Balneário Gaivota

Balneário Gaivota-SC
banner

Bem-vindo a Balneário Gaivota!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Balneário Gaivota e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Balneário Gaivota.

Informações de Balneário Gaivota

ROTEIROS DO BRASIL

Região Caminho dos Canyons

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O território onde hoje está localizado Balneário Gaivota vem de sua co-irmã Sombrio, onde ambas tiveram como primeiros habitantes os índios Carijós. Estes, por sua vez, por apresentarem naturezas dóceis, sempre tiveram um bom relacionamento com os visitantes que pisaram às terras de Sombrio por volta de 1534, oriundos de Buenos Aires, que era, até então, colônia Espanhola (PMBG, 2013). Posteriormente, colonizadores portugueses começaram a chegar à região e em 1830, adquiriram as chamadas "sesmarias", iniciando então a colonização. Desde então, o inicio do desenvolvimento da região e o natural aproveitamento da área litorânea, com a exploração da pesca e do lazer. Com a intensificação destas atividades, a ocupação do litoral foi muito grande, provocando em 30 de agosto de 1990, a promulgação da lei nº 770, que criou o distrito de Balneário Gaivota. Depois deste ato, cresceu a mobilização da população local, interessada na emancipação do então distrito de Sombrio. Este movimento culminou com a criação da Comissão de Emancipação de Balneário Gaivota. Cumprindo todos os passos determinados pela legislação vigente, tal comissão viu coroada de êxito sua iniciativa e esforços, quando em 29 de dezembro de 1995, o governador do estado de Santa Catarina sancionou a lei nº 10.054, criando o município de Balneário Gaivota, onde seu primeiro prefeito foi Everaldo João Ferreira, eleito em 03 de outubro de 1996. No mesmo ano, o censo realizado pelo IBGE constatou uma população de 4.344 habitantes no município.

Significado do Nome:

O nome de Praia da Gaivota foi dado por Mario Sant'Helena e Francisco Ferreira Sobrinho, pois o então Arroio do Gildo possuía muitas gaivotas próximas ao mar.

Aniversário da Cidade:

29 de Dezembro

Gentílico:

gaivotense

População:

9.259 habitaqntes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Em Balneário Gaivota você desfruta de muita paz e de belas imagens. Com 23 km de faixa litorânea, Balneário Gaivota é uma das mais jovens cidades do Estado. 

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

Entre 15ºC e 28ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Acesso pelas rodovias BR-101 e SC-485, passando por Sombrio. A cidade fica na Latitude 29°0921, Longitude 49°3444.

Localização:

Litoral Sul, Estado de Santa Catarina 

Limites:

Sombrio, Criciúma, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Passo de Torres

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.039 km

-Florianópolis/SC - 246 km

-São Paulo/SP - 919 km

-Sombrio/SC - 9,8 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Na temporada de verão, a população de Balneário Gaivota passa de 60.000 pessoas. Os turistas - na maioria do Rio Grande do Sul e das cidades do sul de Santa Catarina – são atraídos por seus 23km de litoral com praias de águas e areias muito limpas. As praias mais famosas são Turimar, Village, Dunas, Areias Claras, Lagoinha e Ouro Verde, que são também as que oferecem a melhor infra-estrutura de turismo. Outro atrativo na cidade são as lagoas: Sombrio, Cortada, de Fora, Caverá, Terneira e do Rodeio, junto às quais é possível encontrar espaços para camping. 

Principais Pontos Turísticos:

-Lagoa Cortada

  -Situa-se a 4 km do centro do Balneário Gaivota. Lagoa margeada por extensas Dunas muito limpas próprias para caminhadas e para banho.

-Lagoa da Lagoinha

  -Lagoa piscosa, com pouca extensão. Estrada de chão batido, em boas condições.

-Lagoa da Terneira

  -Localizada às margens da Rod. SC 485, José Tiscoski. Acesso: asfáltico. Distancia do centro da cidade- 2 km. Nesta lagoa é feito captação de água para abastecimento da cidade pela CASAN.

-Lagoa de Fora

  -Distancia do Centro do Município- 4 km Acesso: asfáltico através da Rod. SC 485. Lagoa de águas limpas apropriadas para banho. Não é muito extensa, porém bastante profunda.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Dezembro

  -Dia 29 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALNEÁRIO GAIVOTA

E-mail: [email protected]

Telefones: (48) 583-1408

Sites: www.balneariogaivota.sc.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:


OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (0xx48) 3583-1726 

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-www.sc.gov.br

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-www.balneariogaivota.sc.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Balneário Gaivota

Báh fui para Gaivota uma vez e lá é muito show até hoje é a praia que mais gostei de ir por isso irei este ano denovo...
Por: Taiane da Silva

visitei o Balneário Gaivota a 12 anos atrás e gostaria de ir novamente, mas estou encontrando dificuldades em encontrar informações sobre valores de hotéis e pousadas via internet.
Por: teresinha farias

adorei conheser b gaivota achei osmoradores sinpatico bem cordiais . voltarei senpre . parabems ao prefeito, pork asidade é bem linpa
Por: lurde silveira

ja veraneio a 3 anos, adoro como se estivesse em minha residencia.
Por: claudeth kautzmann

Visitei Balneario Gaivota-SC, é uma belíssima e moderna cidade litorânea, com 22 km de praias limpas e ecológicas, bonitas lagoas, dunas e atrações turísticas.
Por: walmir de araujo

sim, conheço apenas 26 anos, e amo esse lugar , acho que esse foi um dos melhores veraneios dos ultimos anos, só não está vendo que não quer. , calçadas para caminharmos a beira-mar, beleza.,acho que devem pensar em pouquinho mais naqueles que aindaficam mais um tempo por aqui e, claro estamos curtindo o mar e de certa forma a tranquilidade do municipio, parabens ao PREFEITO, que DEUS sempre o esteja iluminando para que possamos usufruir de tudo aquilo de bom que ele pode fazer por nós.MUITO OBRIGADO, por nos querer por aqui.
Por: maria da graça

Balneario Gaivota-SC tem as praias mais lindas e ecológicas do litoral sul catarinense, possue belíssimas lagoas, dunas, e a cidade é muito limpa, bonita e agradável, vale à pena conhecer!
Por: ana madalena de souza rocha

Veraniei várias x e adorei...cidade calma,gente bonita..
Por: Lucia

Balneário das gaivotas, ja visitei e só posso dizer que é um lugar maravilhos, lindo, lindo e muito lindo... recomendo a todos. abraço
Por: Jueci Vargas

muito bom eu fui semana passada e eu adorei tem muitas pousadas bem legais e é super traquilo
Por: marjane

moro em porto alegre ;mas venoneio em balneario gaivota. temos apartamento la. e ja esta com uma infro estrutura bem legal. fazem 30 anos que vou para la.
Por: simone nazario maia

sim conheço estive la por duas vezes , adorei , e muito calmo por la , quero voltar la novamente , quem não conheçe e um otimo lugar ...
Por: irene

balneario gaivota emuito especial tranquila temos bancos correio postos pousadas restaurantes campin mercados farmaçias venha conheser F 48 35830535
Por: valmir coello da rosa

venha para balneario gaivota belas lagoas praias 22 kilometro de praia belas pousadas restauramtes mercados bancos correio 5 farmacias postos segurança loterica etc. esparamos de braços abertos boas vindas
Por: valmir coello da rosa

Conheci e gostei da interessante cidade litorânea de Balneário Gaivota, Santa Catarina. Possui belas praias limpas e ecológicas, dunas preservadas, bonitas lagoas, diversão, segurança, ecoturismo, gastronomia variada, hoteis, pousadas e um povo bastante acolhedor!
Por: Walmir de Araujo Rocha

vo sempre a gaivotas acho ideal para quem filhos tramquilo
Por: danise

Nossa essa cidade e maravilhosa suas prais com a melhor bisa q eu javi isso q ja fui para o rio de janeiro sua culinaria um atendimento de primeira hoteis otimos uma hotelaria otima vale a pena conhecer
Por: enrique

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Balneário Gaivota

Envie seu comentário sobre Balneário Gaivota