Leme

Leme-SP
banner

Bem-vindo a Leme!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Leme, fotos, informações, os principais hotéis de Leme, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Leme, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1895. A localidade está em uma altitude de 619m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 86.259 habitantes. A área total de Leme é de 404,1km², e sua densidade demográfica é de 213,46hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Leme-SP é 13610-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Leme

 

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No dia 1º de maio de 1875 a Companhia Paulista e o Governo da Província começaram a construção de um ramal que, partindo de Cordeiros (hoje Cordeirópolis) e passando por Araras e Pirassununga, chegasse até o Rio Mogi-Guaçu (Porto Ferreira). Essa construção começou a 18 de fevereiro de 1876. No dia 10 de abril de 1877 franqueava-se a primeira secção, de Cordeiros a Araras, e no dia 30 de setembro do mesmo ano era inaugurada a Estação de Manuel Leme.
Antes que a estrada de ferro chegasse na Fazenda Palmeiras (pertencente à família LEME), o português de nome Manoel Gomes Neto, fornecedor de trabalhadores da referida estrada, construiu um pequeno rancho nas terras de Manuel LEME, onde montou um pequeno comércio. Foi neste núcleo que começou a aglomeração de outras pessoas, movidas pela chegada da estrada de ferro.
Em vista do desenvolvimento sempre crescente do novo núcleo, diversas pessoas tiveram a iniciativa de fundar uma capela, cujo o nome homenageou o cidadão Manuel Leme.
No dia 26 de dezembro de 1889, logo após o advento do regime republicano, um ato do Governador do Estado, Prudente de Morais, criava o Distrito Policial da Estação de Leme, no município de Pirassununga.
Um ano depois, pelo decreto n.º 124, de 20 de janeiro de 1891, do Governador do Estado, Jorge Tibiriçá, era criado o Distrito de Paz da Estação Leme, com as mesmas divisas do Distrito Policial.
Assim, Leme foi crescendo e se desenvolvendo até que contando com mais ou menos 800 habitantes, iniciou-se a campanha para a sua elevação a município, alcançada no dia 29 de agosto de 1895, pela Lei Estadual n.º 358. 

Significado do Nome

Homenagem a família Leme 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

lemense

População:

91.804 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Piracicaba  

Limites:

Santa Cruz da Conceição e Pirassununga, ao norte; Mogi Guaçu, a leste; Araras, ao sul; e Corumbataí e Rio Claro, a oeste, sendo o acesso possível através de Pirassununga ou Araras.

Acesso Rodoviário:

Via Anhangüera – SP 330. A Rodovia Bandeirantes, agora em extensão até Cordeirópolis, significa um importante acesso a Campinas e São Paulo. 

Distâncias:

Da Capital:

189 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Mogi-Guaçu 

A bacia do Rio Mogi-Guaçu possui uma área de drenagem de 16.760 km2, sendo que destes, 2.650 km2 estão localizados em Minas Gerais, e o restante 14.110 km2, em território paulista. Neste percurso se desenvolvem várias cachoeiras e corredeiras, dentre as quais destacam-se, a do Salto do Pinhal, Cachoeira de Cima, Cachoeira de Baixo na região de Mogi-Guaçu/Mogi-Mirim, Cachoeira de Pádua-Sales, em Conchal, Cachoeira de Emas, em Pirassununga, as corredeiras de Santa Helena, Boa Vista, dos Patos, Itapecirica, dos Gaviões em Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro, e das Escaramuças, em Luiz Antonio e São Carlos.
Tem como principais afluentes os ribeirões dos Araujos e da Água Espraiada, na região de Bom Repouso e Inconfidentes Minas Gerais, no estado de São Paulo estão os rios Eleutério, Cachoeirinha, do Peixe, Araras, Jaguari Mirim, Rio Bonito, Pântano, do Quilombo, Anhumas, Capetinga, das Onças. Em suas margens encontram-se importantes reservas florestais, algumas como unidades de conservação gerenciadas pelo Estado de São Paulo como, a reserva florestal de Capetinga em Mogi-Guaçu, o Parque Estadual de Porto Ferreira - Mata do Procópio, o Parque Estadual de Pirassununga composta por cinco glebas entre elas a Mata Maravilha. 

O Rio Mogi-Guaçu em Leme 

O Rio Mogi-Guaçu passa por Leme nos bairros Caju, Ibicatú e Taquari-Ponte. No mês de outubro, quando se é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Anualmente acontece a Romaria dos Canoeiros e Cavaleiros de Leme e região.
A Romaria dos Canoeiros tem uma história de muito esforço e dedicação dos moradores do Taquari-Ponte. Tudo começou no ano de 1969, no bairro, quando o Sr. Oscar Tischer e sua esposa, Sra. Joana Siqueira Tischer, construíram uma gruta em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Na época, o vereador Sérgio A. Antunes ofereceu duas imagens abençoadas trazidas da cidade de Aparecida do Norte. Essa gruta está localizada à margem direita do rio Mogi-Guaçu. Desde a sua construção, os devotos de toda a região passaram a visitá-la e fazerem promessas. Em 1971, Dona Joana precisava fazer uma cirurgia de alto risco. Diante do fato, ela fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, ali representada pela imagem, de que, se a graça fosse alcançada e tudo corresse bem na cirurgia, faria uma procissão de canoas, levando sua imagem pelo rio Mogi-Guaçú.
No dia 9 de outubro de 1972 foi realizada a primeira romaria, saindo do bairro Cascata e descendo o rio. No ano de 1974, Dona Joana faleceu e seu filho, Guilherme Tischer Neto e sua esposa, Dona Lourdes, deram continuidade ao evento. Nesse ano e no seguinte a romaria só não aconteceu devido ao baixo nível das águas provocado pela escassez das chuvas. A partir do ano de 1975, os cavaleiros do Taquari-Ponte e demais regiões passaram a ir em comitiva, margeando o rio atrás da imagem e dos canoeiros, enfileirados, com seus chapéus sobre o peito em sinal de respeito e devoção. A cada ano que passa mais canoeiros, cavaleiros e devotos comparecem e prestigiam essa tradicional festa lemense.   

Romaria dos Canoeiros

O rio Mogi Guaçu é o palco desta romaria que atrai até 15.000 visitantes anualmente. Ocorre no dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora, dia 12 de outubro. Uma romaria de canoas e barcos de todo tipo, decorados, vai da ponte no Bairro do Ibicatu até a ponte do Taquari, onde é celebrada uma missa. Fogos comemoram a passagem da Santa ao longo dos pesqueiros apinhados de fiéis.

Lago Municipal

Há algumas décadas era apenas um terreno alagadiço. Drenado e urbanizado, transformou-se no Parque Eni Jorge Draib, o Lago Municipal. Ponto de encontro e práticas esportivas individuais, o Lago foi adotado para caminhadas em suas pistas com a distância demarcada. No início da Primavera, a Prefeitura abastece o Lago com milhares de peixes, que são a alegria dos pescadores credenciados, que ali passam as tardes em harmonia com a Natureza. Todos os anos, o Lago é o ponto alto da decoração natalina, atraindo até 30.000 pessoas em alguns dias de dezembro, transformando-se em visita obrigatória das famílias de Leme e região.
 
Parque Muncipal

Integrando uma das 8 regiões ambientais do Município, o Parque Ecológico Mourão é destaque entre os cerca de 150 parques desse tipo encontrados no Brasil e está instalado em uma área de 160.000 metros quadrados na área urbana do município.
No local, podem ser encontradas aves de 92 espécies e mais de 490 animais como chimpanzés, leões, tigres, pumas, mico leão, hipopótamos, entre outros, sendo que algumas deles estão ameaçados de extinção como o mico leão dourado e o lobo guará.

Manancial das Águas

Um conjunto de nascentes que foi o principal recurso para abastecimento de água potável para Leme nos anos 50, o Manancial das Águas foi reurbanizado para transformar-se num dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. Visitas agendadas no telefone (19) 3573-620.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Anuais
 
Carnaval de Máscaras - Coinbra Cesciumal (terça-feira de carnaval);
- Carnaval Popular (Show de carnaval no espaço ao lado do antigo prédio da Ceanê) - promovido pela Secretaria de Comunicação;
- Olimpíada do Trabalho - jogos em abril com encerramento em 1º de maio - Promovida pela Secretaria de Esportes;
- Festas de São Manoel - Padroeiro da Cidade - sábados e domingos na Praça ruy Barbosa (última semana de maio e junho) - Organizada pela Paróquia de São Manoel;
- Educaipira - Festa Junina da Secretaria de Educação e Cultura (junho);
- 29 de Agosto - Festejo de aniversário da cidade com desfile cívico;
- Romaria dos Canoeiros (outubro);
- Festival de Teatro estudantil (setembro/outubro) - Festival de teatro envolvendo alunos de 5ª série a 3º ano do Ensino Médio - promovido pelo Departamento de Cultura - SEC;
- Festividades de Natal (dezembro)
Cortejo Natalino, Casa do Papai Noel (enfeites no Lago Municipal) , Apresentação de Natal do Coral municipal.

 Eventos Permanentes

- Corporação Municipal Maestro Ângelo Cosentino - Apresentações aos Domingos, às 20:00 na praça Ruy Barbosa;
- Feira de Artesanato de Leme - Praça Ruy Barbosa - todos os sábados das 8:00 às 13:00;
- Museu Histórico Professor Celso Zoega Táboas Aberto ao público de terça à sexta-feira das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:30 e aos domingos da 9:00 às 12:00; Acertvo histórico permanente. 
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LEME

E-mail:

Telefones: (19) 3573-4000

Sites:  http://www.leme.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Danúbio Azul Ltda.

SAC: (11) 3858-5566 / 3392-3424

Site: http://www.danubioazul.com.br

Horário:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_886.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:
 
Rua Rafael de Barros, 472 - Bairro: Centro    
Leme-SP - CEP: 13610-200
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (19) 3571-1359 / 5852 Fax: (19) 3571-1359

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 12h30 às 17h30.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Leme

Cidade muito tranquila...tem um boa qualidade de vida!!!
Por: ceci

Cidade excelente! Muito calma e gostos pra se morar...
Por: LUCIANA MARTINS DOS ANJOS

conheco estivi ai faz um mes gostei muito da cidade bem preservada praças limpas diferente de sp onde moro uma grande planicie bem legal
Por: waldemir

Olá pessoas! hoje eu estou aqui para dizer o quanto vale a pena você e sua familia visitar Leme.Moro aqui há 13 anos e posso lhes dizer que aqui você vai encontrar,conforto e segurança para a sua familia. Por tanto nas proximas ferias,venha conhecer leme. espero que aproveitem a boa visinhança de leme e todo o conforto que ela pode lhes oferecer.
Por: jennifer

essa cidde é 10 sempre gostei dela......... Morei ai 12 anos te amo leme!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Kaio

sim pois eu sou lemense de coracao e alma,e uma cidade que eu adoro muito ,pois a minha familia continua la
Por: marcio pedro frassetto

gostaria conhecer a cidade de leme achei as fotos lindas
Por: pedrodejesus

ola! adoro o bosque ! o rio até a praça do cemiterio é linda ! minha mae mora em leme! e vou dizer to quase mudando para la! arabens a todos lemense cuide de sua cidade!bjusssss
Por: elaine ferreira caires

Nasci em Leme mas hoje mora em Brasilia DF mas gosto muito de minha cidade natal (Leme) Elisete Pultz.18/11/2009.
Por: ELISETE PULTZ

Cidade do Papai Noel, vocês não podem deixar de ver, Ruas, Casas, Praças, Rotatórias, todas muito iluminadas e com um tema específico, não deixem de visitar Leme no Natal, e pedir para o Papai Noel diretamente o seu presente.
Por: Miranda

Ola ...Vou dizer que ja viajei por muitos nlugares e ate para fora do pais, mas nao vejo ceu tao lindo como o de Leme, a paz de Leme nao se sente em nenhum outro lugar....Amo Leme e acho que vou morrer aqui...Pra mim, e a melhor cidade do mundo !!!!
Por: Maria Caires

morei na cidade de leme 6 meses adorei, hoje estou na bahia mas sinto saudades povo muito gentil. morava em um sitio atras do cristo redentor o qual nao consigo ver fotos.
Por: regiane neres

eu fui em leme a passeio ,o pai do meu filho com que eu vivo hoje ,nasceu em leme e seus parentes mora lá.eu gostei do clima e muito bom a cidade é tranquila tem varios pontos turisticos para passear e descansar,quem gosta de pescar é excelente,vale a pena conhecer.gostei muito de lá.....
Por: sandra aparecida pandochi

Leme é uma cidade maravilhosa e sua população é muito hopedeira e podem vim conhecela voce não vai querer sair daqui
Por: leonardo

eu acho essa cidade mais do que bonita linda e tem um toque de interior
Por: elaine ferreira

Conheci Leme no mês de outubro,gostei muito,moroem Gurupi -To e meu marido mora aí,toda a família dele é daí,de modo que estamos hora aí hora aqui,mas está muito difícil.Gostei daí,muito.beijos
Por: Maria Luzia

adoro leme naci ai e prai que eu vou voltar amo leme sou lemense ate morrer.
Por: tiago renato jacinto

Cheguei nesta cidade(leme S.P.)em 07/09/2006 a trabalho e acabei morando até fevereiro de 2007,mudei-me para Indaiatuba,e,logo após voltei para SP.Mas confesso que amei esta maravihosa cidade de Leme,estou pretendendo voltar e tornar-me um cidadão lemense
Por: Marcos Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Leme
Fundação:
1895
Altitude:
619m
População:
86.259 habitantes
Área:
404,1km²
Densidade Demográfica:
213,46hab/km²
CEP:
13610-000

Envie seu comentário sobre Leme