Barreirinhas

Barreirinhas-MA
banner

Bem-vindo a Barreirinhas!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Barreirinhas e muitas outras opções de hospedagem na cidade Barreirinhas. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Barreirinhas.

A cidade de Barreirinhas, localizada no estado de Maranhão (MA), foi fundada no ano de 1871. A localidade está em uma altitude de 4m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 38.426 habitantes. A área total de Barreirinhas é de 2.291,1km², e sua densidade demográfica é de 16,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barreirinhas-MA é 65590-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A visita a Barreirinhas, no estado do Maranhão, é encantadora devido ao intenso trato com a natureza. O contato com a água e areia, o sol e a brisa do mar envolvem o turista nesse paraíso do Nordeste do Brasil.

O que fazer em Barreirinhas

Em Barreirinhas você tem o compromisso de conhecer um dos lugares mais encantadores do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Mesmo com toda a estrutura arquitetônica que o mundo atual oferece, o parque te mostra a amplitude da natureza imutável e como ela é encantadora. O mais bonito é acompanhar o pôr do sol.

As Lagoas Bonita e Azul também são indispensáveis em um passeio a Barreirinhas. As lagoas são cercadas de lençóis de areia e verde, as duas com água cristalina e perfeita para banho. Na época de chuvas, elas ficam mais cheias de água.

O Rio das Preguiças é considerado por muitos o rio mais bonito de todo o Maranhão. O que mais impressiona no rio é sua grande imensidão de águas. O local também é lindo devido à grande diversidade de peixes e de mata ao seu redor.

O Canto do Atins é perfeito para pessoas, casais ou famílias que querem sossego e descanso. No local, reina a paz. Atins é um vilarejo e, para você conhecer bem, o trajeto é longo. O ideal é passar uma noite, ao menos, neste local.

As dunas, nos pequenos lençóis, são atraentes para quem pretende fazer algumas descidas. Os mais aventureiros e motorizados gostam de passear pelo local a bordo de um quadriciclo, que é alugado no local. Há monitores que ensinam os primeiros passos com o equipamento.

Outro lugar muito tranquilo e relaxante é o Rio Formiga. Com água esverdeada, com cor de esmeralda, o local também é cercado por muito verde e ideal para banho.

A Praia de Lençóis é um lugar ideal para nadar e relaxar. A água é muito calma e não há onda para incomodar aqueles que preferem um mar mais tranquilo. Para finalizar o passeio, basta passar na Feirinha de Artesanato para fazer algumas compras e, se você quiser arriscar um voo de monomotor, esse é o lugar ideal!

Informações de Barreirinhas

ROTEIROS DO BRASIL

Roteiro: Lençóis Maranhenses

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O Distrito de Barreirinhas foi criado em 14 de Junho de 1871, pela Lei Provincial nº 951 e sua emancipação ocorreu em 29 de Março de 1938, através da Lei nº 45, data em que se comemora o aniversário da cidade. Presume-se que a ocupação do território de Barreirinhas tenha sido feita através do Rio Preguiças e seus afluentes, assim como por influência da estrada que vinha de Campo Maior-PI na direção de Icatu, atravessando terras excelentes para a agricultura e a pecuária. Qualquer que tenha sido o fator determinante de sue desenvolvimento no período colonial e no tempo do Império, o certo é que, na metade do século passado, lá existiam florescentes fazendas de gado e engenhos que produziam açúcar e aguardente de cana. Sua criação, pela Lei Provincial Nº 481, de 18 de junho de1858, determinou que seu território seria constituído de áreas desmembradas e São Bernardo, Brejo, Miritiba ( hoje Humberto de Campos) e Tutóia. Depois de longo período de esquecimento, Barreirinhas desponta hoje como um dos mais importantes pólos turísticos de toda a região Norte/Nordeste, graças à inigualável beleza do Parque Nacional dos Lençóis, potencialidade a que associam o excelente clima que oferece e o fino artesanato de palha produzido por seus habitantes.

Significado do Nome:

Contam os mais antigos moradores, que o nome de Bareirinhas, teve sua origem devido as paredes de barro (argila) que existem às margens do Rio Preguiças.

Aniversário da Cidade:

29 de Março

Gentílico:

barreirinhense

População:

58.599 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Principal cidade de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e por isso considerada o seu Portão de Entrada. Atrativo imperdível é o rio Preguiças, suas águas e a vegetação de suas margens, formada por palmeiras e mangues, produz um visual único. Ao descer o rio você vai visualizando as praias de rara beleza, onde as dunas intercaladas pelas lagoas formadas pelas águas da chuva representam a indiscutível beleza dos pequenos lençóis. Programe suas férias para Barreinhas, e não deixe de conhecer esse espetáculo da natureza!

Clima:

Tropical, quente e semi-úmido

Temperatura Média:

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Tanto para quem vem de São Paulo quanto para quem vem do Rio de Janeiro a melhor opção é ir de avião até São Luís. Esse percurso é feito pelas principais companhias aéreas entre elas Vasp, Varig e TAM. De São Luís até Barreirinhas são 339 km, aproximadamente nove horas e meia de carro, por uma estrada recém reformada. Partindo de São Luís segue-se pela BR-135 até Rosário e pega-se a estrada para Morros. São 84 km desse ponto até Urbano Santos e então mais 90 km até Barreirinhas. São quase 150 km de estrada de terra. Há também a opção de ir de avião com as operadoras locais: Certa, Cobra e Alfa Taxi Aéreo fazem o percurso.

-Aeroporto de Barreirinhas

  -O Aeroporto de Barreirinhas ainda não possui códigos ICAO nem IATA. Atualmente, possui apenas uma pista, com 930 metros de extensão, enquanto a maior, com 1500 metros, está sendo construída, ambas com superfície de asfalto. A pista maior também contará com dois stopways, assim, de um stopway a outro, a extensão pode chegar a 1750 metros, ao todo.

Localização:

Município da Região Lençois Maranhenses do Estado do Maranhão.

Limites:

Norte com o Oceano Atlântico,ao Sul: o município de Santa Quitéria, a Leste: municípios de Paulino Neves e Santana do Maranhão, a Oeste: os município de Primeira Cruz e Santo Amaro.     

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.035 km

-Rio de Janeiro/RJ - 2.888 km

-São Luis/MA - 254 km

-São Paulo/SP - 2.995 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O Parque dos Lençóis é uma atração única em todo o mundo. A qualquer época do ano é uma atração imperdível, um presente da natureza. De janeiro a junho há o período das chuvas que cobrem as depressões entre as dunas do Parque com um conjunto de refrescantes lagoas, sendo que no final do período, as lagoas ficam totalmente cheias. Até agosto é possível apreciar este deserto com milhares de lagoas. De setembro a dezembro a paisagem é única. Um grande deserto de areias alvíssimas. Portanto, visitar o Parque e Barreirinhas é possível em qualquer época do ano: um deserto numa época e um oásis em outra. É só escolher o que preferir.

Principais Pontos Turísticos

-Rio Negro

  -Afluente do Rio Parnaíba, nasce na Lagoa de Boa Esperança, Atravessa o Parque e deságua no oceano.


-Rio Preguiças

  -É a principal via fluvial do município de Barreirinhas e um dos principais pontos turísticos da localidade, meio de vida e subsistência da maioria da população, sendo via de acesso para muitos povoados e comunidades ribeirinhas. Uma das principais fontes de alimento e recursos hídricos, cerca a cidade de Barreirinhas, sendo admirado pelos visitantes e amado pela população local. O nome “preguiças” tem sua origem, segundo o relato dos moradores mais antigos, o fato da presença de muitos bichos preguiças que habitavam as matas das margens do rio há muitos anos atrás e por suas águas mansas e tranqüilas correrem preguiçosamente ao sabor das correntes vazante e enchente. O Rio Preguiças nasce no povoado Barra da Campineira, no município de Anapurus e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins.

-Lagoa Azul

  -Localização: Parque nacional dos Lençóis Maranhences

-Lagoa Santo Amaro

  -Maior lagoa do Parque.

-Farol das Preguiças / Farol de Mandacaru

  -Construção com 38 m de Altura e 19 milhas de alcance, oferece vista panorâmica das vilas de Mandacaru e Atins, matas, rios, deserto, mangues e do mar.
Localização: Povoado de Mandacaru.

-Biblioteca Pública municipal de Barreirinhas

  -Localização: Rua Coronel Godinho

   Funcionamento: 2ª a 6ª Feira de 8:00h às 17:00h.

-Beira Rio

  -Ás margens do rio Preguiças, é o local de concentração dos bares e restaurantes da cidade. Aqui à noite ocorrem, em alguns bares, apresentações de música popular. Além disso, é possível sentar em seus bancos e apreciar a passagem indolente do Preguiças. Possui um porto para embarque e desembarque de carga e passageiros, quiosques de água de coco, sorveteria, lanchonetes, bares e restaurantes que funcionam diariamente.

-Igrejas

  -Igreja Adventista do 7º Dia - A mais antiga está localizada na Avenida Coronel Godinho no Centro da cidade.

  -Igreja Assembléia de Deus - A mais antiga está localizada na Avenida Coronel Godinho no Centro da cidade

  -Igreja Presbiteriana - A mais antiga está localizada na Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho no Centro da cidade

  -Igreja Católica - Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Data do século XVIII é uma das mais antigas do Estado do   Maranhão. Inaugurada em 08 de dezembro de 1948 passando no decorrer dos anos por várias reformas. Seu interior abriga uma pintura a óleo “O Batismo” datada de 1922, retratando o batismo de Jesus, em tamanho natural, da artista plástica Ruth Machado da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro – filha do Estadista Maranhense Francisco da Cunha Machado.

A imagem da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, talhada em madeira de lei (jacarandá), por artista desconhecido, e procedente de Portugal no início de século XIX. O sino, que pertenceu a Fazenda Santa Cruz, foi fundido em Braga (Portugal).

-Vassouras

 -Um conjunto de dunas que na época das chuvas possui algumas lagoas. Existe duas áreas de acesso a Vassouras, em ambas existe uma pequena estrutura de alimentação e artesanato, além da visita de algusn macacos que habitam a região que aparecem aos turistas.

-Mandacaru

  -É uma vila de pescadores bela e bucólica, possui um farol de 32 metros de altura de onde se descortina dezenas de quilômetros de dunas, manguezais, palmeiras e cajueiros. O Farol das Preguiças (Conhecido como Farol de Mandacaru) foi construído em 1940, inaugurado em 1941 pelo então vice Almirante Morais Rego. São 160 degraus e uma vista panorâmica para Mandacaru, Atins, Caburé, Rio Preguiças, Lençóis Maranhenses e manguezais.

-Praia de Caburé

  -Os primeiros moradores desta região foram os índios Caetés e Tapuios, depois chegaram os corsários europeus iniciando através da foz do rio Preguiças a colonização fluvial da área pelo homem branco. Geograficamente a Praia do Caburé fica localizada próxima à foz do Rio Preguiças, na estreita faixa de areia que separa o rio do mar. Sujeita à ação dos ventos fortes e a constante movimentação da areia a praia do Caburé vem sofrendo com uma intensa erosão marinha nos últimos anos, devido ao fato de sofrer a pressão das ondas do oceano Atlântico de frente, sem proteção de uma baia. O espaço compreendido entre o rio e o mar que já foi de aproximadamente 1.500 metros nos meados da década de 1980 diminuiu bastante, chegando hoje nas grandes marés a cotas inferiores a duzentos metros.
A região onde se encontra a praia do Caburé denominada de Pequenos Lençóis é composta pelas localidades de Moitas, Morro do Boi, Espadarte, Alazão, Vassouras e Caburé.
Estruturando-se com o passar dos anos a Praia do Caburé vem melhorando seus serviços e equipamentos turísticos, contando atualmente com relativa estrutura de apoio aos passeios ofertados, e hospedagem.

-Atins

  -É o maior povoado litorâneo do Município e um lugar privilegiado, pois é onde se inicia a Praia dos Grandes Lençóis e se avista a foz do Rio Preguiças, na sua margem esquerda.
Iniciam-se em Atins os campos de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses de onde partem os aventureiros que praticam trekking com a travessia parcial ou total dos Lençóis Maranhenses.Destacam-se a ocorrência de desova de tartarugas marinhas; a passagem de aves migratórias; o aparecimento de um paleomangue próximo ao Canto do Atins; e o afloramento de um arenito ferruginoso pouco consolidado que permite ao visitante banhar no período das cheias em pequenas cascatas que se formam a partir da rede de drenagem que sai dos campos de dunas e se dirigi ao mar.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março

  -Dia 29 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRINHAS

E-mail:

Telefones: (98) 3349-1201

Sites: http://www.barreirinhas.ma.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:  [email protected]

Telefones: (98) 8822-7115 / 8118-0640

Site:  http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (98) 3349-0209

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Barreirinhas

Barreirinhas foi o lugar mais lindo que ja vi em toda minha vida,natureza bela,exótica enfim maravilhosa amo de paixão esse lugar, vou sempre ...
Por: anny

Uno de los lugares mas maravillosos de Brasil y del Mundo algo diferente, nunca visto en algun otro lugar del planeta.El sobrevuelo desde San Luis a Barreirinhas o el simple sobrevuelo sobre las lagunas de agua dulce es una imagen nunca vista ni imaginada.
Por: jesus sobrino sanchez

Moro no Rio há 47 anos, mas posso registar que não há lugar mais agradável e tão peculiar que Barreirinhas.Sou apaixonadíssima pela minha cidade natal.Inclusive s cidade começou a ser povoada pelo meu pai que nasceu em 1892.Gente, pessoal, isso para mim é orgulho. Tomei muito banho naquele encantado Rio Preguiças, quando era menina. Sou da familia Dias e meus irmão não saem de lá por nada do mundo. Vale à pena registar minha comoção por Barreirinhas.
Por: Maria Cele Martins Dias

eu amo barreirinhas eu sou barreirinhese e adoro viver aqui. ADORO BARREIRINHAS
Por: leiliane lima costa

cidade de barreirinhas é show de bola não tive á oportunidade de conhecer mas estas fotos me atraíram minha esposa é de lá mais está morando no rio de janeiro
Por: paulocesarcastrodasilva

nasci nesta maravilhosa cidade.Moro no Rio há quase 50anos, mas nunca encontrei melhor lugar do que Barreirinhas.Minha família mora lá e sempre q posso vou até lá para refazer minhas energias.Tive uma infância maravilhosa às margens do Rio Preguiças, inclusive as lendas são as mais belas sobre ele. Pra mim é o melhor lugar do mundoooo!!!!!!!!!! Amo, amo Barreirinhas!!!!!! Acreditem quem quiser: a cidade é encantada!!!! não é encontadora não...... Sou filha nata e dou graçs a Deus por ter nascido lá. É um orgulho pra mim!!!!!!
Por: maria cele martins dias

Olá, sou natural da minha querida Barreirinhas, há 17 anos resido em Manaus, por outro lado morro de saudades da nossa cidade, fico feliz quando assisto matérias ou documentários na TV sobre a nossa cidade, haja vista que já indiquei Barreirinhas como roteiro turistico para alguns amigos meus aquí em Manaus. É com muita saudade que me dispeço. Até breve.
Por: Francisco Mendonça

cidade maravilhosa !!! quase que perfeita !!! ótimos passeios, povo muito hospitaleiro, excelente lugar !
Por: rafael penhs

Um lugar maravilhoso. a 8ª maravilha do mundo... Um paraiso abençoado por Deus.... Mt lindo.... Amei.... não deixe de visitar
Por: Mary

Barreirinhas é um ótimo lugar para quem quer desfrutar de uma natureza inigualável. Só quem conhece sabe!
Por: PAULA MARCELA

Moro no interior do Pará e, na ocasião, estive de férias em São Luís no início de 2006. Fui até Barreirinhas para conhecer os Lençóis e simplesmente adorei. Estava com minha namorada na época, mas hoje, como não estamos mais juntos, não tenho o CD que estavam as fotos. Que pena!Estou querendo ir ano que vem, novamente. Parabéns e continuem investindo na cidade.
Por: Alex Fróes

Tive o prazer de conhecer Barreirinhas, lugar lindo onde vc tem um encontro total com a natureza.Sem falar dos lenções maranhense q e muito lindooooo....
Por: Angélica Ponce

ola falo pra todo mundo que sou de barreirinhas , pois vou a mais de 10 anos a barreirinhas pela primeira vez ja comprei logo um terreno hoje ja tenho casa la moro em brasilia e falo para todos irem conhecer as maravilhas deste paraiso ,encantador aspessoas o lugar em si energia totalmente sentida quando se chega na cidade ,nos lençoes a cada momento energias se encontrao coisa que so que esteve por la para poder dizer pois todo ano tenho que estar nesse cenario divino . se tiveres uma oportunidade va a barreirinhas e sabera no que estou falando e valeu galera dos lençoes maranhenses e ate.
Por: ricardo rocha

Uma cidaade maravilhosa, povo acolhedor, uma delicia. Amei conhecer Barreirinhas. Aconcelho para todos, fui nas férias de janeiro (2010) e ja to doidinha pra voltar... me aáixonei. A dunas e os lençóis são uma delicia. Os brasileiros deveriam dar mais valor as maravilhas que o Brasil possiu, pois quem vem de outros paises dá mais valor que nós.
Por: Letícia Cristina Balbino

Realmente Maravilhosoooo, so que o bom e em alta estaçao mesmo, quando os lagos estao cheio, mais vale a pena, mais e bom no maximo 3 dias e o suficiente para ter dias maravilhosooo :)
Por: Adriana

Estive em Barreirinhas em Maio de 2010 e amei esse lugar de clima agradável. Os lençois foi uma das cosias mais belas que vi.. Excelente passeio.
Por: Diva

Barreirinhas me aguarde daqui a 6 anos estarei de volta. cidade maravilhosa.
Por: Valter Pires Da Rocha

so quero dizer q amo de mas essa cidade onde nasci!!!!!!!!!
Por: bruna cristina

Amo muito esta cidade;eu sou de Barreirinhas moro em manaus mas Barreirinhas è tudo de bom.bjsssssssssss
Por: Fabiola

eu amo muito,muito minha terra natal, que saudade,de me enrolar nessa areia branca como a neve e macia como algodão!!!!!!!!
Por: sherllyane

fomos conhecer os Lençoes Maranhences no mes de Julho/2010, Eu, meu marido e dois filhos. Foi uma viagem inesquecivel, os Lençoes é um lugar abençoado, sol quente e areia fria, e as lagoas Esmeralda, Azul, Preguiça e o Pôr do sol visto da Lagoa da Paz é simplesmenti Encantador.fora o rio Preguiças que é lindissimo, aguas escuras e calmas.... ficamos hospedados na pousada em Barreirinhas, (Pousada Vitoria do Lopez e Pousada Igarapé) gente hospitaleira, sabe receber o turista muito bem. Fizemos os passeios com a Santos turismo, tudo agendado e sem nenhum problema. Uma coisa interessante assistimos até a eleiçao da mis Barreirinhas realizado em um local parecido com um parque, teve grupos de dança folclorica Bumba meu boi entre outras atraçoes e tudo dica do dono da pousada Vitoria do Lopez o Sr. Lincon.
Por: M. Helena

barreirinhas é un lugar muito bonito e especial para mim.
Por: andrea pinheiro

Estive no final de 2010 em Barreirinhas e posso dizer da minha surpresa ao conststar a cordialidade do povo nativo com os visitantes de suas terras. Infraestrura suficiente para a proposta de turistas que acessam a região em busca dos Lençóis e outros passeios! Nada sode sofisticação, mas extremamente agradável! Valeu como cidade pousada para os Fantásticos Lençõis Maranhenses!!!
Por: Nelson Paes

Amei Barreirinhas !!!! Quem for pra esta cidade liiiinda não pode deixar de conhecer a praia de Vassouras, Caburé, os Lençois, é tudo muuuuito lindo, são paisagens inesquecíveis !!!
Por: Josiani F. Barrios

Estive em Barreirinhas em Janeiro de 2011,Cidade maravilhosa sem falar no inesquecivel passeio nos Lencois Maranhenses Um grande abraços a todos..
Por: Reginaldo Reis

morro em manaus mas sou filho de barreirinha e acho essa cidade linda sou da familia martins,e quando posso sempre vou em barreirinha,,,,,,,,
Por: raimundo nonato sousa

Barreirinhas, me aguarde, breve, muito breve estarei retornando a, minha terra natal, depois de 12 anos morando em Manaus irei rever esta belíssima cidade, caso haja algum conterrâneo que resida em Manaus e queira contactar comigo o meu fone é; (92) 9142-6970. Até breve Barreirinhas.
Por: Francisco Mendonça

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barreirinhas
Fundação:
1871
Altitude:
4m
População:
38.426 habitantes
Área:
2.291,1km²
Densidade Demográfica:
16,77hab/km²
CEP:
65590-000

Envie seu comentário sobre Barreirinhas

banner