Bombinhas

Bombinhas-SC

Bem-vindo a Bombinhas!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Bombinhas, fotos, informações, os principais hotéis de Bombinhas, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Bombinhas, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 32m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.544 habitantes. A área total de Bombinhas é de 36,6km², e sua densidade demográfica é de 178,80hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bombinhas-SC é 88215-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Bombinhas é um município brasileiro muito especial situado no estado de Santa Catarina. Criado em 30 de Março de 1992, tendo sido Bombinhas separado do Município de Porto Belo.

Bombinhas é também conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico, rico em belezas naturais, um verdadeiro refúgio em Santa Catarina. O Município fica a menos de 1 hora de Florianópolis e Navegantes, cidades onde se encontram os principais aeroportos do litoral catarinense.

Bombinhas é muito visitado por turistas, sendo isso uma das principais fontes de renda da cidade, seguido pela maricultura, criação de mariscos e ostras, e também a pesca artesanal.

A pesca é extremamente rica na região devido ao encontro de diversas correntes marítimas, favorecendo sempre a pesca farta.

Bombinhas é reconhecida como um dos 10 balneários mais lindos do Brasil. Entre suas maravilhas estão as praias, sendo as mais conhecidas, Bombas, Bombinhas, Canto Grande, 4 Ilhas, Zimbros e Mariscal.

A paisagem paradisíaca é propícia e convida moradores e visitantes à prática de esportes náuticos, como windsurfe e surf.

Em bombinhas os amantes do mergulho também ficam em êxtase, pois o local conta com diversas operadoras e escolas de mergulho, reconhecidas internacionalmente. Suas águas são claras e transparentes, um dos motivos de ter caído nas graças dos mergulhadores amadores e profissionais.

Bombinhas faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um centro de estudos científicos de suma importância da fauna e flora marinha.

A gastronomia de Bombinhas também é um ponto alto da região, pratos saborosos são preparados com frutos do mar, a culinária é simples, porém o sabor é requintado, deixando quem saboreia com gostinho de quero mais.

Todas as preparações são feitas com ingredientes de primeira linha e frescos, já que Bombinhas é um centro de criação de mariscos, ostras e possui uma pesca abundante.

Os restaurantes do município são excelentes, repletos de variedades em especialidades da região. Em Bombinhas você com certeza encontrará prazeres gastronômicos, visuais e climáticos, desfrutando de momentos inesquecíveis.

Três Unidades de Conservação fazem parte de Bombinhas: Parque Municipal da Galheta, Parque Municipal do Morro dos Macacos e a Área de extremo Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros, onde são realizadas caminhadas ecológicas em trilhas construídas pelos antigos moradores na floresta.

O nome da cidade é devido ao barulho das ondas batendo na areia que lembra o estalo de uma bombinha.

Todos os visitantes também se encantam com as belíssimas ilhas que ajudam a engrandecer as atrações locais, são elas:

Ilha do Arvoredo, Ilha das Galés, Ilha Deserta, Ilha do Macuco e Calhau de São Pedro.

Em algumas ilhas o acesso de barco é bem difícil, pois os locais são desabrigados e as correntes marítimas muito fortes, sendo assim aconselhadas para mergulhadores experientes.

Informações de Bombinhas

Roteiros do Brasil

Região Rota do Sol

Costa Esmeralda

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os portugueses açorianos fugindo das freqüentes invasões piratas no Arquipélago de Açores chegaram à região no início do século XVIII e fundaram o povoado de Vila Nova Ericeira hoje Porto Belo. Os colonos surpreenderam-se com a beleza do lugar e com o barulho das ondas quebrando na praia - daí a origem do nome atual de Bombinhas. Mas foi apenas na década de 1960 que a região foi descoberta pelos turistas. Atraídos pelas belezas naturais do município eles passaram a freqüentar as praias ainda que os acessos fossem ruins. Os padres salesianos construíram o Retiro dos Padres hoje transformado em pousada.

Significado do Nome:

Seu nome deve-se ao estampido que suas areias monazíticas produzem ao serem friccionadas.

Aniversário da Cidade:

30 de Março

Gentílico:

bombinense

População:

14.312 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município localizado, em grande parte, dentro da Reserva Biológica do Arvoredo, abrigado praias tranquilas com infra-estrutura turística, conhecida como a Capital do Mergulho Ecológico, Bombinhas é um ponto de encontro internacional para os mergulhadores, pois oferece águas transparentes, temperatura agradável, diversas ilhas e naufrágios. O folclore da Cidade está representado pela tradição açorianas, o Pau-de-Fita, o Boi-de-Mamão, Ternos de Reis e a Pesca da Tainha.

Clima:

Temperado quente

Temperatura Média:

19,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Florianópolis: BR-101 até Balneário de Camboriú e daí SC-412

Localização:

Município da Região do Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina

Limites:

Porto Belo e Oceano Atlântico

Acesso Rodoviário:

BR-101 e SC-412

Distâncias:

70 Km da Capital

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

Além da beleza das 19 praias do município e da tranqüilidade do lugar Bombinhas é conhecida pelos cursos de mergulho ecológico e pela Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Situada a 3km da praia é o local preferido dos mergulhadores.

Natureza

Para quem gosta do contato direto com a natureza não faltam atrações em Bombinhas. A cidade situa-se nas encostas da Serra do Mar numa área de muito verde e de Mata Atlântica preservada com várias opções de lazer e esportes de natureza.

Turismo Sub-aquático

Durante o verão são oferecidos passeios diários de barco pela costa com passagem pelas ilhas da reserva. Acompanhados de instrutores e bem orientados os passageiros podem mergulhar e ter sua aventura submarina filmada por profissionais.

Praias

A Praia de Bombinhas tem águas muito claras calmas com ótima visibilidade e é muito movimentada no verão. Na Praia de Bombas um pouco maior o mar é mais agitado dependendo do vento. Vale visitar Mariscal uma das praias mais bonitas especialmente ao nascer do sol; Zimbros localizada numa baía ideal para esportes aquáticos e onde os turistas podem conviver com os pescadores artesanais; Ingleses uma pequena praia com muitas belezas naturais também conhecida como Retiro dos Padres; Tainha de grande importância sócio-ambiental; Canto Grande com suas duas praias – uma de mar aberto e outra voltada para a Baía de Zimbros com águas calmas e exuberantes e a Praia da Sepultura que apresenta belos rochedos e grande variedade de fauna e flora marinhas constituindo-se em importante point para mergulho ecológico.

Infra-estrutura turística

 

A cidade tem completa infra-estrutura turística hoteleira e de lazer com quase 5.000 leitos em hotéis pousadas hotéis-residências e campings. Há bons restaurantes centros de compras e de serviços. Além disso Bombinhas fica próxima de grandes centros urbanos como Balneário Camboriú e Florianópolis. 

hspace=0 EVENTOS:

Campeonato de Caça ao Lixo

Data: 27 de Janeiro

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Data: 2 de Fevereiro

Festa da Reserva do Arvoredo

Data: 9 de Fevereiro

Regata de Bambinhas e Mergulho dos Ossos

Data: Fevereiro

Aniversário do Município

Data: 30 de Março

Festa do Pescador

Data: 5 de Agosto

Semana do Meio Ambiente

Data: 19 de Setembro

Passeio Ciclístico de Bombinhas

Data: Outubro

Festa do Marisco

Data: 10 de Dezembro

Enontro de Motocicliestas de Bombinhas

Data: Dezembro

Abertura da Temporada

Data: 20 de Dezembro 

hspace=0 Informações Úteis:

 

Prefeitura Municipal de Bombinhas. 

 

hspace=0 gcarneiro@bombinhas.sc.gov.br

hspace=0 (47) 3369-2350

hspace=0 110 Volts

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.bombinhas.sc.gov.br

         www.citybrazil.com.br

Comentários de Bombinhas

São mais de oito praias que quem gosta da natureza não pode deixar de visitar ,aguas calmas sem ondas, areias limpidadas em uma comunidade simples e simpatica na baixa temporada alugueis acessiveis podendo desfrutar de toda a beleza das praias e ate se tiver coragem dar um mergulho num dos mais belos locais para isso no sul do brasil .vale a pena conferir !
Por: Eder Rosso Bicca

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bombinhas
Fundação:
1993
Altitude:
32m
População:
6.544 habitantes
Área:
36,6km²
Densidade Demográfica:
178,80hab/km²
CEP:
88215-000

Envie seu comentário sobre Bombinhas