São Pedro do Paraná

São Pedro do Paraná-PR
banner

Bem-vindo a São Pedro do Paraná!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em São Pedro do Paraná e muitas outras opções de hospedagem na cidade São Pedro do Paraná. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em São Pedro do Paraná.

Informações de São Pedro do Paraná

Roteiros do Brasil

Região Noroeste Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Banhando em 18 Km de águas do Rio Paraná, o Município de São Pedro do Paraná foi criado através da Lei Estadual nº 4788, de 29 de novembro de 1963, e instalado em 14 de dezembro de 1964, foi desmembrado de Loanda e Porto Rico e teve sua emancipação política comemorada no dia 30 de dezembro de 1964.

O idealizador da fundação do Município de São Pedro do Paraná, foi o Sr. Silvio Vendramim. O nome anterior à implantação do Município era Fazenda São Pedro. As personalidades da época que trabalharam para a implantação do município foram: Dr. Paulo Camargo, na época Deputado Estadual, os senhores Silvio Vendramim e José Marques de Macedo.

O meio de transporte mais utilizado da época eram as carroças para transporte de carga e cavalo para pessoas. Demorou para ser instalada uma linha de ônibus de Loanda à Porto Rico, passando por São Pedro do Paraná, isto em precárias condições de trafego, pois em dias de chuva a circulação era interrompida em razão das estradas ficarem intransitáveis.

O principal centro comercial da época era Loanda, e antes era também feito em Nova Londrina, Marilena, como também em Santa Cruz do Monte Castelo. Em 1955, não havia Bancos em Loanda, o centro mais próximo era a cidade de Paranavaí, ou Brasileira como era conhecida naquele tempo.

Criado através da Lei Estadual nº 4788, de 29 de novembro de 1963, e instalado em 14 de dezembro de 1964, foi desmembrado de Loanda e Porto Rico.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

Gentílico

são pedrense

População

2.494 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade linda, cheia de alegria!

Clima

Subtropical

Temperatura Média

19° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Município da Região Noroeste no Estado do Paraná

Limites

 

Acesso Rodoviário


Distância

Da capital

605 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

  • Festa do Padroeiro São José - Maio A festa baseada na religiosidade tem a missa às margens do Rio Paraná, procissão fluvial, prova de remo e natação, campeonato vôlei de areia, shows, barracas e encerramento com baile e muita alegria.
  • Festa do Padroeiro São Pedro - Junho
    O padroeiro do município é homenageado com celebrações religiosas e festejos populares, com shows musicais, churrasco, leilões, bingos e parque de diversões.
  • Campeonato de Pesca ao Jaú - Julho
    Os aficionados do esporte, reúnem-se em uma alegre confraternização disputando os melhores lugares na captura das maiores peças. Paralelamente ocorrem outras atividades como show pirotécnico e sorteio de brindes.

 Abril/Maio

- Festa de São José Operário - Missa campal, procissão fluvial, almoço e jantar, parque de diversões, show pirotécnico e baile, fazem parte da programação do evento.

 Junho
 
- Festa do Padroeiro São Pedro - O padroeiro do município é homenageado com celebrações religiosas, com missas e festejos populares, com shows musicais e pirotécnicos, churrasco, leilões de gado, bingos e parque de diversões, além de show baile com coroação da Rainha da Festa.

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DO PARANÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3464-1163

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL

E-mail:

Telefones: (44) 3464-1174

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Pedro do Paraná

Nasci ai em São Pedro do Paraná, viviai até meus 12 anos. Hoje moro em Bauru, SP, faz 36 anos, abraços a todos dai. Pretendo ir passear por ai.
Por: Valdir Ferreira de Souza

Sim, conheço S. Pedro do Paraná, vivo em S. Pedro, uma cidade acolhedora, tem uma grande Empresa Águia Metais, que emprega mais de cem colaboradores. Assim, a ciddade cresce.
Por: zelir

Sim, ja visitei esta cidade, fui conhecer a familia do meu namorado, seu Paulo Dias. Aproveite pra ir conhecer o rio Parana e a cidade de Porto Rico, adorei, um dia quem sabe volto ai. S.J.P. PR.
Por: maria clara matucheski

Morei ai até os dez anos , ai mudei para Jaboticabal (SP) hoje tenho 40 anos e sonho em voltar ai para passear , o meu pai deve morar ai ainda , ja fazem 38 anos que nao o vejo , espero ir passear ai e quem sabe re encrontra-lo ( as vezes sinto o cheiro da terra , nossa da uma saudade ) abraço até mais
Por: Vanderlei Rodrigues de Almeida

estou morando em flogria nópolis no momento mas pretendo ver sew volkto a morar em loanydo poi s e de la que sou natural. saudades de tobdos
Por: paulo sergio de oliveira

Nasci em são pedro do paraná onde tive uma infância maravilhosa, sai dai aos 13 anos de idade, já fazem 39 anos nunca mais voltei. Quanta saudade desse lugar maravilhoso! Prometo que irei em breve matar as saudades da minha terra natal.
Por: Damião rosa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Pedro do Paraná

Envie seu comentário sobre São Pedro do Paraná

banner