São Fidélis

São Fidélis-RJ

Bem-vindo a São Fidélis!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de São Fidélis, fotos, informações, os principais hotéis de São Fidélis, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de São Fidélis, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1850. A localidade está em uma altitude de 15m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 37.729 habitantes. A área total de São Fidélis é de 1.030,8km², e sua densidade demográfica é de 36,6hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Fidélis-RJ é 28400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de São Fidélis

São Fidelis e uma cidade acolhedoura, se voce tem problemas que te aflige? Vai pegue as malas e va para Sao Fidelis. A tanquilidade a paz Que que tanto nescessitamos, La voce vai encontrar . So em tocar nas aguas do grande Rio Paraiba do Sul Tudo se modificara. Bastando saber Que aimagem original de Nossa Senhora de Aparecida Foi encontrada nessas aguas. Sem Falar nos milagres do Padroeiro, SÂO FIDELIS de SIGMARINGA . Vizite!!! Essa Cidade e hospitaleira . Com certeza!!! Leni Ferreira Braga(Chica) . --"Artista Plastica"-----------------------------
Por: Leni Ferreira Braga

Cidade da arte, Minha cidade poema. grades artistas nasceram ai. sou artista plastica. pois gosto de pintar .Pois, minhas obras são puramente minhas caminhadas pinto os casebres de pau a pique nos tempos da colonisação fazendas , sitios de São fidelis á Pureza Rios cascatas , enfim todo o meu berço querido!!! não sou poeta mais registro na pintura oleo/s tela a poezia na natureza. sou feliz. por ser a humilde Leni Braga. prtenço a familia BRaGA!!!!! Grande honrra ser oriunda da Cidade POEMA. SÂO FIDELIS. Beijos no coração de cada fidelense. leni Ferreira Braga
Por: leni ferreira braga

nasci aí e agora moro em são sebastião do alto.Mas eu adoro essa cidade,sempre q posso vou visitar minha família e curtir minha terra natal.
Por: michely moura

Moro em Volta Redonda RJ mas nasci ai nesta be- la cidade, no ano de 1964.Vim para VR ainda muito pequeno,mas tive oportunidades de ai voltar e conhecê-la melhor. São Fidélis é 1000, tenho o maior orgulho de ter nas- cido nesta cidade cheia de belezas e encantos. Ah, e de pessoas educadas e hospitaleiras. Um abraço a todos os meus conterrã- neos.
Por: Adilson de Souza Morais

Eu nasci aí e amo esse lugar sempre que posso apareço para visitar os amigos e parentes que morão aí
Por: Priscila da Cruz Chagas

SÃO FIDELES É A CIDADE MAIS LINDA DE TODO O ESTADO, AMO MUITO MINHA CIDADE NATAL. BEIJO PARA TODOS FIDELENSES
Por: ANA PAULA C. MACHADO

moro no rio de janeiro e vi sao fidelis pela internet breve vou me casar e pretendo passar minha lua de mel ai em sao fidelis achei lindas as fotos e gosto de cidades assim bem do campo aqui no rio nao existem mas cidades assim parabens aos moradores de sao fidelis
Por: sonia maria barbosa madureira

ADORO SÃO FIDELIS NÃO MORO AI MAIS PARA MIM É O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER, TALVES QUEM MORA EM SÃO FIDELIS NÃO SABE DA EXISTÊNCIA DOS LUGARES LINDO QUE AI TEM, MEU SONHO É COMPRA UM PEDAÇO DE TERRA P/ CRIA UMAS CABEÇA DE BOI ADORO, MAIS AS CONDIÇOES AINDA NÃO COLABORA MAIS VOU CONSEGUIR. UM ABRAÇO, ADOREI O SEU PORTAL
Por: DEJA

cidade maravilhosa cheia de tantos mils cidade maravilhosa mais lindas do meu bbrraassiill!!!
Por: thalita pinhheiro da silva

Amo São Fidélis !! Minha família por parte de pai é toda daí, sempre que posso vou passear, no carnaval. È mt linda, calma, mt tranquilo.
Por: Thais

Cidade Poema!!! Berço da natureza Ainda eo melhor lugar para curtir anatureza. Sem comentarios!!! Esse mes , Comemora-se o mes inteiro a Festa do Padroeiro. Com Grandes artistas. Bailes por toda a cidade, na praça nos clubes etc. Os hoteis tem otimas acomodações e barato ,cabe em qualquer bolço. nosso povo e hospitaleiro digo os (fidelenses) ainda se mantem ordem. pois o sr prefeito eos comerciantes locais ajudam a manter a nossa cidade digna de receber qualquer cidadão descente. He he he he se não for descente, passa a ser. ha ha ha ha. Um grande beijo no coraçãode cada irmão fidelense. Eu Leni F. Braga> ARTISTA PLASTICA Venho retratando pintando cada pedacinho por onde ai passei.. Obrigado São Fidelis de Sigmaringa Por ser o que sou. A poesia desse lugar me tornou Artista conssagrada no rio dee janeiro medalhas de ouro ,prata e bronse . Viva Viva viva !!! São Fidelis.
Por: leni braga

São Fidelis Berço de grandes Poetas e artistas. Por isso e batizada por: "CIDADE POEMA" temos aGrande igreja do padroeiro olhando a vista aérea o telhado e em forma de Cruz em se falando de beleza ,temos belas cahoeiras e tambem A biblioteca junto a praça principal que tambem conta a hitoria do seculos passado . como avizita do então Olens de Bragança e outras celebridades da epoca. se ha algum erro por favor corrija pois uma professora de portuguez . Meu povo, meus irmãos Aceite meu carinho Leni F. Braga
Por: Leni F. Braga

foi uma das cidades mais bonitas que visitei até hoje.
Por: bruna benvenuto fonte

Amo minha cidade, cidade de paz, cidade de pessoas bonitas as minas daqui então nossa uma mais linda que a outra, fora as pessoas aki que recebem os turistas de braços abertos...beijo a todas fidelenses.
Por: Francisco

Não só conheço como nasci em São Fidélis, minha família é toda daí, eu amo essa cidade de clima quente, mas muito hospitaleira, vou sempre visitar meu pai e minhas irmãs.
Por: Anilza Leoni

Viver em SÃO FIDELIS foi a melhor experiencia da minha vida, foram apenas 4 anos que jamais serão esquecidos . La eu pude criar os meus filhos e mostrar para eles o que é ter liberdade, foi gratificante e me deixou muitas saudades.um grande abraço para esse povo fidelense.
Por: sergio monteiro de barros thomaz

A minha família nasceu aí em São Fidelis. Eu sempre que possso estou aí porque eu gosto muito dessa cidade.Eu sou prima de robertinho Alvarenga não sei se vocês o conhece. Em breve estarei visitando essa cidade maravilhosa que eu gosto tanto!!!
Por: MARILENE

Minha eterna cidade do coração...fidelense com muito orgulho!!!!
Por: Elza barcelos

Tenho orgulho de ser fidelense; nunca vi povo tão educado e hospitaleiro como o nosso. Moro fora há mais de quinze anos, e a cidade não sai de mim.
Por: Rejane

Conheci e percebo que esta cidade deveria investir mais em turismo, andei pela cidade e não oferece nenhuma infra estrutura!!!Que pena!!!Uma cidade tão bonita!!!
Por: Márcy

se pudesse gostaria de morar ai! amo sao fidelis!infelismente todas as vezes que fomos so conheci o centro da cidade,porque a filha da minha cunhada morava perto do centro e ficava-mos matando a saudade e nem saia-mos.
Por: Rita

PASSEI POR AQUI PARA MATAR A SAUDADE QUE SINTO DA MINHA TERRA NATAL; SÃO FIDÉLIS ESTÁ NO CORAÇÃO DE DEUS!!!!
Por: karine fiaux

Resisi em são fidlis 22 anos e hj mo interior de são paulo e o que posso falar dessa cidade que é linda e que jamais deixarei de visita-la e semore falo bem e convido amigos pra conhecer.
Por: jose ronaldo da silva

Já tive o privilégio de morar em São Fidélis, meu irmão e a familia moram lá. Simplesmente é a melhor cidade do mundo, em qualidade de vida, segurança e educação. Sem contar o ambiente aconchegante e a beleza interiorana particular da cidade. Para que quer paz e tranquilidade e um povo amistoso, é o lugar perfeito.
Por: ronaldo

São Fideles é uma cidade linda, quem conhece nunca esquece, sua beleza é indiscutivel, povo hospitaleiro e muito gentil, cidade dos poetas eternos.
Por: ANA PAULA

Meu coração esta cheio de saudades da minha terra natal, um beijo para todos que lá estão. Saudadessssssss
Por: ANA PAULA COELHO MACHADO

Nao tenho parentes e nem amigos em Sao Fidélis, mas fui visita-la , e amei a cidade com seu jeito de interior, muito verde, e pessoas amistosas!! Os Fidelenses sao privilegiados por morarem em um lugar tao belo!! Voltarei!!!
Por: Osvaldo Ramos

São fidelis é uma cidade maravilhosa.Só quem ama ou já amou um dia sabe do que eu estou falando. Eu passei esse final de semana aí. Essa cidade deixa marca. Até a volta!!!
Por: Marilene Gonçalves

São fidelis é uma cidade maravilhosa.Só quem ama ou já amou um dia sabe do que eu estou falando. Eu passei esse final de semana aí. Essa cidade deixa marca. Até a volta!!!
Por: Marilene Gonçalves

Informações de São Fidélis

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

"Cidade Poema"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras notícias sobre o início da colonização do atual município de São Fidélis datam da segunda metade do século XVIII. Habitadas por tribos de índios Coroados e Puris, suas terras começaram a ser desbravadas em 1780. Com a instalação da primeira aldeia, foi construída uma capela dedicada a São Fidélis de Sigmaringa, posteriormente substituída pela construção de uma igreja, inaugurada em 1809, a atual matriz de São Fidélis. A economia da região baseava-se na exploração de madeira e na agricultura. Em 1812 foi estabelecido o curado do núcleo urbano, que passou a freguesia em abril de 1850. A efetiva instalação da vila, ocorrida em março de 1855, deu novo impulso ao desenvolvimento da localidade que recebeu foro de cidade em 03 de dezembro de 1870. A base econômica mais acentuada da região é a agricultura, destacando-se as lavouras de cana-de-açucar, a pecuária e a indústria.
O município tem no Rio Paraíba do Sul, em suas características serranas e no seu folclore, a sua potencialidade turística.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

03 de Dezembro

Gentílico

fidelense

População

45.553 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Fidélis também é conhecida como "Cidade Poema" devido às belezas naturais e ao seu grande número de poetas.Venha conhecer sua cultura e suas belezas naturais.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

22,7º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Ponte Rio-Niterói, seguir pela Rod. Niterói-Manilha (BR-101) até o município de Campos dos Goytacazes. Pegar a RJ-158 (Sapucaia-Campos) e seguir até o centro do município de São Fidélis.  

Localização

Norte Fluminense

Limites

Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto    

Acesso Rodoviário

BR-101 e RJ-158

Distâncias:

Da Capital:

350 km via Campos dos Goytacazes-RJ

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Oriente 

End: Rio do Colégio - Sede 
Com área total de aproximadamente 70 m e altura de 10 m, destacam-se no atrativo três saltos, intercalados por pequenos patamares em rochas. Seu entorno é formado de encostas rochosas, com vegetação de alto e médio porte, além de típica vegetação cactácea e grande concentração de bromélias. Com águas claras, transparentes e mornas, apresenta ótimas possibilidades para banhos em seus escorregas, duchas e piscinas naturais. São várias piscinas, com a maior delas situada entre 2 saltos da cachoeira, cuja profundidade atinge, em alguns trechos, mais de 3 metros. À margem esquerda, junto a esta piscina, se destaca uma rocha com suave inclinação, que é usada como um escorrega natural. O salto do meio forma a maior queda do atrativo, com altura aproximada de 4 metros. Registra-se na área a presença de uma praia, acima da formação da cachoeira, que também se identifica como excelente local para banhos.
 
Cachoeira do Recreio 

End: Córrego do Recreio - Fazenda do Recreio - Sede 
Com altura aproximada de 70 m e largura de 10 m, forma-se junto ao topo de um moro da Serra do Recreio. Com dois saltos principais, um deles com mais de 60 m, possui águas límpidas, claras e frias. Logo após os saltos, há várias piscinas naturais propícias a banhos, situadas entre densa vegetação e que estendem por uma extensão de 200 metros. Seu entorno é composto pelo recorte da Serra do Recreio, com vegetação de alto e médio porte próximo ao seu cume, e rasteira junto às bases dos morros. Percorrendo mais 1,2 km pela estrada que liga os municípios de São Fidélis a Santa Maria Madalena, em leito natural, chega-se ao topo do morro, nascente da cachoeira. Do local descortina-se bela paisagem que abrange todo o vale, onde correm o Córrego do Recreio e o Rio do Colégio, além de se avistar o belo recorte da serra de Itacolomi.
 
Cachoeira Pedra Dágua 

End: Rodovia RJ 158 - Foz do Rio Pedra Dágua - Sede 
Grande lajeado, em declive, com aproximadamente 15m de largura e 40 m de extensão. Encontra-se com trechos represados por pequenas muretas de pedra, que formam três piscinas, além de pequenas barragens. Suas águas são muito claras, transparentes e mornas. Próximo ao atrativo destaca-se, entre vegetação existente um frondoso ficus que sombreia parte da área do atrativo.

Rio do Colégio 

End: Próximo à Rodovia RJ 158 - Sede 
Com profundidade variável e largura média entre 5 a 10 metros, o Rio do Colégio percorre, no município, uma extensão aproximada de 35 Km, ao fundo de um vale formado entre áreas serranas de altitude. A vegetação em torno apresenta-se sobre diversas formas, desde a tropical densa, de porte alto na parte mais elevada do vale, até áreas de pastagens. Em seu percurso, as águas são frias e cristalinas, com exceção dos períodos de grandes cheias, quando tornam-se barrentas. Todo o Rio corre em declive, criando corredeiras e cachoeiras, como a do Oriente, principal local do atrativo com interesse de visitação. Em diversos trechos, durante a estação da seca, formam-se pequenas praias, próprias para banho.
 
Rio Paraíba do Sul 

End: Vale do Paraíba - Trecho do Município de São Fidélis 
O Rio Paraíba do Sul atravessa todo o município de São Fidélis, percorrendo, neste trecho, aproximadamente 27 km, com largura média de 450 m e profundidade entre 1 a 5 metros. Neste trecho, suas águas são claras, transparentes e mornas, com exceção das épocas de cheia, quando tornam-se barrentas. Em toda esta extensão registra-se , tanto nas margens como em suas trilhas, diferentes tipos de vegetação, destacando-se trechos com tamarindeiros, frondosas mangueiras e touceiras de bambu. No trecho em que o Rio Paraíba do Sul atravessa São Fidélis, identifica-se como característica relevante, a abundância de ilhotas e ilhas, algumas delas com mais de 30 alqueires. Muitas delas São excelentes locais de lazer. O atrativo apresenta ótimas condições para banhos, principalmente nas praias formadas em suas margens e ilhas e nos locais onde rochas sedimentadas se agrupam, formando verdadeiras ilhas fluviais. Registra-se ainda a presença de algumas corredeiras, como a Corredeira do Salto, localizada próximo à Vila dos Coroados, no distrito-sede. Duas pontes metálicas se destacam na paisagem em torno: uma rodoviária e outra ferroviária, construídos com material importado da Inglaterra na época da 1ª Guerra Mundial, com extensão aproximada de 480 m, que ligam as margens do rio. Em todo o correr do rio há locais e percursos com interesse de visitação e nele se pratica a pesca de rede, tarrafa e gaiola. As áreas mais pesqueiras ficam nos distritos de Ernesto Machado e Ipuca. Além do núcleos e centros urbanos que margeiam o atrativo, destacam-se também as áreas das fazendas com antigos casarões, velhas colônias e usinas de açúcar com imponentes chaminés. Merece ser registrada a centenária Usina Pureza, a mais antiga do município, situada na margem direita do rio. A paisagem em torno completa-se com a beleza dos morros, em meia laranja, que em segundo plano, acompanham as sinuosas curvas do Rio Paraíba do Sul.

Igreja de São Sebastião 

End: Rua Loureiro, s/nº - Ipuca 
A Igreja, datada do século XIX, foi construída no alto de um outeiro, circundado de flamboyants, localizado na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. Do local descortina-se grande parte da área urbana da cidade de São Fidélis e de Ipuca (2º distrito). O adro da Igreja é pavimentado, em blocos de concreto sextavado e, em torno dele e da rampa de acesso, estão os cruzeiros de madeira, pintados de branco. No interior, merece destaque como manifestação artística incorporada, a imagem de São Sebastião, em madeira policromada, do século XIX.

Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa 

End: Praça Teixeira Soares - Centro 
A Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa está localizada defronte ao Rio Paraíba do Sul. Sua construção iniciou-se em 1799 e foi concluída em 1809. Por volta de 1782, os capuchinhos, que haviam se instalado na região, já dispunham de uma pequena capela no terreno está o atual edificação. Originalmente, havia no templo galerias subterrâneas que serviam de cemitério e que, posteriormente, tiveram os acessos lacrados. Em 1841, foi dado início às primeiras obras de restauração da Igreja, quando foram: consolidadas as colunas, abaladas pelas águas do rio na enchente de 1833, e demolidos o sobrado, que estava por ser concluído e destinado a moradia dos padres, e o cemitério nos fundos da Igreja. Em 1980, o templo sofreu outra reforma inteira que, infelizmente, descaracterizou seu interior. Destaca-se no atrativo a cúpula da igreja, com 15 metros de diâmetro, sustentada por sólidas colunas semelhantes a da Basílica de São Pedro. Também merece destaque, como manifestações artísticas incorporadas, as quatro telas pintadas pelos capuchinhos - Vitório de Cambiasca e Angelo Maria de Lucas - e algumas imagens, como as de: São Fidélis, Santa Clara, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Glória.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FIDÉLIS

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.saofidelisrj.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E INTERDIÇÕES E TUTELAS - 1º DISTRITO:

E-mail: berkypimentel@hotmail.com

Telefones: (22) 2758-2011

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Fidélis
Fundação:
1850
Altitude:
15m
População:
37.729 habitantes
Área:
1.030,8km²
Densidade Demográfica:
36,6hab/km²
CEP:
28400-000

Envie seu comentário sobre São Fidélis