Rosário do Sul

Rosário do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Rosário do Sul!

banner

As melhores pousadas em Rosário do Sul podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Rosário do Sul

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Fronteira Gaúcha

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Rosário do Sul, nasceu a partir da Sesmaria do Passo do Rosário, em 1815. Sua primeira povoação era formada de barqueiros e canoeiros, e já em 1856 contava com casas ocupadas por famílias dedicadas ao comércio e agregados nativos. Possui duas das mais belas praias fluviais do estado: Areias Brancas e Praia do Rio Ibicuí.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 158, BR 290, RS 640

Distâncias

384 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

MUSEU MUNICIPAL HONÓRIO LEMES

As salas de exposição permanente contém: Arquivo de peças e doações, Antiquários (pianos, mesas de rádio, harmônio, vitrines com bibelôs, peças de perfumaria e outros), Sala da Batalha do Rosário (peças referentes à Batalha), Sala Pe. Ângelo Bartelle (com seus pertences), Sala Gen. Honório Lemes (peças de uso diário, de guerra e outros), Galeria de ex-Prefeitos (fotos), Sala do Gaúcho (Tradicionalismo) e acervo de marionetes da família Goutier, conhecidos animadores e bonequeiros na França, Argentina e sul do Brasil). Rua Amaro Souto, 1663 - Centro aberto ao público das 8h às 18h.

PRAIA DAS AREIAS BRANCAS

Balneário localizado a 500m do centro da cidade, dotado de infra-estrutura, com área de camping, restaurantes, bares, danceterias, área de lazer e palco de shows, onde acontecem diversos eventos regionais. É considerada a mais bela praia fluvial do Estado. Localiza-se na Av. Rio Branco, aberta diariamente com maior intensidade de visitação na temporada de verão.

ARTESANATO

Rosário do Sul possui uma Associação de Artistas Plásticos e Artesãos que desenvolve atividades, cursos, oficinas, produzindo peças para comercialização. O município já participou de diversas mostras estaduais e nacionais de artesanato.

CAMINHO FARROUPILHA, CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA

A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Reunindo cultura, belas paisagens e diversão, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho oferecem um passeio único com seus visitantes: um roteiro integrado que fará o visitante se emocionar pela saga farroupilha.
No roteiro as estâncias, museus e charqueadas abrem as portas para receber os turistas, oferecendo passeios temáticos, a vivência nas lidas campeiras e, principalmente, o acesso a informação de dados sobre a história do Rio Grande do Sul.
Municípios envolvidos: Alegrete, bagé, Caçapava do Sul, Camaquã, Guaíba, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São José do Norte e são Lourenço do Sul. 

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL IBIRAPUITÃ

Está localizada na região sudoeste do Rio Grande do Sul, nos municípios de Alegrete (15,22%), Quaraí (12,22%), Santana do Livramento (56,81%) e Rosário do Sul (15,75%) num perímetro de 260km. O clima da região é subtropical, com chuvas bem distribuídas e estações bem definidas. A temperatura média anual é de 18,6°C. Foi criada com o objetivo de fomentar o turismo ecológico, a educação ambiental e a pesquisa científica, preservar a cultura e as tradições do gaúcho da fronteira, bem como proteger espécies ameaçadas de extinção em nível regional. A APA é rica em atrativos tanto naturais quanto históricos. Em Alegrete destacam-se o Rio Ibirapuitã, a Lagoa do Parobé, o Balneário Caverá e a Ruína dos Cambraias. Em Quaraí, os principais atrativos são o Cerro de Tarumã e o Morro das Caveiras. Em Santana do Livramento, o Parque Municipal Lago do Batuva e os Marcos da Divisão de Fronteira entre Brasil e Argentina. Bioma: Campos Sulinos. 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Rosário do Sul

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3231-2844 - Fax: (55) 3231-2852

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (55) 3231-5112
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3231-2700

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3231-1017

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.prefeituraderosario.com.br

               www.rosariodosul.famurs.com.br

Fotos colaboração:Carlos Blasckesi

Fotos colaboração:[email protected] <[email protected]>

Comentários de Rosário do Sul

Eu conheço Rosário do Sul e acho uma cidade bonita, especialmente por causa da sua praia. É muito bom ficar no fim da tarde sentado na areia, tomando chimarrão e curtindo o movimentos!
Por: Mírian Preto

há 29 anos deixei minha adorada Rosário do Sul, fico feliz de ver em fotos q sua beleza aumentou, tenho orgulho de ser Rosariense, mesmo morando em Cuiabá-MT.
Por: clovis henrique mendes da silva

bom, oque eu tenho pra falar de rosario é oque tem de melhor quando eu vou nas ferias é a praia das Areias brancas nao moro em rosario mais tenho meus parentes que moram ai, e eu tambem gosto das gauderiadas bom e é isso que eu amo em rosario do sul!
Por: jaíne de oliveira rodrigues

...cidade marivilhosa cheia de encantos mil;cidade maravilhosa coração do meu Brasil!!!!!!!! eu amo ROSARIO DO SUL
Por: andressa

rosario do sul é minha terra natal.Amo essa cidade,passo sempre minhas férias nas praias das areias brancas.
Por: rosane menezes oliveira

e uma cidade muito boa de se morar,tem gente hospitaleira,bonita, festeira! Terra da gauderiada e de um dos melhores carnavais.Viva Rosario do sul
Por: cibele

Morei em Rosario do Sul algum tempo, na decada de 1980, cidade onde nasceu meu filho mais velho, hoje com 25 anos. Saudades eu tenho dos banhos no Rio Santa Maria, Praia de Areias Brancas. Tambem os passeios pelos campos do municipio deixaram muitas lembrancas boas. Rosario, tudo de bom pra ti.
Por: Ennio Gomes

Sou Paranaense de Foz do Iguaçu,mas durante tres anos tive a felicidade de morar em Rosário do Sul e em Quaraí.Apesar de ser criança,me lembro do colégio que estudei.Chamava-se Grupo Escolar Josina Zubaram e também de uma fanfarra que se chamava Banda Marciel Perereca de um Ginásio chegando ao Centro da Cidade,que não me lembro agora.Meu pai trabalhou na construção da Ponte que aparece em uma das fotos,não ficamos até o final da obra,pois meu pai sempre era transferido com a primeira turma para outra obra,que foi em Quaraí,com divisa Brasil-ArtigasOutro lugar também muito gostoso de morar.Hoje estou morando em Minas Gerais na cidade de Além Paraiba que fica na Zona da Mata.
Por: REGINA CELI DA SILVA

nasci nesta cidade mas infelizmente nao moro mais la mas adoro esta cidade nas ferias eu visito meus familiares adora a praia ,as pessoas é tudo muito legal parabens Rosario do sul pelo seu aniversario 19 /04
Por: isa cristina de oliveira rodrigues

moro no mato grosso já ha 10 anos, mas amo essa terra
Por: andreia dalcin

sim eu sou natural de Rosario do Sul,mas moro em Caxias do Sul,sempre que posso dou uma espiadidinha no site ,pelo que eu estou sabendo ela esta crescendo dia a dia,isso,só assim eles não precisam sair dai para trabalhar fora,. é muito bom para todos os Rosarienses. Parabens Rosario do Sul que sigas cada vez melhor.saudades eu amo de copração essa minha terra.
Por: IRMA ESTEVES DE LIMA

praia das areias brancas sendo as melhores de rio do estado do RS
Por: jose david sacks da fonseca

Bãã AmoÕ esse lugar nasci alii, e com 5 anos fui em bora para Canoas mas nas férias , vou para lá Sem esplicaçães AmoÔ muiito esse lugarh
Por: Andriiele

Sou natural de rosário mas ja faz 5 anos que moro em caxias, sempre quando tiro férias vou passar um tempo na minha cidade na praia das areias brancas porque fico hospedado em frente da praia.
Por: Adriano jaques

me encanto las playas y la simpatía de la gente.quiero ir a la proxima Gauderiada,si pueden me mandan decir en que fecha se realiza.- cordialmente los saluda Isaac
Por: Isaac Santana

sou natural dai moro a 14 anos fora mas jamais esqueci desta cidade maravilhosa amo rosário ainda voltarei de ves pra ai
Por: ana alves

Uma Cidade Linda ...que tem tudo para ficar mais bonita, lugares maravilhosos!!! vamos cuidar melhor da cidade para o que ela tem de melhor ressaltar..
Por: Taisa

Saudade,muita saudade de Rosario doSul..saudade dos lugares e principalmente das pessoas q dai ja si foram,tenho esperança de logo voltar ai para encontrar pessoas que eu nunca esqueci.
Por: lori

Rosario do Sul ,ai nasci em dezembro , na fazenda Nossa senhora auxiliadora que ainda pertence a familia Vargas a mais de 200 anos , que foi do meu avo Alfredo Cancio Vargas , depois do Meu Pai Sady Vargas ,e Agora dos filhos , eu minha irma e meu irmão , a mais de 22 anosque estou no norte , mais ainda minhas raizes estão nesta terra .
Por: Lisandro Vargas

eu moro em rosário do sul..amo essa cidade....é onde eu nasci e me criei...tem muitas belezas e o povo daqui é hospítaleiro e alegre...tem muita gente bonita....rosário do sul é a um amor de cidade....e está sempre de braços abertos a receber visitantes...venham conhecer essa beleza de cidade...abraços a todoss;;;
Por: TATIELE PEICHE SILVEIRA

fui morar em rosario muito pequena e fiquei até adolescencia. amo esta cidade. gostaria muito de morar aí novamente. me lembro sempre dos carnavais, da praia, dos amigos.
Por: susana carla lisboa rodrigues

Amoo essa cidade maravilhosaa..muita saudade desse povo aii...beijos a todos!!!
Por: sandra peirot

A praia deve ser sempre preservada como um dos mais belos patrimônios naturais da fronteira gaúcha.Saudades.
Por: Vera Lucia Gerzson

Rosário do Sul, pra mim enquanto rosariense, é uma maravilha de cidade, pra morar, pra ser feliz e desfrutar de paz e tranquilidade. Desfrutar das amizades, da solidariedade de seu povo que talvez igual não há por aí.Quer viver no paraíso? Venha para Rosul, então.
Por: Nilza rovanela Pereira da Silva

Eu nasci em Rosário do Sul.amooo de paixão essa cidade gostosa de se viver..mas fazem quase dosi anos que não moro mais lá...mas quando dá...sempre vou ver meus parentes e amigos que ficaram ainda morando em rosul.amoo a praia das areias brancas,saudades....!!!
Por: Catiane Rodrigues Gonçalves

hoje moro em curitiba,mas rosrio do sul é a cidade onde nasci e fui criado,sinto muita saudade dessa terra onde passei minha infancia e adolescencia sempre que tiro ferias vou lá,ver as areias brancas da minha cidade. quem fala mal,nao conhece rosario do sul
Por: sergio ipujucande souza severo

amo esta cidade,minha terra natal,é a cidade mais bonita da fronteira e mais hospitaleira do mundo. desejo toda prosperidade para meus conterrâneos.SAUDADES !!!
Por: milena correa martins

Nasci e vivi toda minha juventude nesta cidade maravilhosa que muito me orgulha, tempos bonsss!
Por: Enio Cezaer Sodre´Marques

conheço,minha cidade natal ,tenho boas recordações de minha infancia,atravessando o rio a nado,e coendo pitangas e gubirobas nas margens do rio Ibicui
Por: lidia maria p xavier

estive no quartel de 1979 a 1982. Tenho amigos até hoje,estou organizando pa ra passar o feriadão nesta cidade maravilhosa. Esse espirito campeiro da fronteira admiro muito. Sergio schumacher Chapeco - sc um abraço 04/10/10
Por: sergio schumacher

Rosário, cidade natal, onde residem parte dos verdadeiros heróis do mundo atual. Vocês q continuam guardando esta Cidade, são nosso orgulho, nós q já por ai não estamos mais .Mas guardamos e cultivamos a gostosa saudade de lembrar sempre nas orações de vcs. E da rica oportunidade que DEUS nós deu de conviver com vcs. Continuem com DEUS.
Por: Jaime Vieira Fiuza

Nasci em Vila Saicã e fui residir em Rosário do Sul aos 5 anos de idade e me considero Rosariense onde vivi a melhor fase da minha vida até aos 19 anos e dai Rosário me lançou para o Brasil cujo o meu País conheci quase que total desempenhando a função de homem de negócios como gerente nacional de vendas e como representante comercial e nessas andanças montei residência fixa em Fortaleza-Ce, onde já se completaram 33 anos e muito feliz por ter conhecico o meu Brasil e principalmente por ter Rosário como o meu berço na minha base na alfabetização, cultura e educação. Fiquei muito feliz quando recebi um exemplar do livro Paróquia Nossa Senhora do Rosário 150 anos onde está registrada na página 193 uma foto da época que eu fiz parte do clube da amizade, eu estou em pé de blusa xadrez e agradeço êste registro a mestra Mara Miranda de Souza, quem eu conheci ainda muito jovem fazendo parte também do Clube da Amizade. Agradeço a Rosário do Sul por fazer parte da minha vida e que jamais a esquecerei e tenho muito orgulho de me considerar um Rosariense. Um forte abraço a todos de Rosário do Sul.
Por: Campos Mar da Costa goulart

sai de Rosário em 1980, para estudar e trabalhar, mas meu coração é rosariense sempre, e amo esta terra,e minha familia tem orgulho de ser também um pouco Rosariense. Não existe palavras certas para falar de Rosário, ela é mais do que todas as palavras juntos. Amo Rosário!!!
Por: ana sue covalesky nunes

eu nasci ai e amo esta cidade é tudo tão maravilhoso povo generoso e de bom coração
Por: anna maria soares pinheiro

CM NÃO GOSTAR, EU SOU FILHO DESSA AMADA TERRA E, APESAR DE ESTAR EM BSB A 15 ANOS, PASSO MINHAS FÉRIAS TODOS OS ANOS, POIS TENHO MÃE E IRMÃOS POR AIH. ADORO AS PESCARIAS DE BARRAGEM, SE BEM QUE ESTE ANO A SECA APERTOU. PARABÉNS AO SITE.
Por: HERMES A B POTTER

Gosto muito da cidade de Rosario do sul, gente hospitaleira,hoteis com preços acessiveis, praia, bons preços no comercio em geral. Peço somente para que as autoridades locais, não deixem que os pontos turisticos e historicos desta regiao desapareçam.
Por: Joao Carlos Quadros Oliveia

Adoroooo minha terra natal.Moro em Porto Alegre mas "AMO" ROSARIO!!!!!!!!
Por: Claudieli Cardoso Benites

amo de paixão fui criada nesta terra maravilhosa. hoje moro em são leopoldo. mas jamais esqueserei da minha terra.
Por: meri

amo de paixão fui criada nesta terra maravilhosa. hoje moro em são leopoldo. mas jamais esqueserei da minha terra.
Por: meri

cidade maravilhosa,abencoada por deuse bonita por natureza
Por: carlos Peres

Sou filho desta terra gauderia,nasci na Corte. Morei muito tempo na Vila Progresso, hoje sou morador de Canoas. Sinto muita saudades e nunca vou te esquecer minha terra querida.
Por: Elbio de Lima Fontoura

Rosário do Sul, uma cidade maravilhosa de se viver, com a Praia das Areias Brancas, um dos pontos turísticos, cidade hospitaleira de povo alegre que sempre recebe a todos de braços abertos. Já fazem 8 anos que sai da cidade, moro em Caxias do Sul, mas sempre que dá estou visitando parentes e amigos, matando a saudade de todos e da cidade. Rosário do Sul, sempre em nossos corações.
Por: Simone Valladão

sou rosariense de nascimento e de coraçao ja fazem mais de 20 anos que sai dai mas sempre que posso volto minha familia ainda continua morando por ai, hoje estou na serra gaucha.
Por: paulo silveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rosário do Sul

Envie seu comentário sobre Rosário do Sul