Terra Rica

Terra Rica-PR
banner

Bem-vindo a Terra Rica!

banner

Comece planejando a sua viagem para Terra Rica utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Terra Rica e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Terra Rica.

A cidade de Terra Rica, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1954. A localidade está em uma altitude de 442m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.555 habitantes. A área total de Terra Rica é de 703,3km², e sua densidade demográfica é de 17,85hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Terra Rica-PR é 87890-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Terra Rica

Roteiros do Brasil

Região Noroeste Paranaense

"Capital do Vôo Livre"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras que constituem o território do Município de Terra Rica foram requeridas ao Governo do Estado do Paraná, em 1950, por Aniz Abud, que, mais tarde, as transferiu à Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (SINOP). Até então, as terras em apreço integravam o Distrito do Paranavaí, que, por sua vez, pertencia ao Município de Mandaguari. Investida na posse do Patrimônio de Terra Rica, A SINOP passou a medir, demarcar e vender lotes, datas e sítios, iniciando-se, já em 1950, a formação de importante núcleo populacional. Situado às margens do rio Paranapanema, Terra Rica conta com grande facilidade no escoamento de sua produção, feito através do porto fluvial Euclides da Cunha, que é um dos mais movimentados do noroeste do Paraná. Graças a sua situação privilegiada, Terra Rica teve rápido desenvolvimento, crescendo social e economicamente dentro de reduzido lapso de tempo, e de maneira impressionante. Em 1953, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 26 de novembro de 1954 alcançou sua autonomia, sendo instalado em 4 de dezembro de 1955. A denominação de Terra Rica é devido à fertilidade do solo da região.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

04 de Dezembro

Gentílico

terra-riquense

População

15.256 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Terra Rica é uma linda cidade de águas cristalinas.  Seus rios e cachoeiras encantam os olhos.

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média

22° C

Localização

Município da Região Noroeste no Estado do Paraná

Limites

Ao Norte: Teodoro Sampaio-São Paulo, ao sul: Guairaçá-Paraná, a leste:Paranavaí-Paraná, a oeste: Nova Londrina, Diamante do Norte, Itaúna do Sul (todos municípios paranaenses).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

561 km

Outras:

Do Porto de Paranaguá: 652 km

Do Aeroporto mais próximo: 130 km (Maringá)

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O município é cercado por rios. O rio Paranapanema divide os municípios de Terra Rica no Paraná com Euclides da Cunha no estado de São Paulo, com travessia de balsa, sendo um importante canal de escoação da produção.

Principais Pontos Turísticos

Três Morrinhos

O Morro Três Irmãos situa-se no município de Terra Rica, na região noroeste do Estado do Paraná, próximo à confluência dos Rios Paranapanema e Paraná.
O Morro oferece ótimas condições para a prática do vôo livre (para-glaiders e asa delta) sendo considerado um dos melhores locais do sul do Brasil para a prática desse esporte.
O local abriga ainda várias espécies de animais, pássaros e plantas, muitos desses já extintos na região.

Lago de Rosana

O represamento criou o Lago de Rosana que chega a alcançar 3 km de largura, oferecendo praias naturais de água doce, pesca, passeios de barco e a prática de esportes náuticos.

Turismo radical
Localizada em uma região bastante plana, conta com uma única montanha, os Três Morrinhos, com ótimas condições para a prática do vôo livre (para-glaiders e asa delta) sendo considerado um dos melhores locais do sul do Brasil para a prática desse esporte e fazendo Terra Rica ser conhecida como a Capital do Vôo Livre Paranaense.

Praia Municipal

A praia municipal localiza-se às margens do Rio Paranapanema (Lago de Rosana) a uma distância de 18 km da cidade de Terra Rica.

Praia Padre Eduardo - Lago Coroa do Frade

As corredeiras e cachoeiras do Rio do Frade, a prainha do lago da Usina Padre Eduardo, dão opção de lazer para amantes da canoagem.

Praia Filipack São Vicente

Uma praia de água doce, às margens do Lago de Rosana oferece camping entre bosques.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Data Comemorativas

Aniversário do Município - 04 de dezembro
Padroeiro Santo Antonio - 13 de junho
Padroeira do Brasil - 12 de outubro
Imaculada Conceição - 08 de dezembro

 Abril
               
- EXPOTERRA – Exp. De Prod., Equipamentos e Eventos - Abril
Mostra a pujança regional da agricultura, além de equipamentos, máquinas e serviços. Integram o evento rodeio crioulo, shows com bandas musicais e praça de alimentação
Parque das Jabuticabeiras

- Rodeio dos Campeões - Reúne renomados campeões profissionais para disputar os melhores lugares nas atividades campeiras e em montarias de bois e cavalos. Paralelamente ocorrem shows pirotécnicos e musicais, além de comida típica
Parque das Jabuticabeiras.

 Junho

- Rodeio Crioulo Interestadual - Comitivas oriundas de diferentes pontos se deslocam para o município, para participar ou assistir a programação campeira, que combina com a cultura, praia de água doce, cachoeiras, cânion, além das atividades esportivas de asa-delta realizadas em Três Morrinhos.
CTG Porteira Branca

- Festa do Padroeiro Santo Antonio de Pádua - Evento tradicional em que é destacada a religiosidade do povo, além de manifestações populares com gastronomia, leilões, dança de quadrilhas, venda de artesanato, shows musicais e outras diversões.
Centro de Eventos Santo Antonio de Pádua

 Setembro

- Festa de São Pio X - A programação associa a fé das pessoas, o gosto pela boa comida, a agitação do bingo, as emoções dos leilões de gado e a oportunidade de adquirir artesanato e flores. O evento tem seu início, com animado baile popular.
Praça Central - Distrito de Adhemar de Barros

 Outubro

- Festival de Vôo livre e Turismo - Três Morrinhos aliado a topografia plana dos terrenos do município, proporcionou o desenvolvimento do evento com apresentações de vôo, torneios esportivos, shows musicais, roteiros turísticos de terra e de água.
Parque Municipal dos Três Morrinhos

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA RICA

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3441-8500

Sites: http://www.terrarica.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Email: [email protected]

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR   

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232     
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3441-1272

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.turismoregional.com.br/?action=costa-rica/terra-rica

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- José Rico - José Rico Alves dos Santos nasceu na cidade de Barra de São Pedro em Pernambuco no dia 29 de Junho de 1946. Chegou em Terra Rica com a família mais 02 irmãos no ano de 1948, com pouco mais de 02 anos. Ilustre pioneiro e cidadão honorário do município, o cantor José Rico nos relata um pouco da história dessa cidade no qual ele a chama de “ cantinho querido”.

- Padre Eduardo Roque Bassil - Padre Eduardo nasceu em 16 de agosto de 1918 na cidade de Araucária. Assumiu a Paróquia Santo Antônio de Pádua de Terra Rica no dia 16 de fevereiro de 1963 (falecido em 12/01/1970), foi senão o maior, o mais querido empreendedor que os terrariquenses tiveram.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Terra Rica

sou nascido nessa cidade linda e sou apaixonado por ela abrçoss pra todos
Por: jaime

Olá queridos amigos e patricios, sou filho de Terra Rica, sai a muitos anos deste cantinho do Paraná, mas, nunca esqueço um só minuto desta terrinha maravilhosa, nasci no Garimpo, sempre que posso vou a Terra Rica ver meu povo, meus pais, meus irmão, tios,primos, amigos AMO TERRA RICA, moro em São Paulo, mas, Terra Rica mora em meu coração. Um enrome abraços, a todos. Fiquem com Deus, Se quiserem manter contato comigo, vou ficar muito feliz. no e-mail acima. José Antonio
Por: José Antonio Fernandes

Fiquei orgulhoso hj de ver minha terra natal, e poder matar saudade de longe. Ah minha Terra Rica querida, longe de voce sou estrangeiro, sei que amigos deixei, de um tempo que não volta mais.
Por: Osni de Araujo Mourão

eu nasci em terra rica no ano de 1964 morei na cidade até 1974 hoje moro em americana interior de são paulo nunca mais voltei em terra rica meu sonho é voltar para terra rica e matar a saudade apreciar os eventos e a beleza que está cidade oferece parabéns terra rica pr
Por: arnaldo messias da silva

Terra Rica, minha terra natal, terra que me viu crescer, cantinho da minha vida que nunca vou esquecer. Um dia minha terra querida voltarei para tí, para te amar mais do que te amo, desfrutar de seus encantos, suas maravilhas, me lembrar de quanto fui ingrato em te abandonar.
Por: Osni de Araujo Mourão

Se conheço Terra Rica? Fui criado nessa região maravilhosa de onde tenho muitas saudades e rcordações. Minha infância e adolescência foram vividas aí. Morei dos sete aos 12 anos no Bairro do garimpo,Fazenda Paineira e dos 13 aos 19 anos Na cidade de Terra Rica. A última vez que estive aí foi emm 1981,última não,penultima,pq pretendo voltar aí um dia a paseia.Já ate sonhei com esse passeio. Uu tinha uma dupla com um irmão meu que se chamava Luiz e Luizinho, depois Arizona e Araguaí,tinha tbm na época uma outra dupla,Job e Adilson meus amigos q tbm se mudaram daí,éramos amigos de Alcides Vicente de diamante do Norte.Nunca mais tive contato com essas pessoas,uma pena.Ah,antes que eu me esqueça,Conheci tbm Marco Antonio que tinha um serviço de autofalantes A MSARCANT Publicidades. Bons tempos.Estudei no G E Santo Inacio de Loyola até aétima série.sai dai com 19 anos e hj tenho 46 faço 47 dia 17 de abril. Um abraço atodos,desculpe aí o Jornal,foi um meio de matar saudades de Terra Rica.
Por: José Luiz de Carvalho

Conheci a cidade de Terra Rica em dezembro de 2007 a amei a cidade.
Por: eliana

NOSSA COMO POSSO DESCREVER ESTA CIDADE TÃO LINDA.EU MOREI EM TERRA RICA DURANTE ONZE ANOS E ADORO TUDO POR AI.GOSTO DA PRAÇA DA IGREJA,DAS PRAINHAS,DAS LANCHONETES E É CLARO DOS TRÊS MORRINHOS!!!!! É IMPERDIVEL TODOS DEVEM VISITAR ESTA CIDADE TÃO INCANTADORA DO ESTADO DO PARANA!!!!!!
Por: RENATA

Olá Amigos, Quero abraçar todos desta cidade que Amo muito, sou filho de Terra Rica, mais precisamente do bairro Garimpo, tenho meu familiares que residem ai, sempre que posso vou visita-los, e todas as vezes que volto de Terra Rica já fica planejando o retorno. Emfim, Quero abraça-los e deixar as minhas saudades e que estarei em breve ai. José Antonio
Por: José Antonio Fernandes

amo esta cidade ela e muito amavel estou no esterior e quando vou para o brasil vou ai eu tenho muita saldade
Por: sergia

Está Cidade e linda plaina ,gosto muito de Terra Rica pois nasci aí nestá Cidade Humilde, Maravilhosa. Hoje pois Moro em Jandira , mas devez enquando eu dou um passadinha lá. lá pois estão vários tios e primos.
Por: Esmael Martins Soledade

cidade pequena, hospitaleira, ideal para descançar, curtir os banhos de rio e as festas interioranas
Por: EDINAR SOLETTI

bom amo essa cidade de paixão...moro em paranavai,mais morei ai 14 anos...por decepções da vida vim pra paranavai...mais meu coração está ai... gosto mais das prainhas...
Por: daniele de oliveira silva

Meu filho mora ai na Rio de Janeiro, sempre que posso vou passar alguns dias nessa cidade linda, gosto muito desse lugar pois e bastante calmo diferente da correria de sampa. abraços para toda Terra Rica.
Por: Clovis Costa Farias

acho terra rica um espetaculo da natureza, sou estudante de turismo e meio ambiente em breve uma turismologa, terra rica precisa de um estalo de dedos do governo para uma região privilegiada dessas deveria ter mais opições para o turista, a cidade precisa de gente que queira trabalhar para fazer a cidade ser conhecida nacionalmente mas clara com sensibilização com a natureza precisa de um trabalho para o turista e com o turista há ns tipos de turismo, religioso, turismo de pesca, ecoturismo e muitos... obrigada pela oportunidade bjussssssss Ane campo mourão.....
Por: ANE CAROLINE

terra rica sempre estara na minha memoria pois morei alguns meses ai ,fui farmaceutico da farmacia do bidao e fiz varios amigos que nao sei se ainda estao por ai;tenho saudades daqueles momentos de 1989;hoje moro em peruibe litoral de sp;tenho vontade de um dia passar por ai. ate breve.
Por: ALMIR JOSE MENEGATI

ainda naun a conheço essa linda cidade so por fotos mais tenho muita vontade de conhece-la tenhos amigos ai . abraços
Por: selma regina da costa

eu tenho uma curiosidade! de conhecer este lugar. pois nasci ai e nos mudamos,eu era ainda um bebe.tinha um pensamento que poderia ser muito pobre. pois eu me enganei. fico feliz em saber que é lugar turistico. um abraço a todos que ai vivem.
Por: maria jose de lima saucedo

Naci em Terra Rica em 1960,vivi em Terra Rica até meus oito anos ,depois nunca mais tive oportunidae de voltar ao berço. Mas com certeza ainda tornarei ao meu berço tenho orgulho da minha cidade.Hoje moro em São Bernardo do Campo SP.Sou casada com paulista.Mas acho que minha familia ainda tem alguns amigos e parentes por ai .Minha mãe foi professoura na epoca do prefeito Neuto Gaudino. E tbm relembro com saudades as quermesses do finado PADRE;EDUARDO GRANDE AMIGO DE MEUS PAIS .BEIJOS PARA TODOS .FIQUEM COM DEUS.
Por: Maria Enide Derencio De Lima

Ja morei nesta cidade, acho que esta bem bonitinha agora. Gostaria de comunicar com a familia costa
Por: Marise F. Rachel

Nasci em Terra Rica, hoje moro em Hortolandia sp,mas essa cidade mora no meu coração e faz parte da minha historia e da minha vida amo Terra Rica!!!!!!!
Por: Patricía Goes

namorei um rapaz de terra rica e apesar de nao conhecer essa cidade ela mora no meu coracao
Por: jaqueline

tive um amor em terra rica ficou a saudade e sempre q sei dessa cidade me recordo do passado
Por: jaqueline taubate

morei 9 anos em Terra Rica fui embora em 1979 para campo Grande, tenho saudades, pois eu tinha 15 anos e deixei amigos tenho. abços
Por: tania scandola

Gostaria conhecer a cidade de Terra Rica deve ser bela e tranqüil apra passear
Por: Roberto Ramos

O melhor lugar para a pratica do voo livre no parana.
Por: Kaito

EU NASCI NESTA LINDA TERRA.A 19 ANOS,ESTOU MORANDO EM AMERICANA SP.TENHO SAUDADES.NAO TENHO MUITAS LEMBRANÇA,MAS VI PELA INTERNET E FIQUEI MUITO FELIZ...SOU FILHA DE JOSE´CELESTRINO DE BRITO E ROSA.TENHO MUITOS PARENTES AI EM TERRA RICA..UM ABRAÇO A MINHA TERRA NATAL.
Por: SANDRA VALERIA CELESTRINO

Cariocas podem vir conferir sinceramente muito bacana mesmo a cidade show de bola.
Por: Gilson

TERRA RICA ACIDADE MAIS ENTERECATE DO BRASIU
Por: FELIPE

Olá! Nasci em Terra Rica. Hoje moro em Santo André SP. Tenho muita saudade dessa terra linda e acolhedoura. Saudades mil. Devanizia
Por: Devanizia Salmazzo Bastos

terrarica o nome ja dis tudo sidade maravilhosa acolhedoranao ten igual morei en terrarica desde que nassiaos 25 anos fui pra sao paulo aos 30 anos vin para o japao estou aqui a 17 anos mais o coracao continua nessa cidade maravilhosa terrarica abensoada por deus
Por: andrelina madrigar miyagui

nasci em terra rica, faz muito tempo que não vou a cidade mas acho ela linda e adoroooo
Por: silvana marangão paschoaletto

eu sou um pouco terrarriquense pois minha raizes vinherao dai e hoje nois se ospedamos emterra roxa pr legal ponha mais fotos da cidade gostei
Por: jeferson dos santos

SOU FILHO DESSA CIDADE LINDA QUE É TERRA RICA HOJE FIQUEI MUITO FELIZ POR VER AS FOTOS DELA ESTA MUITO LINDA...
Por: JOÃO CARLOS GONZAGA

Vou duas à três vezes por ano em Terra Rica.Gosto de acampar com minha família na praia do Garimpo e no Recanto das Palmeiras (do seu Adão).É ótima opção para quem gosta do contato direto com a natureza.
Por: Patrícia Mantovani

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Terra Rica
Fundação:
1954
Altitude:
442m
População:
12.555 habitantes
Área:
703,3km²
Densidade Demográfica:
17,85hab/km²
CEP:
87890-000

Envie seu comentário sobre Terra Rica

banner