Lavras do Sul

Lavras do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Lavras do Sul!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Lavras do Sul, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Lavras do Sul. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Lavras do Sul para programar a sua viagem.

A cidade de Lavras do Sul, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1882. A localidade está em uma altitude de 277m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.253 habitantes. A área total de Lavras do Sul é de 2.604,6km², e sua densidade demográfica é de 2,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lavras do Sul-RS é 97390-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Lavras do Sul

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Campanha

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Lavras do Sul é a única cidade gaúcha que teve sua origem na exploração do ouro. Embora ainda exista ouro de aluvião nos rios e nas minas subterrâneas, sua economia está hoje voltada para a pecuária. Nos últimos anos, tem-se dado ênfase ao turismo como fonte alternativa de renda. A área de mineração conhecida em Lavras do Sul é calculada em 60km². Arroio do Jaques, São José da Itaoca, Vista Alegre, Cerrito e Volta Grande são os locais de exploração que mais fizeram história em Lavras do Sul.
O município é devoto e tem como seu padroeiro Santo Antônio que é reverenciado no dia 13 de junho desde 20 de março e 1829. Na época áurea de início do século, ingleses e belgas eram os responsáveis pela exploração do ouro, deixando em Lavras muito de seus costumes culturais. O município de Lavras do Sul foi criado em 09 de maio de 1882.

Significado do Nome

O nome da cidade deriva da divisão de glebas destinadas à mineração (lavra) do ouro. Ao nome lavras adicionou-se a expressão do Sul, por já existir um cidade denominada Lavras, em Minas Gerais.

Gentílico

Lavrense

Aniversário da Cidade

09 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

As principais atividades econômicas de Lavras do Sul são a pecuária (ovinos e bovinos, para extração de couro e abate), comércio e serviços (mais de 200 estabelecimentos comerciais) e o turismo, praticado em pequena escala. A agricultura possui considerável importância, principalmente no que diz respeito ao plantio de soja e arroz. Existem, ainda, focos de fruticultura, em sua maioria em pequena escala.

Clima

Subtropical úmido

Temperatura Média

32º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudoeste Rio-Grandense

Limites

Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul.

Acesso Rodoviário

BR/RS 473, RS 357

Distâncias

316 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Lavras do Sul, ainda que tenha algumas dificuldades, apresenta um bom potencial turístico. A grande maioria dos turistas são oriundos de cidades vizinhas, do Interior do Estado ou, em números menores, porém significativos, pessoas vindas de Porto Alegre. Boa parte dos turistas possuem família na cidade, mas há uma grande movimentação de turistas da região, sobretudo nos meses de verão, para passarem as férias no Balneário do Paredão ou passar o Carnaval.

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO
 
Arquitetura portuguesa da primeira metade do século, com pinturas sacras à óleo no teto do altar, feito em madeira de lei no estilo barroco. Localiza-se no centro da cidade. Para visitação combinar com o Vigário na Casa Paroquial.

FAZENDA ITAOCA

A 2 km da sede . Ruínas de um antigo engenho de exploração de ouro construído em granito e com a maioria das máquinas originais encravadas na rocha.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Centro da cidade - Formação natural insinuando uma gruta. Dali pode-se vislumbrar a cidade.

RINCÃO DO INFERNO

Localizado no Rio Camaquã, com penhascos de granito, e mais de 100 metros de altura.
 
PRAIA DO PAREDÃO

Situa-se à margem do Rio Camaquã. Possui infra-estrutura para acampamento e área de recreação.

CASA DE CULTURA JOSÉ NÉRI DA SILVEIRA

Fone: (55) 3282-1244

hspace=0 EVENTOS

 Junho

13 - Dia do Padroeiro Santo Antônio.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Lavras do Sul.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3282-1244 - Fax: (55) 3282-1267

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3282-1239 - Fax: (55) 3282-1278
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3282-1090

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3282-1777

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.lavrasdosul.rs.cnm.org.br

             www.lavrasdosul.famurs.com.br

Comentários de Lavras do Sul

queria diser que esta cidade e linda e muito boa ja morei em lavras e e otima nao tem cidade melhor que essa um linda cidade
Por: alessandro costa machado

nasci em lavras e hoje moro em rio grande rs, um lugar maravilhoso para se conhecer e o rincão do inferno, com sua natureza por incrivel que pareça intacta.vale a pena conhcer.
Por: diego oliveira

´´E MINHA CIDADE NATAL SAI DAI EM 1980 JÁ MOREI EM VARIAS CIDADES POR MOTIVO DE TRABALHO DO MEU MARIDO MAS COMO A NOSSA LAVRINHAS NAO TEM, MEU MARIDO É CARLOS MAGNO BRITO NATURAL DAI TBM.SEGUIDO ENTRO NAS FOTOS DA CIDADE.
Por: LESLIE SEVERO MACHADO BRITO

Tive a felicidade de trabalhar nesta querida cidade, há muitos anos(1974/77), tenho um filho nascido ai, e so sai, contra a vontade, fui transferido para Uruguaiana. Há tempos temos planos de voltar a Lavras(eu e minha esposa), e este ano talvez possamos fazer esta viajem. Até lá.
Por: Rui Leones Oliveira Salgado

eu AMOOOOO LAVRAS DOSUL PRINCIPALMENTE. A FAMILHA DANTE.........
Por: ermes vascomcellos

Adoro minha cidade querida!Mesmo estando longe,não esqueço dele,sinto falta da tranquilidade e da paz para marar.
Por: daiane

Meu nome de solteira. Nilva Teixeira Pires nasci em lavras tenho muito amor e orgulho por essa cidade ela e tudo de bom, sempre que posso vou matar a saudade;moro em Bagé.
Por: NILVA PIRES COSTA

terra onde nasci.I LOVE YOU, para todos vocês.gosto de suas ruas tranquilas amo suas praias de agua doce e tudo o que você possue,até as próximas férias,bjs para todos vocês.
Por: Elsa fournier da silva Gavlovski

Minha cidade natal,linda!Maravilhosa!!Deixe-a em 1991,volto sempre que posso.Cidade turistica,para quem não á conhece.Vale a pena visita-la,é de clima agradavel e de povo acolhedor e receptivo.
Por: Flávio da Conceição Martins

amoo essa cidade ! Lavras Terra do ouro e de muito mais coisa , só vc conhecendo outros lugares pra saber que essa cidade éh maravilhosa !
Por: gabriella ribas

Mesmo estando á 19anos fora de Lavras, estou sempre por dentro desta pequena linda cidade/O CANAVAL DE LAVRAS É DE++++++/Paulo Munhoz
Por: Paulo César Munhoz

OLÁ PESSOAL...VENHAM P/ NOSSA LAVRINHA AMOOOOOO DE PAIXÃO TUDO ISSO AQUI!!!MORO AQUI DESDE DE QUE NASCI É MUITO CALMA NÃO TEM ASSALTO E NEM VIOLENCIA QUE NEM AS CIDADES GRANDES ...ENFIM SEJAM BEM VINDOS E VOLTEM SEMPRE!!!! BJS
Por: RUBIANE DE PAULA

É UMA CIDADE DE GENTE BOENA, SORRISO LARGO, E MUITA DIGNIDADE.O MELHOR QUE PODE HÁVER EM QUALQUE LUGAR DO HUNIVERSSO. "A AMIZADE SICERA ,O OLHAR OLHO NO OLHO , PODER DIZER: OLA AMIGO , BOMDIA IRMÃO. NÃO HÁ LUGAR MELHOR PRA SE VIVER NESTE MUNDO.
Por: maria lúcia freitas castro.

minha mae é natural de lavras (maria celia dias siqueira) cidade linda,maravilhosa,espero um dia poder voltar a esta cidade maravilhosa.
Por: valeria siqueira silva

nao sou dai sou de tramandai mais amo essa terra hospitaleira e adoro o carnaval o melhor do eatado o meu tio e o dono da oficina lavernce um abraço a todos dessa terra maravilhosa.
Por: darci adao olivira junior

Minha terra, estou organizando minha volta definitiva depois de 30 anos.Sempre levei seu nome para todo canto onde fui.Abraço à tods os amigos.
Por: Carlos Renato Lopes Gonçalves-KOKO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lavras do Sul
Fundação:
1882
Altitude:
277m
População:
7.253 habitantes
Área:
2.604,6km²
Densidade Demográfica:
2,78hab/km²
CEP:
97390-000

Envie seu comentário sobre Lavras do Sul

banner