São José do Cerrito

São José do Cerrito-SC
banner

Bem-vindo a São José do Cerrito!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em São José do Cerrito, informações atualizadas sobre a cidade São José do Cerrito, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de São José do Cerrito.

Informações de São José do Cerrito

Roteiros do Brasil

Região Serra Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização da região começou no Século XIX, com a ocupação e exploração dos campos de Lages pelos bandeirantes paulistas. Os fundadores de Cerrito foram os políticos da época – Anacleto da Silva Ortiz, José Otávio Garcia, Cirilo Antunes Pereira, Dorgelo Pereira dos Anjos, Vidal Gregório Pereira, Sebastião da Silva Ortiz, João Camilo Pereira e dom Daniel Ostin, bispo da diocese de Lages. Apesar da fundação ter ocorrido no local da primeira capela, construída próxima ao Rio Caveiras, foi formada uma comissão distrital para definir a sede. Por muitos anos, o município usou o nome de Caru, para lembrar as profecias de João Maria de Agostinho, monge da Campanha do Contestado – ele acreditava que o nome “Caveiras” faria com que mais e mais pessoas morressem afogadas nas águas profundas do rio. Por isso, os moradores passaram a chamar a localidade de Caru, nome de origem indígena que significa “forte e corajoso”, como o rio. Mas, em 1953, o Executivo da comarca de Lages recebeu a proposta do Legislativo para voltar ao antigo nome, São José do Cerrito, em homenagem ao patrono da primeira capela, São José.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

07 de dezembro de 1961

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O feijão é a principal riqueza do município, que reverencia o monge João Maria de Agostinho, símbolo do Contestado.

Clima

Mesotérmico úmido

Temperatura Média

21,5°C

hspace=0 COMO CHEGAR

O acesso é pela BR-282, em direção ao oeste.

Localização

Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages no Estado de Santa Catarina

Limites

Correia Pinto, Lages, Ponte Alta, Capão Alto.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

242 km da Capital

hspace=0 TURISMO

A maioria dos habitantes de São José do Cerrito mora na área rural, razão por que a economia do município baseia-se principalmente na agricultura. Cerrito é o quinto maior produtor de feijão do Estado. Cultiva ainda milho, arroz, tomate, cebola, alho, maçã, abóbora, batata e soja. Bienalmente, sempre em anos pares, o Parque Municipal de Exposições sedia a Festa do Feijão, com encontros tradicionalistas, rodeio crioulo, exposição de produtos agrícolas e gastronomia à base do produto. No mesmo parque, todos os anos, ocorre a Feira do Terneiro e Gado Geral, com exposição e comércio de animais. São Pedro, padroeiro do município, é reverenciado com atividades religiosas, gastronomia e festejos populares na Praça da Igreja-Matriz, sempre em 29 de junho.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Festa do Feijão, Festa do Terneiro e Gado Geral

Data: Abril

Festa de São Pedro

Data: Junho

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São José do Cerrito

hspace=0 

hspace=0 (49) 242-1111

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  

Comentários de São José do Cerrito

Conheço são jose do cerrito muito bem sempre que posso vou até lá acho uma cidade simples de pessoas simples mais muito hospitaleiras, recomendo a todos que puderem venham conhecer esse pedacinho de paz e susego pois não vão se arrepender.parabens ao povo cerritense.
Por: ROSELENE ELI COELHO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José do Cerrito

Envie seu comentário sobre São José do Cerrito

banner