Giruá

Giruá-RS
banner

Bem-vindo a Giruá!

banner

Comece planejando a sua viagem para Giruá utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Giruá e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Giruá.

A cidade de Giruá, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1955. A localidade está em uma altitude de 429m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.499 habitantes. A área total de Giruá é de 827,4km², e sua densidade demográfica é de 22,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Giruá-RS é 98870-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Giruá

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1927 torna-se 11º distrito de Santo Angelo com o nome de Passo da Pedra em razão do Rio de Pedras que dava acesso à localidade. Compreendido no polígono das Reduções Jesuíticas, já pertenceu à Cachoeira do Sul, Cruz Alta e Santo Angelo e no início da colonização. Emancipou-se em 28 de janeiro de 1955 e é composto de cinco distritos: Mato Grange, Cândido Freire, Quinze de Novembro, São Paulo das Tunas e Rincão dos Mellos.
Atualmente as principais fontes da economia vêm da agricultura com as colheitas de milho, trigo e soja. O comércio e a indústria são também muito importantes, pois geram riquezas e trabalho .
Símbolos do município:
- butiazeiro: palmeira do gênero Cocos jathy do Tupi Guarani Mbutia, que popularmente é reconhecida por butiazeiro e seu fruto o butiá.
- bandeira: criada pela Lei 567, de 27-05-1977. As cores principais são o amarelo e o verde. O amarelo representa os cereais já maduros e também as riquezas, como o ouro. O verde simboliza as matas brasileiras e as grandes áreas destinadas à cultura. No centro está o brasão do município.
- hino: letra de Lírio Sontag, evidencia o potencial do município, despertando o amor pela terra e a cultura das tradições.
- brasão: na parte superior aparece uma coroa em forma de castelo, logo abaixo vem as estrelas, simbolizando os distritos giruaenses, onde o maior, representa a sede. Na lateral direita está a soja, principal cultura do município, estando na sua cor original, o verde. Já no lado esquerdo aparece o trigo que representa a segunda maior riqueza do município. O fundo avermelhado representa a cor do nosso solo, estampa uma empresa em atividade, simbolizando o setor industrial. O fundo amarelo simboliza o amadurecimento dos grãos, aparece a máquina colheitadeira enfatizando a importância do setor agrícola. O azul representa o firmamento. No alaranjado, está o nome do município, data de criação do então distrito de Giruá (1927) e também o ano de emanipação política e administrativa (1955).

Significado do Nome

Aproximadamente em 1895, a região era coberta por extensa mata virgem e abundantes palmeirais de frutos dourados, que os índios chamavam de jeriva. Com a inauguração da estrada de ferro em 1928 a denominação Passo da Pedra é substituída por Giruá, por razões de os imigrantes encontrarem dificuldades em pronunciar o nome do fruto do butiazeiro.

Aniversário da Cidade

28 de Janeiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 344, RS 817

Distâncias

474 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

MUSEU MUNICIPAL

Espaço cultural onde localizam-se diversas peças que resgatam a história da comunidade giruaense. O museu localiza-se no Centro Cultural Adelina Dias (Rua 7 de Setembro, 410 - Centro) que também abriga a Biblioteca Municipal, Palco de Teatro, Sala de Informática e Laboratório de Ciências. Aberto de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Fone: (55) 3361-2000 ramal 252.

PARQUE INTEGRADO ELSO PILAU

Localizado na Rua Guarani, no centro de Giruá, é um espaço de preservação ambiental. Possui mais de 7 hectares com amplo espaço para lazer, prática de esporte e culto religioso. Neste espaço há a Gruta Nossa Senhora da Graças (com cultos todos os dias 13 de cada mês, às 15:00, salvo dias de chuva) e uma mini-trilha ecológica com diversas árvores nativas identificadas. O parque é aberto ao público.

CASCATA DO COMANDAÍ

Localizada no interior do município possui espaço para lazer e camping, uma pequena trilha ecológica, bar e espaço para churrasqueiras. A cascata tem 19 metros de altura e 40 metros de comprimento na base inferior e 33 metros na base superior.

BALNEÁRIO RECANTO VERDE

Distante 10 Km da sede da cidade, é um espaço de preservação ambiental e área de camping. Possui churrasqueiras, lagoas e local para refeições.

ROTA DO RIO URUGUAI

Conhecer a região é descortinar um pedaço da Europa incrustado no interior gaúcho, suas cidades crescentes, campos, serras e balneários oferecem possibilidades de passeios por uma das mais belas e variadas paisagens do Rio Grande do Sul. A Fronteira Noroeste, conhecida por ser o berço nacional da soja e das colheitadeiras automotrizes, organiza-se para receber turistas do país e de todas partes do mundo, através de um Projeto Turístico desenvolvido pela Rota do Rio Uruguai, que reúne 21 Municípios localizados entre as ruínas de São Miguel e o Salto de Yucumã no rio Uruguai. Fazem parte da Rota os seguintes municípios: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Santo Cristo, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos.

ROTA MISSÕES

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono!
Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens. Municípios participantes: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio da Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missõs, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Giruá

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3361-2000 - Fax: (55) 3361-1946

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3361-2000 - Fax: (55) 3361-1946
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3361-1200

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3361-1361

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.rotamissoes.com.br 

             www.pmgirua.com.br

 

Comentários de Giruá

conheso a cidade e e muito acolhedora... tem boas festas....
Por: jaziara stroschein

oi!! nasci em girua, morei aí até os 11 anos, estou morando em santa cruz do sul, sabem do q tenho mais saudades? eh da tranquilidade, da terra vermelha, de falar meio gritando, pq soh depis q agente vai embora, agente percebe e se pergunta pq todo giruaense fala gritando? rsrsrs mas eh uma cidade muito acolhedora,as pessoas sao gentis e simples, sito muitas saudades!!bjao pra rodos os meu conterraneos!!os q ainda moram ai e os q como eu foram embora!(acho q a maioria! hehehehe!!)
Por: michele dias ferreira

Atualmente estou morando em Porto Alegre, já morei em Giruá e sei que é uma cidade de grandes qualidades. Gosto de Giruá por ser uma cidade tranquila, tem ótimos lugares para lazer, cascatas de águas límpidas, ar puro, restaurantes com exelente atendimento e comídas de alta qualidade com o verdadeiro sabor do campo, diferente da cidade grande, recomendo a todos conhecer essa cidade q pra mim não tem igual. Visite Giruá!!
Por: jonas witczak

Girua uma cidade que me facinou pelo nome localização topográfica clima tropical sou de Cascavel Pr. adoro conhecer cidades no Rs. gosto de paisagem cultura. Giruá. pelo nome parece tão familhar parece berço honde nascemos, Pena que não tem mais fotos estratégicas turistica, da cidade praças e monumentos se tiver po favor me mabnde no meu E-mail. [email protected] . Proxima viagem vou agendar pelo menos 2 dias em GIRUÁ RS. Já pasei ai perto em Seberi. Frederico, espero alguém me ajudar com informassões e fotos de Girua. Obrigado.
Por: Antonio Carlos Ferreira

essa é uma cidade maravilhosa com um ar pruto so quem morou ou visitou girua sabe do que estou falando é uma cidade limpa calma e um clima muito agradavel faz dois anos que fui embora de giruá e um dia pretendo voltar a morar ai é muito bom!!!!!!! progresso e sucesso pra essa belissima cidade
Por: tamires

nasci nesta, que me encanta por sua beleza e gente hospitalheira que morro de saudade,sei que um dia vou voltar a viver ai,espero que não demore, beijão para minha querida girua.
Por: mariza terezinha mucke

sempre que posso estou aí, curtindo GIRUÁ, adoro essa cidade. Pacata e calma, cidade de pessoas com otima receptividade e acolhedora. Saudades de falar, saudade de Giruá
Por: DAMASIO LOPES

c0nheço e foi minha cidade natal,tenho saudades desta cidade maravilhosa que nasci e cresci e morei ate os 12 anos.hoje estou com 36 anos,vou visita-la em breve e quem sabe encontrar amigos que deixei.
Por: carlos alberto schling dos santos

Gosto muito de Giruá, e sei que quando eu for embora sentirei saudades...eu posso ir pra qualquer lugar mas é aqui que me sinto em casa de verdade! Te Amo Giruá :D
Por: Ber...

Nssa quem naum conece giruá tem q conhecer. eu nasci e morei nessa cidade maravilhosa 17 anos e to pensando em voltar... Q saudade de da terra dos butias...
Por: Cheilla vieira amaral

eu gosto muito dessa cidade é tudo de bom venha conhcer vc tambem
Por: gilson

poxa! é uma cidade linda e as pessoas sao maravilhosas, estive ai em 2005, gostaria de voltar logo, no verao é claro!!!!!
Por: luciane

giruá, minha cidade natal, faz 13 anos que vim morar em parobé-PA, mas não vejo a hora de voltar pra minha terra, mas falta pouco.saudades.
Por: sandra regina hofmann

olá querida Giruá tenho saudades desta cidade onde morei 35 anos agora ja faz 12 anos que deixei Girua mas a cada ano vou visitar a cidade onde meus familiares moram até breve liane
Por: liane kirch de lara

adoro minha cidade natal estou na cidade de gaspar mas nuca deixei de er giruaense no coracao um abraço a todos os giruaense
Por: caludio rolim

Morei em Giruá ate os meus 14 anos estou agora em Novo Hamburgo e eu amo muito essa cidade tenho muita saudades meus pais moram la então vou sempre que posso !!!!
Por: kelly

A cidade de girua é uma das melhores cidades onde podemos descansar,ir pra balada,conhecer pessoas legais....eu Amo ir para Girua nas minhas ferias.
Por: bianca pavão oliveira

É minha cidade preferida adoro Giruá!!!!!! Essa cidade mora no meu coração!!!!!
Por: Daiane

É minha cidade preferida adoro Giruá!!!!!! Essa cidade mora no meu coração!!!!!
Por: Daiane

ja morei nessa cidade, que eu amo,meu pai fes parte dessa cidade com sua arte em contrucao civil ex a torre da igreja catoplica no centro e outras mais o eterno caxinbinho.
Por: luciano elizandro panzenhagen

eu ainda não conheço girua mas moro de vontade de conhecer quem sabe um dia eu possa conhecr este lugar
Por: rosemary felipe

eu adoro a cidade de girua e por isso eu moro nela
Por: Camille Fontana Marques

cidade muito linda ,já estive ai ,tenho parte de ninha familia que mora ai
Por: RuthFernandes de Souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Giruá
Fundação:
1955
Altitude:
429m
População:
18.499 habitantes
Área:
827,4km²
Densidade Demográfica:
22,36hab/km²
CEP:
98870-000

Envie seu comentário sobre Giruá

banner