Romelândia

Romelândia-SC
banner

Bem-vindo a Romelândia!

banner

Comece planejando a sua viagem para Romelândia utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Romelândia e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Romelândia.

A cidade de Romelândia, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 425m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.963 habitantes. A área total de Romelândia é de 237,7km², e sua densidade demográfica é de 29,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Romelândia-SC é 89908-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Romelândia

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os irmãos Romeu e Roneci Gransotto deram início à colonização de Romelândia, abrindo estradas e construindo pontes. As chácaras e lotes da Região Oeste receberam imigrantes, descendentes de italianos, vindos do Rio Grande do Sul. A principal meta desses colonos, liderados por Libório Antônio Antunes, era adquirir lotes de terras de boa qualidade para a agricultura, além de explorar a madeira-de-lei do local. A primeira indústria foi instalada em 1942. Tratava-se da Madeireira Iguaçu Ltda, da cidade gaúcha de Caxias do Sul, que exportava madeira para a Argentina através do Rio Uruguai. A industrialização facilitou o povoamento do perímetro urbano, especialmente a barranca do Rio Sargento, onde hoje está a ponte que liga Romelândia a São Miguel da Boa Vista. Romelândia foi distrito de São Miguel do Oeste e a emancipação político-administrativa ocorreu em 23 de setembro de 1963. 

Significado do Nome

 

Significa “Terra de Romeu” 

Aniversário da Cidade

23 de setembro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O gosto pela música, herança dos imigrantes italianos e alemães, é a maior fonte de lazer dos moradores da cidade.

Clima

Mesotérmico úmido 

Temperatura Média

19 ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

A partir da BR-282, seguir pela SC-471

Localização

Extremo-Oeste do Estado de Santa Catarina 

Limites

Campo Erê, Anchieta, Flor do Sertão, São Miguel do Oeste, São Miguel da Boa Vista, Barra Bonita.  

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

646 km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

Com a extinção das reservas naturais de madeira, a agropecuária passou a ser a principal fonte de renda do município e hoje é responsável por 80% de sua economia. As principais culturas são milho, feijão, fumo, trigo, arroz e mandioca. Destaque também para a criação de aves, suínos, bovinos de corte e de leite. O gosto pela música, trazido pelos imigrantes, mobiliza até hoje a população de Romelândia. Todo ano, entre setembro e outubro, os cancioneiros se reúnem para cantar e apreciar os cantores vindos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e outros municípios de Santa Catarina. No início da década de 1990 havia uma escola de música com professores pagos pela prefeitura e que davam aulas gratuitas, mas foi desativada. Não existem pontos turísticos na cidade, com exceção de algumas cachoeiras, e a música é quase que a única alternativa de lazer para os moradores.

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Romelândia

hspace=0 

hspace=0 (49) 624-0191

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

Comentários de Romelândia

ei romelandia so saudades foi ai q nasi vivo longe a mais de 15 anos um abraço a todos os romelandieses
Por: toninho

nasci em romelandia. essa cidade e boa de se viver hem!!!!!!!!
Por: everson ceser konzen

bela cidade, calma, harmoniosa, boa de viver, acho q por isso tanto gosto de la.
Por: Debora glembotzky

NASCI EM ROMELÂNDIA EM 1975, SAIMOS DE LÁ EM 1979 E FOMOS PARA RONDÔNIA, AGORA ESTOU MORANDO EM MANAUS-AMAZONAS, MAS VOLTAREI UM DIA DESSES PRA MATAR AS SAUDADES. ABRAÇOS A TODOS!!
Por: MÁRCIO FREESE

GOSTA DE SUSSEGO, TRANQUILIDADE,CONHEÇA ROMELÂNDIA.BELAS CACHOEIRAS,O SOM DA NATUREZA COM O CANTO DOS PASSÁROS,LINDA VEGETAÇÃO E ÓTIMAS FÉRIAS.ENCONTRARÁ ACONCHEGO EM UM POVO ACOLHEDOR.APROVEITE!
Por: edineia martinazzo

FOI LÁ QUE NASCI E CRESCI. ALGUNS ANOS QUE SAÍ DESTA CIDADE.CIDADE MARAVILHOSA DE SE VIVER,ESPERO ALGUM DIA PODER VOLTAR COM MINHA FAMÍLIA PARA MORRAR E MATAR A SAUDADE. ABRAÇOS À QUEM DE MIM LEMBRAR. "ROMELÂNDIA SÓ ALEGRIA".
Por: EDINÉIA

NASCI E ME CRIEI NESSA CIDADE ,HJ MORRO EM MATO GROSSO E SINTO MUITA SAUDADE DESSE LUGAR ONDE MORRA UM POVO EDUCADO E GENTIL ,O PESSOAL DAQUI É MUITO DIFERENE,FINAL DO ANO VOU PASSEAR AI DEPOIS DE PRATICAMENTE 12 ANOS.. BEIJOS
Por: ivete markendorf laier

NASCI E ME CRIEI NESSA CIDADE ,HJ MORRO EM MATO GROSSO E SINTO MUITA SAUDADE DESSE LUGAR ONDE MORRA UM POVO EDUCADO E GENTIL ,O PESSOAL DAQUI É MUITO DIFERENE,FINAL DO ANO VOU PASSEAR AI DEPOIS DE PRATICAMENTE 12 ANOS.. BEIJOS
Por: ivete markendorf laier

Romelandia minha terra para sempre,linha esperaca deixou muita saudade.
Por: jacirzanfonato

nasci nesse paraiso eh só Romelannndiiiaaaaaaaa mesmo cidade sucegadaa... venhao p/ k
Por: Maicon Djoni Walker

morei em romelandia com eus tios e primos,foi muito rbom tenho saudades,com certesa voltarei para visitalos,tenho saudades,obrigado.
Por: juride resmini

cidade linda tenho vontade de visitar ai novamente pois morrei toda minha infancia ai
Por: luciana machado martins

Nasci nesta cidade em 1959 e morei até os meus 15 anos, e com certeza foram os melhores anos da minha vida, onde eu trabalhava e estudava durante a semana, e nos finais de semana não faltava a diversão sadia como pescarias, jogar bola e bolitas com os amigos e um bom baile e cinema também. Mas de vez em quando volto lá para rever os amigos e parentes, respirar o bom ar da Natureza, e principalmente lembrar e matar a saudades dos bons tempos que não voltam mais, mas que estão sempre vivos dentro de mim.
Por: Juscelino Gabriel Marin

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Romelândia
Fundação:
1963
Altitude:
425m
População:
6.963 habitantes
Área:
237,7km²
Densidade Demográfica:
29,29hab/km²
CEP:
89908-000

Envie seu comentário sobre Romelândia

banner