Madre de Deus

Madre de Deus-BA

Bem-vindo a Madre de Deus!

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Madre de Deus, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Madre de Deus.

A cidade de Madre de Deus, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1990. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.324 habitantes. A área total de Madre de Deus é de 11,2km², e sua densidade demográfica é de 921,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Madre de Deus-BA é 42600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Madre de Deus

 

Roteiros do Brasil

Região Baia de Todos os Santos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1584 foi arrendada aos lavradores, sendo posteriormente denominada de Ilha de Madre de Deus, originada também do Santuário da Milagrosa Imagem da Madre de Deus de Lisboa. Madre de Deus já foi parte integrante de São Francisco da Barra do Sergipe do Conde a partir de 1696. Em 1947 passou a pertencer à cidade do Salvador, sendo sua emancipação em 13 de junho de 1989.

Significado do Nome:

Seu antigo nome era Ilha dos Cururupebas, em virtude do cacique tupinambá Cururupeba que habitava nessa ilha e que após anos de resistência, sucumbiu às investidas dos colonizadores portugueses. 

Aniversário da Cidade:

13 de Junho

Gentílico:

madredeusense

População:

18.183 Habitantes  - censo IBGE/2012

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Caminhando pelas ruas da cidade, encontram-se, ainda, as belas fontes do Jauá, Ouricuri, Dendê e da Quitéria. Uma boa pedida é alugar um barco no Porto do Mirim e desbravar as belezas naturais ao longo da costa e contra-costa da ilha. Ao todo, 26 barcos fazem a travessia regular para as outras ilhas e estão disponíveis para aluguel.
O artesanato da região é rico em trabalhos em madeira, conchas de moluscos, tapeçarias, renda de bilro e miniaturas de barcos típicos.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Metropolitana de Salvador 

Limites:

Candeias, São Francisco do Conde 

Acesso Rodoviário:

Sair de Salvador pela BR-324 em direção a Feira de Santana e seguir por 32 km até o entroncamento com a BA-522. A partir daí, mais 31 km, sentido Candeias, até a cidade de Madre de Deus. 

Distâncias:

Da Capital:

63 km 

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

-O casario arquitetônico do século XIX mantém-se preservado ao longo das ruas e nas edificações. Destaque para a Casa dos Dois Leões e a de Antônio Balbino, ex-governador da Bahia, localizadas na praia do Suape. Outras belas construções seculares são as duas casas no alto da Matriz e a Igreja da Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus, datada de 1670.
Caminhando pelas ruas da cidade, encontram-se, ainda, as belas fontes do Jauá, Ouricuri, Dendê e da Quitéria. Uma boa pedida é alugar um barco no Porto do Mirim e desbravar as belezas naturais ao longo da costa e contra-costa da ilha. Ao todo, 26 barcos fazem a travessia regular para as outras ilhas e estão disponíveis para aluguel.
O artesanato da região é rico em trabalhos em madeira, conchas de moluscos, tapeçarias, renda de bilro e miniaturas de barcos típicos.
A culinária típica, baseada em moquecas de siri-mole, camarão, lagosta, sambá e peguari (molusco) e caldo de sururu, é um convite à boa degustação e um presente ao paladar.

Principais Pontos Turísticos:

-Ilha de Maria Guarda

  -Com 1 km de extensão, a ilha de Maria Guarda é reduto dos antigos sambaquis de grande valor arqueológico. Uma trilha por dentro da Mata Atlântica atravessa a ilha de leste a oeste, passando pelas vilas de pescadores até a bela praia do Gravatá. Aproveite a maré baixa para contorná-la de ponta a ponta e desvendar seus belos cenários. É interessante, também, observar a ocupação na ilha: de um lado, os nativos, de outro, os veranistas.

-Ilha do Capeta

  -A Ilha do Capeta é uma coroa ou banco de areia com trechos de vegetação de mangue. Desabitada, é o reduto perfeito para quem busca sossego e tranqüilidade. Logo à frente, a Ilha das Vacas é rodeada por matas preservadas, que divide a paisagem com os vários currais que deram nome ao lugar. De propriedade particular, a ilha possui uma única casa - um sobrado em estilo colonial. A visitação deve ser agendada antes com o proprietário.

-Ponta do Suape

  -A Ponta do Suape apresenta um mar bastante perigoso, mas rodeado por paisagens de rara beleza. Do local, descortina-se belas vistas de Salvador e da Baía de Todos os Santos.

-Praia da Costa

  -A partir do centro até a Ponta do Suape, a orla marítima de Madre de Deus tem 3,5 km de praias bem urbanizadas, com calçadão, ciclovia e barracas padronizadas. Com ótimas condições para banho, em qualquer fase das marés, a tranqüila Praia da Costa se tornou a mais requisitada da região. Nela, bem em frente ao mar, está situada a singela Capela de Nosso Senhor do Bonfim.

-Igreja da Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus

  -Em Madre de Deus, algumas construções chamam atenção por seguir estilos muito particulares. A principal igreja da cidade, Matriz de Nossa Senhora de Madre de Deus, tem algumas características muito utilizadas no século XIX, apesar de ter sido construída ainda em 1670, pelos jesuítas, em estilo barroco.
O Mirante da Matriz, situado defronte ao adro, oferece uma paisagem deslumbrante das ilhas de Maria Guarda, Bom Jesus dos Passos, Bimbarra, Capeta e o povoado de Santo Estevão, localizado no município vizinho, São Francisco do Conde.
A parada no mirante da igreja para fotografias é sempre muito apreciada pelos visitantes, que gastam, em média, uma hora durante os passeios pelo lugar. É muito fácil localizar a Igreja, uma vez que ela está situada na parte alta da ilha, em plena área urbana.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (71) 3604-1614

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (71) 3604-1648

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Madre de Deus
Fundação:
1990
Altitude:
5m
População:
10.324 habitantes
Área:
11,2km²
Densidade Demográfica:
921,79hab/km²
CEP:
42600-000

OLA!GOSTARIUA MUITO POR FAVOR DE RELAÇOES DE HOTEIS OU POUSADAS NESTA CIDADE POIS PRETENDO DAR UMA PASSADINHA AIR NO FINAL DE ANO MAS ANTES PRECISO SABER ONDE ME INSTALAR E O SAITE DA CIDADE Ñ TRAZ ESTE TIPO DE INFORMAÇAO.GRATA.
Por: MARIA LUISA SANTOS

voces estao de parabens! cidade linda,organizada e maravilhosa,amo demais manda pra mim as atraçoes para o final de ano e o mes de janeiro, pois so passo minhas ferias ai pois e o melhor , Deus abençoe voces. beijos
Por: Ana maria

o nome da cidade ja diz tudo,madre de Deus, quer dizer abençoada por Deus , maravilhosa,totalmente demais parabens a todos que contribui para essa cidade ser pra mim em 1 lugar em competencia e organizacao amo madre de DEus amo voçes beijos! to pedindo a Deus que ele mim de comdiçoes pra eu passar meu reveionl ai ,pois nao to com a comdiçoes finaceira boa,seio se eu nao for vou ficar muito triste,nao so eu mais minha familia
Por: Ana maria araujo

voces estao de parabens! cidade linda,organizada e maravilhosa,amo demais manda pra mim as atraçoes para o final de ano e o mes de janeiro, pois so passo minhas ferias ai pois e o melhor , Deus abençoe voces. beijos
Por: Ana maria

sou seteropolitana,mas confesso,sou apaixonada por esta cidade, e para mim é a mais limda da bahia
Por: rita caetana lima santos

Estive nesta cidade passando 15 dias, esta cidade não teria u nome melhor porque realmente e abençoada po Deus foi uma oportunidade que eu e meu marido tivemos pois moramos em Ribeirão Pires São Paulo e somos funcionarios Publicos, Estamos pensando em mos mudar para esta cidade linda e tenho certeza que seremos bem acolhidos por madre de Deus o pessoal Banhano são muito acolhedor , muitas saudades estamos voltaremos em breve. e que Deus abençoe voces
Por: vanilda ferreira luz mesquita

Sou filho de Madre de DEUS, por isso posso falar de cadeira. Uma belissima cidade, calma, tranquila, tem um povo acolhedor e hospitaleiro Uma cidade cercada por Ilhas com as mais lindas paisagens, como Bom Jesus,Paramana,Maria Guarda,Loreto etc.. Possui o Porto de escoação da produção da refinaria de Petroleo-situada em Mataripe. Possui boas pousadas, um belo estadio, uma boa praia que é muito frequentada, muito boa para pratica do esporte e para o descanso de ferias e final de semana. Ainda prevalece nesta cidade a cultura das festas tradicionais como o Sao João, Sao Pedro, o Carnaval, e o Madre Verão com muitas atrações de outros Estados com artistitas de renome todo ano organizado pela Prefeitura do Municipio. tudo muito tranquilo e organizado. Vale a pena conhecer. Voce nao vai perder nada. Esperamos por voce de braços abertos. Valmiro Silva 19/04/2009
Por: VALMIRO SILVA SANTOS

a cidade de madre deus e muito linda e porriso que vou pra la
Por: mary

eu ja fui muito em madre de deus e um lugar maravilhoso e um luga pra passa lua de mel e um luga pra fica a dois eu adorei as minhas feria
Por: urania dos santos

Eu adoro Madre d`Deus, passo minhas ferias,feriado,final d semana la, s podesse moraria la, para m é uma cidade modelo, adoro tudo la, bjusssssss
Por: valdeci simoes

Moro em Madre de Deus, uma pequena cidade, mas muito linda com praias paradisiacas, que atraemuitos turistas na alta estação.
Por: Gilka

Esta cidade q tive o prazer de conhecer,por sua beleza natural,praias ,comidas e o que mais gostei foi das pessoas q conheci por serem receptivas. Fiz amizades e quero muito voltar ainda este ano.quem sabe casada!?
Por: luana cordeiro

Ja visitei a Cidade de Madre de Deus, um verdadeiro Paraiso, Praias de águas mansas e tranquilas, um lugar aconchegante e pitoresco. Visite e vai se apaixonar!
Por: Enne Carvalho

é uma cidade belissima,venham conhecer madre a cidade do sol...minha cidade maravilhosa......
Por: margarete

Oi já conheço a cidade é td de bom. As pessoas dai são muito acolhedoras, carinhosas, e bem receptivos em fim Adorei td.Um grande abraço
Por: edileuza

madre de deus e uma cidade muita boar e eu gosto muito de lar
Por: felipe

ja vivi air. agora vivo em portugal mas amo essa terra se um dia eu volta para o brasil voltarei a morar em madre de deus
Por: ruth

amei passei pouco tempo , maisfoi o suficiente pra me se apaixonar
Por: dulce

Já visitei a praia de Madre de Deus e achei muito bonita e encantadora além de limpa. Um exemplo de organização. Parabéns!
Por: Cleide Vasconcellos

A mo Madre, cidade maravilhosa!!! Smpre que posso vou lá matar a saudade.
Por: ALANE NOVAES

Já estive em madre de Deus, é um lugar encantador.
Por: mecia trindade souza

já morei em madre de deus e estou morrendo de saudades. é um lugar maravilhoso, de gente bonita. ainda volta pra essa terra linda.
Por: marcio emilio

ah.saudade de madre de deus já morei em e tenho uma casa lá mas estou morando no espirito santo, mas tenho muita saudade da minha casa e das praias,maria guarda;paramana; da barraca de analice.
Por: jocilene portugal

Eu já morei em Madre deDeus.e sou doida pra volta ai, para rever meus amigos tem 13 anos que sai dai.essa cidade é Maravilhosa,as praias são lindas.queria vêr as fotos do bar dos meus amigos(Tuca e Tuquinha)não sei se eles estão com o bar na praia. eles me conhece como filha do Carioca(Moises).bjs e agradeço pela oportunidade.
Por: Gizele Aparecida de Souza Quirgo

eu morro em sao paulo mais eu penterço a maio familia de madre de DEUS eu so da famila ferreira que e a mesma da prefeita nita mais em a procimadamente em dois messes eu estarem ai de volta em minha terra natal proque eu nasce na propinha ilha estou aqui a de 18 anos que estou morardo em sao paulo eu ja nao grerto mais fica logen da minha ilha tao especial.
Por: aurelio dos santos ferreira

ola madre é sou vagner á cidade esta de parabens pelas localizacão das prefeitura/culturaé muito linda
Por: vagner de jesus valadao

A cidade é muito bonita! As praias são ótimas...
Por: Thaiana

madri e uma cidade muito linda prisipalmente as pessoas...............................................................ok.
Por: lucas ferreira dos santos

Amo demais esse lugar, se pudesse moraria aí, quem sabe num breve futuro. Por favor ajudem a preservar nossa terra,ela é linda dimaissssssssssss.
Por: Alba Lúcia

olá madre de deus a nossa cidade maravilhosa, moro aqui em sampa há vinte dois anos, e fui em salvador em 2008 passei apenas vinte dias aí e estou morrendo de saudade de tudo aí, essa beleza que passo aqui pra todos em são paulo sobre madre de deus e recomendo aos amigos que visitem madre de deus quando forem a bahia pois tenho meus irmãos, minha mãe, amigos, importantes que moram aí, digo a todos que estou morrendo de saudade dessa praia e cidade maravilhosa que é madre de deus e juro que nunca tinha dado conta desse fato, só damos conta disso quando saimos daí. infelizmente. parabéns madre de deus pelo avanço, e que cuide bem da sua população para que não precisem um dia ter que sair daí. bjos abraços a meus amigos da delegacia de madre de deus que não dá para citar nomes de todos, mas saudades.
Por: jaciara nunes da silva

Amo Madre de Deus. Suas praias, seu povo,seu carnaval tradicional com as caretas, e o Madre Verão.
Por: Rute da Silva Vieira

1 grande orla muito linda!!! curtir 1 excelente fim de semana durante um passeio em q conhecir esse paraiso.
Por: marion

Madre de Deus é a terra do sol, para nós é uma cidade que encanta.passamos um ano {sábados,domingos e feriados} e foram dias maravilhosos sentimos muitas saudades e espero retornar em breve mas, para todo e sempre. Madre de Deus v. é simplesmente linda.
Por: Jorge Paracampos

Cidade dos Deuses, tudo de bom adoro Madre de Deus
Por: cecilia souza

oi eu nsou o junior estoldoido para conhe madre de deus eu nestarei chegando ai dia 26de setenbrode2010 pena que vou te que voutar no mesmo dia e so um passeio beijos.
Por: junior

Amo Madre de Deus ! Sou do tempo em que MD era uma ilha maravilhosa. Cheguei por volta dos anos 60,meu pai funcionário da petrobrás,moramos muitos anos,tive uma infancia,adolessência maravilhosa,vcs ñ teem idéia o qto foi bom e deve ser morar em Madre de Deus,hj com meus 55anos tenho a esperança de um dia retornar a morar nesta que se tornou uma cidade,quem diria hem ?? sinto inveja de vcs,mim aguardem amo vcs.
Por: josé vicente dias souza

em primeiro lugar é acidade mais bonita do reconcavo baiano... eu amo madre de deus
Por: ednaldo

coneço sim, muito lindinha ameiiii estive la em outubro 2010 e pretendo voltar
Por: marilene tonioli

em lida esta cidade eu vou ai em desebro em lida madre de deus bahia lidalidalida a cidade tam beijo abraco
Por: jacksonmweveto de melo

Gostaria muito de ver mas fotos de Madre Deus, pois estou pensando em morar ai
Por: tATIANA

essa pousada tem tudo de bom pois só a bela vista que vocês ofecem e muito gratificante,pra ficar m+ gostoso só precisa de um guia turista,foi muito bom te conhercer ,madre de deus.bjossss
Por: mismarapinto

GOSTEI MUITO DAS COISA DAS FOTOS DA BELESA DAS COISA UM SAITE BEM FEITO BEM PREPARADO.
Por: MATEUS

Já veraneio há 10 anos nesta cidade encantada. Nesse período de férias vivo em plenos moméntos de alegria e bem estar, fiquei decepcionada com o veraneio de 2010 pois não houve o Madre Fest e o carnaval tambem deixou muito a desejar pra quem já viveu momentos de glória, aguardo anciosa o veraneio de 2011 e espero que nos proporcione grandes momentos.
Por: luciara

Visitei a praia e gostei muito e gostaria de volta novamente
Por: Francisco Ferreira de Sousa

quantas saudades dessa terra linda tenho muitas saldades dessa vida tranquila conheso essa cidade como a palma da minha mao naicir e me criei ai miuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuutas saldades
Por: lorena helen

MADRE DE DEUS E A CIDADE MAIS LINDA DO MUNDOOOOO!!!
Por: NAL

adorei o site as fotos postadas o massimo muito legal valeu bom relembrar de onde eu sai.
Por: Marlon

entao moro en sao paulo mais so de madre de DEUS so da maior familia de madre de DEUS a familia ferreira pois e uma cidade linda de mais uma praia maravilhosa que tem como boas virdas a casa dois leao depois de 17 anos en sao paulo ainda esse ano estou de volta pra minha cidade natal
Por: aurelio dos santos

já morei ai alguns anos. GOSTEI MUITO TENHO PARENTES AI.
Por: francis

Amo Madre de Deus, amo de paixão!!!! Já estou com saudades!!! Até breveee!!!
Por: Raymarah Kiss

Envie seu comentário sobre Madre de Deus