa Hípica e o Diretor de Esportes de Gravatá, Janailton Lins.
No dia 10/02 será realizado pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) em Recife, o I Seminário sobre o Centro de Treinamento das Seleções – CTS.

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5022

- Comitê Organizador da copa 2014 APROVA GRAVATÁ - Projeto para inclusão da cidade como subsede foi apresentado agora à tarde no Rio de Janeiro. Gravatá vai bem em sua luta para se tornar uma das subsedes pernambucanas da Copa do Mundo de 2014. O projeto que prevê a reestruturação do parque esportivo da cidade, bem como intervenções urbanas de infra-estrutura e mobilidade, foi apresentado ao Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no Rio de Janeiro e recebeu a aprovação e elogios dos executivos da entidade.

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5012

- GRAVATÁ representeda em reunião da FIFA no RIo de Janeiro - Secretário Jaime Prado defenderá o projeto da cidade para ser subsede da Copa de 2014. Continua a todo vapor o trabalho da Prefeitura de Gravatá para que a cidade seja uma das subsedes da Copa de 2014.
O secretário de Planejamento Jaime Prado, participa  no Rio de Janeiro de uma reunião técnica com representantes da FIFA para análise do projeto de Gravatá que concorre ao posto. O objetivo é discutir pontos do projeto como mobilidade urbana, alojamento das seleções e infra-estrutura geral.
Gravatá é uma das 145 cidades pré-selecionadas para concorrer à vaga de subsede de uma das seleções que virão a Pernambuco.

Site: http://www.prefeituradegravata.com.br/v3/index.php?pg=noticia&id=5011

Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru -
Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira -
Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:


Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:
 
  DATA             CIDADE        HORÁRIO

18/10/2012     GRAVATÁ    Manhã  / Início às 8h


A Luz do Mundo é o espetáculo do Natal de Gravatá 2012

O nascimento de Jesus através da tradição do presépio de barro. Esse é o tema do espetáculo A Luz do Mundo, no Natal de Gravatá, que acontecerá nos dias 13, 14, 15, 16, 21 e 22 de dezembro, sempre às 19 horas, no pátio de eventos Chucre Mussa Zarzar, com entrada gratuita. Em sua segunda edição, o espetáculo promete emocionar a plateia em apresentações que misturam cores, luzes e acrobacias aéreas e no solo. O evento é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá.

A Luz do Mundo tem a assinatura do artista italiano Valério Festi, responsável também pelo espetáculo Sonhos da Pastorinha Diana, apresentado no ano passado. Assim como na primeira edição, o Natal de Gravatá contará com artistas locais e integrantes do Studio Festi. No palco, passagens conhecidas do público, como a gravidez de Maria, o massacre de Herodes e a visita dos Reis Magos, em cenas com elementos clássicos e outros oriundos do barro. O espetáculo terá 1h30min de duração.

Para garantir a segurança do público e ordenamento do trânsito, as autoridades municipais, estaduais e federais montaram um esquema especial para o evento. Cerca de 1.100 profissionais dos Bombeiros, das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal estarão de prontidão nos principais pontos da cidade. A CIATUR disponibilizará policiais bilíngües em seu posto de comando, que ficará ao lado da Delegacia Móvel e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), no Pátio de Eventos Mussa Chucre Zarzar. Ao total, a PM terá 90 profissionais trabalhando durante todos os dias de espetáculo. O Corpo de Bombeiros disponibilizará ambulâncias em Gravatá, Bezerros, Vitória de Santo Antão e na Serra das Russas. A equipe será composta por 16 oficiais, 648 praças, 16 médicos e 16 enfermeiros.  

Com o objetivo de proporcionar maior fluidez dos veículos, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) desligará duas lombadas eletrônicas na BR 232: uma na saída do Recife, próxima ao Hospital Pelópidas da Silveira, e outra em Moreno. Vinte educadores de trânsito estarão nas ruas passando orientações aos pedestres. A prefeitura de Gravatá disponibilizará dois estacionamentos: os carros ficarão estacionados em uma área próxima ao Colégio Salesiano enquanto os ônibus ficarão no perímetro urbano do Jardim Petrópolis.

GRAVATÁ – Cidade localizada no agreste de Pernambuco, a 80 km do Recife. É a estação de inverno dos pernambucanos e fica lotada na Semana Santa e São João. A cidade destaca-se pela prática do turismo rural e de aventura. A rede hoteleira oferece aproximadamente 3 mil leitos em charmosas pousadas e em grandes hotéis-fazendas. A gastronomia de Gravatá é a segunda melhor do Estado, ficando atrás apenas do Recife.

STUDIO FESTI – É uma grife no mercado internacional de arte e entretenimento. Projetados pelo artista Valerio Festi, os eventos são fruto de uma experiência artística sem paralelo no mundo. Munidos de uma sólida formação histórica e artística, o Studio Festi possui uma capacidade única de interpretar, vivenciar e homenagear as diferentes culturas de cada país. Em seu currículo, constam a Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno e a Chegada da Tocha Olímpica na China.
 
Serviço:
 
Espetáculo A Luz do Mundo
Apresentações nos dias 13 (Ensaio Geral), 14, 15, 16, 21 e 22 – sempre às 19h
Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, em Gravatá
Entrada gratuita

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3563-9023

Sites: http://www.prefeituradegravata.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (81) 3563-9047 / 9045

Email: [email protected]

Terminal Rodoviário de Gravatá-PE

Telefone: (81) 3533-0691

Terminal Rodoviário Antônio Farias - Recife-PE

Av Prefeito Antônio Pereira - Várzea
Telefone: (81) 3207-1088

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT; E DOCUMENTO E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (81) 3563-9026

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.recifeguide.com/brasil/pernambuco

www.portaldegravata.com.br

www.viagravata.com.br

www.municipios.pe.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Gravatá

Gravatá pra me foi um lugar que eu praticamente nassie hoje estou fora dai mais quando puder um dia eu volto ,clima gostoso;talvés hoje não seja como era na epoca que eu morei ai espero que hoje esteja melhor.
Por: Elias Francisco da Silva

gostaria de saber quem vai cantar no reveion de gravatar muito obrigado vcs sao muito educados cidade maravilhosa parabens
Por: leomax

Gravatá tem como principal atração o clima! É considerado o 5º melhor microclima do mundo! Isso tem atraído muita gente da capital pernambucana para cá. Além de belezas naturais, Gravatá possui um grande números de bons restaurantes, destaque muito grande para sua gastronomia, pois oferece vários tipo de pratos, inclusive, internacionais! É uma cidade calma, onde as pessoas são muito hospitaleiras! Tem vários eventos durante o ano, destacando-se como os mais animados, a Semana Santa, o São João, A Festa da Estação e o Festival Cultural de Feiras e Negócios. Possui um belo artesanato. Em suas viagens pelo Nordeste, não deixe de vivitar Gravatá- PE.
Por: dilsa

estou muito feliz po ser gravataense,atualmente moro no rio de janeiro(30)anos,nunca + tive a oportunidade de voltar adorei quando encontrei esse espaço para poder matar a saudade e rever minha querida terra natal. estudei no colegio devaldo borges minha professora de portugues chamava Alzira, meu diretor era Jose Luiz de Mendonça por favor nao deixe de responder esse espaço que me concederam beijos jô........
Por: josy

É claro que conheço. Nasci na Rua Mal. Hermes da Fonseca. Hoje moro em Campinas-SP Beijão a todos da minha cidade querida. Já falei tanto dela que muitos amigos não resistiram e foram conhecê-la. Amaram!!!
Por: ana maria salgado de souza

Digo para todos que minha cidade é a Suiça Pernambuca, e muita gente de Campinas-SP, Águas de Lindóia_SP e São Paulo não resistiram e foram conhece-la, pois não acreditavam que houvessem frio no nordeste , falaram que têm traços com campos do Jordão-SP
Por: ana maria salgado de souza

luis pedro atualmente moro em cubatão são paulo, sou feliz por ser gravataense,estou de malas prontas para passa minhas ferias em gravatá. no dia um de janeiro de 2009 estou chegando. beijos para todos gravataense,feliz 2009 para todos, estudei em uruçu mirim por muito tempo, meus pais moram em gravatá,estive em gravatá em 2006 está lindo,estou em sao paulo há 20 anos mas minha terra natal não esqueço.
Por: luis pedro

esta cidade e maravilhosa estou aqui ensao paulo mais gravatá e o paraizo
Por: maria de fatima

meu pai era dai de gravata,crescir ouvindo falar desta terra linda ,que estou conhecendo por fotos ,pena que meu pai nao vai voltar mais ai,pois ja faleceu sou de salvador BA. O nome dele era JOSE PEDRO DE ASSIS.
Por: jaciene souza

não e o rio de janeiro + e um cidade maravilhosa amo muito de + valeu pelas fotos galera mata muito a saudade show !!!
Por: zezinho

Gravatá é uma cidade maravilhosa,tranquila ótima de viver,venham nos visitar e conhecer nossas belezas naturais e o novo parque natural serra do contente.
Por: Jakson hermenegildo

eu amo gravata nacie e mim criei ai,hoje moro em sao palo mais ainda volto pra minha terra,cidade linda maravilhosa.
Por: maria beatriz da silva freitas

VÃO CONHECER A RESERVA SERRA DO CONTENTE, É SIMPLESMENTE LINDA, LIGUE 8715-3699. É UMA TRILHA DE MATA MUITO LEGAL E DE MUITA ENERGIA POSITIVA.
Por: laíza

O meu maior orgulho é ser gravataense! Mesmo estando no Rio não esqueço de ti meu Pernambuco!
Por: Reginaldo missena

adoro o clima,sou recifense,mais mora aqui ha 2 anos,e nao saio daqui por nada
Por: claudeci

cidad linda que adotei no meu coraçao. gostaria d sersempre infomada das atraçoes turisticas
Por: daniela januario

sou de gravata moro no mato grosso do sul a 15 anos mais tem muitas saudades desta cidade linda desse clima mais gostoso do brasil.
Por: valdemar bernardo da silva

Estou pretendendo mudar para Gravatá.devido ser uma cidade pacta e o clima ameno.
Por: josé

UMA CIDADE MARAVILHOSA LINDA DE SE VER GOSTAR,CIDADE MARAVILHOSA
Por: rubem correia de souza

O CLIMA FRIO AS COMIDAS TIPICAS E A HOSPITALIDADE DOS GRAVATAENSE
Por: JOSE FRANCISCO DA SILVA

nasci em caruaru,mas fui criada ai em gravatá,cada vez que vou ai,quando esta se aproximando meu coração bate desconpassado como se eu fosse encontrar um namorado,enfim depois de tantos anos fora,ainda sou apaixonada pela minha cidade natal.....um abraço gravatá!!!!!
Por: michelle fabiana

Não conheci até o momento cidade mais bonita e de clima mais gostoso até o momento.
Por: Nely

fica situada a 86 km do Recife,localizada no agreste pernambucano. É bastante procurada devido ao seu clima de montanha principalmente no inverno.Cruzeiro,serra do maroto, polo moveleiro e artesanal,ponte cascavel,serra das russas,haras, são alguns de seus destaques.
Por: SOCRATES ROCHA

sou de gravatá mais atualmente estou morando em ibotirama-bahia, estou morrendo de saudade dai mais embreve vou matar a saudade .beijos
Por: fernanda pinheiro

nossa mim encantei cm essa cidade,a prefeitura esta de parabens.
Por: iara

Ahh!! Gravatá,minha terra natal...Quanta saudade sinto do ar fresco,do clima agradável,do sorriso e simpatia de um povo bonito,inteligente e trabalhador.Estou longe dos meus irmaos gravataenses,mas meu coraçao nao desgruda nem um só instante de ti,ó terra amada...Ainda voltarei,e sei que seus braços estarao abertos pra sua filha...
Por: Ediclécia

sou de gravata,mais atualmente estou em ibotirama -bahia, amo minha cidade.
Por: fernanda pinheiro

Nossa, é claro que conheço Gravatá,e muito! afinal nasci ai amo de paixão minha cidade.Meu Deus quanta saúdade,da antiga praça do sapo onde os sapinhos soltava água pela boca,do cais do Devaldo Borges,do cruzeiros,Como me lembro dos chiados das vassouras das vizinhas varrendo seus terreiros logo dimanhanzinha,do vendedor de mangusar gritando! Olha o pão olha,Ha não da pra falar todas as minhas saúdades não,porqoe não caberia aqui.Foran muitas idas e vindas,GRavatá,Rio e Rio,Gravatá,agora já faz 10anos que estou no Rio só que como nunca esqueço da minha querida Gravatá de 2 em 2 anos estou ai!Mais anda não cheguei a uma concluzão se gosto mais da minha antiga Gravatá ou da nova Gravatá,Mais o importante é que eu a amo e muiiiiito!!!!!! beijos para todos os meus conterraneos em especial para minha mãe e meu irmão Nia que mora na Rua São Sebastião. Beiiiiijos miiiiiiiiiiiiiiiiiil Gravatá
Por: Laudinea (Nea) Rio de Janeiro

Já morei e tenho o luxo de visitar todo ano, sempe pesso aDeus q me de uma casa lá, xero pra todos.
Por: etinha mendes

conheço sim e queria que vocês colocasem mais fotos da escadaria da felicidades queria saber como ta agora pode ser ?
Por: isabelle

gravata para mim é uma cidade muito boa e legal para se divertir e curtir.
Por: priscila

Sou nacida e fui criada nesta cidade sou filia de Canuto jose de melo ele foi primeiro Tenemte desta Cidade atraveis do Cartel do Derbe do Recifer Hoje fico muito feliz com oprogresso e o desemvolvimento da milha cidade muito obrigado
Por: josemeri maria de melo

Adorei ver um pouco da minha cidade. A ultima vez que sai dai ja faz 16 anos foi quando a minha mae faleceu mais estou muito feliz por ver uma cidade taõ linda e maravilhosa parabens Gravatá EU TE AMO e os Amigos que ai estaõ ok
Por: josemeri maria de melo

adorei rever a cidade de gravatá beijos atodos que mora nesta cidade maravilhosa
Por: josemeri maria de melo

gravatá uma verdadeira cidade suiça brasileira um encanto para os olhos de qual quer brasileiro.
Por: deassis

cidade maravilhosa amei........ otima pra se morar hotes maravilhosos para se passa ferias
Por: rafaella moraes

Pesquisando sobre a cidade de Gravatá, vi que ela é belíssima! Fiquei até pensando em conhecer a cidade. Gostaria de saber qual a população daí.
Por: ZAÍRA CABRAL

gostaria de conhecer a cidade..achei fantastica....
Por: geilton barbosa

essa cidade onde eu cresci e mim deixou a saudade do meu pai te amo
Por: marilene

esta cidade e linda e 3 ves que vamos parala as crian;as adora tudo la la e
Por: LEILA GON;ALVES CORDEIRO

Morei apenas quatro mêses, pois estava a trabalho. Fiquei apaixonada pela cidade, pensei em morar, mas não deu certo. Um dia ainda vou morar em Gravatá-PE.
Por: Juliana

Uma otima e belissima cidade de interior de Pernambuco, cidade brejeira com ares de mornidade timida, e com clima que lembra o sul do país, em meados de junho sua temperatura cai em media aos 16° graus, por conta disso Gravatá é mais conhecida como a Suiça Pernambucana, recomendo e muito....
Por: diogo Alves

AMEI CONHECER GRAVATÁ,ENTÃO A CACHOEIRA DO PALMEIRA É 10.BREVE ESTAREI LÁ.
Por: cláudia maria galvão de freitas

Conheci A RESERVA ECOLÓGICA SERRA DO CONTENTE em Gravatá e fiquei maravilhado com tanta beleza e curiosidades dentro da trilha na mata.É a mais curiosa que ja conheci, tem 35 curiosidades dentro da trilha e um banho de bicas bem gelada. ADOREI!
Por: denys

essa e a cidade dos sonhos ela pra mim e a mais linda.
Por: adaison apolonio dos anjos

sou apaixonado por gravatá. tenho sitio na lagoa do barro.
Por: zequinha

oi nasci em gravata mas por ironia do destino tive que vim para o rio de janeiro,fazem 3 anos que sai de minha terrinha e sinto muita falta das festas juninas e desse clima tao abençoado mas o que mas sinto falta é de minha familia que amo tanto,,como eu gostaria de estar ai em gravata pra forrozar muito,amo gravata mas infelizmente ficou um lugar muito dificil de morar pq falta emprego pra quem é de la um bj pra todos de gravata
Por: maria de fatima alves de moura silva

Estive lá em 2009. Hoje estou em Mato Grosso mas conheço-a desde minha infancia, pois, sou de Bonito e sempre passava por indo para o Recife. Realmente, é surpreendente seu progresso. Vou voltar
Por: José Haroldo

Conheço esta maravilhosa cidade, e tenho muito orgulho de ter nascido aí, parabéns a todos pelo desenvolvimeto. Esta cidade tem tudo de ótimo, e o seu clima é um previlégio de Deus. Um carinhoso abraço a todos.Continuem com este progresso. Há trinta e cinco anos moro em Vacaria RS, mas o melhor lugar de viver é Gravatá. Ederci
Por: Ederci Silveira

Não só conheço como morei lá durante anos. Fazem 6 anos que saí de lá e posso afirmar que é um pedacinho do céu na terra...clima de montanha,maravilhosa infra-estrutura e pessoas que realmente sabem fazer amizade...povo sincero. Hoje resido em Londrina-Pr que também é maravilhosa;porém não se compara á minha Gravatá.
Por: Edjane Gonçalves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gravatá
Fundação:
1881
Altitude:
447m
População:
61.779 habitantes
Área:
491,5km²
Densidade Demográfica:
125,69hab/km²
CEP:
55640-000

Envie seu comentário sobre Gravatá