Paramirim

Paramirim-BA

Bem-vindo a Paramirim!

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Paramirim, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Paramirim.

A cidade de Paramirim, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 654m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 27.427 habitantes. A área total de Paramirim é de 1.119,9km², e sua densidade demográfica é de 24,49hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paramirim-BA é 46190-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de Paramirim

gostaria de vêr paramirim novamente coloque +fotos por favor amo esta cidade.
Por: lu

MINHA TERRA E DA MINHA FAMILIA. TENHO MUITA VONTADE VOLTAR A MORAR LA
Por: MACXUELL P SANTANA

Paramirim, tem tudo de bom ,que uma cidade pode oferecer; laser , hospitalidade ,encanto... enfim, e a cidade dos sonhos.Estou falando da minha querida terra natal... Quantas, saudades! Até um dia.
Por: Elizandra

'pramirim' terra dos baianos é uma cidade linda que exite no mundo.eu amo a minha terra melhor que ela so no céu....
Por: karina

No momento eu estou em São Paulo fazendo faculdade de Tecnologia em Radiologia Médica, mas em neium momento esqueco desse maravilhoso lugar, minha familha quase toda moram ae e num futuro proximo eu tambem estarei fazendo parte direta dessa gente boa. É com muita saudade que fico por aqui, um abraço á todos.
Por: joão paulo da silva

Linda,aconchegante, lugares lindos...pessoas maravilhosas....as festas mais lindas, o melhor carnaval e a cidade mais encantadora.
Por: julia

eu amo esse lugar ele e d++++++++.... vc não perde nada conhecendo esse lugar por isso eu amo essa cidade
Por: maria ribas de souza

Paramirim, ou melhor, PARISMIRIM e a terra de um povo feliz ! Convido aos baianos de outras cidades que fossem até lá,com certeza irão amar.
Por: Antonio Luiz C. Tanajura

minha terra. minha mae. mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Por: max

eu tenho uma filha que nasceu ai paramirim ela hoje tem 13anos eu amo essa cidade linda
Por: luzimar

sou filha de paramirim, atualmente,moro em sp a cidade cada vez mais linda q saudades.
Por: nadia

saudades desta cidade maravilhosa. hidy brasilia-df
Por: eurides

Morei em paramirim em 1987, cidade muito bonita, pretendo visitar em breve, e rever os amigos.
Por: Paulo Roberio do Patrocinio

PARAMIRIM, CIDADE ACOLHEDORA,GENTE SIMPLES, PESSOAS INTELIGENTES, AMIGAS FIZ BASTANTE AMIZADE E CONTEMPLEI A AMIZADE DE MUITOS, RELEMBRO O AMIGO MARCOS MENDONÇA, MUITO PRESTATIVO, O ANSELMO MUITO INTERASSADO PELA POLITICA. NO MAIS SOMENTE SAUDADE. SANDRA REGINA, O CARNAVAL É MUITO BACANA. FUI PREMIADO EM CONHECER PARAMIRIM QUANDO NA CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM CUSTOU MAS SAIU.......SÓ SAUDADE.
Por: LUCRÉCIO OU LUCAS

não consigo esquecer Paramirim, tento mas as lembranças permanecem vivas. Bons tempos.
Por: LUCRÉCIO

Morei em Paramirim 13 anos da minha vida, recomendo, é um lugar onde tem cachoeiras, rios, uma represa que é a coisa mais linda!!!
Por: Cleide Borges Teixeira

Informações de Paramirim

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira penetração ocorrida no território deste município deu-se em consequência da colonização e exploração das Minas do Rio de Contas, no Município de Rio de Contas, quando portugueses e brasileiros, seguindo pelas margens do Rio Brumado, cujas nascentes controvertem no Pico das Almas com as do Rio Paramirim, lograram acesso às Minas do Ouro do Morro do Fogo, nas proximidades do Vale do Paramirim, onde se encontra localizada hoje a cidade deste nome.
Assim, surgiram, nos princípios do século XVIII, os primeiros habitantes desta região, os portugueses Manoel José Pereira, Tenente Valéro Manoel Viana Luís Ribeiro de Magalhães, Antônio Ribeiro de Magalhães e Manoel Marques Vilela, e os brasileiros Antônio da Rocha Bastos e José da Rocha Bastos. Além das exportações de minérios, eles começaram a incentivar a agricultura e a pecuária, organizando as primeiras fazendas do território, como a da Cachoeira, a da Conceição, a Santa Apolônia e Fazenda Pires.
Em 1820, no mês de Janeiro, Florêncio da Rocha compra ao Conde da Ponte as terras de Pau de Colher, e Manoel Joaquim Pereira de Castro as da Fazenda Poções, ao mesmo Conde, pela quantia, naquele tempo, de Rs 145$000,00 (cento e quarenta e cinco mil réis), cujo pagamento foi realizado em quatro prestações de Rs 36$250,00 (trinta e seis mil, duzentos e cinquenta réis). Começa assim, o ajustamento humano que deu início à povoação denominada Arraial do Morro do Fogo, que seria, mais tarde, a Cidade de Paramirim. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

paramiriense

População:

20.998 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Linda,aconchegante, de lugares lindos. Pessoas maravilhosas, as festas mais lindas, o melhor carnaval e a cidade mais encantadora.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro-Sul Baiano 

Limites:

Ao Norte: Rio do Pires e Caturama;
Ao Sul: Caetité e Livramento de Nossa Senhora;
Ao Leste: Érico Cardoso (Água Quente);
Ao Oeste: Botuporã e Tanque Novo. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

742 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

O Município de Paramirim, por sua topografia, por sua situação às margens do Rio Paramirim, pela celebridade de suas igrejas e capelas, pelos recantos pitorescos que apresenta, pela suavidade de seu clima, pela sua culinária típica, pelo colorido de suas festas populares, pela tradicional hospitalidade de sua gente, pela sua história centenária, constitui-se, em si mesmo, uma grande atração turística.
As principais atrações turísticas são: Barragem do Zabumbão; Represa do Rio da Rua e as piscinas naturais; os açudes da Arraial de Baixo, da Baixinha, do Bebedouro, do Pageú, do Periperi; as lagoas da Tabúa, da Av. César Borges, de Caraíbas e Várzea Redonda, dentre outras; Morro do Cruzeiro, com as torres de transmissão; a cachoeira dos Balaios; a Vila de Canabravinha, com suas tradicionais festas e romaria; as inscrições e pinturas rupestres da Serra da Pedra Branca, da Loca dos Tapuios, da Serra da Gamileira, do Mucambo, do Sangue dos Morotós, dentre outros; as Grutas do Menino Jesus de Pirajá, na Pedra do Mocó, do Morro Preto, do Sobrado de Santana, entre outros; os Morros da Via Sacra; a Pedra da Bandeira; a Igreja Matriz de Santo Antônio, as do Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Rosário da Cidade; a Capela do Bom Jesus e Santa Rita, em Pau de Colher, entre outras; suas praças, construções e casarões coloniais; as manifestações folclóricas e efemérides, como os festejos de Santo Antônio, padroeiro do Município, no período de 1.º a 13 de junho - a maior festa da região; a de São José, da Beira da Lagoa; as da Salina; a da Santana de Caraíbas; a de Santa Joana de Chantal, no Cristal; a de São José, de Curral Velho; a de Santa Tereza, no povoado de mesmo nome; e tantas outras, como também os folguedos populares dos reizados; o Santo Reis, do Grama; o Bumba-Meu-Boi; as levantadas de mastro; as encomendas das almas; as vias sacras; as figuras do Querido e Querida e sua Caipora; o São João; as alvoradas; o carnaval; as Casas Grandes das fazendas, com o seu delicioso requeijão e o leite quente no curral; os engenhos de raspadura; as rodas de farinha, com seu beijú; os teares; e os umbuzeiros, árvores símbolo da região, de onde é extraído o umbú, também utilizado para fazer doces.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAMIRIM

E-mail:

Telefones: (77) 3471-2261

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DOS FEITOS CÍVEIS E COMERCIAIS:

E-mail: acassuncao@tj.ba.gov.br

Telefones: (77) 3471-3171 / 2331

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paramirim
Fundação:
1890
Altitude:
654m
População:
27.427 habitantes
Área:
1.119,9km²
Densidade Demográfica:
24,49hab/km²
CEP:
46190-000

Envie seu comentário sobre Paramirim