Paraty

Paraty-RJ
banner

Bem-vindo a Paraty!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Paraty, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.


Paraty é um município localizado no oeste do estado do Rio de Janeiro, lugar que possui mais de 50 bairros e localidades repletas de atrações.

Entre os bairros mais conhecidos e visitados estão os que ficam mais próximo ao centro da cidade, Chácara da Saudade, Patitiba, Parque Ipê, Parque de Mangueira, Vila Colonial e muitos outros.

As ruas são de pedras irregulares, por esse motivo os passeios são feitos a pé, veículos nessa parte do centro histórico são proibidos, porém isso só aumenta a vontade de turistas do mundo inteiro conhecerem o lugar, tamanha a beleza da arquitetura.

As casas históricas se transformaram em pousadas, restaurantes, lindas lojas de artesanato e museus impressionantes. Músicos populares e estátuas vivas acrescentam charme e graça à região.

Paraty é uma pequena cidade histórica, porém grande e rica em questão de belezas naturais como montanhas, parques e Reservas Ecológicas, considerada como uma das mais preservadas do Brasil.

Em Paraty existem mais de 60 ilhas e 90 praias, muitas delas só podem ser visitadas de barco ou a partir de trilhas.

Vale a pena visitar!

 Chafariz do Pedreira – Fica na entrada da cidade, incrivelmente lindo, feito em mármore, o chafariz foi inaugurado em 1853 por Luís Pedreira do Couto Ferraz, na época presidente da província do Rio de Janeiro.

 Rua do Fogo - Uma das únicas que possuem o nome primitivo.

 Sobrado dos Bonecos e Passos da Paixão – Encontra-se na Rua Tenente Francisco António, ao lado existe uma capela chamada Passos da Paixão, aberta somente para as procissões da Semana Santa.

 Rua Dona Geralda - Nascida em Parati em 1807, Geralda Maria da Silva foi a grande herdeira de seu pai, a lenda local conta que se tratava de um tesouro de piratas.

 Antiga Cadeia Pública – Hoje, Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do município, também o Instituto Histórico e Artístico de Paraty.

 Igreja de Nossa Senhora das Dores

 Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

 Mercado do Peixe - Comércio à beira-mar, lá também se encontram verduras e frutas de qualidades sem igual.

 Capela da Generosa - localizada no Beco do Propósito, à margem do Rio Perequê-açu.

Muitas cachoeiras também fazem parte das maravilhas de Paraty, as mais populares são:

 POÇO DOS INGLESES – Encantadora piscina natural, com água cristalina, ótima para quem gosta de praticar mergulhos.

 CACHOEIRA DA PEDRA BRANCA – Trata-se de duas quedas d’água que por fim tornam-se piscinas naturais.

 POÇO DA PEDRA COMPRIDA - Piscina natural, perfeita para banhos em família, cercada por grandes pedras e rica vegetação. A grande sensação do local é uma pedra grande e lisa que as pessoas utilizam como escorregador que leva a um pequeno poço.

Venha você também conhecer as belezas e riquezas que Paraty tem para oferecer!

Informações de Paraty

Roteiros do Brasil

Roteiro: Floresta e Mar

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Quase 100 anos de esquecimento e isolamento foram responsáveis pela conservação da beleza histórica de Parati. Casarões do período colonial dão charme às ruelas da cidade. Cercando essa bela arquitetura, há 300 praias da região, 65 ilhas e uma faixa de Mata Atlântica com cachoeiras e outras preciosidades. Nada mais justo do que esta pequena cidade do litoral fluminense ter sido declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Incrustada entre a Serra do Mar, com sua exuberante vegetação nativa, e uma baía de águas azuis, Parati, hoje, é internacionalmente conhecida pelas belezas naturais, pelo rico acervo histórico cultural e pela variedade de opções de passeios que oferece aos que a visitam. Desde os anos 70, com a abertura da Rio-Santos, a cidade foi escolhida por intelectuais e artistas em busca de sossego.

Significado do Nome

O termo tupi pará ty também pode ser traduzido como "água de mar" ou "rio do mar", através da junção de pará ("mar") e ty ("água, rio")[9], numa referência ao Rio Perequê-Açu que banha a cidade e que deságua no mar.

Aniversário da Cidade

28 de Fevereiro

Gentílico

paratiense

População

33.062 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Vale a pena conhecer as belíssimas praias de Paraty. Um lugar paradisíaco, uma ótima opção para passar suas férias. Não deixe de conhecer e visitar.

Clima

Quente e úmido

Temperatura Média

27ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo do Rio de Janeiro: BR-101 (Rodovia Rio-Santos) ou Rodovia Presidente Dutra (BR-116), depois RJ-155 (Rodovia Angra-Barra Mansa) até Angra dos Reis, finalmente BR-101 (Rodovia Rio-Santos).

Localização

Município da Região Sul do Estado do Rio de Janeiro

Limites

Angra dos Reis, Cunha (SP), Ubatuba (SP) e Oceano Atlântico

Acesso Rodoviário

SP-055, BR-116, SP-125, BR-101

Distâncias:

Da Capital:

263 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Paraty é uma porta para o passado, um momento do século XVII que se conservou para o deleite de quem a visita. Nada se compara ao prazer de caminhar nas ruas calçadas com pedras pés-de-moleque a apreciar um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do tempo do Brasil - colônia. É um passeio fora do tempo, olhando as casas com suas janelas coloridas, grades lindas, plantas brotando das paredes e um desenho aqui e ali adornando para sempre suas fachadas singelas. Quantas e deliciosas pequenas lojinhas com uma variedade infinda de artesanatos e produtos locais. Todas entremeadas com as mais agradáveis pousadas, algumas muito caseiras outras realmente sofisticadas, atendendo e satisfazendo todos os gostos. E há ainda os dias em que a maré alta adentra pelo Centro Histórico que além de surpreendente é de uma rara beleza. A beleza natural se impõe na sua baía com mais de 300 praias e dezenas de ilhas. Sair de barco continua sendo uma aventura como na época das descobertas ou do ciclo do ouro. Os tesouros são suas inúmeras praias rodeadas de exuberante vegetação e imersas no silêncio e encanto da floresta tropical. Acrescentando a tudo isso uma cozinha de frutos do mar, de refinados e renomados restaurantes, conhecida e muito apreciada em todo país. Há quase 3 séculos se fabrica pinga em Paraty. Esta, já foi uma atividade que reuniu mais de 200 engenhos. Os que ficaram com essa antiga tradição podem ser visitados e seus produtos degustados. Para um encontro mais próximo com a Mata Atlântica, caminhadas podem ser organizadas para explorar o Parque Nacional da Serra da Bocaina com seus rios e cachoeiras e o espetáculo de sua exuberante floresta.

Principais Pontos Turísticos

Mergulho na Baía de Parati

Existem vários pontos de mergulho na Baía de Parati. Os pontos mais procurados são Ilha Comprida, Ilha dos Ratos, do Catimbau, dos Ganchos e dos Meros.

Vila de Trindade

Localizada a 25 km de Parati, essa Vila de pescadores é encantadora pelas sete praias que a compõem. Há praias selvagens, de naturismo, com bares e para surfar.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios


Essa foi a igreja matriz da cidade, inclusive foi em torno dela que Parati surgiu. Depois de ter sido demolida para dar lugar a atual Igreja, foi reconstruída e concluída em 1873 toda em estilo neoclássico. A Igreja fica na Praça da Matriz.

Cachoeira do Tobogã

Essa cachoeira é na verdade uma enorme pedra lisa, onde se pode escorregar e cair numa piscina natural ideal para banho.

Sítio Caminho do Ouro

Aqui encontramos o calçamento original do século XVIII. São um total de 3 km que podem ser feitos a a pé ou a cavalo. O acesso para o Sítio é pela RJ-165 para Cunha.

Prainha

A Prainha tem como principal característica suas águas calmas. Lá se encontra um barzinho para quem quiser matar a sede. O acesso é a partir da Praia Grande por uma trilha fácil.

Praia de Parati-Mirim

Essa enseada tem como atração suas águas calmas, areia branca e além disso, preserva as ruínas de antigos casarões e da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Para chegar em Parati-Mirim deve-se entrar no km 154,5 da Rio-Santos direção São Paulo.

Atividades noturnas

Além dos bares e restaurantes que ficam abertos em Parati, outra boa opção é passear pelo centro histórico. A noite também é agitada na Vila de Trindade, onde existem bares com música ao vivo.

Patrimônios edificados:
 
Forte Defensor Perpétuo

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

Igreja de Santa Rita de Cássia 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Igreja de Nossa Senhora das Dores

Atrativos Turísticos:

Sobrados coloniais

Engenho da Muricana

Praça do Imperador

Chafariz do Pedreira - à entrada da cidade, em mármore, foi iniciado em 1851 e inaugurado em 1853 pelo conselheiro Luis Pedreira do Couto Ferraz, então presidente da província do Rio de Janeiro, que, na ocasião, bebeu, em copo de ouro, as suas primeiras águas.
   
Sobrado dos Bonecos e Passos da Paixão - localizado à Rua Tenente Francisco António, nele se destaca o beiral em telhas de louça. O nome dos Bonecos veio das estátuas que encimavam a sua platibanda. No prédio vizinho, existe uma capela dos Passos da Paixão, aberta apenas para as procissões da Semana Santa.
   
Antiga Cadeia Pública - atualmente, sedia a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do município e o Instituto Histórico e Artístico de Parati.
   
Igreja de Santa Rita de Cássia
   
Rua do Fogo - é uma das poucas ruas da cidade que conserva o seu primitivo nome. Comunica um dos vértices do Largo de Santa Rita à Rua Maria Jácome de Melo.
   
Rua Dona Geralda - Geralda Maria da Silva nasceu em Parati em 1807. Benemérita, herdou de seu pai grande fortuna, que a lenda local associa à descoberta de um tesouro de piratas.
   
Mercado do Peixe - localiza-se à beira-mar, comercializando verduras e frutas.
   
Rua da Praia - comunica o Mercado do Peixe à beira do rio Perequê-açu. Em determinadas luas, é inundada pelas águas da maré alta, que refletem o seu casario, espetáculo que atrai a atenção dos turistas.
   
Rua Fresca - outrora denominada Rua das Dores (por abrigar a Igreja de Nossa Senhora das Dores), Rua Alegre e Rua do Mar, nela, se destaca o Sobrado dos Orleans e Bragança, próximo à Igreja de Nossa Senhora das Dores.   
  
Forte Defensor Perpétuo e Casa da Pólvora - o forte abriga o Centro de Artes e Tradições Populares de Parati.
   
Capela da Generosa - localiza-se no Beco do Propósito, à margem do Rio Perequê-açu, onde morreu afogado Teodoro, um ex-escravo liberto, que ali se atreveu a pescar em uma sexta-feira santa. Em memória do fato, uma senhora de nome Maria Generosa, aí, fez erguer a capela, sob a invocação da Santa Cruz, que recebeu o nome da benfeitora.
   
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e prefeitura
   
Oratório de Santa Cruz das Almas - também conhecido como Oratório de Santa Cruz dos Enforcados, localiza-se no antigo caminho para o pelourinho.
    
Engenho da Boa Vista - onde residiram os avós de Heinrich e Thomas Mann. O antigo engenho a vapor adquiriu fama por suas aguardentes, como a Azulina, produzida em alambique de barro e destilada com folhas de tangerina.
   
Engenho do Bom Retiro - em 1908, a sua aguardente recebeu medalha de ouro na Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil.
   
Aldeias guaranis de Araponga e Paratimirim - se localizam nos arredores da cidade[10]. Para sua visitação, é necessária uma autorização no posto da Fundação Nacional do Índio que se localiza nessas aldeias.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Eventos culturais e folclóricos

Festival de Música Sacra
Festival da Cachaça
Encontro de Teatro de Rua
Carnaval
Festa Literária Internacional de Parati
Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco

Eventos religiosos

Semana Santa
Festa do Divino Espírito Santo
Corpus Christi

- Festas em homenagem a São Pedro, Santa Rita, Nossa Senhora dos Remédios, São Benedito e outros santos. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATY

E-mail:

Telefones: (24) 3371-9955

Sites: http://pmparaty.rj.gov.br/site/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.paraty.com.br/passeio/praia.asp

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS DE PARATY:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 3371-2893 / 1596 / 2771

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Paraty

quero saber por favor quanto fica para ficar em parati 8 dias no comeco de dezembro ate dia 12 mais ou menos por favor me passa o valor
Por: marcia miho

Pretendo ir pela primeira vez em Paraty no final de novembro,mas estou com dúvidas sobre o tempo, será que chove muito neste período? Seria um pecado ir para um paraíso deste e não poder curtir as praias! Se alguém souber me informar, aguardo respostas.
Por: Patrícia

Gente, quer uma cidade super romantica para amar???Esta cidade é Paraty com restaurantes que servem jantar a luz de velas e MPB ao vivo com saudosas e romanticas,Aguenta coração né ! A cidade em si já é romantica com as ruas de pedras do século XVIII tem um ar mágico pode acreditar, e durante o dia são feitos passeios de saveiro com almoço servido a bordo e com camarão, não é demais? Então vá conferir e não vai se arrepender!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ah! de dica vai um lugarzinho delicioso chamando "o café" todo escurinho com luminarias do século XVIII e serve uma lazanha deliciosa de palmito com camarão e um arrozinho com gengibre delicioso tbm, bom só experimentanto para saber .Bjs pessoal
Por: Aline Portela

Amo Paraty!!Frequentei semanalmente com uma turma enorme entre os anos 80 e 90.Visito este paraiso hoje mais esporadicamente.
Por: vera lucia colino

Paraty é nosso paraíso. A cidadezinha é linda mesmo, mas indo em direção a SP (Rio-Santos), tem o bairro Patrimônio que é um lugar com pousadas (precinho camarada) e fica próximo a Trindade q/ tem praias espetaculares. Mais adiante, tem a Praia da Fazenda.NÃO PODE IR À PARATY SEM CONFERIR ESTAS BELEZAS! É importante lembrar de levar repelente. Paraty é lugar para os românticos! Vá na paz!!!
Por: Antonio Carlos e Cláudia Regina

Para quem precisa descançar e respirar outros ares, vá a Paraty! Eco turismo, praias, passeios de barco, e um centro histórico encantador! Paraty é um pedaço da história do Brasil, de grande importância, que poucos conhecem. Hospedagens, artesanato, restaurantes e belas paisagens para todos os gostos. E também bancos, farmácias, mercados, policiamento, hospital e informações turisticas satisfatórios.Um passeio inesquecível!!!!
Por: Katia Meirelles

Paraty , é uma cidade unica , de um povo hospitaleiro e de uma beleza impar , que conhece Paraty , volta novamente , porque fica gravada no coração , recomendo a todos que não conhecem !!!!!!
Por: Pedro Luiz Untura Coutinho

Paraty eu ti amo. é por isso que moro no CORISCO, que é outro lugar maravilhoso
Por: elianaometo

Paraty! não penso em outro lugar para passar minhas férias, o paraiso! ilhas, escunas, praias paradisíacas! comida para todos os gostos, e os doces então?? maravilhosos!. Paraty...me aguarde....
Por: Silvana Carvalho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paraty

Envie seu comentário sobre Paraty