Maragojipe

Maragojipe-BA

Bem-vindo a Maragojipe!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Maragojipe, fotos, informações, os principais hotéis de Maragojipe, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!


Quem visita a Bahia, mais especificamente, Salvador, mal sabe que há um paraíso natural escondido a pouco mais de 130 quilômetros da capital baiana. Maragojipe é uma cidade pacata, com aproximadamente 45 mil habitantes. Ali se desenvolvem a pesca, a agricultura e uma cultura vasta, que vai desde os tradicionais costumes católicos até a cultura candomblé, que está presente em toda a Bahia.

Quem chega à cidade para conhecer suas belezas precisa ter muita disposição, uma vez que a grande maioria dos atrativos turísticos da cidade é composta por belezas naturais, cachoeiras, trilhas e muita pescaria. A pesca esportiva na cidade é um grande atrativo, pois as áreas onde esta atividade é permitida são realmente acolhedoras e convidativas.

Localização estratégica.

Maragojipe é a última cidade do Recôncavo Baiano localizada às margens da Baia de Todos os Santos. A região é um encontro entre os rios Paraguaçu e Guaí. Por conta desta geografia e localização praticamente perfeitas, Maragojipe oferece quilômetros de manguezais, rios, água de mar e infinitas espécies de peixes para serem pescados. É por este motivo que a pesca desportiva atrai tantos turistas até a cidade em várias épocas do ano.

Mesmo que a pesca seja um importante atrativo turístico da cidade, há outros pontos interessantes que os turistas podem aproveitar na cidade. O mais importante deles, talvez, seja o mirante do Alto do Cruzeiro. Dalí é possível ver toda a cidade, uma vez que este é ponto mais alto dela. Para os religiosos, o mirante do Alto do Cruzeiro é um ponto crucial durante peregrinações.

O centro histórico da cidade é outro local com grande atratividade, uma vez que várias construções ainda preservam a arquitetura colonial. A igreja matriz da cidade, dedicada à São Bartolomeu, o padroeiro local, é o principal ponto do Centro Histórico e reúne vários turistas durante o ano todo.

Como chegar:

Maragojipe não está muito longe de Salvador. São aproximadamente 140 quilômetros. No entanto, para quem vem de outros estados e de avião, é necessário – obrigatoriamente – chegar pelo aeroporto da capital. O trajeto de carro leva de uma hora e meia a duas horas e 15 minutos. Se você está em Salvador, dê uma esticada na viagem e conheça um importante ponto no estado da Bahia.

Informações de Maragojipe

 

Roteiros do Brasil

Região Baía de Todos os Santos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Uma tribo de índios Aimoré dominava a margem direita do Rio Peroaçu (mais tarde Paraguaçu) no trecho em que este recebe as águas do Guaí, e chamavam o lugar de “Marag-gyp” em razão do local ser cercado por extensos manguezais, habitat de insetos, especialmente nas mudanças de maré. A partir daí, surgiu o nome da cidade que, ainda hoje, encanta pelas belas paisagens.

Significado do Nome

Maragogipe vem de - Marag-gyp:  Rio dos Mosquitos  

Aniversário da Cidade:

08 de Maio 

Gentílico:

maragogipano

População:

42.815 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Maragogipe fica, exatamente, no ponto de encontro do Rio Paraguaçu com o Rio Guaí, formando uma extensa região de lagamar, cercada por cerca de 30 km de manguezais com, aproximadamente, 30 metros de largura. Apresenta excelentes condições para o turismo náutico, contando, inclusive, com uma ponte de atracação para embarcações de grande porte. Último paradeiro náutico do Recôncavo Baiano, a cidade ainda abriga, no porto do Caijá, dezenas de canoas e saveiros. As antigas embarcações à vela eram muito utilizadas para o transporte das mais diversas mercadorias no interior da Baía de Todos os Santos até recentemente. Hoje, ainda restam alguns exemplares concorrendo com meios de transporte mais modernos. Como outras cidades da região, Maragogipe traz uma forte tradição religiosa católica, mas é também comprometida com o candomblé. A cidade pacata se transforma durante o mês de agosto, quando é celebrada a festa de seu padroeiro, São Bartolomeu.

Clima:

Úmido 

Temperatura Média:

25º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:

Saindo de Salvador, pela BR-324, por 59 km, até o entroncamento da BA-026, percorre-se mais 11 km, até Santo Amaro. A partir deste ponto, siga para a Cidade de Cachoeira pela mesma BA-026, por mais 38 km. De Cachoeira, atravesse a ponte D. Pedro II para São Félix e siga por 23 km em direção sul, até Maragogipe.

Localização:

Município do Interior do Estado da Bahia  

Limites:

São Félix, Cachoeira, Nazaré 

Acesso Rodoviário:

BA-026  

Distâncias:

Da Capital:

133 km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Lagamar e Baixo Paraguaçu
 
Envolta por uma intocada floresta tropical, restinga e um vasto mangue, a paisagem da região do Lagamar e Baixo Paraguaçu, em Maragogipe, enfeitiça com suas inúmeras ilhas e pontos pitorescos. Ao longo do percurso sobre as águas deste que é o maior rio genuinamente baiano – o Paraguaçu -, os atrativos se sucedem e encantam pela natureza singular e o alto grau de preservação. Ilha dos Franceses, Gruta do Cantagalo, Capela do antigo Engenho Capanema, Fazenda Salamina, Cascata do Guimarães e a Cachoeira da Gruta do Sol – esta última com pequena infra-estrutura de apoio - são paradas obrigatórias para quem deseja conhecer melhor a região. Não deixe de visitar também o Convento de São Francisco do Paraguaçu, na Baía do Iguape, no município vizinho de Cachoeira. A sucessão de belezas naturais continua no caminho de volta, através do Rio dos Reis, passando por dentro do manguezal.  

Cachoeira do Urubu  
 
Pico para a prática do cascading (rapel em cachoeiras) e escalada no sentido inverso, a Cachoeira do Urubu, formada pelo Rio Quelembe e ocultada por mata densa, tem cerca de 20 m de altura, caindo em um pequeno lago de grande profundidade.   

Ponta do Souza/ Praia do Pina

Uma bela praia fluvial, formada a partir das vastas águas do Rio Paraguaçu. Sua paisagem bastante pitoresca inclui mata nativa, restingas e manguezais, contribuindo para a grande biodiversidade do local. De suas areias, o visitante tem uma mínima noção sobre a grandiosidade da bacia do “Gigante Paraguaçu”, já que alguns de seus afluentes, como o Guaí e o Rio Urubu, também deságuam no local.

Centro Histórico

A arquitetura colonial é significativa, com prédios tombados pelo Patrimônio, além de outros do início do século, como a antiga Vila Suerdieck e as ruínas da fábrica Dannemann, herança dos tempos áureos da indústria do fumo. O destaque é para a Matriz de São Bartolomeu, construída no século XVII, no topo de uma colina para onde a cidade cresceu. O coreto na praça da Matriz, a casa paroquial, a sede das centenárias filarmônicas Terpsícore e Dois de Julho e a Santa Casa da Misericórdia conservam a aparência colonial da cidade que parou no tempo. A Casa de Câmara e Cadeia, construção do século XVIII no mesmo estilo das Casas de Salvador e Santo Amaro, remonta ao tempo em que o General Labatut foi preso pelos portugueses, e a população lutou bravamente pela Independência do Brasil, o que inclusive lhe valeu o título de Patriótica Cidade de Maragogipe.

Alto do Cruzeiro

Mirante natural, é o ponto mais alto de Maragogipe de onde se descortina a cidade, o manguezal e o encontro dos rios Paraguaçu e Guaí. É também local de peregrinação religiosa. Outro mirante é o do cemitério, com uma bela vista da Baía do Iguape, ponte de atração, Convento de São Francisco e a ilha dos Franceses.

Ponta do Souza – Praia do Pina

No verão é a mais concorrida pelos habitantes da região. Mesmo fluvial, a praia sofre influência das marés. Rio, mata e manguezal formam a paisagem deslumbrante onde mulheres e crianças vivem de mariscar. Deste ponto é possível ter uma idéia dos rios que formam a bacia hidrográfica do Paraguaçu: Guaí, Urubu, Cachoeirinha e, naturalmente, o Paraguaçu. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fevereiro/Março

Carnaval (móvel)

 Maio

01 a 31 - Mês de Maria - 01 a 31

 Junho

01 a 29 - Conjunto de Festas dos Santos Juninos

24 a 29 - Forró do Cais - 24 a 29

 Julho

1º Sábado do mês - Bando Anunciador da festa de São Bartolomeu

 Agosto

- Lavagem da Igreja de São Bartolomeu – sábado antes da festa

24 - Festa de São Bartolomeu – dura todo o mês.

- Regata Aratu/ Maragogipe

 Setembro

01 a 07 - Comemoração da Independência   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAGOGIPE

E-mail: pmmgapre@gmail.com

Telefones: (75) 3526-2956

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (75) 3526-1320

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viacão Jauá:

Telefone: (71) 3450-5544

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

 

Pç. Ermezindo Mendes, 08 - Ed. do Fórum - Bairro: Centro    
 
Telefone: (75) 3526-1311

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.
 
Atribuições: Registro de Contratos Marítimos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos
Registro Civil de Pessoas Jurídicas

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIO: (74) 3653-1008

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bahia.com.br

www.sct.ba.gov.br

www.surak.eti.br

http://portal.mj.gov.br

 

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Maragojipe

Meus pais são dessa cidade que amo muuito.É um belo lugar a ser visitado para conhecer os pontos turisticos. Amoooo essa cidade maravilhosa.
Por: Jaíne Barbosa

Apesar de sair da cidade ha mais de 30 anos, amo minha terra natal, morro de saudade dos picoles de frutas, o antigo navio que fazia viagens a Salvador, sempre que ia a Maragojipe tinha que viajar de navio, uma pena que não contamos mais com esta maravilha, além dos belos saveiros, que inclusive meu tio Wilson Norberto tinha um, infelizmente ficou só na lembrança, hoje conto para os meus filhos como foi boa a nossa infância, o tempo em que estudava no Polivalente ena escola engenheiro rebouças, passeios de canoas, pesca de siri, tomar sorvete na praça, ir a igreja de São bartolomeu, sentar no cais nos finais de tarde, feira do caijá, comiamos frutas exoticas, como fruta-pão, sapoti, jenipapo, goiabinha, etc. No ano de 2008, passamos alguns minutos em Maragojipe, tentei resgatar algumas das nossas aventuras para mostrar aos meus filhos, mas muito delas não encontrei. Precisa investir mais em turismo industrias, aproveitem agora que as empresas estão migrando para esta região. Detalhe QUERO NAVIO DE VOLTA. Um grande abraço aos nossos conterrâneos.
Por: Ana Maria de Souza

Nasci nesta maravilhosa cidade,meus pais continuam lá e de vez em quando a visito, estou morrendo de saude, neste carnaval com certeza, estarei irei visita-la
Por: PIERRE

conhecir maragojipe em agosta de 2000, fui pra lavagem de sao bartolomeu,gostei e mim divertir tanto que nao perco mais se Deus quiser,esse ano estarei la
Por: nadir correia

cidades dos encantos,terra bonita e imaculada abençoada pelas mãos de São Bartolomeu,cidades de muitas riquezas naturais.essa é a maragogipe que moro.
Por: alice baião

E uma cidade maravilhosa,um lugar impresionante.bonita,legal
Por: carla silva santos

Cidade maravilhosa, gostei muito, as paisagens muito legal.O pôr do sol no cais e uma maravilha que só vem de DEUS.
Por: Eliana

eu sou filho desta terra maravilhosa q/se chama maragojipe,que saudade desta terra, que tanto amo,espero um dia retornala definitivamente
Por: antonio lopes rangel

Gostaria muito de saber quando é a feira de Maragogipe o dia da semana que é mais importante para a feira.
Por: IRENILSON ANDRADE

Ainda não conheço, apesar de ter amigos que são daí... Mas já vasculhei fotos e fiquei encantada com a beleza arquitetônica e as paisagens naturais! Maragojipe parece ser um capítulo a parte dentre as cidades do Recôncavo!
Por: Geisa

Eu nao conheço pessoalmente ela, mas eu amo esta cidade. porque foi aonde meu pai nasceu desejo um dia poder conhecela,desejo muito encontrar os meus parentes que moram ai .assinatura deles santana de albuquerque.obrigado
Por: vanda henrique albuquerque

maravilhosa cidade onde eu nasci perfeita tenho muita vontade de sair de são paulo pra voltr pra minha cidade onde jmais deveria ter saido. tenho parentes ai tias tios primo primas e meu grande e mado pai
Por: patricia

Eu tenho o prazer em dizer, que cheguei a esta cidade após ter conhecido a pessoa mais importante da minha vida, a bela, sou da chapada diamantina e fiquei honrado com a beleza natural deste municipio, mesmo queredo que saibam que em qualquer lugar ou no paraiso, Maragugipe, ela cuidada de mim que eu cuido de tu, Sú...
Por: Ney Orobó

tranquilidade, culinaria, principalmente a carne de porco defumada, a farinha de mandioca, sempre saborosa, o camarão defumado que só o Maragojipano sabe fazer, ñ dito por mim mais pela uma apresentadora de uma rede de tv disse ao vivo, que a carne de fumeiro e o camarão defumado ñ existe em nenhum lugar do Brasil igual, abraços.
Por: Rômulo Conceição Silva

uma cidade muito linda todos deveria ir lá .................................
Por: nailson

A cidade de maragogo é muito boa pra curtir o verão, tem um lugar chamado de Lagoa que tem uma vista lindissíma
Por: Lucinéia torres

estar cidade é linda . ponto de souza e chuveirinho é um dos pointes da cidade maravilhosa .
Por: senna

ADOREI A CIDADE PENA Q NÃO PUDE APROVEITAR MAS EM BREVE VOLTAREI PRA CURTI COM MAS TEMPO MAS FOI UMA FESTA MUITO LINDA PARABENS A TODOS ,O ANO QUE VEM EU VOLTO
Por: LIA

EU AMO A CIDADE QUE NASCI MORO EM SALVADOR MAS TENHO MUITA SAUDADE AINDA TENHO PARENTES LA GOSTO DO CARNAVAL DESSA TERRA MARAVILHOSA E ME LEMBRO DO SAO JOAO QUE SUPER LEGAL
Por: AMANDA RODRIGUES

maragojipe e uma cidade maravilhosa nasci e mim criei e um dia voutarei
Por: munique

adoro essa cidade sou de salvador mas foi ai que eu me criei em ponta de souza. ai que saldade quando eu poder estarei ai nesse paraiso tropical!!!
Por: robson de ponta de souza

tenho muita saldade de minha terra querida.acidade e muito bonita linda e maravilhosa
Por: atanagildo de oliveira guedes

sou maragogipano, mais moro muito distante desta terra maravilhosa,resido em São Luis, Maranhão, mais nas ferias sempre que da viajo para matar a saudade que e´grande.
Por: juracy cesar dos santos mato grosso

tive uma infância extremamente feliz.Agradeço a MARAGOJIPE.
Por: jose carlos sanches

Foi nessa terra maravilhosa q encontrei meu grande amor mãe de meus filhos agradeço muinto a são Bartolomeu por ter encontrado uma mulher maravilhosa, e especial te amo Tânea. esse é o lugar mais lindo do mundo um dia vou morrar ai valeu maragojipe
Por: claudio jose

Sair quando pequeno desta bela cidade, retornei a mais de 20 anos e pude sentir de perto a maravilha da fauna, flora e a hospitalidade dos nativos, principalmente aqueles moradores dos distritos de Capanema e Guaí. e isto foi tão engrandecedor que adquirir um pequeno sítio a beira-mangue ao lado do restaurante da Dolores, onde passo maravilhosos dias, e que pretendo finalizar meus tempos.
Por: edmundo de almeida

Gosto muito da cidade e simto falta mais precizei parte por falta de trabalho beijos pra todo povo maragogipano...
Por: Armando

eu amo dimais essa cidade,é tao bom ser dela indiscutivel comentar
Por: Claudio dos Santos Pestana

Nasci e vivi 17 anos em Maragojipe, estudei no Simões Filho, onde tive oportunidade de conhecimentos que facilitaram muito minha vida profissional, uma base de ensino maravilhosa, agradeço aos mestres que muito me ajudaram. Tenho boas lembranças da minha infância, onde ainda era possível brincar com segurança na porta de casa, das brincadeiras de casinha com as meninas fazendo comidinha, aniversário das bonecas, de escola, de desfile.... Ah saudade! Maragojipe de povo simples, hospitaleiro, GENTE MUITO BOA, vale a ´pena conhecer.
Por: Rose Meyre Camarão

ha sou silho de maragogipe com muito orgulho e amo minha terra natal e as pessoas daqui ,que cidade boa que zona rual tranquila e produtiva ,os manguesais estao super conservado isso siguinifica que estamos no caminho certo veja as maravilhas do rio paraguassu experimente uma viaje em uma noite de lua cheia de cachoeira ate sao roque do paraguassu e muito maravilhoso vale apena comferir.(abrços)
Por: Luiz Carlois Nunes Cerquiera

moro em salvador, mas sou nascido e criado em coqueiros e gostaria de ver imagens da minha terrinha para abrandar um pouco minha saudade e de oreferencia imagens da praia do porto em coqueiros que é uma linda paisagem
Por: henrique

CIDADE LINDA ONDE PASSEI MINHA INFANCIA JUNTO À MINHA FAMILIA. OBS: FILHA DE ANISIO BAHIA ( GRANDE HOMEM DA CIDADE)
Por: elba bahia

É muito bom termos esse tipo de entreterimento ao nosso alcance. barabens pela brilhante ideia seja promissores sempre. Umgrande abraço
Por: ClaudiodosSntos Pestana

adoro essa cidade..........meus pais sao natural desse lindo lugar...amo
Por: joice de souza

a zona rural de maragojipe é a parte que eu mais admiro.
Por: pedro rebouças

gostaria de saber quando vai ser a festa de maragogipe espero resposta
Por: elisangela

Eu moro em maragojipe é muito bom!gostaria de saber quais sao as comidas tipicas de maragojipe
Por: mariana

Adoro essa cidade vou sempre que posso,amo a praia ponta de souza e os moradores sao muito hospitaleiros
Por: lais lima

sou de Maragogipe, é tudo de bom minha cidade!! vários pontos turisticos. e sem conta que a cidade é encantadora, amo Maragogipe!!
Por: ANA PAULA

maragogipe e tudo de bom ataliba esta de parabens
Por: maria

ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ESSA CIDADE AMO MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Por: CAROL

CONHEÇO SIM A CIDADE DE MARAGOGIPE, GOSTO MUITO,
Por: ELIANA DE JESUS

Tenho muitas saudades desta terra em que mim criei, esta sim é cidade maravilhosa não tirando mérito de outras . Maragojipe terra de paz amor esperança ,terra de lindos lugares e lindas familia . Você precisa visitar este lugar maravilhoso . amo todos desta cidade MARAGOJIPE TE AMOOOOOOOOOOOOOO. Ass.EULER O popular Léo.
Por: Euler Humberto da Silva Bahia

O carnaval e o São João de Maragogipe são maravilhosos. Visitei a convite de uma amiga, gostei muito.
Por: Rsg

CONHECO MARAGOJIPE DE PASSAGEM! GOSTARIA DE CONHECER MELHOR.. DIZEM QUE EH UM LUGAR FANTATISCO
Por: ROSE

Olá pessoal! Nunca tinha passado o carnaval em maragijipe,eu adorei,foi diferente,agradavel,movimentado,mascaras e fantasias lindissímas. Estou planejado voltar no proximo carnaval e levar mais pessoas para conhecer a cidade e o carnaval. Luciene
Por: LUCIENE PARANHOS

Não conheço ainda Maragojipe, mas sou fã da cidade pela beleza natural e seus festivais, pesquiso mto sobre a cidade e acho um charme.... espero que logo posso realizar meu sonho em conhece-la.
Por: Lúcia Luz

ah! FANTASTICO O CANAVAL, MAS A CIDDAE É DEFICIENTE DE HOSPEDAGEM!
Por: ANTONIO CARLOS SOBRINHO

sou filha de maragojipe morro de saudades todas as veses que visito o brasil nao deixo de visita-lo gostaria de ter um bom hotel dessa vez para ficar porfavor me indique
Por: RITA MILLER

pra mim e um lugar maravilhoso.tem lugares lindo e o carnaval me lembra o carnaval de roma.
Por: elis

Quero conhecer , pois fique sabendo que e muito bonito , erico com a sua cultura.
Por: cleonice elina de jesus

"Doces plagas onde meus Pais me embalaram o primeiro e meus filhos me velarão, talvéz, o último sono." Rui Barbosa" Este ano realizaremos o 5o. baba ENCONTRO DAS FERAS 2011. Vai virar patrimonio histórico de Maragogipe. Marcos Rosário
Por: Marcos Rosário

venha conhecer nossa linda cidade de maragogipe bahia nossas cultura,frutos do mar festas como carnaval e sâo bartolomeu e muito mais.
Por: fabio

so filho de maragogipe e amo esta cidade QUERIA QUE O NOSSO NAVIO MARAGOGIPE RETORNASSE PARA O LOCAL DELA QUE E FAZER VIAJEM PARA NOSSA CIDADE MARAGOGIPE TENHO FILHA E NETA AI ASS CLEBER SANTANA.
Por: cleber santana

Já visitei, conheço e já vivi em Maragojipe.Isso há muito tempo atrás.Sou filha dessa terra santa, abençoada por S.Bartolomeu.Sou filho de Lacerda do camarão e morava no Porto.Estudei no Simões Filho ,junto com ZÉ povinho,Moacir, Carlos Alemão, Roberval, Jorge Malaquias, Raimundo Celestino , Antonio José(França da praça),...A cidade tá entrando no seu período festivo.Viva S.Bartolomeu.Abraços a todos.
Por: RAIMUNDO ANDRAD LACERDA

Envie seu comentário sobre Maragojipe