Campo Magro

Campo Magro-PR
banner

Bem-vindo a Campo Magro!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Campo Magro, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Campo Magro. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Campo Magro para programar a sua viagem.

A cidade de Campo Magro, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 931m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.018 habitantes. A área total de Campo Magro é de 268,8km², e sua densidade demográfica é de 67,03hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Campo Magro-PR é 83535-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Campo Magro

Roteiros do Brasil

Região Metropolitana de Curitiba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Campo Magro, emancipado no dia 11/12/1995, através da Lei Estadual Nº 11.221, que foi desmembrado do município de Almirante Tamandaré. A instalação deu-se em 1o. de janeiro de 1997 e sua história foi marcada, por pertencer como comarca dos municípios de Curitiba, Tamandaré e Colombo. Na literatura sobre História do Paraná, encontramos alguns dados com referência a Campo Magro.

Significado do Nome

O nome do município é denominação de origem geográfica, advindo da largueza dos horizontes do lugar, sendo esta a impressão que tiveram os primeiros exploradores da região dos Campos Gerais. Campo Largo tornou-se ponto de referência, sendo que esta denominação prevaleceu desde os primórdios de sua ocupação, não conhecendo outra.

Aniversário da Cidade

23 de Fevereiro

Gentílico

campolarguense

População

112.486 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Campo Largo é o 14º município mais rico do Paraná em PIB e tem a 152ª melhor distribuição de renda do Estado, por isso um dos municípios mais desiguais do Brasil.

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média

22° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Curitiba

Limites

Itaperuçú, Curitiba, Campo Largo e Almirante Tamandaré

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

10 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Campo Magro é um ótimo lugar pra quem quer esquecer da rotina do dia-dia e está buscando um lugar tranquilo onde se possa ter um contato com a natureza.
E para quem gosta de aventura o município também é um lugar ótimo.Que tal fazer um rally nas trilhas do municipio?? Ou talvez se aventurar em um vôo de asa delta no Morro da Palha? Campo Magro tem muitas riquezas e vale a pena conhecê-las.

Principais Pontos Turísticos

Arte e Artesanato

A cidade abriga diversos artistas, talvez atraídos pelo ambiente tranqüilo e belo. Entre eles podemos destacar artistas que trabalham com Pedras, como Alfi Vivern, outros que trabalham no entalhe de madeira e móveis rústicos, como Marcos, Sebastião Crepaldi e Zita de Pontes Crepaldi (Fafá), esculturas e peças com equipamentos eletrônicos e lixo, como Altamiro e paisagismo e composições naturais com Maria Luiza, entre outros mais tímidos.
Campo Magro se consagra no mercado possuindo muitos artesãos de móveis e utensílios de vime, junco e ratan, além de peças de bisqui, crochê, tricô, taboa, entre outros materiais.

Cachoeira das Gêmeas
 
Localizada no bairro Macaco, mais conhecida região como Pedreira do Cal Bateias, encravada em reserva natural, com exuberante paisagismo com trilhas de fácil acesso, com grutas toda enfeitada com flores da região tornado-as ainda mais belas. Estão aptas à visitação pública. Caso interessar, possui guia residente próximo ao acesso da trilha - recomenda-se o uso de tênis ou botas. 

Forno Velho

Forno de Cal desativado, destinava-se à produção de cal, de maneira rudimentar, com as pedras extraídas das saibreiras existentes na região, o cozimento era efetuado com lenha num período aproximado de quatro horas até a rocha obter a coloração branca, sendo armazenada em tambores para o respectivo transporte.
Rua João Jacob Manfron - Várzea 

Igreja Matriz

Construída no início do Século XX, possui amplo salão de festas com capacidade para 700 pessoas sentadas, Salão para palestras com auditorio para encenações teatrais, com capacidade para 200 pessoas. Possui uma gruta construída em pedra para a devoção à Nossa Senhora de Fátima erguida pela Congregação Mariana desta Matriz em meados de 1940.
Rua Lia Garbáceo - Sede - Telefone (41) 3677-1124    
 
Lagoa Feia

Localizada no bairro do mesmo nome, próximo à comunidade de Campo Novo e próximo à sede deste município.
O nome Lagoa Feia originou-se da lenda contada pelos antigos moradores, que neste local existia uma capela e que em certa ocasião realizou-se desautorizadamente um baile neste local sagrado. Com este fato, conta a lenda, que esta igreja desapareceu do local, sem qualquer informação sobre os participantes.
Tecnicamente, a Lagoa Feia, que na verdade é uma lagoa verde, tem a sua origem com o afundamento do solo por tratar-se de uma área de caster aqüífero.

Morro das Palhas

Com 1.190 metros é o morro mais alto da região da Conceição dos Correas. Também utilizado para saltar de “paraglider” (vôo livre). Trata-se do atrativo natural de maior porte. Determina uma visão panorâmica do município. Há diversos estabelecimentos de apoio próximos, de alimentos e bebidas, de artesanato, entre outros.
Acesso: Fácil (a Pé ou feito com Veículo 4X4)
Transporte: Feito somente pelo próprio visitante.
Visitação: Ocorre principalmente durante o dia, não há taxas de entrada.
Localização: Estrada da Conceição (rua João Jacob Manfron) Região da Conceição dos Correas, Acesso pelo Bar do Mauri: virar a esquerda na chácara Lumiar ou virar na rotatória do Restaurante O Casarão a esquerda, seguir as placas.
   
Observatório - Colégio Estadual do Paraná

Localizado à Rua Antonio Manosso - Juruqui, agendamento de turmas para visitação através do telefone (41) 3304-68912, com o Prof. Luiz.

Trilha do Ouro

Localizada na comunidade de Conceição dos Túlios, zona rural de Campo Magro a Trilha do Ouro como é conhecida pelo povo de campo magro, é formada pelo Rio Conceição, que apesar da ação do tempo e do homem, ainda preserva parte da história da comunidade. Segundo os moradores os paredões de pedras que existem em seu leito e suas margens, foram feitos pelos escravos, como também, a mudança do curso do rio, o qual foi dividido em dois leitos, segundo a história conta: Um senhor chamado Gaspar Correia que era o Senhor das Terras, homem este, muito rico, adquiriu as terras para a retirada do ouro, que na época existia nessa região. Mas, como a extração era difícil por ser um ouro fino, foi desviada da água do rio, através de um canal extravasor, utilizando-se de uma barragem acima do desvio da água, enquanto a água passava por um leito, no outro que possuía os paredões de pedra e se encontrava seco eram colocadas peles de carneiro, após era aberta a barragem onde a água do rio passava deixando o ouro incrustado nas peles de carneiro, depois novamente fechada a barragem e assim sucessivamente. Desta maneira acontecia a extração do ouro e tudo isso era feito pelos escravos e alguns índios. O ouro era levado para ser beneficiado em Campo Magro, lugar que ainda existe com o nome Bateias.          

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MAGRO

E-mail:

Telefones: (41) 3677-4000

Sites: http://www.e-prefeituras.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3677-1181

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Campo Magro

bem, esta "cidade rural" tem uma particularidade interessante, é muito promissora... seu território é repleto de aspectos naturais e culturais interessantes, associados a agricultura como base econômica... isso a torna promissora pois, se bem planejados e direcionados ao desenvolvimento sustentável tais aspectos, podemos ser e ter uma cidade uma cidade com alto grau de qualidade de vida....
Por: alexandro stella

Campo Magro, rota do tropeirismo, era paradouro desses profissionais no século passado. Em Conceição dos Correias comunidade rural do município os jezuítas e portugueses garimpavam ouro e pedras preciosas no Rio da Conceição, podendo-se constatar pessoalmente o leito original do rio e o desvio percorrido por vários quilômetros. É impressionante a lenda da Lagoa Feia. Recebeu incremento com a ocupação pelos italianos e poloneses. Saudações fraternais aos Campo-Magrenses.
Por: Pedro Martim Kokuszka

adorei ter ido a CAMPO MAGRO pra qm gosta de natureza vale apena
Por: Marina

adoro jantar as quartas no pedra Chata, a comida vale a pena.
Por: cris

cidade bonita e hospitaleira com muitas opções de lazer e diversão
Por: edilezia

Campo Magro é uma cidade maravilhosa, as noites são estreladas, o sol nascer é um encanto e suas belas paisagem, encantam qualquer um, lugar acolhedor é aconchegante, quem passa uma vez, sente voltade de voltar e jamais esquece, dos momentos que viveu lá. Eu morei 15 anos em Campo Magro, estou com 24, moro em Curitiba mais quase todo o final de semana estou lá amo, Essa Terra lugar onde cresci, e não sabia oque era violência, um lugar maravilhoso para viver e curtir a natureza. Se não conhece não perca tempo venha conhecer um lugar encantado e inesquecivel.
Por: joziane terezinha ferreira

Para quem esta lonje de casa, se estiver em Campo Magro vai se sentir acolhido. Pois aqui vive pessoas que amam todos, a cidade é pequena mas tem um coração enorme, oferece, restaurantes com comidas gostosas, e lugares aconchegantes, vai se sentir super a vontade que não tera vontade de ir embora, quem não conhece venha conhecer um lugar mágico e maravilhoso.
Por: joziane Terezinha Fertreira

vou a um cartório ai, conheço até Santa Felicidade como poderei chegar até ai.........
Por: gregorio schafhauser

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Campo Magro
Fundação:
1997
Altitude:
931m
População:
18.018 habitantes
Área:
268,8km²
Densidade Demográfica:
67,03hab/km²
CEP:
83535-000

Envie seu comentário sobre Campo Magro