Mariana Pimentel

Mariana Pimentel-RS
banner

Bem-vindo a Mariana Pimentel!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Mariana Pimentel, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Mariana Pimentel. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Mariana Pimentel para programar a sua viagem.

A cidade de Mariana Pimentel, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 119m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.583 habitantes. A área total de Mariana Pimentel é de 326,6km², e sua densidade demográfica é de 10,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mariana Pimentel-RS é 92900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mariana Pimentel

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Centro Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1874 levas de colonos poloneses, italianos e alemães imigraram para a antiga Serra do Herval, mais tarde rebatizada com o nome de Mariana Pimentel, em homenagem à esposa do então Presidente da Província, Dr. Geraldino Pimentel. Os imigrantes desbravaram a serra, abriram picadas, fizeram lavouras, construíram estradas e engenhos, fundaram uma vila e promoveram o progresso da região.
Em 4 de setembro de 1896, o município de Porto Alegre foi dividido em 8 distritos e Mariana Pimentel foi elevada à condição de 8º Distrito. Posteriormente, Porto Alegre foi dividida em 10 distritos, dos quais Mariana Pimentel passou a ser o nono. Mais uma nova alteração distrital foi feita em Porto Alegre e Mariana Pimentel passou a ser o 11º Distrito.
Em 1926, quando foi criado o município de Guaíba, Mariana Pimentel passou a ser seu distrito, sendo elevada a Vila de Mariana Pimentel em 31 de março de 1938.
Em março de 1991 já estava organizada a Comissão de Emancipação do município, que foi estabelecido no dia 20 de março de 1992.

Significado do Nome

Homenagem à esposa do então Presidente da Província, Dr. Geraldino Pimentel.

Aniversário da Cidade

20 de Março 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Porto Alegre

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 116, RS 711

Distâncias

72 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

PRÉDIO DA ANTIGA SUPERINTENDÊNCIA

Recuperado e anexado ao prédio da atual Prefeitura Municipal - Horário: 8h às 12h e 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta.

PEDRA SUSPENSA EQUILIBRADA

Localiza-se na Linha Dr. Inácio - A 10 km da sede - É uma das três pedras suspensas do mundo. Pesa 750 toneladas e a base em que se apóia tem um diâmetro de 60 centímetros.

CERRO NEGRO

Localiza-se na Linha Alves - A 4 km da sede - É o ponto culminante do município, com 341 metros de altura. Possui uma cobertura vegetal exuberante e cavernas.
 
CASCATA DO CHICÃO

Com 20 metros de altura, formada por águas do Arroio do Salso, ladeada por paredão rochoso coberto por vegetação. Localizada na Linha do Registro, a 4 km da sede do município.

CASCATA DO PORTUGUÊS

Formada por águas do arroio Ribeiro Pequeno, com 30 metros de altura, ladeada por paredão rochoso coberto por vegetação. Localizada na Linha José Evaristo, a 8 km da sede do município.
 
ARROIO GRANDE

Possui blocos rochosos ao longo do seu leito, ladeado por exuberante vegetação marginal. Estende-se por quase toda a divisa do município de Mariana Pimentel com os municípios de Barão do Triunfo e Arroio dos Ratos.
 
SÍTIO DO IPÊ AMARELO

40 hectares de belezas naturais, local para esporte e lazer, na localidade de Potreiro Grande - A 10 km da sede da sede - Fones: (51) 3331-0269 e 3361-2340.

SÍTIO DA PRAINHA

Situado na Estrada Arroio Grande,7900. Oferece participação na lida campeira, passeio a cavalo, galpão com fogo de chão, trilha ecológica, pescaria, cascatas, quadra de esportes, churrasqueiras, camping e banheiro privativo.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (51) 3495-6123 - Fax: (51) 3495-6124

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3495-6123 - Fax: (51) 3495-6126
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital -  Fone: (51) 3495-6123

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3495-6026.

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.marianapimentel.rs.gov.br

             www.marianapimentel.famurs.com.br

             www.inema.com.br

Comentários de Mariana Pimentel

Prezados, Bom dia! Gostaria de saber mais sobre o município pois estarei sendo tranferida para Mariana Pimentel em Dezembro. Existe imobiliárias, locações de casas ou aptos. Obriagada. Cássia
Por: Cassia Fernanda Soares Rodrigues

Essa cidade é abençoada por Deus tem pontos tiristicos lindos!! Só quem vem aqui tem a chance de saber como essa cidade e linda!!Quem vive aqui tem uma sorte!!!Aqui tem cascatas do portugues,cascata do chicão,a pedra iquilibrada q e muito linda de se ver!entre outras coisas lindisimas!!Eu tenho uma sorte porque eu morro desde criança aqui e posso dizer q aqui em mariana e muito bom de se viver!!!! entao venha aqui conhecer essa cidade linda!!!
Por: eliana

ESTA É EMCRIVEL COMO UMA PEDRA PODE SE IMQUILIBRA SE SÓ COISAS DA NATURESA MESMO OK UM ABRASÇO AO POVO MARIANENSSE.OBRIGADO:
Por: RENALDO A CEZAR

Local lindo, terra natal de minha mãe familia Krolikowski
Por: Arlete Fontoura Garcia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mariana Pimentel
Fundação:
1993
Altitude:
119m
População:
3.583 habitantes
Área:
326,6km²
Densidade Demográfica:
10,97hab/km²
CEP:
92900-000

Envie seu comentário sobre Mariana Pimentel