Itabuna

Itabuna-BA

Bem-vindo a Itabuna!

Confira aqui as melhores pousadas em Itabuna, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Itabuna. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Itabuna para programar a sua viagem.

A cidade de Itabuna, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1906. A localidade está em uma altitude de 54m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 182.148 habitantes. A área total de Itabuna é de 444,8km², e sua densidade demográfica é de 409,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itabuna-BA é 45600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de Itabuna

Sou da cidade de Itabuna,nasci ai e agora moro há 20 anos aqui em São Paulo.Tenho muita saudade pois é uma cidade maravilhosa,linda e com grande culinária.E o quem tem de melhor é a sua atração noturna,entre outras coisas.Um grande abraço.
Por: Maria Goretti do Nascimento

EU, SOU SUSPEITO PARA FALAR DA MINHA TERRA QUERIDA. MESMO MORANDO BARRETOS SP. EU NUNCA VOU DEIXA DE TE AMAR, MINHA QUERIDA ITABUNA.
Por: Hamilton francisco daconceição

essa cidade tem tudo de bom essa beira do rio e lindo a cidade e maravilhosa
Por: ana luçia ferreira da silva

Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabia. Os passaros que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.
Por: Hebert

É a cidade mas acochegante, alegre e anfitrian do estado da bahia
Por: Itana

essa cidade para mi e a melhor cidade da bahiapassei o fim de ano la amei muito essa cidade o povo e muito hospitaleiro gente muito boa . saudades de itabuna
Por: valmir dantas de souza

Esta é a minha cidade ,por onde eu passo divulgo a nossa querida Itabuna.Hoje eu moro em Boa Vista RR,sempre que posso,visito a minha cidade natal.Ass.Carlos de SÁ
Por: carlos de sá

Capital do sul da Bahia,a famosa capital do Cacau, hoje volta para o comércio, serviços de primeira qualidade: área hospitalar, odontológica, faculdades, gente alegre, e muita gente bonita, principalmente as mulheres, a noite é ótima, se aparecer por não esqueça de visitar a BALO,não pode perder, e algo mais interessante à 20 minutos da praia... As terras da Gabriela é logo alí...Ilhéus...
Por: Edson Alencar

Já morei aí por 10 anos e agora estou em Sampa e tenho a felicidade de dizer que essa cidade limpa não deixa nada a desejar pras cidades daqui de São Paulo. Parabéns!!! Itabuna pela infraéstrutura e desenvolvimento.
Por: Debliume Wagmaker de Paula

êêhhh Itabuna que saldades, até breve beber cair levantar.
Por: Fr@nk

E UMA CIDADE LINDISSIMA BOA DE MAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Por: evilene

Essa è minha cidade natal,bela, bonita e por onde paso, quando me pergunta! Você é de onde? Sou baiano da cidade de Itabuna.Abraços a todos os itabunenses! Carlos de Sá [ O LITINHO da rua Ana Nery Mangabinha]
Por: Carlos de Sá

parabens pelas fotos grande profissionalismo isso é que engrandece nossa cidade
Por: carlos correia

Esta cidade tem o cheiro da minha adolecencia, morei no bairro da Mangabinha, sou filha do Finado Juvenal e minha mãe se chama Mariete, lembro muito de muita gente querida, Antonio Carlos cheia de sandinhas na cara e rapaz virou taxista.Do Luis radialista que conhecir no carnaval de 1986 estava a passeio, de Telma/Vania/Elinete de uma gde amiga Nelia Lima Machado da Tania irmâ do GUI e de muitos, saudades a todos e Beijos no coração, Hoje eu moro em Sao Paulo e já estou com 46 anos.
Por: Selma Reis Bispo

Sou de Itabuna,moro em São Paulo a 40 anos sempre que posso vou a Itabuna,porque alem de ser desta linda cidade tenho famílhares,quando saí de Itabuna não tinha predios,shoppin a cidade era bem pequena,hoje cresceu muito,em breve voltarei a minha cidade querida.Um grande abraço
Por: oswaldo A. da Silva

Como posso esquecer a minha linda cidade natal!Faz 9 anos que resido em São Paulo e ainda assim persisto na esperança de um dia voltar a minha cidade querida. Saudades!
Por: Neila J. Sousa Santos

Linda cidade e o povo muito hospitaleiro! Estive em 1980 juntamente com padres de SP, hospedado na residencia do Bispo! Conheci pessoas maravilhosas! Um abraço a todos Itabunenses!
Por: Francisco

Já passei por Itabuna, como estudante da UESC, gostei da cidade me adpei legal. As pessoas que conheci ai me deixaram voas referências. Pretendo voltar a Itabuna, quem sabe morar também.
Por: Graça Donato

cidade maravilhosa, aconchegante, iluminada cheia de valores, minha terra meu amor, minhas raizes. estou no mato grasso mas o meu coracao esta nesta cidadae. Itabuna minha menina minha flor.
Por: francisco oliveira andrade

Informações de Itabuna

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Itabuna surgiu com a vinda de tropeiros e viajantes sertanejos e sergipanos que passavam por aqui em direção à Vila Imperial da Vitória da Conquista. Após longas e cansativas caminhadas mata adentro, enfrentando índios, eles buscavam descanso no lugarejo chamado Vila de Ferradas, local onde os tropeiros e viajantes ferravam seus animais, os quais tinham que enfrentar as estradas lamacentas e pedregosas existentes na região. Em 1857, o sergipano Félix Severino de Oliveira saiu de sua terra natal (Chapada dos Índios - SE) com destino a Ilhéus em busca de terras muito boas que existiam por esta zona, das quais muito ouvira falar. Na localidade de Banco da Vitória, onde já existiam algumas casas e roças, Félix Severino conheceu Manoel Constantino e com ele seguiu até próximo a Ferradas, andando mais de 30 quilômetros por estrada que se dirigia ao sertão.
Nas imediações de uma ilha fluvial (hoje Ilha do Jegue), os dois desbravadores escolheram o local para uma roça, construindo ali uma pequena cabana. Foi assim que foi construída a primeira casa de Itabuna, no local que ficou conhecido como “Marimbeta” (hoje Bairro Conceição).
Alguns anos mais tarde, Félix Severino do Amor Divino, como ficou conhecido, mandou buscar, em Sergipe, toda a família (pais, irmãos, sobrinhos, tios e outros parentes). Os parentes de Félix foram abrindo roças, desbravando as matas nas margens do rio Cachoeira, povoando o lugar que mais tarde seria denominado Itabuna.  

Significado do Nome

Antes de sua emancipação, Itabuna era conhecida como “Tabocas”, nome que seus moradores não tinham muita simpatia e até torciam o nariz quando tinham que endereçar correspondências. Enquanto os entusiastas pelo desmembramento da antiga vila do município de Ilhéus travavam verdadeira batalhas nesse sentido, um outro nome era motivo de acaloradas discussões para denominar a futura cidade.
Uns queriam “Firmino Alves”, outros “Henrique Alves”, o impasse acirrava os ânimos dessas discussões. Os antigos moradores da vila gostariam também de dar sua parcela de colaboração e, numa demonstração de contumazes gozadores, chegaram a sugerir nomes surgidos do folclore local.
Um deles foi o de “João Culete”, um tipo popular, analfabeto, porém com a facilidade em guardar na memória todos os acontecimentos da localidade e da região. Isto fazia com que as pessoas também o chamassem de “João Sabe Tudo”. Surgiu ainda o nome de “Maria Buna”, uma pobre Lavadeira que vivia constantemente lavando roupas em cima de uma pedra sob o abrigo improvisado que ela mesma fez para fugir do sol.
Como Maria morava em um distrito chamado “Cachoeira de Itabuna” (que na verdade era denominado “ Itaúna”, porém, devido a uma colônia de estrangeiros fundada no século dezoito, que nunca conseguia pronunciar o nome correto e insistentemente chamavam-no de “Cachuêrra du Tabuna” logo assimilado pelos moradores do local) o nome “Itabuna” acabou mesmo prevalecendo.
Mas, ainda no início, sua aceitação foi motivo de divergências, porque os homens ilustres daquela época desejavam substituir “Tabocas” por um nome que tivesse algum significado na língua indígena. No de Itabuna apenas o “Ita” (pedra) tinha esta origem. O “buna” servia como eufonia, mas acabou prevalecendo “Itabuna”, o que levou o tipógrafo Pitágoras de Freitas a lançar imediatamente um jornalzinho com o título “O Itabuna”. 

Aniversário da Cidade:

18 de Julho 

Gentílico:

Itabunense ou grapiúna

População:

204.710 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Itabuna é um centro regional de comércio, indústria e de serviços, juntamente com Ilhéus. Sua importância econômica cresceu no Brasil durante a época áurea do cultivo de cacau, que por ser compatível com o solo da região levaram-na 2º lugar em produção no país, exportando para os EUA e Europa.

Clima:

Tropical úmido 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Baiano 

Limites:

Buerarema, Governador Lomanto Júnior, Ibicaraí, Ilhéus, Itajuípe, Itapé e Jussari. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

426 ou 333 km (via ferry-boat)  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Itabuna se destaca na vasta cultura que existe na cidade, com grupos de teatro,dança, bandas musicais e outras atividades do gênero. Umas das maiores manifestações populares chamada carnaval, é uma das atividades mais importante que a cidade possui. O primeiro carnaval antecipado do Brasil foi inventado nesta cidade, onde se reunem várias bandas da capital, do interior do estado e da própria cidade. Bandas como Vera Cruz, Lordão, Cacau com Leite fazem a alegria do povo, enriquecendo ainda mais sua cultura. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL ITABUNA

E-mail:

Telefones: (73) 3613-1188

Sites: http://www.itabuna.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (73) 3613-5685 Ramal: 13

Site: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itabuna
Fundação:
1906
Altitude:
54m
População:
182.148 habitantes
Área:
444,8km²
Densidade Demográfica:
409,51hab/km²
CEP:
45600-000

Envie seu comentário sobre Itabuna