Ibicuí

Ibicuí-BA

Bem-vindo a Ibicuí!

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ibicuí, informações e fotos da maravilhosa Ibicuí. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ibicuí, recomendadas por internautas.

A cidade de Ibicuí, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1952. A localidade está em uma altitude de 365m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.279 habitantes. A área total de Ibicuí é de 1.167,5km², e sua densidade demográfica é de 13,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibicuí-BA é 45290-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibicuí

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Ibicuí foi desmembrado de Poções, este de Vitória da Conquista e esse último por sua vez, do município do Condeúba (origem primeira de Ibicuí). Até 1913, o território do atual município de Ibicuí, então denominado de Rio Novo de Guarani, era coberto por matas virgens e habitados por índios. Nesse ano, José Veiga e Marcelino Silva Novo e suas famílias vindas das caantigas de Poções instalam-se na região provocando os primeiros desmatamentos para a formação de pastagens e o cultivo de lavoura de milho, feijão, mandioca, fumo e café. Pelo Decreto nº 7.841 de 09 de julho de 1931 o então distrito de Rio Novo do Guarani foi anexado ao município de Itabuna alterando assim os limites de Poções. Porém, o energético protesto das lideranças e de toda a população de Poções possibilitou, por meio do Decreto 7581 de 23 de agosto de 1931 a revogação do decreto anterior, voltando o Arraial do Rio Novo do Guarani, integrar novamente o município de Poções. Em 1942, quando ainda pertencia a Poções, este distrito passou a chamar-se Ibicuí, o que veio significar "Terra de Areia Fina" (Tupi Guarani). Esta mudança ocorreu pelo fato de já existir no Estado de Minas Gerais, um município com o nome de Guarani. Com território desmembrado do Município de Poções foi criado o Município de Ibicuí, pela Lei Estadual nº. 512, de 12/12/1952, sendo instalado em 07/04/1955.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

ibicuiense

População:

15.786 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Diversão é o que não falta no local. É a principal característica desse roteiro singular.

Clima: 

Úmido a subúmido e seco a subúmido 

Temperatura Média: 

Média: 22.5°; máxima. 27.4°C; 18.6°C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Vitória da Conquista 

Limites:

Almadina, Dário Meira, Floresta Azul, Itagibá, Itororó, Santa Cruz da Vitória, Coaraci, Firmino Alves, Iguaí, Itapitanga, Nova Canaã. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital: 

535 km 

Outras: 

Itapetinga: 84 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Ibicuí tem um enorme potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. Um lugar de natureza simples, repleto de montanhas, vales,  cachoeiras, nascentes, fazendas e rios que proporciona uma exploração do turismo voltado para a natureza e à prática de atividades ecoturísticas, como: vôo livre, passeio a cavalo, trekking, observação da fauna e da flora e camping.
O turismo rural é outro segmento a ser explorado em Ibicuí.  A riqueza da história do tropeirismo, as fazendas e as serras são características peculiares para se desenvolver uma atividade turística voltada para o modo de vida interiorano.
Além da famosa e típica festa de São João na Praça Régis Pacheco, Ibicuí é cercado por serras, rios, cachoeiras e mais de 100 nascentes. A cidade e região oferecem atrações ecológicas e não ecológicas.


Principais Pontos Turísticos:

Serra da Lontra

- Distância: 12 km

- Cachoeiras

- Torre (60 metros)

- Trilhas em matas fechadas 

Serra do Pão de Açúcar

- Distância 8.6 km

- Altitude: 925m

- Trilhas

- Rios e cachoeiras

- Balneário Fazenda Santa Rita (plantação de café e de cana-de-açúcar, aquário natural, piscina, toboágua, cabana, bica, lago e área de lazer). 

Cachoeiras

- Cachoeira da Roda D’água: localizada em Rio Novo de Cima a uma distância de 6 km. Com várias quedas d’águas.

- Cachoeira do Rio Novo de Baixo: localizada em Rio Novo de Baixo a uma distância de 6 a 7 km. Com uma queda d’água de 20m. 

Balneário dos Oliveiras

- Distância: 500m

- Toboágua, quadras, rio, bar, área de lazer e alimentação. 

Região de Iguaí
 
Iguaí abriga mais de 600 nascentes, 160 cachoeiras, dezenas de rios, vales e serras, como: a serra do Jaguar, a serra do Ouro e a serra das Sete Voltas (esta última localizada nos limites entre os municípios de Poções e Nova Canaã).
A região que envolve Ibicuí, Iguaí e Nova Canaã têm um enorme potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. Um lugar de natureza simples, repleto de montanhas, vales,  cachoeiras, nascentes, fazendas e rios que proporciona uma exploração do turismo voltado para a natureza e a prática de esportes radicais. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Durante todo o ano a cidade se prepara para esta festa, que movimenta uma grande quantidade de dinheiro. O número de visitantes, atraídos pelas boas atrações na praça Régis Pacheco e nas "festas de camisas", chegam a ultrapassar o números de moradores da cidade.

 Junho

23 - Brega Light - Local:  AABB
Outras Informações:  Atrações: Tomate, Cavaleiros do Forró, Psirico, Trio da Huanna, Mc Sapão, Top Gam e Dj Artur. 

25 - Tico Mia - Local:  Fazenda Eldorado 

26 - Bloco Forró Valeu o Boi - Local:  Parque José Morais
Outras Informações:  Camisas 1º Lote R$ 50,00, Comida tipica grátis, Atrações: Vera Cruz, Cangaia de Jegue e Sivirina Xique-Xique.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBICUÍ

E-mail: contato@ibicuinanet.com.br

Telefones: (73) 8117-1466 (Márcio)

Sites: http://www.ibicuibahia.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos

Av. Santiago Campostela - Brotas
Salvador-BA
(71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (73) 3272-2429

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.ibicuibahia.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibicuí
Fundação:
1952
Altitude:
365m
População:
15.279 habitantes
Área:
1.167,5km²
Densidade Demográfica:
13,09hab/km²
CEP:
45290-000

Eu sou da região de Ibicuí, gostaria de deixar o meu recado, um abraço forte para todos aqueles que é da cidade e região. tem muito temp que fui aí em Ibicuí, mas eu não esqueço.
Por: Adalto Marques Oliveira

Companheiro marcio gostaria que envisasse algumas fotos de Ibicuí para mostrar aos meus colegas de trabalho Ok.
Por: Wagner Carlos Pires Antunes

eu nasci em ibicui,fazenda belezinha pertenceu a minha familia ate a decada de 1990,atualmente moro em s.p nao tem cidade melhor pra se viver e nem pra passear adoro ibicui
Por: mario alves duarte

Eu tinha parentes que moravam em Ibicui,conheco a festa Junina que e uma das melhores que ja vi!Acontece ainda??????
Por: Andrea Rodrigues Ferraz

eu fui morar em ibicui em 1986 com os meus tios eu morei na rua jose veiga n.42 proximo ao rio com o meu tio tertulino jose dos santos mais conhecido como terto do fumo,na decada de 90 eu retornei a minha terra no sertao de vit.da conquista e voltei para visitalo apenas 2 vezes em 98 e 2004 mais em breve eu voltarei em ibicui é a cidade do meu coraçao a cidade mais querida da bahia,tem orgulho de ibicui,parabens a todos
Por: jean pereira

é minha cidade natal que eu pretendo ir em junho curte o são joão
Por: romario p santos

Pô cidade mais acolhedora da Bahia vei... ii ainda teem o melhor São João do Mundo! Podii ter certeza Fera num teem melhor !
Por: Guálter Cardozo

Amo IBICUI,pois é minha cidade natal. Passei ai os melhores momentos da minha vida!!!
Por: Marcela Milanez

Essa e minha cidade do coraçao , amo minha cidade estou lonje mas vou visita-lo sempre que posso te amo ibicui. amarildo filho de Maurina. amo vc ibicui
Por: amarildo silva

Nossa! não tem festa igual, pra poder se divertir e curtir tudo aquilo que a cidade oferece não tem melhor! faz tempo que não pego uma festa em Ibicuí, mas espero que não demore tanto.
Por: Adalto Marques Oliveira

Ibicuí tem uma das melhores festas da região, as pessoas são maravilhosa, a gastronomia nem se fala, tenho dez anos que não consigo passar o São João em Ibicuí, mas se Deus quiser quem sabe o próximo.
Por: Adalto Marques Oliveira

eu sou de itaia BA e ja morei air muito tempo mais todo ano eu vou passa o são joão air de ibicui eu gosto muito desta cidade que muito boa eu agora estou morado em são paulo mais eu fico com muita saudades da ir
Por: jose da paixão

já morei lá , gosto do lugar, das festas junina,um abraço para guriço,selma e a familia zé do arroz
Por: andre f xavier

É o melhor São João do país. A cidade tem um clima diferenciado com estações bem definidas, belezas naturais ainda ainexploradas, rios com nascentes muito próximas. Temos o Balneário dos Oliveira, montanhas para trilhas pouco visitadas. Ibicuí tem um povo amistoso pronto para receber os convidados. Ainda há pessoas que batem papo com os visinhos à noite na frente da casa sentadas em cadeiras. Ibicuí é o resquício de paraíso ainda preservado. Não perca a oportunidade de conhecer.
Por: Abraão

ibicui é um lugar muito otimo maravilhoso moro em ibicui a dez anos
Por: paulo aguiar

morei muito tempo em ibicuí, tenho muitas saudades e parentes aí, espero visitá-lo em breve
Por: Raquel dos santos

morei na infacia e sinto muita fauta das festas juninas e muitas coizas boas que a cidade nos oferese beijos ate junior
Por: rosiney

boa noite! para nos que nascemos nessa cidade e muito facil falar...aos Sr: que nao a conhecem, pode escolher o mes de junho. E uma excelente opcao. palavra de um conhecedor!!!que ja esta contando os dias que faltam> um grande aabraço...
Por: alessandro dias santos

pense numa cidade maravilhosa pois e essa ibicui saudades dessa galera massa.
Por: vando

sou de itapetinga mas ja morei en ibicui adoro esta cidade linda tial conterranio.
Por: roberto lima

Ola Ibicui eu moro em Joinvilli santacatarina e gostaria de fala sobri as festas juninas da cidade é a melho do mundo. so para vcs saber eu sou dessa cidade cidade maravilhosa um beijo para todos eu moro a que mas o meu coração ta em ibicui.
Por: Renan f. da silva

amo ibicui de paixao o ano que vem estarei ai bjossssssss
Por: erine

minha cidade maravilhosa ibicui e bom dimsis sinto muita saudades da minha terrinha sao joao to la pra curte muito
Por: wine brandao

quem não se encanta por essa cidade linda e hospitaleira de um povo simples , carimatico e alegre terra de areia fina e do melhor São João da Bahia. Ibicuí eu te amo.
Por: Rosivaldo Silva Costa

Cidade do interior, da Bahia; que se se diversifica por sua cultura. E se destaca, pelo melhor São João do Nordeste. Obrigada ao povo de Ibicuí. Agradecimentos, de uma jovem Iguaiense, filha da terra! Um forte abraço!!
Por: Fernanda Freitas Chaves Santos.

ibicui,minha terra natal,amo tanto,que criei um museu pra preservar sua história.Caso tenham algum documento ou objeto dessa cidade,mande para nós.
Por: ana soraya

eu amo esta cidade maravilhosa do fundo do meo coracao saldade dessa galera que eu nao esqueco em breve estarei ai comendo agua familha fica com deus omo voceis
Por: rodrigo

Eu morei em ibicui, lembro do são joao e quero voltar para ve os amigos da infancia. Tem 26 anos que sai de Ibicui. Quero conhecer pessoas e fazer amizade em Ibicui.
Por: rogerio ferreira araujo

Envie seu comentário sobre Ibicuí