Abreu e Lima

Abreu e Lima-PE
banner

Bem-vindo a Abreu e Lima!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Abreu e Lima, fotos, informações, os principais hotéis de Abreu e Lima, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Abreu e Lima, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1982. A localidade está em uma altitude de 19m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 82.849 habitantes. A área total de Abreu e Lima é de 129,1km², e sua densidade demográfica é de 641,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Abreu e Lima-PE é 53500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Abreu e Lima

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A área onde o município está localizado começou a ser povoada quando Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, dividiu a capitania em sesmarias no ano de 1535. Em 1548, o almoxarife-mor de Pernambuco, Vasco Fernandes fundou o Engenho Jaguaribe dando início ao povoado que deu origem ao município de Abreu e Lima. No entanto, o município só foi emancipado em 1982 - após 400 anos sob o domínio político e administrativo de Igarassu, e outros 47 subordinados à cidade de Paulista - com a realização de um plesbicito entre os moradores. A emancipação política de Abreu e Lima é comemorada no dia 14 de maio.  

Significado do Nome:

O nome da cidade é uma homenagem ao general José Inácio de Abreu e Lima, o Inácio pernambucano. Ele lutou 14 anos ao lado de Simón Bolívar e é um dos heróis da independência da Venezuela. Abreu e Lima viu o pai ser fuzilado pelas forças da Coroa Portuguesa durante a Revolução Pernambucana, em 1817, e depois de tornar-se capitão de artilharia e servir em Angola, exilou-se nos EUA. Juntou-se às forças de Bolívar na Confederação do Equador e lutou nas guerras de independência da Venezuela e Colômbia. Abreu e Lima ficou conhecido como o general das massas. Quando morreu, em 1869, a Igreja Católica proibiu que seu corpo fosse sepultado no cemitério público da cidade por ter se envolvido em algumas polêmicas com o Clero local. Abreu e Lima foi então enterrado num cemitério anglicano.
Aniversário da Cidade 

Aniversário da Cidade:

14 de Maio 

Gentílico:

abreu-limense

População:

94.428 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Esta è uma cidade de gente simples e acolhedora, com clima quente e pontos turísticos interessantes.Venha conhecer Abreu e Lima.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Mesorregião Metropolitana. Microrregião do Recife 

Limites:

Ao norte com Igarassu, ao sul com Paulista e Paudalho, a leste com Paulista e a oeste com Paudalho e Tracunhaém. 

Acesso Rodoviário:

BR-101 Norte, PE-15 e BR-408

Distâncias:

Da Capital:

20 Km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos
 
Para quem quiser se divertir e ao mesmo tempo aproveitar a natureza, a região tem mais de 70% de Mata Atlântica virgem e reservas ecológicas como a de São Bento e Caetés, tombadas pelo Governo de Pernambuco como Patrimônio Natural do Estado.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O folclore é um dos maiores atrativos de Abreu e Lima. Os visitantes podem desfrutar das batidas fortes dos tambores dos maracatus (foto) e dançar uma boa ciranda comandada por D. Odete do Coco.
 
- Quem quiser conhecer um pouco dessas manifestações culturais, uma boa sugestão é visitar Abreu e Lima durante a Festa da Emancipação, no dia 14 de maio, a mais movimentada da região. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABREU E LIMA

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3542-1061

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itamaracá Transportes

Telefone: (81) 3542-1011

Site: www.itamaraca.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório do Registro Civil:

Av. Dq Caxias, 547 - Timbó
Abreu E Lima - PE, 53520-010
Telefone: (81) 3541-0723

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.municipios.pe.gov.br

www.pe-az.com.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Abreu e Lima

abreu lima é uma cidade maravilhosa,gosto muito de mora nesta cidade....
Por: valdenice

esta è minha cidade natal um lugar de gente simples e acolhedoras, com clima quente e muitos lugares para ser visitados.
Por: severino ramos

moro nesta ótima cidade.venha conhecer vc não vai se arrepender.
Por: jailson

eu moro desdi piqueno em abreu e lima eu acho uma cidade muito bacana♥♥♥♥♥♣♥♥♥
Por: edigleyson henrique dos Santos

eu moro nesse paraiso chamado abreu e lima,nao vou sair daqui nunca sou quando jesus voltar que iremos morar em um paraiso melhor que é o céu,
Por: marcio bispo

nasci em abreu e lima sai de la aos 7 anos de idade + isso nao foi impecilio para q voltasse e conhecer essa cidade linda sempre q posso volto a abreu!q adoro tudo q tem por la!
Por: vania gonçalves amorim

Adorei conhecer a história da minha linda cidade, adoro morar aqui, sou natural de abreu, nasci na maternidade são josé
Por: carla cristina

Moro em Abreu e Lima a 22 anos (minha vida inteira). Tenho muito orgulho da minha cidade. Abreu e Lima já sofreu grandes transformações durante a gestão do prefeito atual e o antigo, mudanças essas que vinheram contribuir para o crescimento da "minha cidade". Uma das mudanças foi em relação a semana cultural da cidade que passou a trazer grandes sucessos evangélicos e outros catecorias. Outro ponto que teve um grande destaque foi a Assembléia de Deus no campo de Abreu e Lima que comemorou seus 80 anos onde a cidade passou a ser conhecida e elogiada nacionalmente e internacionalmente. Pois Abreu e Lima é maior cidade com habitantes evangélicos do país. Mas ainda há algumas coisas a mudar para que a Cidade fique ainda melhor. Acredito que deveria ser investindo um pouco mais na cultura e na valorização de nossa cidade. Mas isso é só uma sujestão, visto que não tenho conhecimento de projetos sobre este assunto para a cidade. Apesar de tudo Amo muito ABREU E LIMA.
Por: Midiam Duarte

Eu já visitei e me apaxonei por esta cidade maravilhosa, moro em São Paulo e fui bem recebido pelo povo maravilhoso de Abreu e lima PE
Por: EPAMINONDAS DA SILVEIRA

ola sou natural de Goiana pe,mas fui criada ai em Abreu e lima ,essa cidade e muito bonita ,vale a pena ser visitada hoje em dia mora no Rio de janeiro mais sempre que posso visito minha cidade moro aqui desde 2004 um abraço fuiiii
Por: amanda duarte

Morro de saudades dessa cidade que me viu nascer, que me viu crescer, e hoje nao e mais menina. "Ricardo Oliveira" Lucas do Rio Verde- MT.
Por: Ricardo Oliveira dos Santos

eu sou dai e quando vejo essas fotos fico emocionado porque estou longe e ja faz nove anos que esrou longe mas eu amo essa cidade principalmente o meu lugar o alto sao miguel e muita saudades mas logo eu volto
Por: regivaldo

quando vc vier até Abreu e lima não esqueça de visitar o pouco que resta da reserva florestal em caetes 1,o centro de triagem da policia militar lindo!!!localizado entre caete2 e a reserva,nossa!!!dê um megulho no rio timbó,conheça os nossos lindos altos no fosfato,montanhas no alto Bela Vista,venha sentir o calor humano dos guardas de tranzito municipais,mas nao venha liso!!!por favor publiquem isso!!!!nao deixem o turista se enganar!!
Por: Ruan kilson

Cidade muito suja, sem estrutura alguma em saneamento básico, os esgotos exportos, ruas esburacadas, os politicos recebem salarios altissimo, e nao cuida dos deveres. é uma vergonha!!!!!!!!!
Por: Maria Braga

eu amor abreu pq eu nascie ai e sou pernanbucana de coraçao
Por: ana maria de lima

cresci no fosfato em abreu e lima,tenho 40 anos moro em são paulo a 23 anos mas tenho boas lembraças de abreu.estive recentemente em abreu e lima e vir que a cidade cresceu muito adorei ,saudades... beijos
Por: maria jose leonardo

Cidade Historicar, conhecedora de seus valores, reconhecida como município em 1982 tendo como filho inlustre General Abreu e Lima, é a cidade que mas cresce na região norte, povo simples mas lutador, cidade com ótima localização nas margens da br 101, quem conhece Abreu e Lima se apaixona.
Por: Fábio Santos

abreu e lima minha cidade querida ó q saudade q eu tenho de te. posso eu um dia te visitar de novo? uma hora eu chego lá .te amo minha cidade que mim vio nascer e crescer.a onde deixei a minha etrna saudade.e a minha estoria de vida e toda a minha familia.
Por: silvania

eu ja morei lá é uma bela cidade.desde do tempo maricota
Por: silvania

Bõa noite! Eu não conheco ainda Abreu e lima mas tenho muita vontade de conhecer tenho uma irmã que mora nessa cidade ela fala muito bm dai... Olhando as fotos achei á cidade muito bonita em breve irei conhecer essa cidade moro no Rio de janeiro. Abraço!!!
Por: iracy da costa figueiredo

Abreu e Lima, vocês precisam conhecer! A cultura popular deste município é riquissima, especialmente os seus artístas na área musical. Aproveitem no mês de setembro para conhecer o Festival Multicultural de Abreu e Lima, que já virou tradição.
Por: MARCOS AURÉLIO

nasci em paulista mais moro em abreu e lima desde pequeno não tenho o que falar uma linda e maravilhosa cidade.... o clima e agradavel no inverno.
Por: denis gomes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Abreu e Lima
Fundação:
1982
Altitude:
19m
População:
82.849 habitantes
Área:
129,1km²
Densidade Demográfica:
641,74hab/km²
CEP:
53500-000

Envie seu comentário sobre Abreu e Lima

banner