Santa Eudóxia

Santa Eudóxia-SP
banner

Bem-vindo a Santa Eudóxia!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Santa Eudóxia, fotos, informações, os principais hotéis de Santa Eudóxia, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Santa Eudóxia

                          

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Considerado como o maior distrito rural do interior, Santa Eudóxia que fica há 28 quilômetros do centro de São Carlos, possui 331 Km2. de área territorial.
Localizado no setor zero do município, iniciando na antiga estação da Babilônia, seguindo as margens da Bacia do rio Mogi Guaçu, possui rios, ribeirões e córregos como: Quilombo, das Araras, Pântano, Cabaceiras, Água Branca, Cachoeira, Guariroba, dos Negros, e Itararé. A região faz divisa territorial com as seguintes cidades: Ibaté; Araraquara; Santa Lucia; Américo Brasilense; Rincão; Santa Rita do Passa Quatro; Descalvado e Luiz Antonio.
O distrito de Santa Eudóxia pertenceu ao Sertão de Araraquara, até 1857; foi levado a Distrito de Paz em 25 de Dezembro de 1892; Distrito Policial em 1899 e, no dia 22 de Novembro de 1912, através da lei municipal 1.331, foi levado a Distrito de Santa Eudóxia, pertencendo ao município de São Carlos.  
Sua História começa em 1721, onde relembramos a saga dos índios Kaingang da Aldeia do Itararé e dos escravos foragidos no Quilombo do Rio Quilombo. O primeiro homem branco que habitou essas bandas foi Pedro José Neto (1760-1817), que legalizou oficialmente a região, que recebeu o nome de Sesmaria do Quilombo-1804.
Ao lado do córrego do Itararé, Pedro José Neto, com índios, escravos foragidos e brancos, construiu o primeiro povoado. Para receber o registro de posse da terra surge em 1806 à construção da primeira capela de São Carlos, em louvor ao santo que deu o nome ao pequeno arraial de “São Sebastião do Quilombo”.
Visconde da Cunha Bueno, compra a Sesmaria do Quilombo e forma o maior latifúndio das Américas fazenda Santa Eudóxia (1874-1918). Que produz mais de dois milhões de arrobas do famoso “Café Santa Eudóxia”, o preferido da rainha Vitória da Inglaterra, que por 18 anos alcançou os primeiros lugares na Bolsa de Café de Londres (1881-1898).
Eudóxia Teixeira Nogueira de Oliveira (1836-1867), esposa do Visconde da Cunha Bueno foi assassinada por uma escrava.

Significado do Nome

A fazenda foi adquirida por Francisco da Cunha Bueno e recebeu o nome de Santa Eudóxia em homenagem à memória de sua finada esposa, morta por envenenamento. 

Aniversário da Cidade:

Gentílico:


População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Temperado de altitude, apresenta verão chuvoso e inverno seco 

Temperatura Média:

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região de Araraquara  

Limites:

Rincão, Santa Lúcia, Luis Antonio, Ribeirão Bonito, Brotas, Itirapina, Descalvado, Analândia, Ibaté, Araraquara, Américo. 

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) 

Distâncias:

Da Capital:

225 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Turismo Histórico

O local conta também com várias fazendas históricas do período cafeeiro, entre elas, a Fazenda Grande (Fazenda Santa Eudóxia), tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) e a Fazenda Figueira Branca. Ambas ainda não se encontram abertas ao público, mas possuem potencialidades para o desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo histórico. 

Igreja Matriz

Em 1881, quando aconteceu a primeira colheita de café, a população da fazenda Santa Eudóxia, era 700 pessoas a maioria escravos. Já em 1889, o numero de habitantes a maioria imigrantes subiu para cinco mil pessoas, que alem de cultivar a terra, movimentavam serraria, olaria, farmácia, fabrica de troles, hospital, hotel, barbearia, casa de fiar, fabricas de calçados, cerveja e comercio.  Para agradecer os padroeiros: São Sebastião e Santa Mártir Eudóxia e para proteger e abençoar os imigrantes que povoaram a região. Nas terras doadas por Visconde da Cunha Bueno, levanta a construção da Igreja Matriz de Santa Mártir Eudóxia - 1898.

Rua do Comércio

No triênio 1894, 95 e 96, um surto de febre amarela invadiu a cidade de São Carlos. A doença ceifou milhares de vidas deixando a população apavorada. Como a febre nunca chegou em Santa Eudóxia, a região ficou conhecida como um lugar de muita saúde e prosperidade. Com isso, milhares de moradores da cidade transferiram residências para o distrito. No grande latifúndio da fazenda Santa Eudóxia, já trabalhavam mais de cinco mil operários. Uma imensa colônia com residências dos dois lados da estrada enfeitavam os 5 km que separava o distrito da grande fazenda. Na rua do Comercio havia centenas de indústrias e casas com construções que possuíam portas e batentes de grossas madeiras. À frente das residências havia cimalhas e testas de molduras em alto relevo que retratavam a arquitetura da época. Por aqui moravam colonos, empresários, agricultores, farmacêuticos, dentistas, médicos, advogados e outras profissões liberais.

Estação Ferroviária

Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1893-1962)
SANTA EUDÓXIA
Município de São Carlos, SP
Ramal de Água Vermelha - km 62,976   SP-2862
Inauguração: 20.09.1893
Uso atual: escola estadual    sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1893 (provável) 
 
Histórico da Linha: O ramal foi projetado pelos ingleses da Rio Claro Railway, e emtregue pela Cia. Paulista, partindo da estação de São Carlos, no tronco da Paulista, até Água Vermelha, com 63 quilômetros, em 01/04/1892, tendo sido prolongado até Santa Eudóxia, na fazenda do mesmo nome às margens do Mogi-Guaçu, onde chegou em 20/09/1893. O ramal acompanhava basicamente o curso do córrego dos Negros e o rio Quilombo por quase toda a sua extensão, e manteve a bitola métrica durante toda a sua existência. Em 12/02/1962, foi suprimido, retirando-se os trilhos do leito no final de 1964. 
 
A Estação: A estação de Santa Eudóxia foi aberta em 1893 para ser a estação terminal do ramal de Água Vermelha, e se situava dentro da fazenda Santa Eudóxia. Esta tinha este nome para homenagear a esposa do sr. Alfredo Ellis, proprietário da fazenda e nome de outra estação, aberta treze anos mais tarde no mesmo ramal. O ramal carregava no início, café, passando para gado (em Santa Eudoxia, principalmente, havia muito carregamento de gado), depois algodão por um curto período e finalmente leite. A estação e o ramal sobreviveram até fevereiro de 1962, quando foram ambos suprimidos. Em 14 de outubro de 1964, terminou-se a retirada dos trilhos do ramal desativado. A partir daí, a estação passou a ter outros usos, e recentemente foi reformada (e descaracterizada) para servir de escola estadual no hoje distrito de Santa Eudóxia. O prédio, hoje, é a escola Visconde de Cunha Bueno, antigo proprietário de terras na região. Ainda existe o virador, sem os trilhos, nos fundos da estação.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- 1ª Grande Festa - Para a primeira grande festa dos padroeiros, centenas de visitantes hospedavam no Hotel Piemontense da família italiana Baptista Terruggi. Como uma moderna montadora de veículos, a Indústria de Carruagem Attilio Sassi não parava de produzir carroças, carroções, carruagem e troles, meio de transporte moderno da época. A fábrica de bengala, chapéu de pelica e confecções de Elias Jorge, funcionava a todo vapor para suprir a demanda dos produtos mais usados na festa. O mesmo acontecia com as fábricas de calçados de Antonio Miccuci e Antonio Cesarini. Aumentava a produção da cerveja Burock, fabricada em Santa Eudóxia e conhecida em todo o estado de São Paulo. O conhecido Visconde da Cunha Bueno patrocinou uma grande festa quando mudou o nome do lugar para Santa Eudóxia do Quilombo. Uma imagem de Santa Mártir Eudóxia, coberta de ouro, segurando uma palma de diamantes foi enviada da Grécia a pedido da senhora Sebastiana Eudóxia da Cunha Bueno Ellis, (filha do Visconde e esposa do Senador Alfredo Ellis). Com concepção arquitetônica sugerida pelo Padre Roque Acafoglio, em terras doadas por Cunha Bueno uma nova igreja foi construída tendo como referencia a basílica de São Francisco de Assis, da Itália. Em maio de 1895, os felizes moradores para agradecer a graça recebida, organizaram a primeira festa em louvor a Santa Mártir Eudóxia e São Sebastião do Quilombo. Foi nesse clima festivo de fé, saúde e prosperidade que surgiu a primeira festa dos padroeiros, que pela 111a vez será comemorada em Santa Eudóxia. 

 Maio

- Festa dos Padroeiros - milhares de pessoas visitarão Santa Eudóxia, para participarem da tradicional festa religiosa em louvor aos padroeiros.  A Comunidade católica da paróquia de Santa Eudóxia – São Carlos, espera receber mais de 20 mil pessoas na tradicional festa que acontece no maior distrito rural do interior paulista. Uma intensa programação organizada pelo padre Edson Shiramizu e uma comissão especial de festeiros comemoram nos dias 25, 26, 27 e 28 de Maio, a 111a, festa dos padroeiros: “Santa Mártir Eudóxia e São Sebastião do Quilombo”.

Julho

- Festa da  “Laranja com Açúcar” , a maior festa  Agroindustrial do município.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS - DISTRITO DE SANTA EUDÓXIA

E-mail: [email protected]

Telefones: (16) 3362-1000

Sites:  www.saocarlos.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail: [email protected]

Telefone: (16) 3362-1000

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

Empresa Cruz Ltda.

Endereço: Praça Pedro de Toledo, 24 - Centro 
Fone: (16) 3392-1324
Horário: 2ª a 6ªfeira das 6:30 às 11:00 / 14:30 às 18:00 - Sábado das 6:30 às 10:30

E-mail: [email protected]

Site: http://www.empresacruz.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO 1º REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

RUA 13 de MAIO, 1946
SÃO CARLOS-SP
TELEFONE: (16) 3271-5583 

CARTÓRIO ELEITORAL: 

410ª ZONA ELEITORAL:

R 9 de Julho 1916 - Centro
São Carlos, SP | CEP: 13560-042
Telefone: (16) 3307-1660

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://dommineiro.vilabol.uol.com.br/

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Santa Eudóxia

Bom minha ciodade é muito linda, se vc quer um lugar para descansar e fugir das grandes cidades, la é o lugar perfeito.Bom santa Eudoxia é um pequeno pedaço do paraiso.
Por: JoSELIA

essa cidade é muito bonita, com seus vales e um belo cenario, por isso eu sempre que posso, visito S.E, é um lugar tao bonito quanto qualquer outro, por isso eu gosto muito de lá, por isso recomendo, conheça S.E,e até mais.
Por: Ericson Aparecido de Melo

Santa Eudóxia, e um paraiso um lugar acolhedor, tranquilo, parece que você volta no tempo com aquelas casas antigas , sem contar com o cheirinho gostoso de grama misturado com o cheiro da lenha queimando no fogão, que algumas casas ainda conservam. E a comida que e servida na cantina da Matilde então, nem se fala e uma delicia.
Por: Alessandra

OI eu fui nacido em santa eudoxia meus pais sairao dai eu era pequeno nao conheço mas gostaria muito de conhecer minha cidade natal
Por: joao

simplesmente..... mtooo aconcheganteee!!!! adoreiii Demaissss bjuss
Por: Fernanda merloti

eu fui nacido em santa eudoxia mas nao conheço gostaria muito de conhecer minha cidade natal
Por: Joao sambudio

Santa Eudóxia,para quem não a conhece é um paraiso no interior do Estado de São Paulo,o melhor lugar para se viver,eu mora lá,vem conhecer.Quem sabe nos tornemos amigos.......
Por: Elaine

conheci a cidade na decada de 60 , estudei ai , lembro ainda do trem maria fumaça e morei na fazenda boa esperança .voltei a visitar a cidade na decada de 90 , mudou muita coisa.
Por: luiz carlos rocha

Cidade tranquila boa de morar moro na chacara e a noite so ouço a cachoeria.
Por: MArio de Sousa e Silva Jr

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Eudóxia

Envie seu comentário sobre Santa Eudóxia

banner