Macururé

Macururé-BA

Bem-vindo a Macururé!

Comece planejando a sua viagem para Macururé utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Macururé e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Macururé.

A cidade de Macururé, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 357m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.280 habitantes. A área total de Macururé é de 2.288,2km², e sua densidade demográfica é de 3,18hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Macururé-BA é 48650-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Macururé

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Situada no nordeste do semi-árido da Bahia, região do Alto Sertão de Canudos, a cidade de Macururé teve início com a fazenda de Roberto Pereira Maia, a qual se chamava Roça do Tintim. Recebendo mais tarde o nome de Fazenda Três Irmãos, por ter sido doada aos três fihos: Firmino Pereira Maia, Honório Pereira Maia e Ricardo Pereira Maia. Recebendo a fazenda, partiram para a construção de suas casas conservando a Casa Grande da Fazenda. Em 1906 construíram uma capelinha, sendo Firmino Pereira Maia o responsável. Os irmãos reunidos mandaram a Salvador o Sr. Amâncio para trocar umas moedas por uma imagem, sendo escolhida a de Senhor do Bonfim. Em homenagem a esta imagem deram à fazenda o nome de Arraial do Senhor do Bonfim. A primeira missa na capelinha foi celebrada pelo Padre Manoel Félix. Para manter a ordem e administração nomearam como delegado o Sr. Honório Pereira Maia.
Com a construção da antiga BR-4 (atual BR-116) em 1942, chegaram ao arraial bastante pessoas, funcionárias da antiga inspetoria de obras, o que fez com que a sua população aumentasse bastante. Foram construídas várias casas, que deram origem a uma rua que hoje é a Praça Municipal. Muitos dos materiais enviados para a construção da estrada foram desviados para a cidade de Senhor do Bonfim (Bonfim de Vila Nova), também situada no sertão baiano. Por este motivo combinaram para mudar o nome e o escolhido foi o de MACURURÉ.
O município foi criado através da Lei Estadual nº 1.754 de 27 de julho de 1962, D.O. de 30 de julho de 1962. 

Significado do Nome

A origem do nome é tupi-guarani e significa pegar o (ruré) peixe (macu). O nome atual é originário de uma antiga fazenda da região.   

Aniversário da Cidade:

27 de Julho 

Gentílico:


População:

8.067 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Na zona rural existe potencialidade para desenvolver o turismo arqueológico e cultural, no local onde foram encontradas várias pinturas rupestres e fragmentos de ossos, provavelmente pré-históricos. Não foi feita ainda a pesquisa de datação. O município possui belos locais para a prática do turismo ecológico.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

24° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Vale São-Franciscano da Bahia  

Limites:

Chorrochó, Rodelas, Jeremoabo e Canudos 

Acesso Rodoviário:

BR-324/BR-116 (pavimentadas, em bom estado de conservação) BR- 116/BA-304 (não pavimentadas, regular estado de conservação) . 

Distâncias:

Da Capital:

426 Km   

Outras:

  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Pedra do Bango-Bango

Afloramento rochoso de granito, no meio da caatinga, com cerca de 4 metros de altura. O atrativo recebe este nome, porque a rocha, ao ser tocada ou atritada com um outro fragmento de rocha, emite uma sonoridade incomum. Para se chegar ao atrativo, percorre-se uma trilha em um solo arenoso e de cascalho. Está bem preservada. Não existe população residente nas proximidades, nem serviços ou equipamentos turísticos. 

Pedra da Onça

Formação de granito de aproximadamente 12 metros de altura, cercada por uma vegetação rasteira de caatinga e solo arenoso e de cascalho. O atrativo recebe este nome porque os antigos nativos da região acreditavam que o local servia de esconderijo de onça. Percorre-se uma trilha até se chegar à pedra. Não existe população residente, nas proximidades nem equipamentos ou serviços turísticos.

Caldeirões do São Francisco

Os caldeirões são grandes orifícios esculpidos naturalmente nas rochas graníticas. O maior tem aproximadamente 3,5 m de profundidade e 3 m de diâmetro São três caldeirões grandes e três pequenos, que acumulam água pluviométrica. Os grandes chegam a acumular água por cerca de 12 meses. No entorno do atrativo existem vários afloramentos rochosos de granito, com vegetação rasteira e de caatinga e alguns arbustos como a algaroba. Possui uma população escassa residente nas proximidades e não há equipamento ou serviço turístico. O estado de conservação é bom. Na área em que se encontram os caldeirões, também foram encontrados vários fragmentos de ossos, que podem ser do período pré-histórico.

Pedra do Letreiro

A Pedra do Letreiro é um grande bloco de granito, no qual encontram-se pinturas rupestres. Até o momento não existe nenhum estudo sobre a datação dessas pinturas. A rocha tem aproximadamente 5 m de altura e 8 m de comprimento. À frente do letreiro existe um riacho temporário denominado Riacho do Letreiro. Para chegar ao atrativo percorre-se uma trilha de cerca de 1.000 metros através de caminhos ora de rocha. ora de areia. saindo da Fazenda Rochedo. No entorno do atrativo ocorrem vários afloramentos rochosos de granito, cercados por uma vegetação arbustiva de estepe {caatinga). Não existe população residente no local. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval

- Festas de Santo Antônio, São João e São Pedro 

- Festa de Nossa Senhora do Bonfim   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACURURÉ

E-mail:

Telefones: (75) 3284- 2129

Sites: http://portalma.site90.net/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS,TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones: (75) 3284-2122

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.valedosaofrancisco.com.br

www.geocities.com/TheTropics/Shores/7098

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Macururé
Fundação:
1962
Altitude:
357m
População:
7.280 habitantes
Área:
2.288,2km²
Densidade Demográfica:
3,18hab/km²
CEP:
48650-000

É importante saber a história do seu municipio. A Baixa do Ribeiro é um povoado desse municipio, nele nasceu a famosa Dadá esposa de Curisco do bando de Lampião. muitos fatos são narrados pelos mais velhos.
Por: Adilson Gomes Maia

SOU MINEIRO DE BELO ORIENTE, ESTA CIDADE E SÃO LEMBRAÇAS DO MEU PASSADO, JA ESTIVE AI VARIAS VEZES TENHO AMIGOS COM JOSE AUGUSTO FILHO DE EROTILDES, OS FILHOS DE MANOEL ADRIANO,COM E BOM ESTE LUGAR SECO NO CAMPO E UMIDO NA ALMA, CORAÇÃO GIGANTE ASSIM E MACURURE EU TE AMO
Por: RUBENS VALADARES

filho da terra que mora distante mas um dia retornarar
Por: ADEMIR

As pessoas em que vive nessa cidade são maravilhosas, hospitaleiras, festeiras. È uma cidade pequena, boa para descansar, ter paz de espirito, fazer trilhas.
Por: Fernanda santiago nascimento

minha cidade natal.amo macurure onde fui muinto feliz
Por: silene de sousa fonseca

EM JUNHO ESTAREI AI AGUARDEM MACURUREENSES QUERO CURTI ESSE SÃO JOÃO GOSTOSO QUE SÓ AI EXISTE
Por: ADEMIR

Eu já fui em Macururé. Lá em tempo de chuva é muito bonito, nos municipios já foi encontrado petroleo, minéio de ferro e também tem pintuas rupestres. Gostei muito de lá o pessoal é muito aolhedo e hospitaleio.
Por: Roger

sou filho desta cidade e conheço quase tudo da esta historia pois minha foi uma grande educadora que muito contribuio com emancipaçao politica edesenvolvimeto da cidade era a professora neyde pellegrini
Por: carlos luiz pellergini

Macururé cidade querida, ofertiva e hospitalheira, onde a paz reina constantemente no seio do seu povo varonil... conheça a nossa macururé!!!!! cidade mais acolhedora q essa não existe!!
Por: laerte

da hora legal otimo se quiser viver legal macurure é o ponto legal
Por: lucas

cidade com um potencial turístico muito forte, com hitórias marcantes sobre o cangaço, muitos cangaceiros nascido neste município, como por ex; azulão, balão, dadá de curisco... as inscrições rupestres no povoado são francisco e o carro chefe que é a carne de bode, maior criador de caprino do estado, falta se fazer um bom trabalho e valorizar mais o nosso criador. nossos políticos locais da mais valor a sua terra.
Por: jorge robson de andrade gatão

lindo lugar com sua cimplicidade cidade com pouco progresso com dificuldades no fornecimento de agua mas valeu conhecer tem pousadas mercados e facil acesso pelas br .para quem curte a natureza qui nem eu valeu
Por: evandro mello de mesquita

filho da cidade, resido em Betim-MG, feliz e com muita saudade dos meus primos tios e amigos. Esperem que estarei aí em junho de 2012
Por: Carlos Fernando Maia

macurure pedaço do meu coracao;onde disputei varias quadrilha de festas juninas!obrigado meu sertao
Por: claudio

Essa Cidade é a melhor Da Regiao
Por: Joao Fiho

Envie seu comentário sobre Macururé