Guajará Mirim

Guajará Mirim-RO
banner

Bem-vindo a Guajará Mirim!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Guajará Mirim, informações atualizadas sobre a cidade Guajará Mirim, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Guajará Mirim.

A cidade de Guajará Mirim, localizada no estado de Rondônia (RO), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 128m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 39.853 habitantes. A área total de Guajará Mirim é de 25.214km², e sua densidade demográfica é de 1,58hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guajará Mirim-RO é 78957-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Guajará-Mirim é a segunda maior cidade do estado de Rondônia em termos de extensão, foi fundada em 1929 e é reconhecida nacionalmente pela grande quantidade de áreas verdes preservadas (o que já é uma boa razão para se fazer uma visita). O nome do município, em tupi, significa “cachoeira pequena”. E uma curiosidade interessante: em Guajará-Mirim há um jornal que é editado na linguagem indígena, a txapacura.

O Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim é um ponto de parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade. Além de ser uma construção muito bonita e de arquitetura antiga, o acervo conta a história da cidade, mostra armas usadas pelos indígenas, representa ataques de animais selvagens e muito mais. É uma união perfeita de cultura e natureza para quem quer ampliar os conhecimentos e ver coisas interessantes.

Outro local que vale à pena incluir no roteiro é a Catedral Diocesana Nossa Senhora do Seringueiro, que também é considerada um prédio histórico e de uma beleza incrível. A visita é válida tanto pela fé quanto pela admiração. Além disso, a igreja fica na praça central da cidade, que é um local perfeito para uma boa caminhada de fim de tarde.

O Rio Mamoré é um dos espetáculos da natureza que Guajará-Mirim oferece aos turistas que vão até lá. É um rio imponente e exuberante, cercado por uma linda paisagem natural, capaz de encantar os olhos de qualquer um. Uma opção é alugar um barco em dos dias da viagem para atravessar o rio, muita gente faz isso.

Para passar um dia agradável na companhia da família e dos amigos na cidade, uma ótima pedida é o Balneário do Célio. Além de curtir as praias tranquilas e relaxantes no verão, é possível aproveitar várias comidinhas típicas da região, que são uma delícia.

Além desses passeios, Guajará-Mirim oferece muitas outras opções para os turistas: a Casa do índio, que fica em frente ao Museu Municipal, é ótima para quem quer conferir um pouco do artesanato indígena. Dependendo da época em que você for até lá, pode curtir o Festival Folclórico de Bois Bumbás ou a Exposição Agropecuária.

Informações de Guajará Mirim

Roteiros do Brasil

Roteiro: Aventura e Charme na Pérola do Mamoré

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No início do século XX tornou-se mais conhecida ao ser o local escolhido para o ponto terminal da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. (concluída em 30 de abril de 1912 e inaugurada oficialmente em 01 de agosto deste mesmo ano). No dia 12 de junho de 1928, o povoado de Guajará-Mirim era elevado à categoria de cidade, passando a ser a sede do município do mesmo nome, através da Lei n.º 991, do Governo do Estado do mato Grosso. A instalação do município ocorreu em 10 de abril de 1929. Em 1943, passou a constituir-se parte integrante do Território Federal do Guaporé (Rondônia), nas condições de Município, ostentando o seu nome original de Guajará-Mirim.

Significado do Nome

 

O nome do município de Guajará-Mirim é de origem indígena significando Cachoeira (Guajará) pequena (Mirim), assim já era conhecida o local desde o século XVIII, como um dos pontos de referência geográfica na rota Santa Maria Belém-do Pará/Vila Bela da Santíssima Trindade em Mato Grosso.

Aniversário da Cidade

10 de Abril.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atualmente com pouco mais de 40 mil habitantes, Guajará foca suas atovodades econômicas no comércio de exportação (especialmente as grandes distribuidoras de alimentos), além do intenso comércio de compras de eletro-eletrônicos, produtos de informática, bebidas e perfumes na cidade vizinha de Guayaramerin, Bolívia. Situada em região das mais belas do Estado, Guajará-Mirim ganhou ao longo dos anos o apelido carinhoso de “Pérola do Mamoré”, e orgulha-se de todos aqueles que a fizeram, transformando a cidade em um dos pontos mais apreciados para visitação e turismo.

Clima 

Equatorial super úmido e transição tropical continental

Temperatura Média

26°C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Velho: BR-425

Localização

Microrregião II Guajará - Mirim: Guajará - Mirim, Costa Marques e São Francisco do Guaporé.  

Limites

Ao Norte, Nova Mamoré e Campo Novo; ao Sul, República da Bolívia e Costa Marques; a Leste: São Miguel do Guaporé, Governador Jorge Teixeira e Costa Marques; a Oeste, República da Bolívia.

Acesso Rodoviário

BR-364 e BR-425 

Distâncias

332 km da Capital

hspace=0 TURISMO

O turismo vem despontando de maneira extraordinária na região aproveitando os recursas naturais que a região oferece. Em especial, após a edição da minisérie da Tv Globo, Mad Maria. Há iniciativas de empresários locais oferecendo serviços cada vez mais com qualidade no setor turístico.

Principais Pontos Turísticos

 

Museu
Museu Histórico Municipal e Recanto de D.Rey.
Biblioteca
Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho.
Atrações naturais
Gruta ou caverna dos Pacaás Novos (espeleologia).
Torre da EMBRATEL – Alto da Chapada dos Pacaás Novos (prática de rapel ou tirolesa).
Rio Pacaás Novos – apresenta o fenômeno Encontro das águas com o rio Mamoré (esportes náuticos, ecoturismo).
Cachoeiras e Corredeiras – Guajará Mirim, Guajará-Açú, Bananeira, Pau Grande, Lage, Praia da Pedra da Morte e Praia das Três Bocas (ao longo do rio Mamoré).

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

10 de abril – Aniversário do Município
8 de dezembro – Dia de Nossa Senhora do Seringueiro – Padroeira do Município.
Festa Junina
Boi Bumbá - O Duelo da Fronteira (Bois Malhadinho X Flor do Campo)
Festa da Castanha – Julho
Expoagro – agosto/setembro
Festival de Música Popular de Guajará Mirim – FEMPOGUAM.
    

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Guajará Mirim.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (69) 3541-3362 / 4859

Serviço de Informação ao Turista: Setur - (69) 3216-5927 / 5934

hspace=0 110 Volts

hspace=0 AC Guajará-Mirim
End: Avenida Presidente Dutra 576
Fone: (69) 3541-2777

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 Banco do Brasil
End: Av. Dr. Mendonça Lima, 388 TERREO 
Fone: (69) 3541-3524

 

hspace=0 Rodoviária
End: Av VX de Novembro, 2.691
Fone: (69) 3541-2448

 

CARTÓRIO REG. CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS
AV. DR. LEWERGER, 2791 - SERRARIA
GUAJARÁ-MIRIM-RO
TELEFONE: (69) 3541-3020


Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.guiaderondonia.com.br

           www.cnm.org.br

           www.panoramio.com

           www.pescarondonia.com.br

Foto colaboração: Antonio Cesar Alves Vieira, José Maria Romay.

 

 

 

Comentários de Guajará Mirim

AMO ESSA CIDADE CIDADE MARAVILHOSA TE AMO GUAJARA MIRIM TERRA AMADA
Por: gelcilene

A nosa cidade e uma cidade acolhedora,nessa cidade vc consegue se encantar com a beleza,onde tem o musseu,a estrada de ferro madeira mamoré,bom agora só depende de quem gosta da natureza.sejam bem vindos.
Por: MICHELE LILIANA DE SOUZA

Já estive em Guajará-Mirim, gostei muito desta cidade e pretendo um dia voltar, gostei de tudo ai, comi uma carne de sol que já fez 3 anos num restaurante bem na praça, ainda hoje sinto o sabor maravilhoso, tirei muitasa fotos dos telefones públicos em formatos de animais, adorei tudo ai. Tenho alguns parentes nesta maravilhosa cidade. Um beijão a todos: Eleonor de São Paulo
Por: Eleonor Fernandes dos Reis

guajara e uma cidade linda com bons parques bons rios nao deixe de conhecer venha e traga toda sua familia
Por: felipe rafael françamachado

Oi olha eu aqui outra ves, para falar desta cidade maravilhosa, em Desembro estarei de volta a Guajará-Mirim, não vejo a hora de volta a esta cidade encantadora, estou muito ansiosa. Um beijo e até breve. Eleonor de São Paulo
Por: Eleonor

Ai que saudades que eu tenho da aurora da minha vida da minha infancia querida que os anos não trasem mais. ...... Gente é essa sensação que tive ao reve por fotos o lugar onde nasci cresci e pra onde eu não volto desde 1989. cara, faz tempo demais, desde que me tornei um cidadão do mundo... saudades!!!
Por: samuel ferreira de souza

Adoro essa cidade,pois nela tenhu minha infancia,enfim minha toda.Vamos venham conhecer vcs tbm,juro vcs ñ vão se arepender.é muito LInda mesmu,Temos muitas novidades a lhe oferecer,muitos pratos tipicos e dilicias daki.Temos o famoso Tacacá da Tia Luiza na Praça Jorge Texeira em frente a prefeitura,venham esperimentar a tradição de Guajará,a nossa praça é otima pra encontros de amigos e visitantes.espero todos vcs.Um forte Abraço
Por: ana claudia lima dos santos

"São quatro anos de saudades, dessa cidade que me acolheu quando tinha eu ainda oito meses de idade. Cidade de belas paisagens jamais vista em outros lugares... Hoje estou no Amazonas, mas, basta eu fecher meus olhos e me sentir respirando o ar dessa terra tão bela chamada Guajará-Mirim".
Por: JÔNATHAS SALVADOR DUARTE

Guajara Mirim é um lugar de pessoas maravilhosas, acolhedoras! Estive lá e quero voltar! Matas preservadas, cidade limpa, clima quente e gente boa!
Por: Camila Sathler Moreira

Já estive em Guajará por duas vezes, amei a cidade, as pessoas, são muito acolhedores, gostei de tudo, tenho alguns parentes que moram lá, estive lá agora em Janeiro, foi muito bom e espero volta mais vezes. Um grande abraço a todos. Eleonor de São Paulo
Por: Eleonor Fernandes dos Reis

Amo Guajará, as pessoas que conheci, já estive por duas vezes e quem sabe um dia eu possa até a morar ai. Um grande beijo a todos. Eleonor
Por: Eleonor Fernandes dos Reis

Morei em GM 6 anos. Maravilha de lugar! Contato direto com a natureza e com a sensacional historia de Rondonia. Populaçao amiga e simpatica. "nao permita, Deus, que eu morra sem que volte para la".
Por: RonBR

viajei de carreta pra esta cidade foi inesquecivel no ano 1986pena que nao tirei fots ficou so na memoria guarapuava parana
Por: altevir chaves

Quando vejo essas fotos chego ate ficar emocioabraço, pois nessas cidade nasci e me criei, estudei e me formei na escola Simom Bolivar, trabalhei na Dorgaria Central, Tv Guajará e outros... hj vivo em Cuiaba-Mt, mas nao esqueço das minhas raizes. abraço a todos.
Por: Enilton Oliveira de Almeida (Pê)

O que a de melhor em Guajará Mirim é o seu povo alegre,sorridente que recebe a todos de braços abertos já estive lá e visitei quase todo municipio e gostei muito do distrito do IATA um grande abraço a todos de Guajará.
Por: gilberto

Local onde vivi uma alegre infancia, e parte de minha adolescencia. Atravessei inumeras vezes o Rio Mamoré indo a Puerto Sucre-Bolivia, de Catraia. Antes de morrer, pois estou idoso, vou recordar onde andei de bicicleta, e onde joguei pelada.
Por: Arnaldo Cavalcanti Belota

Sou filho de guajara-mirim e de dona Maria Diviava,ai,vivi os melhores anos da minha vida. Lembro com saudades da minha infancia,dos banhos de igarapes,dos amigos.Hoje moro no rio de janeiro mas nunca esqueci esse povo alegre e hospitaleiro.Minhas irmas e irmaos continuam ai e as lagrimas da saudades regam a semente da certeza do regresso amo a todos voces,irmaos.amigos e municipes... abraços!
Por: Helio Almeida

eu conheço e amo a minha cidade, a pérola do mamoré, onde nasci
Por: francisco

Guajará Mirim é a cidade mais gostosa, acolhedora que conheci, já estive lá por duas vezes e quero voltar sempre. Um beijo a toda população de Guajará
Por: Eleonor Fernandes dos Reis

Eu Amo Guajará-Mirim, eu nasci ai ,com 15 anos vim mora em Araxá -MG ,mais eu numca vou esquecer minha terra natal.primeiro que minha familia mora ai.
Por: Rosângela Pinheiro Barros

GUAJARA-MIRIM RO, E UMA CIDADE HISTORICA EM RONDONIA, FIO LA QUE CRIOU-SE O PREJETO DA CRIACAO DA CAPITAL DO ESTADO, OU SEJA PORTO VELHO, LI UM POUCO DESTA HISTORIA FATARTICA, EU TIVE O PRAZER DE CONHECER ESTA CIDADE PACATA E HUMILDE , TERRA DE PESSOAS HONESTAS E HOSPITALEIRAS, ESTIVE EM MISSAO OFICIAL DO GOVERNO BRASILEIRO EM GUAYRAMIRIN-BENIN EM BOLIVIA, MAS SO A TRABALHO EU PASSAVA O TEMPO DE FOLGA CURTINDO AS BELEZAS DE MEU PAIS, INCLUINDO AS
Por: Raimundo Nonato dos Santos

EU estive ai ano passado.adorei a cidade pois Ela esta linda as pessoas são amorozas em fim maravilhosas. beijos a todos pois eu sou dai e moro no RIO DE JANEIR O Amuitos anos; abraço
Por: wilemar m fontinele

Eu amo essa terra. Nasci aí e viví toda minha infância, pré adolescência e uma parte da adolescência. Tenho muita saudades. Lembro de cada detalhe da cidade e acontecimentos. A última vez que estive aí foi em 1994, em um acontecimento triste (ñ q. lembrar). Faz exatamente 37 anos que saí dessa saudosa terrinha. Em tempo: só de pensar me dá água na boca - tacacá, vatapá, pane dulce e saltenha (bolivia), biribá, mingaus (mercadão pela manhã) enfim, não dá enumerar tudo. Saudades!!!!
Por: Rose nolasco

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guajará Mirim
Fundação:
1943
Altitude:
128m
População:
39.853 habitantes
Área:
25.214km²
Densidade Demográfica:
1,58hab/km²
CEP:
78957-000

Envie seu comentário sobre Guajará Mirim

banner