Itiúba

Itiúba-BA

Bem-vindo a Itiúba!

Inúmeras opções de hotéis em Itiúba e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Itiúba.

A cidade de Itiúba, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 377m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 35.130 habitantes. A área total de Itiúba é de 1.737,8km², e sua densidade demográfica é de 20,22hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itiúba-BA é 48850-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de Itiúba

minha terra natal eu adoro de paixao cidade maravilhosa
Por: marcia batista santos

linda gostaria de morar nesta cidade pois sou filho de morador do municipio mais não moro.
Por: jairo nunes de frança

NASCI NESTA LINDA CIDADE, INFELISMENTE MIGREI PARA SUL COMO A MAIORIA DOS NORDESTINOS, AOS 14 ANOS MORRO DE SAUDADES DA MINHA ITIÚBA QUERIDA! ATUALMENTE ESTOU MORANDO NA CIDADE DE BARRA-Ba E SEMPRE QUE POSSO DOU UM PULIHO AÍ PARA MATAR A SAUDADE. É MOTIVO DE MUITO ORGULHO E ALEGRIA FALAR COM MEUS CONTERRANEOS. TUDO QUE SE REFERE A ITIÚBA, AO POVO DESSA CIDADE ME INTERESSA!
Por: FIDÉLIO GONÇALVES FERREIRA

Conheço. Cidade muito bonita, o turismo rural é perfeito. A suba p serra haja emoção, adrenalina pura. O Adro lugar simples formado p pessoas carismaticas e hospedagem perfeita; Lage do Ceu vista maravilhosa, não tem palavras p descrever, o fenomeno natural incrivel. Seg domingo de fevereiro acontece A Missa São Gonçalo - data maracada p reencontros. Vá conhecer!
Por: Sany Cley Coelho de Souza

esta serra ela é fantastica qualquer pessoa fica comovente, e principalmente porque agora a cidade esta espandindo nas outras areas,com apoia da prefeitura estão de parabens nota dez
Por: antonio gomes da silva

sou filho desta maravilhosa terra, estou fora desde 1970 .acompanho o desenvolvimento deste chão que pisei tanto ate meus 20 anos .breve vou te abraçar.
Por: Deusdeth simões de carvalho

Ola gente que legal,achei minha cidade,voces sabiam?eu nasci nesta pequena e linda cidade,hoje eu mora em São paulo, há 30 e poucos anos. beijos a voces todos dai Lourdes
Por: maria de lourdes batista de souza

Itiúba é uma cidade maravilhosa, mais legal ainda é o povoado de Rômulo Campos, acompanhado de belas área de lazer, tais como: a prainha da Quinita e do Raimundo. Venha prestigiar!
Por: Reinaldo

Sou natural de queimadas moro em salvador breve vou mora em itiuba, alem da beleza das serra os açudes da região tem um povo maravilhoso que há mais de 25 anos visito o bar do nado as churrascaria, grandes momento nu clube e o melhor dos motivos e ai que mora o meu amo.
Por: JOSE CARLOS PEREIRA

Sou natural de Itiuba.Nascí na fazenda Alagadiço proxímo a Taquarí.Meu pai se chama José Silvano conhecido como roxinho,muito amigo do Argemiro "losinho" que mora em Taquari as margens do açude do rio Jacuricí.Morei em Camandaroba,Camaleão, e Senhor do Bomfim ."Lampião" visitou nossa cidade.
Por: Adão

gostaria de ver fotos atuais da cidade eu sai de itouba em 1990 e nao voltei mais nem a paseio. moro em salto de pirapora sao paulo.
Por: jose r dos santo

essa cidade e muito linda eu morava ai aiii vou volta
Por: cinthia

passei minha vida toda nessa cidade maravilhosa. hoje , moro em salvador e tenho 35 anos.mas, nao esqueço a minha infancia e os colegios que estudei e posteriormente trabalhei.amo itiuba ,as praças,o bairro do alto, e todos os meus amigos .toquei muito nos bares e fui campeao varias vezes pelo ibis futsal club. o melhor carnaval e sao joao da regiao.te amo itiuba . abraços desse seu filho que nao te esquece jamais.logo estarei sentado na praça do vaqueiro,e tomando uma cerveja com a galera do alto.saudades de meus irmaos de coraçao :licuri,misael,marivaldo,andre,alan,irani,paulo...e tantos outros.vou parar pois estou muito emocionado.beijos a todos os filhos dessa terra maravilhosa .um dia estarei ai.e beijarei o chao desse lugar abençoado por deus .
Por: miller

camandaroba, covas ,alto de sao gonçalo ,caçimbas , varzinha ,sitio dos moços, varzea comprida ,taquari, serra de itiuba... sao apenas um por cento das maravilhas de itiuba . quem conhece ,como eu , esta louco pra voltar .e quem nao teve a honra de conhecer ainda nao sabe o que esta perdendo. amo itiuba e todos os seus habitantes . abraços desse filho que sente muita falta de todos os momentos que vivi nessa cidade linda . quero avisar a minha galera do alto que logo estarei ai para batermos aquele futebol na quadra do ginasio antonio simoes valadares .onde eu estudei e trabalhei em sala de aula. abraços a todos.
Por: miller

essa cidade é maravilhosa demais.... linda aconchegante tudo de bom...adoro itiuba!!!!
Por: linda monteiro

quando estive ai, conheci o trem de ferro pela primeira vez.Eu tinha 9anos.
Por: maricelma s. silva

OLÁ EU ESTOU EM SALVADOR DESDE 2002 MAS FUI CRIADO NA CIDADE DE ITUBA MAIS PRECISAMENTE NO POVOADO DE TAQUARI GOSTARIA DE VER MAIS FOTOS DA MINHA CIDADE E DO RIO JACURICÍ .SALDADES DA MINHA TERRA .
Por: ERISTON ROCHA

EU ADORO A MINHA TERRA,MORO SALVADOR, MAS ASSIM QUE POSSO DOU UM PULINHO LÁ.
Por: Antonio Marques

ôla, Itiúba estou com saudades, um abraço aos meus parentes e amigos em breve estou visitando vocês novamente beijos. salvador-Ba
Por: Cleide Rodrigues

adoro esta cidade apesar de ser paulista ja passei muitas férias ai sou da familia do ex vice prefeito ja falecido Erasmo P de Sa, sou neto dele e de D. Matilde parabens itiubenses logo estarei ai de novo
Por: Ronaldo de Sa Homem

Fiquei feliz ver os causos sobre nossa querida Itiúba.Estou ausente ,mas é como se nunca tivesse saído daí.Itiúba estara sempre presente em minha vida.
Por: Raimundo fernandes de araujo

Fiquei feliz ver os causos sobre nossa querida Itiúba.Estou ausente ,mas é como se nunca tivesse saído daí.Itiúba estara sempre presente em minha vida.
Por: Raimundo fernandes de araujo

a povo que mora mesta sidade e nos municipios sao muito hospitaleiros e muito amigaves. sua regiao muito bonita e sua festividade, prispalmente o seu carnaval.
Por: jairo nunes de frança

adoro itiuba ja estudei ai foi um periodo maravilhoso e um lugar historico muito bonito. otimo para ferias e mora tambem.
Por: adima santana

Um bela cidade cheia de em cantos e de boa gente. Eu amo Itiúba espero que em 2010 o povo seja mais feliz.
Por: hamilton lima

Itiuba é uma cidade maravilhosa com uma população acolhedora cheia de rios,açudes festas lindas como carnaval e o são joão va la conhecer vc não vai se arrenpender
Por: Marcos França

olha não conhecia mas quando fui passear com minha familia me apaixonei pela cidade é um lugar muito bom para se viver.e para passear nem se fala amei a cidade e mais ainda a fazenda bela conquista onde mora a familia da minha esposa. assim que possivel estarei de volta.um abraço
Por: adailton

MARAVILHA E ITIUBA TERRA BOA CHEIA DE ENCANTOS LINDA CIDADE EU AMO
Por: edilene monteiro da silva

Para quem deseja conhecer Itiúba, não deixe de ir a camandaroba , porvoado há 6 kms , estrada asfaltada.Lá esta o belo açude Jacurici, com restaurante , bom peixe ,belo pirão de peixe entre tantas outras diversões. Atenciosamente, Ciro Roberto
Por: Ciro Roberto

eu amooo esta cidade,sou nascida e criada ai espero um dia ficar bem velhinha para morrer ai
Por: adnalva rosa dos santos

É, sem dúvida, uma das melhores cidades da Bahia para se viver. DE um povo amistoso e hospitaleiro e alegre, Itiúba se destaca pela exuberante beleza natural, suas festas grandiosas e de um custo de vida barato, é a melhor opção da região. Tenho dito e aprovado.
Por: José Carlos Belchior

Itiúba é uma das melhores cidades da Bahia para se visitar. Possui uma qualidade de vida excelente, pouco comum em peuqenas cidades do interior do nordeste. Dona de uma beleza exuberante natural e de festas munumentais, é sem dúvida o melhor destino para o turista que busca prazer e diversão. Eu garanto.
Por: josé Carlos Belchior

Quero parabenizar o autor do Portal Itiúba pela iniciativa de promover a nossa querida cidade para o resto do Brasil, além de informar e orientar a todos sobre as belezas e os serviços de Itiúba, porém eu quero opinar sobre a origem do nome Itiúba, pois já se cogitou que esse nome, que deriva de origem indígena, prové de duas palavras distintas: Itá(pedra, em tupi-guarani) e Ubá (canoa, na mesma língua), portanto , juntando as duas palavras, formou-se a denominação Itiúba, aportuguesando a mesma. Contudo, não se sabe qual a verdadeira origem da palavra. Por isso, venho dar os parabéns à iniciativa de criar este portal tão interessante. Obrigado!
Por: JOSÉ CARLOS BELCHIOR

Belchior muito inspirado, com certeza com uma pontinha de ressaca, p/ variar. Também gosto muito de ITIÚBA.
Por: Robson

Conheço Itiúba a 34 anos, e são poucas as cidades da Bahia que se encontra beleza tão diversificada, com uma população pra lá de hospedeira e receptiva, sempre com sua alegria e amabilidade pra com quem lá vai visitar. Parabéns Itiúba por mais essa conquista de ter hoje um Portal para sua divulgação e crescimento da cidade. Abraços a todos itiubenses.
Por: IARA CARVALHO

SOU UM FILHO ADOTIVO DE ITIUBA. MEU LAZER COMEÇA QUANDO PEGO O CARRO E SAIO DE SALVADOR PARA ITIUBA CURTINDO A ESTRADA E AS SERRAS. O POVO É BEM HOSPITALEIRO. 1 - COMPRO MEL EM FILADELFIA 2 - PASSO NO SEU MANOEL PAU DE RATO PARA UMA CONSULTA. 3 - BEBO AGUA NO POÇO DO CACHORRO 4 - VOU REMAR E JOGAR TARRAFA NO ACUDE DA CAMANDAROBA EXPERIMENTE !
Por: ANTONIO CARLOS SANTOS CONCEICAO

Boa tarde!!! À todos tenho vontade de conhecer esta que é a cidade natal de meus pais. José Alves da Silva(pai) in memorian, ele teve seu pai morto pelos cangaceiros de lampião(faz parte da história deste lugar) e de Valdina do Carmo Silva(mãe) conta várias de sua vida na infãncia quando ainda menina montava cavalo e brincava por aí, hoje moramos aqui na periferia de São Paulo-Zona Leste- São Miguel Paulista e aí ainda temos muitos familiares morando . A cidade é linda, me aguarde estou chegando Marcelo Alves da Silva(func. público PMSP/SP)
Por: Marcelo Alves da Silva

Olá. Atualmente moro em Rondonia, más nasci em Itiuba, no Taquarí.
Por: Adão Ferreira da Silva

itiuba cidade maravilhosa minha cidade natal adoro esse lugar se voce ainda não conhece precisa conhecer esse lugar maravilhoso voce vai se encantar/////
Por: mauricio laranjeira lopes

Essa terrinha é maravilhosa, tem locais lindos. Eu adoro essa cidade
Por: Ana Carolina

oi tudo bem olha pra me itiuba é um lugar maravilhoso sempre guando vou ai na bahia eu vou na churascaria comer um bode na brasa e no bar do prf fernanando é isso tenha uma otima semana qual as banda que vai tocar na bahia estou indo pra são joão bjssss
Por: valfredson tavares dias

é a terra mais deliciosa do mundo,cheia de gente linda e hospitaleira,amo vc itiuba-ba, que Deus abençoe essa terra maravilhosa,bjss
Por: claiton marciano dos santos

Itiúba é uma cidade do povo acolhedor, com suas paisagens maravilhosas e seu cheiro maravilhoso.Passei minha adolescência toda lá,minha familia é de lá, e agora devido ao tempo,trabalho e correria do dia-a-dia,sinto muita falta dessa cidade maravilhosa. ITIÚBA EU AMO VOCÊ!!!!
Por: Cinthia

Aindq volto em Itiúba. Ainda vou pescar no açude de Camandaroba. Para mim que pouco estive aqí e guardei uma grande lembrança, acho Itiúba uma cidade Mística, misteriosa, mas, eu vou voltar para ver de perto.
Por: José Walter

Eu amo este lugar,pois nasci aí,grandes recordações
Por: valdete alves pinheiro

e.. minha itiuba terra querida terra maravilhosa. que saudade, nasci na fazenda cupim a aproximadamente.5 leguas como dis nos nordestino.proximo a grande ponta baixa.lembro com saudade quando eu ia todos os sabados para feira com meu pai em cima dum pau de ararra. fazer as compras da semana. o tempo passou mas. a prendir que a li eu era feliz e não sabia???
Por: wanderley dias

Amo minha terra! Depois de50 anos estou voltando, graças adeus. Pra mim é tudo de bom!!!!!!!
Por: norma mendes

itiuba euma interior sem shopping sem cinema tudo oq a cidade grande tem+ e um lugar maravilhoso tranquilo eu adoro essa cidede chamada itiuba e mto bom quero mto conhecer taquari q nunca fui lá
Por: silveria

Quem conhece sabe como está cidade é maravilhosa, melhor ainda é o povoado de Rômulo Campos...e a prainha da Quinita!!!!
Por: Meire Marinho da Silva

ola galeria estou morrendo de saudade do meu povoado de piaus pricipalmente dos banho e das cabanas um abraço para todos de piaus Luiz de sao paulo
Por: Luiz pereira moreira

ee muintoo massa essa cidade calma sucegada sem a quela poluicaoo toda de cidade grande fora as paisajens lindas q tem aqi
Por: yolanda

Observando a historia da cidade,fiquei muito emocionado,pois,e diferente de todas as outrs.Nem lampiao pisou os pes,de tao elevada que que e.Uma cidade muito diferente,cobertas de cerras e mais cerras.Itiuba,cidade Indigena.
Por: Antoniel dos Santos Brito

Estive em out/10 nessa cidade adorada. Tenho raizes nessa terra, desde a minha mãe até minha avo que foi uma das fundadoura do açude de Camandaroba. Pretendo no futuro fixar residência ou em Itiúba ou Camandaroba.
Por: Emídio

deixei itiúba pra morar em salvador,mas a saudade e imensa de minha cidadezinha..
Por: natali

meus pais sao de itiuba.meu nome e marlison sou filho de camaçari/ba,mais des de criança visito itiuba mais amo essa cidade conheço todos os lugares como fosse minha casa.itiuba cidade do interior maravilhosaaaaaaaaaaaa
Por: marlison

moro em salvador mas minha familia maram em itiúba, terra maravilosa
Por: Adriana santana

eu sou itiubense, atualmente moro em sao paulo mais amo itiuba, sou filho de um ex vereador de itiuba Manoel Dias de Souza. um abraco.
Por: Dilson Dias de Sousa

Itiúba e minha terra natal amo a minha terra, tenho 32 anos que sai de Itiúba mais pretendo um dia voltar a minha terra que tanto amo, e linda e agradavel para se viver voces estão de parabens por zelar desta terra transformando a cada dia numa cidade mais bonita,valeu
Por: Roberto Batista de Oliveira

Itiúba cidade maravilhosa de um carnaval invejavel pelas micro regiões,E tb uma cidade de prainhas super lotadas uma cidade pequena porem com um povo alegre e hospedeiro .Sou filha de Itiúba mas resido em outra cidade e sempre visito a cidade do meu carnaval....
Por: Rozilda pereira dos santos

NESTA CIDADE NASCEU AS TRÊS MULHERES DA MINHA VIDA: MINHA AVÓ AMENAIDE, MINHA MÃE MARIA JOSÉ E MINHA ESPOSA IRACI. POR ISSO AMO MUITO ITIÚBA.
Por: ALEXSANDRO BRANDÃO DOS SANTOS

Conheço sim esta Encantadora Cidade, moro em São Paulo e por muitos anos de minha infancia passei os finais de ano com a minha familia que mora em itiuba...adoro esta cidade e estou com muitas saudades...
Por: Tatiane Goes Santos

itiuba e uma cidade liNDA PASSEI aqUI em 20099 moro em miami e sou gaucho
Por: jose adilton viana silva salles

adorei o carnaval de itiuba espero q 2012 seja melhor
Por: jarbas

Q CIDADE LINDA EU ADOROOOOOOO ESSA BAHIA XERO PRA TODOS OS BAIANOS DE LÁ MORO EM SAMPA
Por: gildinha santos as gemias

Estive em Itiúba em 1981 por algumas vezes, lembro-me com saudades,na época morava em Santaluz/Ba hoje moro na cidade do Rio de Janeiro/Rj mas volta e meia mato um pouco de saudades não só de Itiúba mas de toda esta região, gostaria de fazer contatos com peessoas para troca de notícias, espero ter a oportunidade de voltar a esta terra de pessoas tão queridas. saudações cariocas ao povo Itiúbense Itiubenses
Por: Abraão Moreira

Nasci no acampamento do DNOCS ao lado desse açude maravilhoso, Itiúba é a minha capital, embora tenha sido criado em Salvador sempre vou à minha terra, gosto muito do nosso povo. Além das serras que têm vistas lindíssimas, um passeio ou uma pescaria nas águas do açude é uma delícia. Experimentem.
Por: Robson Laécio Marques Lopes

morei muitos anos nesta maravilhosa cidadezinha do interior da bahia. passei toda a minha infancia ai estudei em um colégio que fica no bairro do alto e estudei numa escola chamada miguel calmon e também no belarmino pinto , a cidade que me enxe o coração de saudades apesar de não ser nascido ai me sinto como um filho, pois cada centimetro desta cidade eu conheço. e me lembro muito bem dos boms carnavais que ja passei ai e são joão também e não esquecendo ja pesquei também no tanque da nação. e convivi con grandes figuras desta cidade como o sr abel chefe da nossa guarda municipal nosso queridissimo santo amaro, homen do esporte de itiuba thau e abraços de um velho amigo
Por: ferreira de santos sp

NASCIR EM ITIUBA MORO NO POVOADO ALTO SAO GONÇALO, ADORO ESSA CIDADE NAO DEIXO ELA POR NADA.NASCIR E VOU VIVER ATE VELHINHA.ESTA CIDADE E O MEU ORGULHO.ZENI
Por: zeni

ADORO MORAR NESTA CIDADE POIS NASCIR AQI E QUERO CONSTRUIR MINHA FAMILIA POIS TEMOS MUITAS OPÇOES DE LAZER TEMOS A BARRAGE DO ALTO DO SAO GONÇALO ONDE FAZEMOS CHURRASCO E FEIJOADA UM LOCAL OTIMO PARA TOMAR BANHO COM A FAMILIA E OS AMIGOS VALEU
Por: rosemilson conhecido como Ro

Esta é minha cidade é muito boa eu amo-a. Saudades
Por: Nilda

moro em são paulo, mas eu amo a minha cidade, onde residem os meus pais, fico feliz, por todas as mudanças que estão acontecendo, que Deus abençoei mais e mais, os representantes e as familias desta cidade. saudades beijos, no coração de todas as familias fique com a paz de Jesus.
Por: maria lima

Olá ITIUBA,terra maravilhosa onde tive a felecidade de nascer,onde minha familia sempre viveu,meus,irmãos,tios,primos e muitos amigos.Moro em Salvador,desde 1964,porem,sempre que possivel vou visitar minha terrinha e amigos.Que saudades do grande futebol da minha epoca,Boca,Zuca,Bileu,genivaldo,etc. Até quaçquer dia.
Por: Jose domingos de oliveira

ADORO ESSA CIDADE TEM EVOLUIDO MUITO. ESPERO Q AS AUTORIDADES FACA UMA CIDADE MARAVILHOSA + DO Q JÁ E KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MORRO EM SALVADOR HA 15 ANOS + NAO ME ESCUECO DESSA VELHA TERRA . A FAMILIA LOIOLA AGRADECE O ESPACO BJOSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Por: FAMILIA LOIOLA

Informações de Itiúba

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antes da colonização da região, o território era habitado por índios, sobre os quais não se tem notícia da denominação exata. Quanto a origem do nome da serra, da qual se originou o nome do município, há opiniões diversas: uns acham que se tenha derivado da expressão tupi-guarani - tuyba - que significa abelha dourada, conforme Teodoro Sampaio e que teria derivado Itiúba; outros, que o termo provém da palavra itiuba, que na língua indígena quer dizer água da pedra. Consta que pelos fins do século XVII a região em questão fazia parte da freguesia velha de Santo Antônio de Jacobina. A primitiva povoação constituía a capela de São Gonçalo de Amarante de Itiúba, mais tarde incorporada ao arraial de Senhor do Bonfim da Tapera, com a denominação de São Gonçalo de Amarante da Serra da Itiúba. No sopé da serra, mais abaixo desta última, havia uma fazenda denominada Salgada, que crescendo, povoou-se, expandiu-se e prosperou, se transformando mais tarde na atual cidade da Itiúba. Até 1930, Itiúba foi parte integrante do município de Queimadas e em 1935 emancipa-se com território desmembrado deste, sendo sua sede elevada à vila.
 
HISTÓRICO 2
 
O território do atual Município era habitado pela tribo indígena dos Caricás quando os primeiros colonizadores alí chegaram. Os primitivos habitantes deram ao local a denominação de Itiúba, que em Tupi-Guaraní significa “abelha dourada”.
Segundo uma versão, o início da colonização se deu com a chegada dos portugueses da Casa da Torre e segundo outra, com os colonos provenientes de Inhambupe, Alagoinhas e Cachoeira.
No final do século XVII, o território fazia parte da freguesia velha de Santo Antonio de Jacobina. Transformada depois em “julgado”, teria sido incorporado ao arraial do Senhor do Bonfim da Tapera, em 1697. O fato consta da carta régia assinada por D. Fernando José de Portugal, em 08 de julho de 1697 e dirigida ao ouvidor de Jacobina.
Pela Resolução Provincial nº 1.005, de 16 de março de 1868, foi elevado à categoria de freguesia subordinada à Vila Nova da Rainha (atual município de Senhor do Bonfim). Em 1884, sua subordinação transferiu-se para a Vila Bela de Santo Antonio das Queimadas.
Ao mesmo tempo, a partir de 1860 desenvolveu-se uma povoação na fazenda Salgada (situada no sopé da serra de Itiúba), que em 1880 viria a ser transformada em arraial de Itiúba. Em 15 de abril de 1887, a ferrovia chegou ao local.
Pelo Decreto Estadual nº 9.322 de 18 de janeiro de 1935 foi criado o Município, com território desmembrado de Queimadas, e o Arraial elevado à categoria de Cidade. 

Significado do Nome

Junção das palavras em tupi-guarani Itá(pedra) e Ubá(canoa),Itauba, trocando-se o a de Itá por i. 

Aniversário da Cidade:

17 de Janeiro 

Gentílico:


População:

36.112 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Itiúba tem economia baseada no setor primário, especificamente na agropecuária. Mas o desenvolvimento do setor é bastante prejudicado devido à estiagem prolongada, que tem causado irregularidade nas safras agrícolas e redução dos rebanhos.

Clima:

frio 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Norte Baiano  

Limites:

Cansanção, Queimadas, Monte Santo, Andorinha, Senhor do Bonfim, Filadélfia e Ponto Novo.  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

377 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Furnas, grutas e locais curiosos 

A furna da Serra do Sobrado é uma das mais conhecidas, ficando nas proximidades da cidade. Há, uma entrada em forma de um apertado labirinto e a descida só pode ser feita com o auxilio de cordas. É um lugar muito escuro. Há indícios de que ali viveram indígenas, tendo sido encontrados objetos de barro, cachimbos, etc.

Gruta da Serra do Souza

Dista da cidade de Itiuba, cerca de 18 km.Possui uma larga entrada e no interior da mesma existem vários patamares à semelhança de bancos polidos. A largura é de 32 metros, alcançando uma extensão de 42. Alguns vestígios indicam que ali teria sido o abrigo dos índios cariacás e pataxós, no século XVII.O sítio é preferido para excursões, sendo um cenário próprio para filmagens.

Laje do céu

Montanha que faz parte da Serra de Itiuba. No cume da elevação, há o encontro de várias correntes aéreas, provocando um fenômeno: as mesmas canalizam uma força eólia descomunal e objetos como chapéus, roupas, bolsas, etc., quando atirados ao abismo, são trazidos de volta. A paisagem é belíssima, avistando-se a região inteira que circunda o local.

Laje Grande

Colina Rochosa, formando no alto uma planura gigantesca. É um panorama admirável, sendo um lugar destinado aos passeios.Destacam-se alguns rochedos ciclópicos, pontilhando um imenso tablado granítico.Alguns fraguedos e degraus naturais formam um conjunto de belezas que convidam os visitantes ao lazer.

Rio Itapicuru-Açu

Uns vales agradáveis, podendo-se tomar divertidos banhos e organizar passeios. Bom ambiente, para fruir a mansuetude da região, singrada pelo maior rio do Nordeste da Bahia. As suas águas são claras e profundas. Está a 33 km da cidade e próximo ao povoado de Covas.      

Açude Público do Jacurici 

Obra monumental, construída sobre o leito do rio do mesmo nome. Os seus serviços oficiais e instalações, centro de piscicultura, irrigação, canais, seus peixes e pescarias em barcos, etc. fazem do mesmo um local preferido pelos turistas e amante das excursões. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIÚBA

E-mail:

Telefones: (73) 3256-3250

Sites: http://www.itiuba.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DOS FEITOS CÍVEIS:

E-mail:

Telefones: (73) 3256-2495

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.itiuba.ba.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itiúba
Fundação:
1935
Altitude:
377m
População:
35.130 habitantes
Área:
1.737,8km²
Densidade Demográfica:
20,22hab/km²
CEP:
48850-000

Envie seu comentário sobre Itiúba