Fagundes Varela

Fagundes Varela-RS
banner

Bem-vindo a Fagundes Varela!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Fagundes Varela, fotos, informações, os principais hotéis de Fagundes Varela, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Fagundes Varela, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 610m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.436 habitantes. A área total de Fagundes Varela é de 132,2km², e sua densidade demográfica é de 18,43hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Fagundes Varela-RS é 95333-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Fagundes Varela

Roteiros do Brasil

Microrregião Uva e Vinho

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em fevereiro de 1888 uma leva de famílias de imigrantes italianos avançava pela floresta da Colônia Alfredo Chaves, fundada em 1884, chegando nas terras onde hoje está localizada a cidade de Fagundes Varela. Foram também colonizadores algumas famílias alemãs, polonesas e francesas.
O pequeno povoado, da capela Santo Antônio de Pádua, fundada em 1891, ficou conhecido como Il Cento, por estar localizado no lote rural número cem da Linha Segunda de Barro Preto, a Visconde de Pelotas.
Em 12 de junho de 1905 é elevado à categoria de 5º Distrito de Alfredo Chaves, com a denominação de Bella Vista, passando, em 1924, para 3º Distrito. O Decreto Estadual nº 7.199 de 31 de maio de 1938 eleva à categoria de Vila e o nº 7.589, de 29 de novembro de 1938, adota o nome de Fagundes Varela.  A organização das capelas, bem como seu desenvolvimento, deve-se muito à presença dos sacerdotes. Em 1913 é criada a Paróquia de Santo Antônio de Pádua. O padre Ângelo Mônaco, pároco no período de 1923-1948, foi presença religiosa e social marcante, sendo que a fama de suas bençãos, tidas como milagrosas , atraiam fiéis de toda a região.
A partir de 1936 o distrito tomou um forte impulso de desenvolvimento devido, principalmente, à instalação da Cooperativa dos Suinocultores de Bella Vista, que passa a produzir os famosos produtos Sul Brasil.

Significado do Nome

Homenagem ao poeta carioca Luiz Nicolau Fagundes Varela (1841-1875).

Aniversário da Cidade

08 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 355

Distâncias

169 Km da Capital
 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Prédio em alvenaria construído em 1900. O interior da igreja é totalmente original, preservando suas características centená-rias, inclusive os objetos lá existentes. O piso é de tábuas largas rachadas artesanal-mente. Apresenta afrescos na forração. Em anexo, está o campanário, bastante rústico, coberto por tabuinhas denominadas scandoles. Há um cemitério centenário cercado por muros de pedras (taipas) e com cruzes artesanais em ferro. Nas proximidades, encontra-se também a Casa e Ferraria Ghiggi, com toda sua originalidade. Situada a 3 km da sede, com acesso por via vicinal, na Linha Conde de Porto Alegre.

MOINHO MELATI

Construção em alvenaria do início do século passado, com industrialização artesanal de farinha de milho, arroz e trigo. As máquinas são movimentadas por turbina movida pela força dágua. O maquinário é antigo e há possibilidade de observar todo o sistema de transmissão por correias. No local há comercialização de produtos caseiros. Localiza-se na Linha Visconde de Pelotas, a 02Km da sede do município, aberto à visitação diariamente.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Pequena capela de madeira construída em 1926. O interior é tosco, com afrescos no forro e nas paredes do altar e bancos rústicos. Ao lado encontra-se uma gruta em pedra basalto. Localiza-se na Rua Domingos Lunardi, na sede do município. Aberta diariamente.

CAPITEL SÃO FRANCISCO

Peqeno prédio em madeira co cobertura de zinco. Mantém-se totalmente original a sua criação, datada de 1915. Possui um altar rústico, em madeira, e a construção é cercada por mata nativa. Localiza-se na Linha Conde de Porto alegre, a 04Km da sede do município, com acesso por estrada vicinal. Aberta aos domingos pela tarde.

MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL

Objetos da colonização e imigração italiana.  
 
BARRA DO CARREIRO

Localizada na Capela de São Pedro-local próprio para banho , sem infra-estrutura, situada a 10 km da sede
 
ESTREITO DO RIO CARREIRO

Situada a 13 km da sede

VINÍCOLAS COM VISITAÇÃO

Vinícolas onde se pode degustar bons vinhos, visitar parreirais e conhecer o processo de elaboração da bebida.
 
ROTA DA UVA E VINHO

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.
Municípios Participantes: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria.

 
hspace=0 EVENTOS

 Junho

13 - Dia do Padroeiro Santo Antonio.

 Dezembro

08 - Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Fagundes Varela

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (54) 3445-1066

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (54) 3445-1066
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3445-1156

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.fagundesvarela-rs.com.br

Comentários de Fagundes Varela

ja morei nassa cidade maravilhosa e me arependo de ter voltado para minha terra natal pois Fagundes é a cidade melhor do mundo
Por: maira missio

fagundes varela não tem igual ela é unica e eu adorava morar lá mas por motivos pessoais me mudei mas quero e espero que essa cidade maravilhosa vá sempre para frente e seja sempre bela como foi como é e como sempre será bjs de Maira Ex moradoura desta ciodade bela
Por: maira

Meu bisavo e Basilio Tormen, veio da Italia foi residir em Fagundes Varela espero um dia conhecer.abraços
Por: Suely Tormen

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Fagundes Varela
Fundação:
1989
Altitude:
610m
População:
2.436 habitantes
Área:
132,2km²
Densidade Demográfica:
18,43hab/km²
CEP:
95333-000

Envie seu comentário sobre Fagundes Varela