São Miguel do Guamá

São Miguel do Guamá-PA
banner

Bem-vindo a São Miguel do Guamá!

banner

As melhores pousadas em São Miguel do Guamá podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de São Miguel do Guamá

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1758, o bispo Dom Miguel de Bulhões, ao passar pela fazenda de Agostinho Domingos de Siqueira em viagem, a seu pedido, instituiu uma Freguesia, e, sob o cargo de São Miguel, construiu uma igreja em área de 60 braças de terras. A partir desse ponto que nasceu São Miguel do Guamá.
Vila criada por leis provinciais nº 663, de 31 de outubro de 1870 e nº 707, de 5 de abril de 1872. Instalada em 0 de janeiro de 1873. Tornou-se cidade por Decreto Lei Estadual nº 344, de 30 de maio de 1891.
Em 1943, o nome da cidade foi alterado, passando, de São Miguel do Guamá, para Guamá. Posteriormente voltou à antiga denominação, São Miguel do Guamá.

Significado do Nome:

Em homenagem ao Bispo D. Miguel de Bulhões, a São Miguel Arcanjo, e referência geográfica ao Rio Guamá. 

Aniversário da Cidade:

31 de Outubro 

Gentílico:

guamaense

População:

51.527 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Miguel do Guamá é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º3736 sul e a uma longitude 47º2900 oeste, estando a uma altitude de 10 metros. Sua população estimada em 2004 era de 45 832 habitantes. Possui uma área de 1094,839 km². E tem como principais localidades as comunidades de Urucuriteua, Acarí e Apuí.
Acreditamos que a população do município esteja em torno de 60.000, o aumento se deu por conta do grande número de pessoas que emigram em busca de emprego na industria cerâmica considerada o maior pólo do norte nordeste instalada no município. Para constatar esse aumento já foi solicitada uma nova conferência.

Clima:

 

Temperatura Média:

33ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Nordeste Paraense

Limites:

Santa Maria do Pará, Ourém, Inhangapi, Irituia

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

114 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Artesanato

O artesanato local é caracterizado pela produção de cerâmica, abanos, peneiras e tipitis.

Igreja de São Miguel Arcanjo

Apesar de não ter um vasto patrimônio histórico (seu único é a Igreja de São Miguel Arcanjo), as manifestações religiosas merecem grande destaque no município.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

- Acontecem as manifestações da cultura popular, com apresentação de blocos carnavalescos, festas dançantes realizadas nos terreiros

 Junho

- São feitas exibições de grupos de pássaros e bois-bumbás.

 Novembro

- As principais festividades são em homenagem a São Miguel Arcanjo, e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O Círio é realizado a mais de meio século, a grande procissão sempre ocorre no último domingo de novembro. Na manhã do domingo, depois de celebrada a missa, tem início a romaria pelas ruas da cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ

E-mail:

Telefones: (91) 3446-1822

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (91) 3446-2805

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Miguel do Guamá

Adoro esta cidade, não e atoar que sou guamaense, muitas saudades, dessa cidadezinha maravilhosa tudo de bom em breve voltarei para visita-lo, ja fazem dez anos que vizitei ja estou morrendo de saudades do meu Pará maravilhoso, saudades e mais saudades. Um grande abraço a todos guamaense principalmente a familia de Raimundo Miranda meu pai.
Por: Claudia Miranda

Eu amu minha cidade ... São Miguel pra min naum tem comparação...... Quem vem aqui jamais qr ir enbora ! Adollo,Adollo........ Te Amú .......
Por: vandinha

Não visetei ainda Sao Miguel do so vir por fotos adorei e muito linda, inclusive tenho colegas que mora ai, abraços a todos. Jose Ronaldo São Félix do xingu - Pará
Por: Jose Ronaldo

cidade maravilhosa,estou a 7 anos longe , mas bate uma saudade de tudo.
Por: ir. Barnabe

Morei em São Miguel durante a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário e Banheiros e tive o prazer de conviver e curtir esse lugar maravilhoso. Povo hospitaleiro e trabalhador. Foi um período de muito trabalho e conhecimento motivado pelo desenvolvimento dessa cidade rica em desenvolvimento, principalmente na Industria Cerâmica.
Por: EDIANOR CARNEIRO

ola eu sou de sao miguel do guama sai da minha terra para morar em manaus e morei durante onze anos hoje moro em boa vista ha um ano e seis meses morro de saldade de sao miguel pois minha familia mora toda ai meus pais meus irmaos avos tios nao vejo a hora de poder voltar so que no momento nao tenho condiçoes para esse meu sonho mas tenho fe que um dia retornarei aos braços da minha cidade natal fui aquele abraço sao miguel do guama
Por: Rosilene Maria Cordeiro de Pina

eu estive ai em são miguel nesse final de semana na kassa da minha prima samia que eh casada com o hiroshi achei a cidade muito linda e vou volta novamente abraço a todos.
Por: mauro

MORAVA EM S M D0O GUAMA E SOU APAIXONADA POR ESSA CIDADE O MEU SONHO E VOLTA PARA ESSE LUGA.
Por: JOSI REZENDE JAQUES

cidade linda,terra maravilhossa,terra onde eu nasci.sou filha da terra.e um prazer em repassar esse portal.abraço
Por: ANTONIA CARNEIRO

AMO MINHA CIDADE E CONVIDO A TODOS QUE A CONHEÇAM... ELA É LINDAAAA!!!!
Por: Rosi Corrêa

Adorei São Miguel do Guamá, passava por aí toda semana, meu marido é caminhoneiro e as nossa viagens sempre era pro belém. Ainda quero voltar aí de novo
Por: Gesiene oliveira

eu nascir nesse lugar maravilhoso mais infelismente me criei em Belém, um dia voltarei a morar ai nesse lugar marar vilhoso que é são miguel bjs..
Por: junior

OLA PRA TODOS DE SÃO MEGUEL AQUI É O DJ PECADO DE CSTANHAL, SÃO TEM DI TUDO E UM POUCO MAS DAS BELEZAS DO PARÁ, NÕ SO PELA AS BELEZA DA NATUREZA E TAMBEM PELA AS LINDA GATINHAS Q TEM AI. VALEU
Por: CICERO

ola amei ver São Miguel do Guamá por fotos, ja morei ai por 2 anos , e amei morar ai e tomar banho na orla do cais, e o que nunca vou me esquecer é que ai eu conheci o sentimento de amar de verdade, a primeira pessoa que amei na minha vida eu conheci ai, bjos a todos que moram ai.
Por: carmencita

eu moro em são miguel do guamá, e gosto muinto, é muinto legal, nos temos o rio guamá
Por: klebison

Olá tenho orgulho de ser guamaense e amo muito minha cidade, por isso convido todos para participarem da nossa maior festa religiosa que é o círio de N.Senhora de Nazaré que acontece no ultimo domingo de novembro onde voces irão ver a grande fé que tem o povo guamaense.Sejam todos bem vindos.
Por: Neia Silva

GUAMAENSSE NATO,MORO EM SAO PAULO A DOZE ANOS ,MAIS SEMPRE Q POSSO VOU VISITAR MINHA TERRA QUERIDA,Q SAUDADE DO AÇAI COM PIRARUCU,TACACA E OUTROS PRATOS DELICIOSOS, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS GUAMAENSSES
Por: MARCELO REIS

A cidade possui um dos melhores carnavais do Pará, no entanto ainda não muito divulgado. Não sei se é ruim ou bom, mas o fato é que, mesmo sem divulgação, a cidade fica cheia de pessoas de todos os cantos e os hoteis lotados. O Círio da cidade tem como atração, a berlinda, que é a original de Belém, sendo também, bastante concorrido.
Por: sergio gomes da silva

morei aí por mais de vinte anos e sinto saldades dos meus amigos e do colégio dos padres onde estudei.Parabéns pelas lindas fotos da cidade!
Por: Francisco Fernandes de França

amo essa cidade tanto e que morei 12 anos fora não resistia a saudade do açai do camarão voltei tô emcasa graças ao meu DEUS
Por: darcilene

atualmente moro em campinas sp mais adoroooooooo são miguel do guamá beijos de vera e verena
Por: vera lucia sousa feitoza

A cidade mais linda que ja morei em toda a minha vida,e continua mais linda ainda,que saudade da minha terra onde nasci e fui criada só que o destino nos separou e hoje estou muito longe dela...Mas estou mandado um enorme beijo na familia Guamaenses beijão São Miguel...muitas saudade Ass:Edinara crislene
Por: Edinara Crislene

esse passeio foi muito bom e tudo lindo e tudo tão bacana q dia deses eu vou passa por ai
Por: renata barros da crus

Me criei em S.Miguel moro Bahia ha alguns anos, más nunca esquecí essa aconchegante cidade. Saudades do: banho no rio, cachoeira, do Círio etc. Um forte abraço aos Guamaenses em especial à Família "Machado" que me criou.
Por: Braz Moreira Barroso

cidade,igual não há,acolhedoura,maravilhosa entre outras qualidades...adora essa cidade...
Por: erica vidal

Estou morrendo de saudade de São Miguel. Moro em Manaus há nove anos, e faz um ano que não vou lá devido estar noiva e com muitos compromissos de trabalho. Porém se Deus e Nossa senhora de Nazaré permitirem, estarei casando aí em Dezembro. Um abraço em todos os guamaenses.
Por: ENFª ELIZANGELA FARIAS

eu aqui em são miguel do guamá e isso é um motivo de muita alegria e satisfação por ser um cidadão dessa cidade
Por: geziel jaques da silva

Sou natural dessa cidade maravolhosa que por sinal tem o melhor carnaval do estado do PARÁ em minha opinião!!!Fui criado em uma cidade chmada BOM JESUS DO TOCANTINS porem sempre estive visitando essa cidade que tanto amo!!!tive o privilégio de morar em são miguel por um ano,faz um tempo que vim em bora dessa cidade porem morro de saudades desse lugar!!!me aguardem logologo estarei de volta a essa cidade que tanto amo!!!
Por: marciel souza dos santos

Sem dúvidas nenhuma São Miguel do Guamá é uma cidade encantadora, a orla do Rio Guamá é um lugar maravilhoso para apreciar o nascer e o por-do-sol. Muitas saudades deste lugar.
Por: Gemerson Lima

PROCUREI PALAVRAS PARA EXPRESSAR "O QUE É SÃO MIGEUEL DO GUAMÁ?" MORO EM GOIANIA, TRABALHO E ESTUDO AQUI, POREM É INEVITAVEL AO DEITAR EM MINHA CAMA A NOITE PARA DORMIR E NAO LEMBRAR DE CADA MOMENTO QUE VIVI EM SAO MIGUEL .,.... SAUDADES ETERNAS . NUNCA ME ESQUECEI DESSA CIDADE .. UM DIA VOLTAREI PARA MATAR A SAUDADE!!! ABRAÇÃO A TODOS OS GUAMAENSES !!!
Por: Gemerson Lima

no grande estado do para nasceu grande beleza que vou decrarar ,para quem não conhece não demore va ate la,tudo e sinpricidade para min e raro de se encontrar,gosto de estar a qui e sentir a doçura e o carinho de Saõ Miguel do Guamá´,a´chegada na pracinha os casais anamorar,o vai e ven de lindas morenas,senhores e senhoras a conversar ,tudo isso testemunhado por um lindo e maravilhoso luar,amanhecendo um novo dia o sol volta a brilhar levando energia a´um povo que luta dia a dia em São Miguel do Guamá á todos seus habitantes como eu fica minha homenagem sinpres alegre e gentil pedindo a Deus que guarde abençoe e ilumine todos os guamaense do nosso imenso Brasil;---------------------------------------------------------POEMA Á SAÕ MIGUEL DO GUAMA-----------------------------------------------------------.
Por: miguel das neves

SAO MIGUEL É TD DE BOM,CIDADE SUPER ANIMADA,PESSOAS MARAVILHOSAS É LIIIIIIINDA D+.NASCIR NESTA CIDADE ABENÇOADA POR DEUS,HOJE NÃO MORRO + AÍ + TENHO UMA ENORME SAUDADE DE AMIGOS DE INFÂNCIA E FAMILIARES.BJS A TODOS MORADORES DESTA BELÍSSIMA CIDADE.
Por: DAIANA LOPES COSTA

Eu acho sao miguel.... Muito lindo; tambem eu ja morei ai; mas agora moro em eldorado dos carajas; aqui nao tem as beleza q ai tem sinto muita falta d sao miguel; para o povo do meu guama um beijao.... Um abraço para a prefeita Marcia Cavalcante. Ass: Thayna;Thamyres e Thalyson.
Por: Thayna

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Miguel do Guamá

Envie seu comentário sobre São Miguel do Guamá