Flórida Paulista

Flórida Paulista-SP
banner

Bem-vindo a Flórida Paulista!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Flórida Paulista, informações atualizadas sobre a cidade Flórida Paulista, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Flórida Paulista.

A cidade de Flórida Paulista, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 410m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.264 habitantes. A área total de Flórida Paulista é de 526,3km², e sua densidade demográfica é de 21,4hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Flórida Paulista-SP é 17830-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Flórida Paulista

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A Boston Cattle Company Ltd S.A., companhia canadense representada no Brasil pelo engenheiro James Burr, possuía nesta região, ou seja, na antiga Zona da Mata, mais de 20 mil alqueires de terras, com o objetivo de desbravar e colonizar, o que veio favorecer a chegada dos trilhos da então Companhia Paulista de Estradas de Ferro, encontrando uma região já desmatada, podendo também contar com produtos agrícolas e madeira para os trilhos daquela ferrovia.
A Companhia de Imigração e Colonização (CAIC), subsidiária daquela ferrovia, encarregou-se da venda das referidas terras. Em cinco anos foram vendidos todos os lotes rurais, cujo núcleo tinha como divisas iniciais o Ribeirão “Negrinha”, nas proximidades de Califórnia, atual Osvaldo Cruz, dali vindo alcançar os futuros terrenos do patrimônio “Flórida”, que seria locado do lado esquerdo do espigão divisor “Peixe-Feio”.
Em 20 de outubro de 1941, foi passada no 2º Tabelião de Marília a escritura de compra dos terrenos, onde seria locado o novo patrimônio. Essa compra foi feita pelo Sr. José Fróio e seu genro Dr. Idreno Sylvio Cavallari, num total de 127,5 alqueires de terras incultas e sem benfeitorias, onde foi erguida uma tosca capela – construída pelos pioneiros em apenas cinco dias - como marco inicial da formação desse Patrimônio. Em 25 de outubro de 1941, foi rezada a primeira missa naquele local, pelo Rev. Padre Gaspar, da paróquia de Parapuã.
Após o término da serraria, foi construído um pequeno rancho para dar abrigo aos primeiros empregados. Entre 1940 e 1941 foram chegando outras famílias: Junqueira, Ywata, João Japonês, José Frasson, Antonio Teodoro, João Cardoso. As famílias de Francisco Dias das Neves, Izaltino da Silva, Pedro Costa, Pedro Evaristo Wenceslau e Francisco Liberalino também chegaram nessa época.
Diz o Sr. Pedro que a escolha do local foi feita pelo seu irmão José, locando o futuro loteamento em terrenos de meia-encosta, que eram de sua propriedade.
Conforme informações prestadas também pelo Sr. Geremia Crepaldi, as primeiras famílias que aqui chegaram, além das já citadas, foram: Morandi, Antonio da Silva Freitas, Joanin Viol, José Spote, Ângelo Salva, Ângelo Nardele, Olímpio Bronharo, Antonio Spila, Américo Costa, Benedito Paulista, Olímpio Barbosa, Adamo Cedroni, João Buonomo entre outros.
No início de 1942, foi criada a primeira escola primária com duas classes, sendo suas professoras: Georgina Maluly e Guiomar de Faria Tavares Spanghero, esta, esposa do Sr. José Spanghero que na época era comerciante e depois funcionário da Fazenda Estadual. O Grupo Escolar foi criado em 07 de dezembro de 1946, com anexação dessas escolas e com a denominação de Grupo Escolar de Aguapeí do Alto, mais tarde Grupo Escolar “Octaviano José Corrêa”. Foi o seu primeiro diretor o professor Carlos Santana de Oliveira, nomeado em 12/01/1947. Era servente desse estabelecimento o Sr. Virgílio Garcia Neto.
Conta-nos o Sr. Pedro Fróio, que os primeiros médicos aqui radicados foram: Dr. Homero Mendonça e Dr. Henrique Soria. Depois vieram Dr. Hélio Chaves de Oliveira e Dr. Clóves Moraes Pacheco, este último, mais tarde foi nomeado médico do Posto de Saúde. Os primeiros farmacêuticos estabelecidos no município foram Virgílio Mendonça e Atílio Casadei. Mais tarde foi aberta uma farmácia no Bairro Santo André, de propriedade do Sr. Aguinaldo Chucre. O primeiro oficial de Cartório do Registro Civil foi o Sr. Luiz Pires de Moraes, na época já era Distrito de Paz, com a denominação de Aguapeí do alto, pertencendo ao município e comarca de Lucélia. Posteriormente o Sr. Laércio Martins de Freitas assumiu a direção desse Cartório.
A elevação do patrimônio de Flórida a Distrito de Paz se deu em 30 de novembro de 1944 pela Lei n° 14.334 e pela Lei 233, de 24 de dezembro de 1948, o distrito foi elevado à categoria de município, já com a denominação de Flórida Paulista, pertencendo ainda à comarca de Lucélia. Pela mesma Lei também foi criado o Distrito de Atlântida, e no ano de 1953, pela Lei n° 2.456, de 30 de dezembro, foi criado o Distrito do Indaiá do Aguapeí, cujo patrimônio foi fundado pelo Sr. Anézio Ferreira Martins.
Pela Lei Nº 1.940, de 3 de dezembro de 1952, o Município de Flórida Paulista passou a pertencer à Comarca de Pacaembu. Atualmente, está vinculado à Comarca de Adamantina e é formado pelos distritos de Flórida Paulista (sede), Atlântida e Indaiá do Aguapeí.

Significado do Nome

Florida ou Flórida? Na referência à existência de muitas flores na região, optou-se pelo acento agudo, que associa a municipalidade paulista à congênere nos Estados Unidos. Quando se emancipou de Lucélia, o povoado, que então formava parte do Distrito de Flórida, chamava-se Aguapeí do Alto. 

Aniversário da Cidade:

25 de Outubro 

Gentílico:

floridense

População:

12.660 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Oeste do Estado  

Limites:

Adamantina, Pacaembu, Presidente Prudente, Valparaiso e Mirandópolis.  

Acesso Rodoviário:

SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco). 

Distâncias:

Da Capital:

592 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos
 
Rio Aguapeí ou Feio

Rio do Peixe

Ribeirões Santa Maria, Tucuruvi, Emboscada e Iracema 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLÓRIDA PAULISTA

E-mail:

Telefones: http://www.floridapaulista.sp.gov.br

Sites: (18) 3581-9020

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40. 

E-mail: [email protected]

Site: http://www.expressodeprata.com.br

Expresso Adamantina S/A

SAC Geral: 0800 888 0809

SAC Para deficientes de Fala e Auditivo: 0800 880 0144
24 horas

Site: http://www.expressoadamantina.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Pç. Gerson Veronesi Ferracine, 128 
Bairro: Centro    
 
e-mail:
[email protected]
 
Telefone:
(18) 3581-1588
 
Obs:
Guarda o acervo do extinto Ofício de Registro Civil e Tabelionato de Notas do distrito de Atlântida.
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.
 
Atribuições:
Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Flórida Paulista

Nasci nessa cidade e vim embora com 7 anos de idade.Estou precisando muito de informações e documentos de registro.Se for possível me ajudar.Grata. Abraços.
Por: palmira

nasci nesta cidade e tenho orgulho.... sempre que posso vou ver os meus pais que ainda moram lá
Por: marcia beneton

esta pequena cidade do interior é tudo de bom para que esta afim de um descaso; cidade traquila tudo de bom logo irei para lá.
Por: marcia beneton

essa cidade e maravilhosa vivi minha infancia ai amo florida paulista esta no meu coraçao e de minha familia
Por: solene mendonça

nasci nesta cidade em 1955, e mudei em 1971,amo esta cidade, sempre que posso vou visita-lo, tudo é interessante, saudade da infancia. sp.19/05/09
Por: Paulo kiyuna

saudades de florida hj estou em rio claro mas oque tem de melhor esta no coraçao de florida que e praça central
Por: gilmar ladeia ferreira

Meu pai desapareceu, chama Cicero Paulo dos Santos, ele foi casado no cartorio desta cidade com Julia freitas dos santos, gostaria de saber se tem certidao de obito junto a certidao de casamento, por favor me ajude, preciso descobrir o paradeiro de meu pai. Obrigado
Por: Andreza

Moro em JI.PARANÁ .RO.,mais somos de FLÓRIDA PAULISTA esta cidade maravilhosa que nao tem como nao fazer parte da minha vida estudei na escola otaviano entre 82 e 83 e tenho varios parentes ainda ai um grande abraço para todos .
Por: REGINALDO BERNARDI

Já morei na cidade qdo pequena, era muito bom, não me lembro de muita coisa, mais do pouco que lembro nossa muito gostozo, adorava ficar na loja dos meus tios,pra quem não conhece lojas americana,um lugar muito sossegado......um bom lugar pra refrescar a cabeça, pra quem procura eu recomendo............saudades dessa cidade maravilhosa
Por: ALLINE

Adorei este espaço, sou floridense e amo esse lugar tranquilo d+ to aqui para mandar um oi pro meu primo Gilmar Ladeia
Por: cristiane

Olá, Flórida Paulista, ou melhor a Cidade Amizade como é conhecida é tranquila... um bom lugar para morar com a família. Gosto demais da minha cidade... e se você não conhece aproveite a oportunidade para conhecer a Flórida brasileira rs. Abraços.
Por: Leandro Martins

nasci nessa linda cidade fui adotada e hoje moro na capital um dia voltarei a morar ai
Por: luzia de oliveira

saudade da minha ,querida florida Paulista onde vivi até aos 18 anos, como os floridence costumão dizer,cidade amizade,estou morando fora ja faz 14 anos mas todos os anos no mes de dezenbro eu não deixo de vizitar esta cidade tão maravilhosa, que para muitos moradores não gostão,mas só eu sei a saudade que tenho desta cidade natal.......... um abraço florida paulista.
Por: claudio leite

E A CIDADE MAIS LINDA QUE EU JA VI NE MINHA VIDA. NASCI E CRECI NESTA MARAVILHOSA CIDADE.EU AMO FRORIDA PAULISTA
Por: nivaldo de oliveira silva

MANDE UM GRANDE ABRACO A TODOS DESTA PEQUENA GRANDE CIDADE QUE TANTO AMO. A PRACA ONDE TANTAS VEZES BRINQUEI. ABRACOS A TODOS.SUZANO SP.
Por: nivaldo de oliveira

ola!meus amigos desta maravilhosa cidade que eu ja mais esqueco!quero deixar o meu apelo as autoridades local para que preserve esta estacao de trem me da tristeza de ver como ela se encontra. que saudades me da de quando ela funcionava.abracos e tenho a serteza que isto sera resolvido. nivaldo suzano sp.
Por: nivaldo de oliveira silva

Nasci em florida paulista e fui embora quando tinha 17 anos mas sempre volto para visitar minha familia e amigos e claro matar saudades dos bons momentos que passei nesta cidade maravilhosa.
Por: marcio fernandes oquiali

Nasci nesta cidade maravilhosa, sinto muitas saudades apesar de ter familiares ainda morando no bairro quebra coco .Não vejo a hora de poder voltar a esta cidade que tanto tenho orgulho e rever alguns amigos que estudei na escola atlantida em Alto iris...
Por: maurilei lima da silva

ola! amigos desta cidade amizade.a poucos dias estive ai nesta maravilhosa cidade que tanto amo. foram dias maravilhosos. comi muito churrasco com meus amigos desta pequena grande cidade. abracos a todos ja estou com vontade de voltar ai de novo. nivaldo suzano sp.
Por: nivaldo de oliveira silva

saudades ,cidade linda e maravilhosa onde curto ferias com a minha familia e amigos que reside ai,nasci e cresci vendo a cidade crescer ,lugar de paz e sossego,onde tem tudo de melhor praça maravilhosa,a feira,frutas frecas mangas colhida nos pés.ar puro,em breve estárei ai .
Por: maria normecy gonçalves dias

Tenho 14anos e moro nessa cidade amizade. Gosto do lugar onde moro,calmo e tranquilo....UM BEIJO AOS MEUCONTERRANEOS.
Por: Lucilene da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Flórida Paulista
Fundação:
1948
Altitude:
410m
População:
11.264 habitantes
Área:
526,3km²
Densidade Demográfica:
21,4hab/km²
CEP:
17830-000

Envie seu comentário sobre Flórida Paulista

banner