Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Madre de Deus?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Madre de Deus

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região Baia de Todos os Santos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1584 foi arrendada aos lavradores, sendo posteriormente denominada de Ilha de Madre de Deus, originada também do Santuário da Milagrosa Imagem da Madre de Deus de Lisboa. Madre de Deus já foi parte integrante de São Francisco da Barra do Sergipe do Conde a partir de 1696. Em 1947 passou a pertencer à cidade do Salvador, sendo sua emancipação em 13 de junho de 1989.

Significado do Nome:

Seu antigo nome era Ilha dos Cururupebas, em virtude do cacique tupinambá Cururupeba que habitava nessa ilha e que após anos de resistência, sucumbiu às investidas dos colonizadores portugueses. 

Aniversário da Cidade:

13 de Junho

Gentílico:

madredeusense

População:

18.183 Habitantes  - censo IBGE/2012

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Caminhando pelas ruas da cidade, encontram-se, ainda, as belas fontes do Jauá, Ouricuri, Dendê e da Quitéria. Uma boa pedida é alugar um barco no Porto do Mirim e desbravar as belezas naturais ao longo da costa e contra-costa da ilha. Ao todo, 26 barcos fazem a travessia regular para as outras ilhas e estão disponíveis para aluguel.
O artesanato da região é rico em trabalhos em madeira, conchas de moluscos, tapeçarias, renda de bilro e miniaturas de barcos típicos.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Metropolitana de Salvador 

Limites:

Candeias, São Francisco do Conde 

Acesso Rodoviário:

Sair de Salvador pela BR-324 em direção a Feira de Santana e seguir por 32 km até o entroncamento com a BA-522. A partir daí, mais 31 km, sentido Candeias, até a cidade de Madre de Deus. 

Distâncias:

Da Capital:

63 km 

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

-O casario arquitetônico do século XIX mantém-se preservado ao longo das ruas e nas edificações. Destaque para a Casa dos Dois Leões e a de Antônio Balbino, ex-governador da Bahia, localizadas na praia do Suape. Outras belas construções seculares são as duas casas no alto da Matriz e a Igreja da Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus, datada de 1670.
Caminhando pelas ruas da cidade, encontram-se, ainda, as belas fontes do Jauá, Ouricuri, Dendê e da Quitéria. Uma boa pedida é alugar um barco no Porto do Mirim e desbravar as belezas naturais ao longo da costa e contra-costa da ilha. Ao todo, 26 barcos fazem a travessia regular para as outras ilhas e estão disponíveis para aluguel.
O artesanato da região é rico em trabalhos em madeira, conchas de moluscos, tapeçarias, renda de bilro e miniaturas de barcos típicos.
A culinária típica, baseada em moquecas de siri-mole, camarão, lagosta, sambá e peguari (molusco) e caldo de sururu, é um convite à boa degustação e um presente ao paladar.

Principais Pontos Turísticos:

-Ilha de Maria Guarda

  -Com 1 km de extensão, a ilha de Maria Guarda é reduto dos antigos sambaquis de grande valor arqueológico. Uma trilha por dentro da Mata Atlântica atravessa a ilha de leste a oeste, passando pelas vilas de pescadores até a bela praia do Gravatá. Aproveite a maré baixa para contorná-la de ponta a ponta e desvendar seus belos cenários. É interessante, também, observar a ocupação na ilha: de um lado, os nativos, de outro, os veranistas.

-Ilha do Capeta

  -A Ilha do Capeta é uma coroa ou banco de areia com trechos de vegetação de mangue. Desabitada, é o reduto perfeito para quem busca sossego e tranqüilidade. Logo à frente, a Ilha das Vacas é rodeada por matas preservadas, que divide a paisagem com os vários currais que deram nome ao lugar. De propriedade particular, a ilha possui uma única casa - um sobrado em estilo colonial. A visitação deve ser agendada antes com o proprietário.

-Ponta do Suape

  -A Ponta do Suape apresenta um mar bastante perigoso, mas rodeado por paisagens de rara beleza. Do local, descortina-se belas vistas de Salvador e da Baía de Todos os Santos.

-Praia da Costa

  -A partir do centro até a Ponta do Suape, a orla marítima de Madre de Deus tem 3,5 km de praias bem urbanizadas, com calçadão, ciclovia e barracas padronizadas. Com ótimas condições para banho, em qualquer fase das marés, a tranqüila Praia da Costa se tornou a mais requisitada da região. Nela, bem em frente ao mar, está situada a singela Capela de Nosso Senhor do Bonfim.

-Igreja da Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus

  -Em Madre de Deus, algumas construções chamam atenção por seguir estilos muito particulares. A principal igreja da cidade, Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus, tem algumas características muito utilizadas no século XIX, apesar de ter sido construída ainda em 1670, pelos jesuítas, em estilo barroco.
O Mirante da Matriz, situado defronte ao adro, oferece uma paisagem deslumbrante das ilhas de Maria Guarda, Bom Jesus dos Passos, Bimbarra, Capeta e o povoado de Santo Estevão, localizado no município vizinho, São Francisco do Conde.
A parada no mirante da igreja para fotografias é sempre muito apreciada pelos visitantes, que gastam, em média, uma hora durante os passeios pelo lugar. É muito fácil localizar a Igreja, uma vez que ela está situada na parte alta da ilha, em plena área urbana.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (71) 3604-1614

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (71) 3604-1648

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Madre de Deus e pousadas em Madre de Deus para visitar Madre de Deus.

Promova a cidade de Madre de Deus no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!