Ipu

Ipu-CE
banner

Bem-vindo a Ipu!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Ipu, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Ipu, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1842. A localidade está em uma altitude de 247m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 34.592 habitantes. A área total de Ipu é de 636,0km², e sua densidade demográfica é de 54,39hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ipu-CE é 62250-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ipu

 

Roteiros do Brasil

Região Serra de Ibiapaba

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam aos pródromos da colonização provincial, tendo como ponto de referência o ano de 1694, quando uma senhora de nome Joana Paula Vieira Mimosa, obteve por Sesmaria e doadas pela Corte, vinte léguas de terras no rodapé, lado Sul e fronteiriço da Serra da Ibiapaba. Operosa e sobretudo portadora de índole pacífica, Dna. Joana conseguiu atrair em torno de sua pessoa a simpatia     e confiança dos nativos serranos, convertendo-se em verdadeira catequética. Às expensas de semelhantes cabedais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, a benemérita senhora conseguiu transformar o antes reduto em povoação, dando-lhe o nome de Papo.
A elevação do povoado à categoria de Vila, com a denominação de Vila Nova del Rey, deu-se conforme se insere em data de 12 de Maio de 1791, sendo instalada pelo Ouvidor Manuel Magalhães Pinto e Avelar de Barbedo, na então povoação de Campo Grande. Com o advento da Lei Provincial nº 200, de 26 de Agosto de 1840, transfere-se a sede de Campo Grande para o lugar denominado Ipu Grande, com o nome de Vila Nova do Ipu. Suprimido o Distrito, consoante Lei Provincial nº 230, de 12 de Janeiro de 1841, teve sua restauração consignada em Lei Provincial nº 261, de 3 de Dezembro de 1842, mantendo a última denominação. Sua elevação à categoria de Município, com a simplificação resultante do nome atual, deu-se consoante Lei Provincial nº 2.298, de 25 de Novembro de 1885.
Em suas primeiras manifestações de apoio eclesial, registra-se, em 1740 e procedente de Vila Viçosa, a presença de alguns clérigos cujo desempenho consistiu na formação de redutos catequéticos, dos quais consta do programa o precitado reduto. Desse trabalho missionário, cujos esforços não foram inócuos, resultou a edificação de uma capela que, por seu turno, daria lugar à Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, o que de fato ocorreu, conforme Provisão de 30 de Agosto  de 1757.
Com o advento do Decreto Imperial nº 200, de 26 de Março de 1840, transfere-se a Freguesia, até então situada em São Gonçalo da Serra dos Cocos, para São Sebastião do Ipu, compreendendo, na jurisdição desta, as capelas de Nossa Senhora da Conceição de Ipueiras e de Nossa Senhora dos Prazeres de Campo Grande.
Decorrido quase meio século, novas transformações se processam, desta vez com relação à mudança de hierarquia e evolução de ordem administrativa. Essa novidade tem como instrumento de apoio a Lei nº 2.037, de 27 de Outubro de 1883, convertendo ao título de Igreja-Matriz as capelas de São Gonçalo dos Cocos e São Sebastião do Ipu. 

Significado do Nome

Ipu, oxítono. Origem - Do tupi-guarani I (água) e o onomatopaico PU (queda). 

Aniversário da Cidade:

26 de Agosto 

Gentílico:

ipuense

População: 

40.300 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Pires Ferreira, Reriutaba, Guaraciaba do Norte (N), Ipueiras, Hidrolândia (S), Hidrolândia, Pires Ferreira (L), Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipueiras (O).

Acesso Rodoviário:

Vários asfaltados, a partir de Fortaleza: via Sobral-Reriutaba-Pires Ferreira; ou via Canindé-Santa Quitéria e daí alternativamente Araras-Reriutaba ou Hidrolândia, todos com percurso entre 280 e 380km. Linhas de ônibus regulares na Rodoviária de Fortaleza. 

Distâncias:

Da Capital: 

257 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira da Bica

A principal atração da cidade de Ipu é a chamada bica, cachoeira que o riacho Ipuçaba descreve ao precipitar-se de 135 metros das alturas  da serra da Ibiapaba. Dista 3 km da cidade, em estrada calçada de pedras e parte em asfalto. 

Riacho São Francisco 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

10 à 20 - Festa de São Sebastião.

 Fevereiro

- Carnaval

 Junho

- Festas Juninas

 Agosto

- Semana do Município.

 Setembro

23 - Festa Cultural no Patronato Sousa Carvalho

- Festejos de São Francisco. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPU

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3683-2021 / 2022

Sites: http://ipu.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Fortaleza - São Tomé.

Endereço: Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTROS CIVIL:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3683-1255

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Ipu

Nasci no Ipu, Moro no RGS sinto saudades da da minha cidade natal, um dia voltarei a visitar meu querido IPU, se DEUS quizer. abraços em todos os Ipuenses.
Por: Jose Carneiro Neto

morei mts anos e amo a cidade de ipu. hoje moro no rio, mas não esqueço essa cidade,onde crescir e estudei, logo pretendo voltar.
Por: cleia

Bela cidade, hospitaleira, local de gente boa, muitas mulheres bonitas. Viví por lá até os meus 18 anos. Grandes saudades.
Por: Luiz Carlos Timbó

Conheço muito bem e vou em janeiro visitar esse lugar lindo q e o ipú Gosto muito de desse lugar! espero q se torne um lugar de turismo!
Por: Aline

estou ausante a quatro anos de minha querida ipu, mas estou contando os dias para meu retorno em fevereiro. TE AMO IPU
Por: Luiza Eunice Soares Timbo

Cidade linda,sem igual.Passei boa parte das minhas ferias la.
Por: KLEBER

uma cidade fantastico,sua feira livre é sem igual.
Por: francisco eudes

Ipu, é pra mim uma terra maravilhosa. Nasci em Ipu,mas faz muitos anos que deixei de morar em minha terra natal.Mais assim mesmo eu gosto muito de minha terra.Ipu é uma maravilha.
Por: nenen mania

minha família mora em ipu, é uma cidade linda e maravilhosa.
Por: lucimar

eu moro no rio mas sempre que posso tiro ferias e viajo pro ipu afinal sou filho dessa terra, eu amo de coração minha cidade ipu , a bica é show de bola e as mulheres então nem se fala.
Por: océlio martins magalhães

essa cidade e muito linda e boa de morar, tem a bica que e um espetaculo da natureza, o povo e muito legal.
Por: antonio cicero araujo gomes do vale

IPU SEMPRE FOI LINDO , E SEMPRE SERA CADA DIA QUE PASSA VAI FICANDO MELHOR E MAIS BONITO !!!
Por: GERMANA PAZ

mi,orgulho de ser ipuense,amo essa cidade,ipu minha paixao no pezinho da serra,quem e ipuense de verdade nunca deixa de ir p/a festa de janeiro, carnaval e quando vai a essa cidade maravilhosa ñ pode deixar de ir a linda bica.................
Por: conceicao oliveira

Eu sou filho de IPU, saí daí aos 19 anos de idade vim p Brasília e aqui fixei moradia, constitui familia, mas tenho saudades de meu tempo de enfancia aí na minha querida cidade de IPU. Tenho muita saudades da bica.
Por: José Rodrigues Costa

ipú cidade maravilhosa , banhada de uma linda bica .terra de iracema.
Por: carmen

saudade saudade. minha estoria e grande uma vida de alegria com ipu. digo. eu saudade de mais...
Por: mauro gomes

Moro no ipu,adoro essa cidade,muito especial para mim,é um municipio turístico,nela tem a Bica do ipu,que é muito linda,especial para todos nós...amo o ceará,amo o ipu,,,,adoro,quem puder conhecer aqui,vai sair com muito orgulho,pq o povo daqui é muito acolhedor,aqui não tem muito violência,é um municipio,que vive em paz,na medida do possível,cheio de mulheres e homens bonitos,adorooo esse município!!!amo
Por: Bruna Amaral

Nasci na cidade de Ipu, hoje moro em Sao Paulo, mas nunca esqueço minha cidade, ela é maravilhosa.
Por: iraneide

MOREI UM ANO NO IPU,GOSTEI TANTO QUE PENSO EM MUDAR DE VEZ PRA LA,NO BRASIL NAO TEM LUGAR MELHOR PRA VIVER....TA NERVOSO? VAI PRA BICA,VOCE VAI ADORAR.(SOU CARIOCA)
Por: ANDREA VEIGA

sou ipuense, tenho muitas saudades dessa cidade linda, hospitaleira e de pessoas maravilhosas. te amo meu ipu...
Por: marcelo

meus pais sao de la cidade muito bacana o filme o guarani foi filmado la ta
Por: sergio rodrigues

Amo o Ipu pois ela é uma das cidades mais maravilhosas que ja morei
Por: natalia

As fotos exibidas no portal são maravilhosas. Mas a foto mostrando a igrejinha do Quadro, cercada de flores e rozeirais é simplesmente magnífica, linda!! O abraço de um natural dessa torrã. Saí de Ipu por volta de 1964 e resido com minha família nesta bela capital João Pessoa desde 1978.
Por: Hamilton Lima Soare

saudades da cidade tenho familiares ai ,primos irmaos. Moro em sao paulo ha 35 anos , tenho muita saudades .....
Por: cezaria farias

minha querida terra que amais de 45anos que sai e nunca mais voltei hoje vejo pele internet como esta bonita minha avo tinha uma banca na estaçao meu pai tinha armazem na rua corte o nome dele era raimundo quatir mais este ano vou vizitar minha terra um abraço a todos ipuense
Por: francisco edison marques

Saudades mil, saudades que é remédio remedio que alimenta a dor!! beijos ao ipuense.
Por: Antonia Lucilene de Sousa Carlos

Seria interessante que fossem dados os créditos às fotos, pois identifiquei muitas delas feitas por mim que estão sem crédito de autoria ou em nome de outra pessoa.
Por: Ricardo Aragão

Eu ja fui no Ipu deversas vezes e eu adoro a bica e muito show!
Por: Larysa

Caro Ricardo Aragão. Acho mais do que justo você revindicar os créditos das fotos que estão nesta página. Muitas destas fotos foram postadas pos mim. Fui eu quem colocou esta foto da bica que aparece no início da página e depois coloquei outras, com o propósito de promover nossa cidade. Parece que outros ipuenses gostaram e enviaram mais fotos. Identifique as fotos que são de sua autoria que a gente faz um pedido ao pessoal do portal para ver se pode colocar créditos para nas fotos. De minha parte sem problema, mesmo porque eu não sei de quem são as fotos, pois as peguei em algum site e lá não existiam os devidos créditos anotados nas fotos. Grande abraço a todos.
Por: Luiz Carlos Timbó

Eu nasci em Ipu ceara,meus pais foram embora para outro estado. Quando eu era criança,não conheço a mnha terra natal, sonho com esse dia de conhecer!! pois conheço através de postais ,fotos e videos è maravilhosa aliás não há quem connheça o estado do ceará que diga o contrario.Todos falam maravilhas desta amada terra abênçoada por DEUS!!
Por: silvelena de carvalho Oliveira

Há 16 anos moro no Rio de Janeiro e fico feliz de acompanhar o dersenvolvimento através da internetee... sinto saudades da minha terra . Parabén povo ipuense. Abraço , Antonia Lucilene de Sousa Carlos
Por: antonia.estacio

adorei a cidade paisagem lindas hoteis pousadas bem sortificada breve estarei ai
Por: fabio

sou de CALÇOENE-AP fui a este municipio MARAVILHOSO conhecer os familhiares do meu pai:karina,carla,ana,robertão,regina...em fim,toda a familia AGOSTINHO no qual eu mando equele abraço. conhecí vários pontos turísticos da região ài que bão,que saudade... voltarei em fevereiro de 2011 passar este maravilhoso carnaval que é falado no nordeste inteiro se DEUS assim me permitir. senhores ipuenses um abração e fiquem todos com deus CONTATO;(96)91535965. JOSÉ AUGUSTO
Por: josé augusto palheta da silva

Ipu, minha terra natal. Saí de Ipu aos meus 13 anos,vim pro Rio de Janeiro. Voltando a passeio confirmei o que já sabia; Ipu, povo hospitaleiro, alegre,amigos, muito bom, abraços para o povão de Ipu-Ceará.
Por: Raimundo F.Barros

ipu. minha cidade maravilhosa. ja mais te esqueserei
Por: neto

eee vejo qui nada mudou! mais nunca e tardi;sou nasci em ipu conhesso como apalma da munha mao;ass gilney
Por: antonio gilney do nascimento

Conheco e amo muito!!!!!!!! maravilhosa esta cidade!!!!!!
Por: natalia candido Ipu Ceara

o ipu e tudo de bom e cidade cada veis mais linda .ebom sabem que esta mudado cada veis mais. amor essa cidade.
Por: liduina

minha terra natal,o q posso dizer sobre ela?! so q um dos melhores lugares p vc relaxar e se divertir! vc que ainda nao conhece,nao deixe essa oportunidade passar,venha viver suas melhores ferias aqui! um super beijo!
Por: jorgelene sousa

Amoo muito a minha cidade apesar de nao esta residindo nela! em breve poderei voltar e ursufruir num dos melhores lugares p se relaxar e se divertir! beijos
Por: jorgelene sousa

Ipu Ceara um dos melhores lugares pra vc passar suas ferias!
Por: jorgelene sousa

Gosto muito de Ipú, estudei no ginásio Ipuense até o ano de 1971, deixei muitos amigos, lembranças.
Por: Vicente Marques

O ipu é lindo, sou natural dessa cidade é preciso preservar essa beleza
Por: francisco aragao

AMO IPÚ. AI VIVI AI ME CRIEI.HOJE MORO TÃO LONGE ,MAIS O MEU CORAÇÃO VIVE AI SEMPRE QUE EU TENHO SAUDADES.REVEJO POR AQUI NA INTERNET.QUE BOM QUE O MUNDO TODO PODE TE COMTEMPLAR MEU IPU MINHA BICA QUE TODOS QUE A CONHECEM AGRDECEM A DEUS PELA NATUREZA DIVINA.PARABÉNS CIDADE AMADA POVO VARONIL.LUCINEIDE.
Por: francisca lucineide barroso farias

ipu e um dos melhores e mais lindos lugares do brasil
Por: francisco araujo gomes

sou natural de IPU mas moro no RIO há dez anos estive ai no carnaval 2011 não há lugar melhor no interior do ceará para se passar as férias que se chame IPU.me orgulho de ser ipuense..abraço a todos,breve estarei de volta a monha terra.
Por: césar liduino dias nogueira

Quem conhece nunca eskce... Esse é o melhor lugar pra ir com a turma....adoooro.
Por: valeria rodrigues

E UMA LINDA CIDADES TE AALGO QUE ENCANTA SINTO SAUDADES DA MINHA TERRA SE FOSSE POSSIVEL QUERIA VOLTAR A MORA AI. AMO ELA
Por: LUCIANO ARAGAO

NASCI EM IPU MORO EM BRASILIA ADORO MINHA CIDADE NATAL BREVE ESTAREI AI
Por: JOAQUIM RAMOS PONTES

Eu sou de Brasília,morei 3 anos no Ipu um lugar otimo d ser viver. Muito bom a bica do Ipu é maravilhosa é varias outras coisas q só indi la pra ver..
Por: luciano fortuna lourenço

Conheço 90% das cidades do Ceara, mais não encotrei uma cidade tão agradavel e de gente tão bonita quanto Ipu, sou de João Pessoa Pb. Nunca vou esquecer este paraiso.
Por: walter galdino

lugar lindo,romantico.aconchegante e com pessoas bem hospitaleiras conheçao Ipu é simplesmente perfeito.
Por: ailo nascimento

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ipu
Fundação:
1842
Altitude:
247m
População:
34.592 habitantes
Área:
636,0km²
Densidade Demográfica:
54,39hab/km²
CEP:
62250-000

Envie seu comentário sobre Ipu