Patos

Patos-PB
banner

Bem-vindo a Patos!

banner

As melhores pousadas em Patos podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Patos

Roteiros do Brasil

Região Turística do Sertão

"Uma Cidade Transformada"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município de Patos tem seus primórdios em meados do século XVII , quando chegaram os primeiros colonizadores procedentes dos sertões baianos, chefiados pelo sertanista Oliveira Ledo. Os primeiros obstáculos enfrentados por estes foram os índios Pegas e Penatis, da grande família dos Cariris.
Apesar da resistência apresentada pelos indígenas, que alegavam assalto às suas terras, eles foram obrigados a retirar-se para o interior, deixando-as para os invasores. 
Oliveira Ledo, juntamente com os demais, organizaram as primeiras fazendas de gado, lançando, portanto, as raízes do núcleo que viria a ser mais tarde o município de Patos. 
Com o desenvolvimento das fazendas e as conseqüentes notícias do progresso que ali reinava, outros desbravadores procuraram a região para instalações de novas fazendas.  

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

24 de Outubro

Gentílico

patoense ou patense

População

101.358 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Vale à pena conhecer Patos. Uma cidade muito agradável de se viver. Confira!

Clima 

semi-árido

Temperatura Média

28,5° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão Paraibano

Limites

Malta (30 km), Catingueira (37 km), Santa Terezinha (19 km), São José do Bonfim (16 km), Cacimbas de Areia (18 km), Quixaba (16 km), São Mamede (23 km) e São José de Espinharas (19 km).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

266 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS

E-mail:

Telefones: (83) 3421-2108

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro

Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (83) 3421-2990

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

DDD 83:

Secretaria de Saúde (Sede) - 3422-2520
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas - 3421-7517
Centro de Atenção Psicossocial II - 3423-2845
Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - 3423-3603
Centro de Testagem e Aconselhamento - 3423-3645
Centro de Especialidades Odontológicas - 3423-3631
Centro de Reabilitação para Pessoa Portadoras de Deficiência - 3423-3644
Farmácia Básica - 3423-3607
Farmácia Popular - 3423-3648
Frei Damião - 3421-3555
Coordenadoria de Comunicação - 3421-3157

Comentários de Patos

Ja morei em Patos e hoje estou aqui em jundiaí SP,mas vim deixar esse recado:PATOS... TE AMO PATOS...foi ai que vivi tdo de mais bonito em minha vida... a minha infancia. Também quero deixar um abraco para tdos dessa cidade maravilhosa. PATOS EU NUNCA VOU TE ESQUECER.
Por: syenny lima

É Um Orgulho Falar De Patos ,É Uma Cidade Maravilhosa Aonde Eu Morei Os Primeiros Anos Da Minha Vida ,Meu Grande Sonho É Um Dia Voltar, A Morar Em Patos .
Por: Cida Barbosa

Primeiro as fotos não são da nossa cidade e sim de uma cidade visinha. Características geográficas: Área 513 km² População 98.316 hab. est. 2005 Densidade 191,6 hab./km² Altitude 242 m Clima Semi-árido Fuso horário UTC -3 Temos o Santuario da Cruz da Menina, Aeroporto com asfalto e iluminação noturna,
Por: sigismundo g. souto maior

conheço,nasci ae.PATOS É O LUGAR Q MAIS AMO NO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: joseane

Patos tem hove mais 100 mil habitantes, Campus da UFCG, UEPB e FIB. Cidade bonita com ruas largar e asfaltadas, aeroporto asfaltado com iluminação noturna, comercio agradavel com uma variedade que so vendo,estamos a 300 km da nossa capital João Pessoa tudo ligado pela br 230, varias agencias de viagens e pode não ser o maior, mais o melhor São João do interior do nordeste. Temos tb. a festa de Setembro que é de grandes propoções alem do parquer religioso cruz da menina onde paga-se promessas dos seus devotos. Contamos com o agrocentro atendendo todo a região sertaneja com os produtos ortifrutograngeiro. Estamos a uns 40 km da divisa do R.G. do Norte, 45 km do PE., e uns 170 km. do CE.
Por: Sigismundo Júnior

Não conheço Patos ainda, mas pretendo conhecer. Porém namoro um ex. morador de lá. Irei em breve conhecer a Cidade. Um abraço para todos os moradores
Por: ozaneide matias da silva

HOJE ASSIM TÃO DISTANTE, EU TE ENVIO LEMBRANÇAS!! SINTO SAUDADES DE TÍ, DO TEMPO QUE EU ERA CRIANÇA. PATOS CIDADE QUERIDA!! DO CÉU AZUL COR DE ANIL. FAZ PARTE DA MINHA VIDA... UM LINDO PEDACINHO DO BRASIL!!!!!
Por: marconi de sousa pereira

Quero muito conhecer Patos, dizem que o São João é uma das melhores atrações da cidade. Quero ir aí neste período pra conferir. Um abraço para todos.
Por: ozaneide matias

sou d/ patos,estou em sp+ nunca esqeço dessa cidade maravilhosa,pois a amo.ela é a morado do sol, a verdadeira e única capital d/ sertão. patos te amo patos,patos eu sempre ei d/ amar..............
Por: angela

Gosto muito desa cidade, tenho familiares que moram ai e falam muito bem dessa cidade, belas festa junhinas,povo simpático e acolhedor, em breve estarei ai, vou conferi de perto. Eró NATAL RN
Por: Erotides Nunes

Essa é uma cidade que aquece a vida e o coração de muita gente. Situada no coração do estado da Paraíba. Vale a pena conhecer. Venha estudas nas Faculdades Integradas de Patos. Se encantar com a proposta de ensino oferecida em mais de dez cursos com muita qualidade. Amo essa terra, que vem crescendo com a ação do seu povo.
Por: ANA LUCIA

muito linda a cidade de patos na paraiba,com belas paisagem ;
Por: lidioney jose melo

e uma cidade muito bonita.e que está desevolvendo muito.
Por: josé carlos pereira dos santos

A Todos Os Patoenses Um Grande Abraço O de Melhor de Patos Suas Festas Os Açudes Para Aquele Banho,As Pessoas Que São Acolhedoras e Minha Mãe Que Mora Ai Saudades da Morada do Sol.Minha Querida PATOS. DE Antônio P.Farias Braga-Portugal
Por: Antonio de Pádua Farias

patos está no coração do nordeste é a cidade mais bonita do mundo parabéns
Por: fatima

ADOOOOOOOOOOOOOORO patos, sou uma fa de la, voces deviam conhecer esta enorme cidade! la e muito bonito e NAO faz calor, uma cidade muito acolhedora; SHOOOW !!!
Por: marinalva lucas felix

realmente fiquei encantado com a beleza da cidade de patos tém a mostrar. em breve irei air conhecer essa maravilha bém de perto, felicidade abraço a todos dino
Por: jose dino da silva

EU ESTAREI EM PATOS NU SÃO JOÃO POR Q É BOM DE MAISSSSSSS !!!!
Por: italo

E LINDO JA MORREI AI PROVEI E GOSTEI VA VC TAMBEM PODE VISITA PATOS E A MELHOR CIDADE DA PARAIBA
Por: LUANNA GOMES DE BARROS

que cidade linda, gostei muito dos banhos que tem por lá. espero retorna logo
Por: alexandre

Natural de Patos, neto de Francisco Pereira Dantas e Francisca Ribeiro da Nóbrega, tenho muita saudade dos momentos vividos durante boa parte da minha infância, principalmente, da festa de Setembro e dos jogos de futebol do Nacional que assitia com o meu pai nas tardes de domingo. Atualmente, moro em Recife (desde 1988) e todos os anos faço questão de visitar meus parentes e relembrar os bons momentos vividos nesta cidade abençoada por Deus.
Por: CARLOS FLÁVIO DE OLIVEIRA DANTAS

ALÔ IVANA, NA MINHA QUERIDA PATOS, QUANTAS SAUDADES...CONHECER PATOS É COMO CONHECER UMA DAS MARAVILHAS DESTE UNIVERSO, POVO ACOLHEDOR, EDUCADO, SINCERO, SIMPÁTICO E ACIMA DE TUDO CARINHOSO. É UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DA PARAIBA. BASTA SER DE PATOS PARA SER BOM, ATENCIOSO E PRESTATIVO. TIVE O ORGULHO DE CONHECER ONDE MEU PAI NASCEU, HOJE DA FAMILIA INDA RESIDE NESTA LINA CIDADE OS PRIMOS EVERALDO ALTO COMERCIANTE NO RAMO DE CALÇADOS, EDMILSON ]GENTE FINA] EU QUERO CHAMAR A ATENÇÃO DAS PESSOAS QUE CURTEM CARNAVAL...PRESTEM ATENÇÃO, O MELHOR CARNAVAL DA PARAIBA OU MELHOR DO NORDESTE...É NO ASSOCIAÇÃO RECRETAIVA DE PATOS OU PATOENSE CLUB..VAMOS LÁ MINHA GENTE.
Por: RIBEIRO JUNIOR

IVANA QUERIDA, A SAUDADE É DEMAIS, MAIS TENHO FÉ NO HOMEM LÁ DE CIMA QUE VISITAREI PATOS AINDA ESTE ANO. LEMBRA-SE QUANDO TRABALHEI NA RÁDIO DIFUSOURA DE CAJAZEIRAS, E QUE TINHA MUITAB GENTE QUE CURTIA EM PATOS, FOI ENTÃO QUE ME APAIXONEI POR PATOS...LINDA CIDADE E DE POVO ACOLHEDOR.
Por: RIBEIRO JUNIOR

amo minha cidade em brevi estarei ai visitando com fe em deus fico muito felis quando fico sabendo de boas noticias .
Por: aldenir luciana de brito gomes

nasci nessa linda cidade 1 dia eu voltokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por: bell

amo minha cidade natal,tem uns 15 anos que nao vou ai tenho muitas saudsss
Por: vera

Hoje moro em florianopolis,mas minha familia toda está em Patos,eu amo muito essa cidade,o ruim é a falta de emprego que a empobrece,mas tenho saudades!!!!!!!!!!!!!
Por: Alinne de oliveira

A cidade de Patos, é uma das mais lindas, da Paraíba. Digo com conhecimentos... Garbosa cidade brasileira...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

patos te amor muito euy nao vou ter esquecer vc morar no meu coracao
Por: laryssa

Não nasci em Patos, mas morei aí durante 17 anos, minha família mora aí, e é minha cidade do coração, moro no RJ, mas sempre quando dá volto nesta cidade que é linda...Patos te amo Patos!!!
Por: Goreth

Cidade linda,boa estrutura,povo educado e hospitalheiro.Espero voltar em breve para conhecer melhor essa cidade tão simpatica.
Por: luiz Maviniêr Miranda Tavares

PATOS É A MINHA CIDADE NATAL, ELA É ÓTIMA PARA PASSEAR... DIA 03 DE JANEIRO ESTAREI LA DE FERIAS... VENHA VC TAMBÉM...
Por: alberto

já morei em patos a trabalho, nunca fou esquecer esta terra tão maravilhosa, tenho amigos quero cita Otenizio Nolasco Junior "JÚNIOR"
Por: sampaio

amoooooooooooo esta cidade maravilhosa aode naci moro em brasilia mais amo minha terra beijos para minha familia dos brito.
Por: aldenir l b g

eu sou fllha natural de patos eu no rio de janeiro desde de 1986 mais agora un amigo meu vai para ir eu resolvi entra nosite e chorei de saudade adoro minha terra saudade so o que nin resta e muita saudade ti amo patos minha terra adorada
Por: marileide alves vieira

é eu nasci neta cidade nao a conheço, mais tenho muita vontade de conhecer a cidade onde nasci, sai com um ano de idade fui morar em alagoa nova morei ate os treze anos ,e vim mora no rio a 47 anos mas meus padrinho ainda moram ai a familia miranda.
Por: joao

patos, faz parte da minha vida, oh! lindo pedacinha do Brasil. te amoooooooooooo, sempre vou por ai, o s. joão, minha familia ainda mora neste paraiso. moro no Piaui, e meu coração em Patos. linda a morada do sol. me orgulho de ter nascido bronzeada ai .bjsssssssssss
Por: penha morais wanderley

olá boa noite gostei muito de patos muito bom fui pela primeira vez adorei tenho um pedaço ai sou do rio minha filha mora ai famos juntos para curtir esse sâo joâo maravilhoso dai nunca vir muito bom vc estâo de parabens sempre que der estarei por ai um abraço e boa noire
Por: marco antonio

sou de patos mais moro em sao paulo ha 15 anos mais amo de paixao minha cidade e morro de saudades de todos que deixei por la meu irmao que mora na rua felizardo leite amo minha cidade e sei que um dia voltarei.
Por: geane dassunçao de moraes

excelente a cidade de patos. bem organizada, ruas limpas com um bom saniamentico. tenho certesa que vou ficar files em fazer um turismo na cidade de patos. mim aguarde estou chegano
Por: hercules pacheco

Adorei conhecer patos.estive ai em 2009 para fazer uma prova e me apaixonei,quero voltar em breve.
Por: vanny

Sou patoense, sai dessa cidade com 18 anos, moro em Campo Grande MS a 25 anos. As boas lembranças não saem de mim, estudei no Cristo Rei, jogava no time de volei, eta turma boa, lembro tambem do Bentinho Som, no Tenis clube. Sinto muitas saudades.
Por: Eulampio Neto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Patos

Envie seu comentário sobre Patos

banner