Conceição da Feira

Conceição da Feira-BA

Bem-vindo a Conceição da Feira!

Confira aqui as melhores pousadas em Conceição da Feira, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Conceição da Feira. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Conceição da Feira para programar a sua viagem.

A cidade de Conceição da Feira, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1926. A localidade está em uma altitude de 227m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.809 habitantes. A área total de Conceição da Feira é de 160,3km², e sua densidade demográfica é de 111,10hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Conceição da Feira-BA é 44320-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de Conceição da Feira

SAUDAÇOES AOS INTERNAUTAS, CONCEIÇÃO DA FEIRA JÁ FOI MELHOR QUE HOJE, MAS COM CERTEZA A PARTIR DE 2009 MUITA COISA IRA MUDAR E SEI QUE ESSA PAGINA VAI CONTER MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE MINHA CIDADE. SAUDE PAZ E BEM A TODOS VCS!! ASS: CLÉSIO
Por: Clesio Lisboa

o MUNICIPIO PASSA ATUALMENTE POR MUDANÇAS NA ARÉA CULTURAL , EVOLUINDO-SE NO RESGATE DA CULTURA QUE HA MUITO TEMPO FOI ABANDONADOS.
Por: DINHO

está, realmente é uma cidade maravilhosa! todos os anos vou passar minhas férias nesta bela cidade...e cada vez mais fico atraída em ir ai...
Por: Jussara Rodrigues

a cidade era maravilhosa hoje sem tranquilidade, mas é a minha cidade do coração gosto muito de verdade um abraço a todos conterrâneos.
Por: ALEX

CONCHECO E ADORO TODO ANO ESTOU LÁ, AFINAL NASCI NESSA CIDADE LINHA QUE E CONCEIÇÃO.
Por: BÁRBARA VIRGINIA

Informações de Conceição da Feira

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Conta a tradição, que a primeira penetração em terras do atual município de Conceição da Feira ocorreu em meados do século XVII, por indivíduos vindos não se sabe de onde, que aí se estabeleceram e fundaram um Povoado.
O Coronel, ou mestre-de-campo, Manuel de Araújo de Aragão Correia, proprietário das terras denominadas Saco, há duas léguas da freguesia sediada na Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, graças ao seu espírito religioso, ergueu, aí, no ano de 1675, uma ermida que dedicou à Nossa Senhora da Conceição.
Essa ermida, conforme noticiou o Padre Antônio Pereira, então Vigário da Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, situada na Vila acima referida, ficou anexada àquela Paróquia, por mandato do Arcebispo da Bahia, D. Sebastião da Vide.
A idéia de fundação de nova Capela veio de Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, D. Antônia Florinda de São José, que a construíram em terreno doado à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, segundo escritura lavrada em 06 de outubro de 1830 na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, por José Leonardo Muniz Barreto.
Foi esse local escolhido para a construção da segunda capela, não só em virtude de estar no entroncamento de duas estradas reais, movimentadas, a do Sertão e a do Nordeste, mas também pelo fato de possuir ótimas nascentes d'água, até hoje consideradas da melhor qualidade pelo aspecto cristalino, ensejando o pouso de tropas.
Terminada a construção da capela, por Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, começou a se desenvolver em redor dela a povoação; apareceram a feira, a casa de negócio e surgiu o Arraial Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira.
Considerando que, terminada a construção do segundo emplo, a capela inicial estava arruinada, Manoel Fernandes da Costa e sua mulher encaminharam petição ao representante da Província da Bahia, com resultado favorável, dizendo: estar a mesma capela com a necessária decência para se celebrarem os ofícios divinos, e ante a sua espontânea vontade de oferecê-la, como a ofereceram ao público para que nela se erija Matriz e Freguesia e Pároco, à vista da população que há e da distância em que está de 02 léguas da Freguesia Matriz daquela Cidade de Cachoeira a que pertence, por cuja causa muito padece o povo na falta de pastor espiritual em suas maiores precisões. 

Significado do Nome:

Por possiuir a maior feira livre da região

Aniversário da Cidade:

23 de Julho 

Gentílico:

conceiçoensse

População:

20.408 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Conceição da Feira,  cheia de festas e muita animação. Quem a conhece sempre quer voltar!

Clima: 


Temperatura Média: 


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Centro norte baiano 

Limites:

São Gonçalo dos Campos, Cachoeira, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu e Antônio Cardoso. 

Acesso Rodoviário:

BR- 101 e BA - 502

Distâncias:

Da Capital:

120 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Serra da Putuma

Fontes da Tábua, Santos Antônio e do Padre

Estação Ferroviária

E. F. Central da Bahia (1876-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CONCEIÇÃO DA FEIRA
Município de Conceição da Feira, BA (veja a cidade)
Linha tronco - km 122,233 (1960) BA-2400
Inauguração: 02.12.1876
Uso atual: estação da FCA com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Conceição da Feira foi aberta em 1876, então no ramal de Feira de Santana (Cachoeira-Feira de Santana) da E. F. Central da Bahia. Somente a partir de 1948, passou a fazer parte da linha Sul, com a união das estações de Santo Amaro, Afligidos e ela.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Festa da SERRA

 Dezembro

- Tradicional Lavagem - 10 anos e a Festa da Padroeira

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DA FEIRA

E-mail: contato@conceicaodafeira.com

Telefones: (75) 3244-3800 

Sites: http://www.conceicaodafeira.com/infouteis.html

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Conceição da Feira

Endereço: Loteamento Juliana, Rua C, S/N

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3244-2094

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conceição da Feira
Fundação:
1926
Altitude:
227m
População:
17.809 habitantes
Área:
160,3km²
Densidade Demográfica:
111,10hab/km²
CEP:
44320-000

Envie seu comentário sobre Conceição da Feira