Corupá

Corupá-SC
banner

Bem-vindo a Corupá!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Corupá e muitas outras opções de hospedagem na cidade Corupá. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Corupá.

A cidade de Corupá, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 75m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.395 habitantes. A área total de Corupá é de 407,9km², e sua densidade demográfica é de 27,94hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Corupá-SC é 89280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Corupá

Roteiros do Brasil

Região Caminho dos Principes

Capital Estadual da Banana

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Corupá foi fundada em 1897, por Karl Fabri sob a denominação de Hansa Humboldt, que posteriormente foi alterada, passando a se chamar Corupá. Localizada no norte catarinense possui belas paisagens e pontos turísticos maravilhosos, como o Seminário Sagrado Coração de Jesus e uma linda rota de turismo ecológico, que apresenta 14 cachoeiras de grande e médio porte, que possibilitam uma visão única da beleza que a mãe natureza nos oferece. O povo da cidade é muito receptivo aos visitantes, formado principalmente por alemães, poloneses e italianos, é bem tradicionalista e cultiva sempre suas antigas culturas. Além de tudo, Corupá é tida como a capital estadual da Banana. O povo de Corupá aprendeu muito com esta fruta, e dela agora saem geléias, chocolates, musses e até mesmo licores e cachaça.

Significado do Nome

A topografia acidentada e com muitas pedras em seus rios e ribeirões deu nome a cidade.
Corupá significa, na linguagem tupi guarani, lugar de muitas pedras.

Aniversário da Cidade

21 de Junho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município colonizado por alemães, italianos e poloneses, Corupá destaca-se como o maior produtor de bananas de Santa Catarina, sendo conhecido como a Capital das Bananas. Além disso, abriga 67 cachoeiras em seu território, catorze delas estão localizadas num trecho de três quilômetros no Rio Novo: dezenas de rios e ribeirões; inúmeras grutas e vasta área de Mata Atlântica preservada sendo muito procurado para o ecoturismo, chegando a ser considerado a Rota das Cachoeiras do Estado. Apesar de forte predomínio do setor primário, o ramo industrial destaca-se nas áreas moveleiras, metalúrgica e madeireira. A partir da década de 40, passa a ser conhecida também por cultivar orquídeas e bromélias, em grande escala. Seu padroeiro é São José.

Clima

Subtropical - Mesotérmico

Temperatura Média

22o C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Florianópolis: BR- 282 até São José, depois BR- 101 ( Rodovia Prestes Maia/ Rio Santos ) até Guaramirim e, finalmente, BR- 280.

Localização

Região Norte do Estado de Santa Catarina.

Limites

Norte: São Bento do Sul, Sul: Rio dos Cedros, Leste: Jaraguá do Sul, Oeste:Rio Negrinho.

Distâncias

210 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Corupá pode ser considerada como rota das cachoeiras do Estado de Santa Catarina.
Não é para menos. No município estão localizadas 67 cachoeiras, além de inúmeras grutas e densa área de mata atlântica. Catorze delas estão localizadas num trecho de três quilômetros no Rio Novo, o que faz da região um patrimônio natural indescritível.

Principais Pontos Turísticos

Morro do Boi

Com sua altitude, 920 m, é possível avistar as cidades vizinhas e dependendo do tempo é possível enxergar até o litoral. Está localizado a 2 km do centro da cidade e o acesso é feito por trilha rústica de aproximadamente uma hora de duração.

Parque Municipal Ecológico Emílio Batistela

É o local mais visitado por turistas e moradores. Nele estão 14 cachoeiras, num verdadeiro santuário ecológico. Está localizado no bairro de Rio Novo Alto, a 14 km do centro.
Possui completo infra-estrutura de lazer, com restaurante, churrasqueiras, banheiros e estacionamento, mas é proibido acampar no parque. Para chegar a algumas cachoeiras, o tempo aproximado para chegar nas cachoeiras é de 1 hora e 20 minutos, em trajetos dentro da mata. As maiores quedas d’águas são: Salto Grande, Boqueirão, Surpresa e Três Patamares.

Orquidário Catarinense

Nele estão reunidas cerca de 3 mil espécies de orquídeas e bromélias. Todas são registradas e publicadas. Foi fundado pela família Seidel, em 1906. O botânico Alvim Seidel recebeu várias homenagens e condecorações por seu trabalho de pesquisa da flora brasileira.

Seminário Sagrado Coração de Jesus

Construção de 1929 com tijolos aparentes e amarração com presilhas de ferro. Possui pastagens com gado leiteiro e diversas plantações, nos moldes dos antigos monastérios europeus. Cercado por extensos jardins e área de lazer mantém um viveiro de aves exóticas e criação de jacarés. Em seu interior, além da igreja, abriga o Museu de História Natural, com animais empalhados de várias espécies. Localiza-se à Rua Padre Gabriel Lux, a 2 km do centro da cidade e está aberto a visitantes nos finais de semana.

Túneis da R.F.F.S.A.
 
Essas obras esculpidas pelos homens podem ser visitadas em passeios de Maria Fumaça, que saem em datas determinadas. Ao todo são cinco túneis, no percurso Corupá/São Bento do Sul. O mais apreciado é o primeiro, escavado em pura rocha e mais de 200 m de extensão.

Morro da Igreja

É uma obra da natureza que faz lembrar um templo. A formação está localizada a 870 m de altura. O templo parece estar elevado por três torres e com espigões de granito elevados para o céu.

Cachoeira Véu de Noiva

Está cachoeira está localizada no Rio Paulo e fica a 18 km do centro. O acesso é precário sobre uma lage do rio, com 300 m de extensão.

Usina

O que antes era uma usina, hoje é uma área de lazer. A construção não resistiu a uma enchente e o local foi aproveitado como área de lazer e banhos de rio. Uma trilha leva até o canal que levava a água à casa de máquinas e às ruínas da barragem.

Prainha da Omã

Como o acesso é fácil é bastante procurada por moradores e turistas. Trata-se de um recanto natural a 4 km do Centro, com acesso a 2 km do asfalto, com restaurante e infra-estrutura de lazer, a margem de rio de águas cristalinas e calmas, próprias para banhos.

Recanto Água Verde

Ampla área verde, a 6 km do Centro, com infra-estrutura de lazer e excelente lugar para banhos.

Braço Esquerdo

Este local foi recentemente aberto a visitantes. Nele encontra-se duas cachoeiras boas para a prática de canyoning e trilhas com pequenas quedas d´água e grutas. Localiza-se a 6 km do centro.

Rota das Cachoeiras

A Rota das Cachoeiras possui 14 lindas quedas, totalizando mais de 2.800 metros de altura, a primeira localiza-se à 100 metros do estacionamento, e a última, após toda subida (2.870 m) possui 125 metros de queda livre. Todas as estórias que se contam na cidade sobre a origem do nome de cada cachoeira é muito peculiar e vamos retransmiti-las aqui para que você conheça o folclore que envolve cada denominação.

Cachoeira do Suspiro

A Primeira Cachoeira é a do Suspiro: pela reação instintiva das pessoas que chegam pela primeira vez ao local com a expressão: Ah, que lindo.

Cachoeira da Banheira

A Segunda Cachoeira é a da Banheira: por ter uma bela banheira natural. A maioria das cachoeiras tem banheiras naturais, como esta é a primeira, levou o nome.

Cachoeira Três Palmares

Terceira Cachoeira, dos Três Palmares: são três cachoeiras seguidas, formando três degraus, mas conta-se como uma só cachoeira

Cachoeira Pousada do Café

A Quarta Cachoeira é a da Pousada do Café: na cidade dizem que é porque quando os descobridores por alí passaram, param para tomar café e fazer seu lanche.

Cachoeira do Repouso

Quinta Cachoeira, a do Repouso: por apresentar um ambiente muito lindo, uma grande laje de pedra, ambiente próprio para acampar e passar o dia, e lá os descobridores fizeram uma parada para descansar.

Cachoeira Remanso Grande

Sexta Cachoeira, a do Remanso Grande: esta apresenta um grande lago (banheira) bastante comprida e remansosa

Cachoeira Confluência

A Sétima e Oitava Cachoeira, são chamadas de Confluência: é o encontro de dois rios, ambos formando cachoeiras.

Cachoeira das Corredeiras

A Nona Cachoeira a das Corredeiras: porque o rio vem numa longa e violenta corredeira antes de cair na queda.

Cachoeira do Tombo

A Décima é a Cachoeira do Tombo: porque quando os descobridores por alí passaram, escorregaram e cairam um Tombo.

Cachoeira do Palmito

A Cachoeira do Palmito é a Décima Primeira, e tem essa denominação porque quando os descobridores por ali passaram, serviram-se do palmito de uma palmeira que encontrava-se caída no meio da banheira da cachoeira.

Cachoeira da Surpresa

Décima Segunda, é a Cachoeira da Surpresa: pelos cálculos os descobridores deveriam estar chegando ao Salto Grande, mas eis que na virada de costão de serra, emana mais uma cachoeira, que surpreendeu a todos, pelo tamanho e beleza.

Cachoeira do Boqueirão

A Cachoeira do Boqueirão é a Décima Terceira, e é outra surpreendente cachoeira que recebeu este nome porque desce por uma cratera, formando uma verdadeira calha na pedra. Depois disto, subindo por ladeiras muito íngremes e perigosas, conseguiram chegar là.

Cachoeira Salto Grande

Décima Quarta Cachoeira, que é a do Salto Grande, chama-se assim por sua imponente grandeza, são 125 metros de queda livre, proporcionando a todos que à ela chegam uma visão única do belo Show das Águas que Corupá tem a oferecer.

Estação Ferroviária

Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1949-1975)
RFFSA (1975-1996) 
OSVALDO AMARAL
Município de Corupá, SC
Linha de S. Francisco - km    SC-0853
Inauguração: 30.10.1949
Uso atual: em ruínas   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Osvaldo Amaral foi aberta em 1949. Está hoje em ruínas e coberta de mato. (Fontes: Nilson Rodrigues, 2004 e J. C. Kuester, 2005) Meu pai foi telegrafista na estação de Osvaldo Amaral. Quando hoje, vejo a estação de Osvaldo Amaral destruída, onde meu pai, nós, vivemos tantos anos, é de dar dó. A indiferença com o patrimonio histório é absurda (Ivan Antonio da Rocha, Corupá, SC).

Estação Ferroviária II

C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-2008)
CORUPÁ (antiga HANSA)
Município de Corupá, SC
Linha de S. Francisco - km 95,696 (1935)   SC-0764
Inauguração: 01.06.1910
Uso atual: estação da ALL   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Hansa foi inaugurada em 1910. A chegada do primeiro trem a Hansa em 1910 foi o grande e decisivo acontecimento daquele ano. Foi a curiosidade e a alegria de todos. Com ele veio muito material para a continuação da ferrovia serra à cima: muito cimento importado da marca Portland e que vinha em barris, cal em sacos da marca Carbolineum, tintas e ingredientes para a conservação da madeira, ferramentas e até explosivos. O progresso da Vila Hansa Humboldt tornou-se rápido, uma vez que ali se instalou o novo acampamento da firma construtora da ferrovia. Inicialmente apenas aos sábados é que o público era atendido com os serviços ferroviários o que só lentamente foi implantado e melhorado aos poucos, pois inicialmente se dava preferência aos próprios serviços de construção, que tinham prioridade total, uma vez que o objetivo principal era chegar, o quanto antes possível, a Mafra para que a Lumber de Três Barras pudesse exportar sua madeira pelo Porto de São Francisco do Sul. Na época da Guerra, anos 40, a estação teve de alterar o nome, sendo escolhido Corupá. A velha estação de madeira foi substituída por uma de alvenaria: feinha, feinha. A vila de Corupá se emancipou de Jaraguá do Sul nos anos 60. A estação serve hoje à ALL.

hspace=0 EVENTOS

Vitória Régia

Data: 15 de Fevereiro a 31 de Maio

Festa de São José

Data: 4 a 6 de Abril

Festa de Nossa Senhora das Graças

Data: 23 a 25 de Maio

Festa do Seminário

Data: 14 de Setembro

Festa do Santo Antônio

Data: 11 a 13 de Junho

Festa de São Pedro e São Paulo

Data: 27 a 29 de Junho

Festa de Rei

Data: Julho

Jeep Raid

Data: Julho

Festa de Rio Paulo

Data: 18 a 20 de Julho

Festa do Colono e Motorista

Data: 26 e 27 de Julho

Festa de Rei e Rainha de Tiro

Data: Agosto

Festa de Nossa Senhora de Fátima

Data: 8 a 10 de Agosto

Festa Evangélica Luterana

Data: 6 a 8 de Setembro

Bananenfest

Data: Outubro

Festa São Judas Tadeu

Data: Outubro

Festa do Padroeiro da Capela São Judas Tadeu

Data: 5 e 6 de Outubro

Festa Nossa Senhora Aparecida

Data: 10 a 12 de Outubro

Festa do Padroeiro

Data: 16 e 17 de Novembro 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Corupá.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (47) 3378-1400 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 


CORUPÁ TABELIONATO E REGISTRO CIVIL
AVENIDA GETÚLIO VARGAS, 127 - CENTRO
CORUPÁ - Santa Catarina
Telefone: (47) 3375-1223

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.corupa.sc.gov.br

         www.citybrazil.com.br

         www.corupa.sc.probrasil.com.br

         www.fotoserumos.com

         www.abpfsc.com.br

         www.sc.gov.br

         www.estacoesferroviarias.com.br

Comentários de Corupá

sou apaixonada por Corupá virtualmente,pois nunca tive a oportunidade de conhecer. suas cachoeiras,grutas e demais belezas naturais são encantadoras e apaixonantes.....resumir Corupá em uma só palavra é fácil; UNICA!!!!!!
Por: márcia regina silva nascimento

é a cidade mais linda do brasil tem um encatamento próprio,visitei duas vezes, a 1° conheci somente uma cachoeira mais valeu a pena tudo é lindo ar puro, natureza,limpeza, conservação das casas antigas, o centro é deslubrante pode se dizer que é uma cidade abençoada por Deus onde todos gostariam de morar e criar seu filhos. a 2° vez eu cheguei até 11°cachoeira é incrivel como é lindo conservar 0 que Deus criou a natureza agradece com certeza. fui abençoada duas vezes quando estive nessa linda cidade a 1°ez eu tinha meus 13 anos, conheci meu primeiro namorado a qual namorei, novei eu sei que durou 5 anos e foi o meu primeiro e unico amor, não estamos mais juntos, atualmente sou casada muita feliz e ele também casou com outram pessoa mais foram os cinco anos mais abençoados e prosperos de nossas vidas. a segunda benção eu me batizei nas águas e hoje tem 25 anos e continuo servindo a Deus, ser evangelica é uma dadiva de Deus; faltam uma semana para mim entrar de férias e eu pretendo voltar nessa cidade magnifica e curtir 5 dias de aventura nessas cachoeiras. Entrei no site para pesquisar um lugar para me hospedar porque vou levar meu esposo para conhecer as maravilhas dessa cidade. Quero agradecer o prefeito da cidade porque tem feito um otimo trabalho, mantendo a cidade cada vez mais bonita. Que Deus abençõe o senhor e sua familia e continue prosperando sua vida ainda mais porque a V.SR MERECE.
Por: kele de simas

sim conhe ço e recomendo para descanso e ar fresco só precisavamos de mais imformações pois a cidade é dez e tem muitas cachoeiras para se visitar. abraços julio
Por: julio cesar costa dos santos

CONHECI CORUPÁ POR ACASO, VINDO DE SP CAPITAL MOREI EM JARAGUÁ DO SUL , E QUERENDO COMPRAR UMA PROPRIEDADE NO CAMPO FOMOS ATÉ CORUPÁ E ME APAIXONEI , UMA CIDADE PEQUENA MAIS MUITO LINDA ?BELAS CACHOEIRAS , MORROS , MUITA BANANA, E BELOS RIOS E O MELHOR SEM AGITO DE CIDADE GRANDE , E LOGO ACHAMOS UMA TERRA E COMPRAMOS ISSO HÁ 18 ANOS ATRÁS , E ALI VIVI AMOS EM MEIO Á NATUREZA, E FOI ALI QUE CRIEI MEUS FILHOS PODENDO DESFRUTAR DO QUE PLANTAMOS ALI, ARVORES FRUTIFERAS, HORTA, GALINHA , PORCOS , GADO E MUITOS TIPOS DE AVES PARA QUEM VEIO DE CIDADE GRANDE COMO S P ERA P/ ESTRANHAR MAIS AMEI E AMO A TERRA PRINCIPALMENTE CORUPÁ, TERRA DE PESSOAS TRABALHADEIRAS E HONESTAS , VENHA CONHECER CORUPÁ E SE APAIXONE POR ESSA TERRA COMO EU... BEM VINDO A CORUPÁ.
Por: ROSEMARY MARIA SCHROEDER

já viagei quando era criança em férias à Corupa ia para casa dos avós, pois minha mãe era nascida lá, iamos de trem na época entre l940 à 1960. Era bom ver a serra, a cidade os rios , ENFIM TUDO. ABRAÇOS. cTBA,23/03/11.
Por: Eduardo Fialkowski

ótimo lugar para curtir com a familia cachoeiras picinas e muitomais
Por: sergio tobias da cruz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Corupá
Fundação:
1958
Altitude:
75m
População:
11.395 habitantes
Área:
407,9km²
Densidade Demográfica:
27,94hab/km²
CEP:
89280-000

Envie seu comentário sobre Corupá