São Rafael

São Rafael-RN
banner

Bem-vindo a São Rafael!

banner

Inúmeras opções de hotéis em São Rafael e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de São Rafael.

A cidade de São Rafael, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 69m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.471 habitantes. A área total de São Rafael é de 431,4km², e sua densidade demográfica é de 19,64hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Rafael-RN é 59518-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Rafael

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa Branca

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente chamado Caiçara, o município de São Rafael começou num aldeamento indígena, nas proximidades do rio Piranhas. Por estar nas vizinhanças do rio, logo suas terras foram aproveitadas para a criação de gado e para a plantação de lavouras, fazendo surgir um bom contingente populacional, em meados do século XVIII. O Capitão João Francisco da Costa era grande proprietário das terras de Caiçara, em 1765.
O frei Serafim de Catânia, missionário capuchinho presente na área nos anos de 1845 e 1850, mudou o nome da localidade para São Rafael. A mudança não foi bem aceita, inicialmente, pela população.
Em 1858 foi criada uma escola de alfabetização chamada Cadeira de Primeiras Letras, que ensinava ao povo o nome Caiçara, ignorando a denominação imposta pelo frei capuchinho. Mas São Rafael foi o nome que prevaleceu oficialmente.
Os mais antigos destacaram a participação sempre otimista e desbravadora do grande incentivador Luiz Martins de Oliveira Barros, que teve decisiva participação na construção do cemitério público em 1908, na edificação do galpão feito para a realização de feiras, na construção da igreja,  da casa paroquial e na instalação dos serviços postais e telegráficos.
Já bem estruturada, a localidade de São Rafael passou à condição de distrito de Santana do Matos no ano de 1938.
Em 23 de dezembro de 1948, através da Lei no 146, São Rafael conquistou sua emancipação política, desmembrando-se de Santana do Matos e tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

23 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono

Temperatura Média

27,7 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Açu

Limites

Norte – Itajá e Assu
Sul – Santana do Matos e Jucurutu
Leste – Santana do Matos
Oeste – Assu, Jucurutu e São Francisco do Oeste

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

216 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

A Torre da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, submersa sob as águas da barragem armando Ribeiro Gonçalves.
Fazenda Lágea Formosa, onde você encontra pinturas rupestes, piscinas naturais que se formam nas formações rochosas de granito, a própria serra de lágea formosa onde é utilizada para a prática de rapel, para pent, vôo de asa delta
A casa da Baronesa na fazenda serra branca!
A barragem, onde os turistas utilizam barcos , lanchas, jet-sky, pesca esportiva entre outros, prática de mergulho etc

 

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 23 de Dezembro

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Rafael

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

Fotos colaboração:Kleber Nobre J de Fraias

Comentários de São Rafael

que linda nossa cidadestnto muitas saudade desta terra maravilhosa
Por: anasoares

e a melhor cidade do rn, para se viver ,lindos ponto turisticos , e povo acolhedor
Por: francisco caninde bezerra

Uma linda cidade que encanta a todos q a conhece, nunca irei me esquecer dessa cidade que me aceitou muito bem quando fui visita-la.
Por: Maria

Achei simplesmente sensacional encontrar fotos de nossa querida São Rafael, para todo o mundo ver. Parabéns.
Por: JOSÉ DOUZINHO NOBRE JÚNIOR

Ola muito boa tarde a todos desta querida cidade, de povo hospitaleiros, eu sou neto desta cidade a minha mae nasceu ai, e recomendo a todos faça uma visita a sao rafael e lindo, moro em natal UM ABRAÇO.
Por: Agricio enedino gomes

terra linda de se ver povo hospitaleiro, terra do mármore e granito rico em minero paisagem linda de se ver vale vim conhecer
Por: ROSICLAN VIEIRA DANTAS

É muito bom rever minha cidade,mesmo que seja por fotos.Muita saudade,mesmo morando perto e a visitando sempre que posso.AMO ESSA TERRINHA.
Por: Ediane

essa cidade é uma maravilha, povo ospitaleiro, e respeitoso com os que aqui frequentam, se nao conhece venha conhecer!!
Por: edjanilson ( didija )

Linda São Rafael, saudades de um tempo que me acolheu na minha infancia...
Por: Carlos A Carapuça

CONHECI E ADOREI, QUERO VOLTAR, POIS ACHEI UMA CIDAE MUITO RICA CULTURALMENTE FALANDO, POIS ESSA AREA DA PRAINHA E MARAVILHOSA, SO PRECISA SER MELHOR EXPLORADA POIS TEM UM GRANDE POTENCIAL TURISTICO. ABRAÇOS MARGARETE.
Por: MARGARETE AZEVEDO DE OLIVEIRA

conheço muito bem, pois nasci em são Rafael. - hoje estou morando em Piripiri Piaui sinto muitas saudades de são Rafael sempre que posso vou visitar minha terra natal, que amo muito. o que mais gosto é da prainha.
Por: maria eunice pergentino

eu gostei muito nhinha mae naceu la i agente vamos visitar a minha vó nós visitamos a prainha a praça acasa de uma amiga da ninha mae , gostamos muito eu gostei muito conhecer São Rafael , essa cidade adorada por todos que entra la e é boa pra passar as ferias e feriados tchau
Por: amandapergentino de oliveira

oi ,tenho orgulho dessa cidade ,pois os meus pais são da ir, tenho uma tia chamada maria de coquinho mora ai com meus prinos,faz 34 anos que eu não a vejo.saudde de todos são rafael e muito bomito.minha mãe e filha desta cidade com meu pai.gostaria de viaja e conhecer a greja que e acama de baleia.ela e muito linda bjs
Por: maria claudia da silva

são rafael é umas das cidades mais belas que já conheci,sem contar com o seu povo hospitaleiro e prestativo a toda hora, essa cidade está de parabéns continuem assim até mais!!!!
Por: ellen dayanne

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Rafael
Fundação:
1948
Altitude:
69m
População:
8.471 habitantes
Área:
431,4km²
Densidade Demográfica:
19,64hab/km²
CEP:
59518-000

Envie seu comentário sobre São Rafael

banner