Bossoroca

Bossoroca-RS
banner

Bem-vindo a Bossoroca!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Bossoroca, informações atualizadas sobre a cidade Bossoroca, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Bossoroca.

A cidade de Bossoroca, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1965. A localidade está em uma altitude de 228m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.803 habitantes. A área total de Bossoroca é de 1.598,2km², e sua densidade demográfica é de 4,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bossoroca-RS é 97850-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Bossoroca

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Todo este território sob domínio espanhol. Até 1801 o território missioneiro era chamado de Estâncias de Santo  Tomé. Com a concessão de terras pelo governo português, chegou a este local o primeiro povoador, senhor José Fabrício  da Silva, que acampou nas imediações de igrejinha, onde havia um cemitério. 
O lugar recebeu este nome, pois, em razão da morte de um dos filhos de José Fabrício, foi construída uma capela que   tinha formato de uma igreja, cujo nome se generalizou, como também o distrito. Outra versão diz que a origem do nome Bossoroca deve-se a carreteiros, tropeiros, mascates, vendedores e outros  que passavam por aqui sesteavam ou pernoitavam próximo ao Cemitério da Igrejinha, local que oferecia condições  para um bom descanso - capão de mato à margem da estrada geral, com sombra e água límpida e farta, que nasce  dentro de uma barroca. 

Significado do Nome

Boçoroca, vocábulo guarani que significa sangão fundo. Nos dias atuais, foi alterada a grafia do nome para Bossoroca.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-Grandense

Limites

São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Capão do Cipó, Santiago, Itacurubi e Santo Antônio das Missões.

Acesso Rodoviário

RS 168

Distâncias

506 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

CTG SINUELO DAS MISSÕES

Na sede social do CTG são realizados encontros tradicionalistas e a entidade possui acervo literário tradicionalista e cancha de bocha. Informações pelo fone: (55) 3356-1486
 
MONUMENTO A NOEL GUARANI

Local onde está sepultado o payador e guitarreiro Noel Guarani. Localiza-se no Cemitério Municipal. Informações pelo fone: (55) 3356-1200.
 
CEMITÉRIO DE ESCRAVOS

Trata-se de um pequeno cemitério, onde só eram sepultados negros, devido às leis do Império. Localiza-se na Igrejinha. Informações pelo fone: (55) 3356-1200.
 
ESTÂNCIA JESUÍTA

Local que era destinado à produção do gado que abastecia os Sete Povos das Missões, onde ainda encontram-se contruções da época. Localiza-se no Rincão do Sobrado. Informações pelo fone: (55) 3356-1200.

MUSEU MUNICIPAL PAULINA ALVES PEREIRA

Praça Central (55) 3356-1200 das 13h30min às 16h45min ou mediante agendamento.

CAVALGADA GUARANÍTICA

Caminhos pelos rastros do passado, que emergem de uma vivência real, onde o tradicionalismo, a cultura e a história se fazem presentes. Os cavalarianos que optam por conhecer os passos guaraníticos que marcaram a história de muitas gerações podem apreciar as belezas dos campos, pernoitar em propriedades rurais, degustar a gastronomia gaúcha e vivenciar através da dança e da música a tradição e a cultura do RS.

ROTA CAMINHOS DAS ORIGENS

 Em Cada Paisagem Uma Nova História.
Assim são os pequenos municípios que integram a Rota Caminho das Origens. Um conjunto de cenários de incrível beleza. Cidades que preservam a história e os costumes dos colonizadores: Italianos, Alemães, Portugueses, Poloneses, Africanos, Indígenas...
As influências e a herança cultural destes povos são visíveis na arquitetura, na culinária, no folclore, nas festas e nas manifestações religiosas.
A diversidade geográfica e cultural privilegia o turismo. A natureza, com seus rios, cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas aliadas aos sítios paleontológicos e a saga missioneira, favorecem a formação de vários roteiros turísticos.
Escolha o seu e venha percorrer os Caminhos das origens.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES: Bossoroca, Jaguarí, Mata, Nove Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Toropí.

ROTA MISSÕES

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono!
Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens. Municípios participantes: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio da Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missõs, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

V. F. Rio Grande do Sul (1943-1975)
RFFSA (1975-1996) 
BOSSOROCA
Município de Bossoroca, RS
Ramal de Santo Ângelo - km 769,039 (1960)   RS-3764
Inauguração: 01.06.1943
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943 

Histórico da Linha: O ramal de Santo Ângelo, partindo da estação de Santiago, no ramal de São Borja, foi aberto em seu primeiro trecho até São Luiz Gonzaga, em 1943. Em 1957 foi prolongado até Cerro Largo, e por volta de 1974 atingiu finalmente Santo Ângelo. Trens de passageiros correram pelo ramal pelo menos até 1976; em 1978 já não existiam. A linha atualmente tem a concessão da ALL.
 
A Estação: A estação de Bossoroca foi inaugurada em 1943. Hoje serve de moradia. (Fontes: Alfredo Rodrigues; Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962). 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Bossoroca

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3356-1200 - Fax: (55) 3356-1241

Serviço de Informação ao Turista: Fone:(55) 3251-9629 / 9602-8364 / 3356-1917 -  Fone/Fax: (55) 3381-1294 / 3312-2649
E-mail:
[email protected]
E-mail:
[email protected]
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3356-1234

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3356-1167

 

Ofício dos Registros Públicos
Rua João Fagundes, 252 - Centro
Bossoroca-RS
Fone: (55) 3356-1413

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.caminhosdasorigens.tur.br

             www.rotamissoes.com.br

             www.bossoroca.rs.cnm.org.br

             www.estacoesferroviarias.com.br

Comentários de Bossoroca

Se eu conheço Bossoroca? Sim,eu nasci lá. E uma cidade muito bonita.Atualmente moro em poa ,desde os 11 anos.
Por: Ariana Rodrigues

Nasci em São lUiz Gonzaga, mas cresci em Bossoroca! está é uma cidade muito hospitaleira e um povo muito gentil!
Por: Leticia Rodrigues

morei ai á 50 anos atraz no tempo da barca.tenho vontade de voltar para matar a saudade ,gostaria de receber fotos dai abraço
Por: alberi ferraz

não conheço,mas pretendo ir passar as férias ai.exiate algo muito especial que me fez mudar de lugar.
Por: norma de vargas

tenho sido muito abençoado por DEUS nesta cidade pretendo ir morar nela assim que DEUS permitir.
Por: lairton de souza

mas q barbaridade eu sou cria da bossoroca mas tou morando com minha familia em mato grosso, mas quando a saudade aperta me vou pra bossoroca.
Por: mirian e dorval

Terra hospitaleira!abençoada por Deus.mta gent bonita...uns nem tanto!hehe .mas eh maravilhosa
Por: Rafael silveira

SOU CRIA DA BOSSOROCA, NASCI EM CASA, COM PARTEIRA, EM 1968, LOGO APÓS A EMANCIPAÇÃO EM 1965. TENHO ORGULHO DE SER DE LÁ, POIS É UMA TERRA QUE PRODUZ MUITOS TALENTOS EM TODAS AS ÁREAS, PARA AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL. CRESCI NA CIDADE E EM UMA FAZENDA, SOLTO CAMPO A FORA, CORRENDO EM CIMA DO LOMBO DOS CAVALOS. QUE TEMPO BOM! HOJE, POR MOTIVOS PROFISSIONAIS RESIDO EM SANTA MARIA/RS
Por: LUIZ ALBERTO SOUZA MEDEIROS

Amo a Buena Terra Missioneira ! Onde vivi os melhores anos de minha vida, onde nasceram meus filhos...enfim... hoje sinto saudades da hospitalidade das pessoas, dos meus amigos , da paz desse lugar tao gostoso de se viver e que tem uma historia incrivel...conheçam. Bossoroca e tudo d bom! IO.
Por: iolanda teixeira

oi pessoas,não conheço,mas amo Bossoroca,alguém muito especial....que conheci algumns anos...
Por: norma

Moro em Bossoroca desde que nasci adoro esta cidade,saoi viajar conheço lugares lindo mas fico feliz mesmo quando retorno para BOSSOROCA
Por: rozangela dutra

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bossoroca
Fundação:
1965
Altitude:
228m
População:
7.803 habitantes
Área:
1.598,2km²
Densidade Demográfica:
4,88hab/km²
CEP:
97850-000

Envie seu comentário sobre Bossoroca

banner