Pedra Branca

Pedra Branca-PB
banner

Bem-vindo a Pedra Branca!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Pedra Branca e muitas outras opções de hospedagem na cidade Pedra Branca. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Pedra Branca.

A cidade de Pedra Branca, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 299m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.667 habitantes. A área total de Pedra Branca é de 114,2km², e sua densidade demográfica é de 32,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pedra Branca-PB é 58790-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pedra Branca

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Inicialmente quando Pedra Branca pertencia ao município de Itaporanga, era conhecida como sítio Pedra do Fumo, uma vez que neste sítio os encontros dos viajantes da época eram marcados numa pedra na qual existia um pé de fumo. 
Os primeiros habitantes deste sítio foram Adauto Oliveira e Silva, Petronilo Epaminondas de Sousa, Raimundo Epaminondas de Sousa, Antônio Araújo Sobrinho, Laura de Sousa Oliveira, Joaquim Oliveira  e Silva, Laurindo Gomes e Cândido Gambarra. As primeiras casas a serem construídas pertenciam à família do senhor Raimundo de Araújo, em seguida o senhor Antônio Araújo Sobrinho e depois Joaquim Oliveira e Silva também construíram suas casas.
O povoado Pedra do Fumo surgiu graças à iniciativa do senhor  Adauto Oliveira e Silva, que buscando realizar o sonho de Solidônio Leite, idealizou a construção de uma capela, que por sugestão de Laura de Sousa Oliveira foi escolhida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira, e no dia 20 de Junho de 1954 foi colocada a primeira pedra de edificação da capela e  o Cônego Manoel Firmino celebrou a primeira missa, na qual estavam presentes Manoel Vigó e família, Francisco de Sousa Carvalho e família, Joaquim Sousa e família, Manoel Claudino e família, Laurindo Gomes e família, Joaquim França e família, Antonio Cândido e família, Quintino Jó e família, Pedro Manoel Neto e família, José de Sousa e família, Luiz de Sousa Oliveira e família, Petronilo Epaminondas e família, Irineu Teódulo e família, Arquimedes Teódulo e família, Manoel Mossoró e família, Sebastião Rodrigues e família, Deputado Balduino Minervino de Carvalho e família, Praxedes Pitanga e família, Emílio Lima e família, Agenor Campos e família, entre outros. Em 02 de Agosto de 1954 começaram a realizar feiras livres nos dias de domingo, no local onde hoje se encontra à Avenida Cônego Manoel Firmino; nestas feiras comercializavam tecidos, ferramentas, frutas, doces e vários outros produtos. O primeiro comerciante filho da terra foi o senhor Cícero de Sousa Neto, e entre os que vinham de outras localidades estavam os senhores Antônio Alvarenga, José Conserva, Paulo Costa, Milton Neves, Maçal Dantas, João galinheiro e João Querubino. Por ocasião da realização destas feiras o povoado começou a se desenvolver e novas residências e casas comerciais foram construídas. Sendo a primeira panificadora pertencente ao senhor João Batista.
Sobre a educação, a Escola Eliminar Rural Mista foi a primeira a funcionar no sítio Pedra do Fumo, na residência do senhor Antônio de Sousa Oliveira, tendo como primeira professora à senhora Tertuliana Gomes da Silva, que em seguida por motivo de sua transferência para Diamante foi substituída pela professora Laura de Sousa Oliveira. 
Com o passar dos anos e o crescimento do povoado, em 19 de dezembro de 1959, através da Lei 2.209, foi elevado a distrito, através do projeto do Deputado Estadual Balduíno Minervino de Carvalho, posteriormente,  por ocasião da visita de Frei Damião de Bozzano, foi solicitado, por este último, a mudança do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca, sendo a proposta aceita por unanimidade.
Em 30 de março de 1964 ocorreu a emancipação política, através da Lei Nº 3.152, com a modificação do nome de Pedra do Fumo para Pedra Branca. 

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

30 de Março

Gentílico

pedra-branquense

População

3.721 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pedra Branca terra do João Pedro, cidade maravilhosa de belas serras. Confira!

Clima 

Quente e seco 

Temperatura Média

26,5° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão Paraibano

Limites

Sul: Princesa Isabel (Paraíba);
Oeste: Boa Ventura;
Nordeste: Santana dos Garrotes;
Norte: Itaporanga;
Leste: Nova Olinda

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

438 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRA BRANCA

E-mail:

Telefones: (83) 3456-1015

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pedra Branca

Parabéns a esta maravilhosa cidade, amo de coração se podesse estaria todo ano visitando principalmente nas festas da Padroeira e João Pedro. Um abraço a todos os meus compatriotas pedrabranquenses.
Por: João Mascarenha de Souza

cidade linda mais linda nunca vi te amu pedra branca!
Por: kalyanny

Pedra Branca, pacata cidade cercada de vegetação e de lindas serras de pura pedra que escondem uma fauna e uma flora abundante, tem belos rios e asudes e uma população muito hospitaleira. Eu amo Pedra Branca.
Por: kamilo

Que saudade de minha terra querida! Um forte abraço e até janeiro de 2010.
Por: Damião Quintino Pereira

Eu conheço muito Pedra Branca. Eu sou de lá. Minha terra natal. A melhor cidade do mundo, só lamento não poder morar em Pedra Branca.Um abraço para todos de Pedra Branca , lutem por condições de vida melhor para o povo de Pedra Branca. Um abraço para todos.
Por: José Gomes Filho

Pedra Branca tem inumeras qualidades, entre elas: povo hospitaleiro, festas maravilhosas e belissimas serras e rios ideal para um passeios e trilhas ecologicas
Por: Francimaria Feitoza

EU ACHEI ESSA CIDADE LINDA E TÃO PEQUENA QUE ATE PARESE UMA CRIANÇA TÃO CALMA E TÃO CALMA E TÃO TRAQUILA TE SAUDO EM PROSA VERSO E VIOLA.
Por: JULIO ARAUJO PACATONHO

essa Cidade é linda foi lá que nascí tenho muito orgulho de ser um pedrabranquence
Por: Erisvaldo de Sousa

Tenho muito orgulho de ser Nordestino, povo forte, que não desanima com as adversidades da vida, mesmo quando a terra fica seca e a chuva não vem a esperança, a fé persiste. Sou sim Paraibano, Pessoa como João (alusão a João Pessoa – História da Cidade Litorânea e do Estado), capaz de negar apoio a qualquer injustiça ou sistema político não benéfico ao social, firme nas minhas decisões e opiniões, porém justo. E por fim, como não ser abençoado por Deus se minha origem é Pedra Branca, onde lá ficou meu coração e todos os dias da minha vida volto em pensamento. Se longe de te findar os meus dias Pedra Branca, ainda assim, que mesmo os meus restos mortais retornem para casa. Francisco Paulo Sobrinho - Brasília, 19/05/2010.
Por: Francisco Paulo Sobrinho

Ola, sou claudiana,nasci e me criei ai ate os 20 anos de idade.estou em sao paulo a 20 anos,e nao retornei mas em pedra branca.vejo as fotos de p.b,pela enternete e vejo como estar muito mudado este lugar, estar muito bonito e diferente,vale apena visitar pedra branca,estou com muita saudade. eu sou irman do vereador BIRA.um grande abraço para todos de P.B.
Por: claudiana pereira da silva

Pedra branca terra do João Pedro ,cidade maravilhosa de belas cerras. Amo esta cidade!!!
Por: francenilma

Pedra branca terra do João Pedro ,cidade maravilhosa de belas cerras. Amo esta cidade!!!
Por: francenilma

boa noite para todos pedabraquence sou deassis um pedabranquence de coraçoa e estou pasando um pouco da minha querida cidade pedra branca para a minha esposa e meus filhos amor a minha cidade pedra branca.
Por: francisco de assis araujo

Pedra Branca é uma cidade linda com um relevo exuberante ,as serras com pedras brancas sobrepostas uma sobre as outras, até parece que foram colocadas com a mão, mas sabemos que foi o senhor DEUS que nos presenteou com essa maravilha ..Visitem nossa cidade temos o melhor João Pedro do vale do Piancó no mês de Junho e temos também para quem gosta de adrenalina e descanso temos o Turismo Rural com Caminhadaa Ecológicas, Rapel etc
Por: Maria de lourdes Teotonio

gosto muito da minha cidade e pretendo voltar o mais breve possilvel
Por: Josilda Maria Nazário Maques

a cidade eu ja vizitei por sinal é´otma adorei e concerteza irei passar o natal de 2010 em padra branca
Por: raquel

Sou também nascido no Vale do Piancó e encantado com as belezas naturais de Pedra Branca.O Turismo Rural dá os primeiros passos na região com a realização da Terceira caminhada da Natureza idealizada pelo Francisco Teotonio e patrocinada pela Federação da Agricultura da PB
Por: JACQUES DE ALCÂNTARA

amo esta cidade breve estarei de volta a minha terra natal um abraço a todos especialmente a meus pais manoel de bizeca emaria e atodos meos conteranos
Por: damião alves de sousad

Minha familia tem raizes na cidade, moro em Goiânia - Goias à 33 anos, mas o meu coração permanece nas raizes. Em outubro de 2009 estive aí revivendo grandes momentos que vivi nesta região, matando as saudades da familia, dos amigos. Em breve com certeza estarei ai de volta. abraços para todos....
Por: Mosoniel Gomes de Sousa

tou indo pra PEDRA BRANCA terça feira me disseram que é bom d+ se eu gostar voltarei ai muitas e muitas vezes
Por: Harlsson

Que cidade linda! Infelismente, por força do destino, tive que sair muito cedo da minha cidade, para realizar meus sonhos. Hoje só me restam saudades, já que moro na Amazônia Ocidental, em Rio Branco-capital do Acre, há 22 anos, porém sempre que posso, visito a minha cidade natal. Pedra Branca, Te ver num sonho, certamente alguém pudera! Mas, se esse alguém te visitar, verá de perto, Que és tão linda, quanto flor de primavera!
Por: JOSÉ FRANCILINO PRIMO

sou da cidade de pedra branca mais atualmente moro em sao paulo e sinto muitas saudade de pedra branca em breve vou visitar -la mesmo longem procuro ficar por dentro das novidades .
Por: Claudiana Mateus Romao

Pedra Branca é um lugar maravilhoso. A 1ª vez que visitei Pedra Branca, fiquei encantada com suas maravilhas, principalmente as serras nos arredores da cidade. Mesmo morando tão longe, no Estado do Acre, brevemente estaremos visitando essa linda cidade, que é a terra natal do meu pai, José Francilino Primo.
Por: Ana Beatriz Nogueira Francilino

sou de pedra branca fiquei 17 anos sem visita-la voltei em fevereiro de 2011 e fiquei surpreso como mudou pena que nao aproveitei como deveria foi pouco tempo mas em breve voltarei pra rever os amigos um abraços todos os pedrabranquenses sou ze filho de edval bento.
Por: jose bento neto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedra Branca
Fundação:
1964
Altitude:
299m
População:
3.667 habitantes
Área:
114,2km²
Densidade Demográfica:
32,11hab/km²
CEP:
58790-000

Envie seu comentário sobre Pedra Branca

banner