Santo Antônio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal-SP
banner

Bem-vindo a Santo Antônio do Pinhal!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santo Antônio do Pinhal, informações atualizadas sobre a cidade Santo Antônio do Pinhal, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santo Antônio do Pinhal.


Tranquilidade, paisagens deslumbrantes e o inconfundível clima serrano são as principais atrações de Santo Antônio do Pinhal, à apenas 170 km da capital paulista. Ideal para as férias ou um fim de semana, a cidade oferece atrações para todos os gostos e estilos, dos mais românticos aos aventureiros mais radicais. Seja no verão, onde as temperaturas agradáveis convidam a um passeio incrível em contato direto com a natureza ou ainda no inverno, quando o friozinho convida a um bom vinho diante da lareira. Santo Antônio do Pinhal é um destino único e encantador.

Santo Antônio do Pinhal: natureza exuberante e programação intensa

A cidade oferece diversos eventos e festivais ao longo de todo ano. Entre os mais disputados estão o Festival da Truta, onde o visitante poderá saborear pratos típicos à base do peixe, preparados com todo carinho pelos moradores; a Festa do Pinhão, produto típico da região serrana e que origina diversas delícias na época do inverno, e a Festa da Orquídea, onde o turista poderá conhecer e admirar inúmeras espécies da planta. Outro evento que marca o calendário da cidade é o Carnapinhal, onde a diversão e o agito são garantidos e as ruas da cidade ganham vida com a alegria dos foliões.

De qualquer ponto da cidade, o visual é de tirar o fôlego. Encravada a mais de mil metros de altura, em plena Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal é rica em trilhas, fazendas e propriedades que oferecem caminhadas e passeios inesquecíveis, sem contar com as cachoeiras e percursos próprios para trakking e mountain bike. Os adeptos de esportes mais radicais, como o rapel e o voo livre, também são contemplados, com paredões desafiadores e plataformas para salto, todas muito acessíveis e próximas ao centro da cidade.

Para os visitantes mais românticos, as opções também são muitas, começando pelas pousadas charmosas e aconchegantes, ideais para um programa a dois. Para completar o clima, um passeio de trem pela serra entre a cidade e Campos do Jordão é um convite a momentos especiais, que ficarão para sempre. Santo Antônio do Pinhal é esse lugar único, onde a natureza se junta à hospitalidade dos moradores para receber bem a todos.

Informações de Santo Antônio do Pinhal

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

 Circuito Mantiqueira 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primeiro núcleo populacional surgiu por volta de 1811 em torno da capela chamada de Santo Antônio de Pádua. Existiu também no povoado um quartel que viria a ser incendiado por conta de um entrevero entre paulistas e mineiros, passando a localidade a se chamar Santo Antônio do Rancho Queimado. Em 13 de junho de 1860, Antônio Joaquim de Oliveira fundou oficialmente o povoado com o seu nome atual. Em 23 de março de 1861 foi elevado a freguesia em terras do município de São Bento de Sapucaí e reconduzida à categoria de povoado incorporado às terras do município de São Bento do Sapucaí, em 4 de março de 1876. A freguesia foi novamente criada em 16 de março de 1880 e transferida para o município de Campos do Jordão em 14 de dezembro de 1934. Em 30 de novembro de 1944, o então distrito foi transferido para o município de São Bento do Sapucaí e obteve sua autonomia político-administrativa em 18 de fevereiro de 1959, quando foi elevado a município. 

Significado do Nome

Seu nome presta uma homenagem ao padroeiro, Santo Antônio, e faz referência ao pinheirais existentes na fazendo que deu origem ao Município. 

Aniversário da Cidade:

13 de Junho 

Gentílico:

pinhalense

População:

6.516 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município Estância Climática, situada na Serra da Mantiqueira, na divisa com o Estado de Minas Gerais, Santo Antonio do Pinhal é uma cidade pequena, muito procurada para a prática de montanhismo, bike, equitação, paraglider, vôo livre e treking. Destaca-se no turismo rural e serve como alternativa para hospedagem à movimentada Campos do Jordão.

Clima:

Predominantemente Frio 

Temperatura Média:

17º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Vale do Paraíba Paulista  

Limites:

Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato e com Estado de Minas Gerais.  

Acesso Rodoviário:

SP-070 Ayrton Senna
BR-116 Rod. Presidente Dutra
SP-050 Monteiro Lobato  

Distâncias:

Da Capital:

172 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Parece que quem viaja para a bucólica Santo Antonio do Pinhal,  está em busca de calma, paz, tranqüilidade  e um bom descanso no alto da Serra. O centro da cidade está a 1.200 mts de altitude e o seu principal ponto turístico chega a 1.860 mts.; o Pico Agudo. Hospedar-se numa das pousadas da estância climática, com chalés encravados nas montanhas, deitar à rede e ouvir pássaros cantar. Se você procura sossego para fugir ao estresse do dia-a-dia, Santo Antônio pode ser uma boa pedida.

Principais Pontos Turísticos:

Trilhas e cachoeiras

Quem criar coragem e pular da rede, pode percorrer uma das trilhas que levam a cachoeiras ou picos da região. A 5 quilômetros do centro de Santo Antonio, a cachoeira do Lageado é uma das mais visitadas. Está num terreno que pertence à família Souza há três gerações ou mais de 150 anos. O local conta com espaço para piquenique, lanchonete e banheiros. É cobrado 1 real como taxa para visitação. A queda de uns 20 metros forma um chuveiro desfrutado pelos mais corajosos, que não temem o frio. O ribeirão tem águas rasas, que permitem o banho sem riscos. Para chegar ao Lageado percorre-se uma estradinha esburacada, com muitas subidas e descidas. Atenção: a sinalização é péssima. É preciso contar com a boa vontade dos moradores ou contratar um guia local para encontrar o caminho.

Pico Agudo

Para os praticantes do vôo livre o que interessa mesmo em Santo Antonio é um local chamado Pico Agudo. A 9 quilômetros do centro e 1.700 metros de altitude é possível ter uma belíssima visão de 360¼: de um lado todo o Vale do Paraíba, do outro a Serra da Mantiqueira. Nos dias em que os ventos estão propícios, o alto do morro mais parece um estacionamento de asas-deltas e paragliders, os chamados pára-quedas de montanhas. O céu fica coalhado de pontos coloridos e o espetáculo é de encher os olhos, mesmo para quem tem medo até de subir escadas.

Passeio Campos do Jordão/ Santo Antônio do Pinhal

19 km que ligam as estâncias de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. Durante o percurso o trem faz parado em diversos pontos turístico além de outras mais rápidas para fotos e filmagens.

Mirante Nossa Senhora Auxiliadora

No trevo de acesso a Santo Antônio do Pinhal, próximo á Estação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no alto do morro ergue-se uma grande imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, com um pátio ao redor, de onde se avista o Vale do Paraíba.

Morro do Cruzeiro e Trilha das Cruzes

No centro da cidade, do alto do morro onde se ergue uma grande cruz, pode se ter uma visão panorâmica da cidade, e de onde também se inicia a trilha ecológica das cruzes.

Casa do Artesão

Localizada praça do Artesão, a Casa do Artesão oferece ao turista tricô, crochê, pintura, bordado, escultura e muito mais. No local acontecem vários eventos entre eles, a Festa do Pinhão.

Fonte Santo Antônio

Em frente à praça do Artesão (mais conhecida como praça da fonte). Sua água é radioativa, mineral, muito pura e de agradável sabor.

Fonte Santo Estevão

Localizada no centro da cidade próxima à Igreja Matriz, a Fonte Santo Estevão possui água ferruginosa.

Fonte São Geraldo

Localizada na entrada da cidade, no km 163, A fonte São Geraldo possui água magnesiana, pura e muito leve.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Jogos de Verão

- Exposição de Artesanato e Produtos Hortifrutigranjeiros

- Festa de São Sebastião

 Fevereiro

- Carnaval

18 - Festa da Emancipação

 Abril

- Feira do Tricô

- Encenação da Via Crucis

- Festa de São Benedito

 Maio

- Festival da Viola

 Maio/Junho

- 14/05/2011 a 04/06/2011 - Festa do Pinhão - às 15h00

Local: Praça do Artesão - Santo Antônio do Pinhal
 
Programação:

14/05 - Sábado
19hs - AVIVA Serra da Mantiqueira

15/05 - Domingo
11hs - Trio de Forró
17hs - Cordas Soltas - MPB

20/05 - Sexta-feira
19hs - Caravana do Cinema Brasileiro Filme: ''O bem amado''

21/05 - Sábado
17hs - Andinho Acústico - MPB
20:30hs -  Caravana do Cinema Brasileiro Filme: ''Aparecida - O milagre''

22/05 - Domingo
11hs - Trio de Forró
16hs - Apresentação Montanh Arte: Violão, Bellet e Capoeira
17hs - Maurinho Acústico - MPB
20:30hs - Quadrilha da Melhor da Idade

27/05 - Sexta-feira
19hs - Exposição Fotografica: A Historia em Santo Antonio do Pinhal

28/05 - Sábado
17hs - Cristiano Alves - MPB
20hs - Quadrilha da Melhor Idade
21hs - Trio Passageiros do Forró

29/05 - Domingo
14hs - Apresentação Montanh Arte: Teclado, Canto e Coral
15hs - Gincanas Gastronomicas Provas do Pinhão e da Truta
17hs - Alexandre Marques - MPB
20hs - Banda FAMSAP

04/06 - Sábado
I Arraiá do Pinhão em prol da assistencia social

Local: Praça Benedito Marcondes Raposo (Praça do Artesão) 

+ Informações:

Local: Praça do Artesão
Av. Ministro Nelson Hungria - Bairro: Centro
Santo Antônio do Pinhal

 Junho

- Corpus Christi

13 - Festa do Padroeiro - Santo Antônio

13 - Aniversário da Cidade

- Festa do Peão de Boiadeiro

- Festa do Pinhão

 Julho

- Festival de Danças Juninas

- FeirArte e Festa das Orquídeas

- Inverno nas Montanhas - Apresentações Musicas (2º Quinzena)

- Festival do Jazz

- Enduro Eqüestre

 Agosto

- Undokae

 Setembro

- Campeonato de Voô Livre

- Jogos da Primavera

 Outubro

- Campeonato de Vôo Livre

- Festa do Divino

12 - Festa de Nossa Senhora Aparecida

19 à 28 - Festa de São Vicente de Paula

 Novembro

- Festival de Dança e Música Folclórica

 Dezembro

- Festa das Nações - Feira com barracas de vários países.

- Natal na Serra.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3266-1112

Sites: http://www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Pássaro Marrom Transportes S/A
SAC: 0800 285 3047

Site: http://www.passaromarron.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL E NOTAS SANTO ANTONIO PINHAL:

Av Ministro Nelson Hungria 203 - Centro
Santo Antônio do Pinhal, SP | CEP: 12450-000
Telefone: (12) 3666-1711 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.guiapinhal.com.br

www.villa3lagos.com.br

www.camarasap.sp.gov.br

www.pousadavillamantiqueira.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Santo Antônio do Pinhal

NÃO CONHEÇO A CIDADE MAS MEU PAI MORA NELA OU MORAVA NÃO SEI SE VC PUDER ME AJUDE A PROCURA LO O NOME DELE É IBANEZ DIAS MACHADO FILHO DE ELOI FERREIRA MACHADO E IEDA DIAS SE PUDER ME AJUDAR FICO MUITO GRATA.
Por: ANA PAULA MACHADO

foi paixao aprimeira vista ja fomos mais de vinte vezes para santo antonio eu e minha mulher eindicamos para todos amigos amamos essa terraesse cheiro essa cidade tao pitoresca
Por: RONALDO FELIPPE DA SILVA

Conheço muito bem esse lugar,calmo,tranquilíssimo,aconchegante,cidade simples com muito encanto e cachoeiras lindas,sempre vou ao Sul de Minas passo por este lugar e faço uma parada,e sempre faço visitas mesmo que rápidas..Recomendo aos amigos e a quem goste da Natureza!
Por: veronica montemor

Cdade maravilhosa linda limpa,qualidade de vida sem comentarios excelente.Passeios de deixa qualquer um emocinado de trem no meio das montanhas passeios a pe pela natureza resumindo pra mim e aoitava maravilha santo antonio do pinhal.Recomendo a todos conhecerem ess cidade
Por: Rodrigo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Antônio do Pinhal

Envie seu comentário sobre Santo Antônio do Pinhal