Boca da Mata

Boca da Mata-AL

Bem-vindo a Boca da Mata!

As melhores pousadas em Boca da Mata podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Boca da Mata, localizada no estado de Alagoas (AL), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 132m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.946 habitantes. A área total de Boca da Mata é de 187,4km², e sua densidade demográfica é de 117,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Boca da Mata-AL é 57680-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Boca da Mata

Roteiros do Brasil

Região Celeiro das Tradições

"Cidades da Serra"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Boca da Mata revela belezas naturais como a Serra de Santa Rita e a Bica do Arlindo. O ponto de encontro da cidade é a Praça Padre Cícero. A animação do povo do município pode ser vista em suas principais festividades: Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia dia 22 de maio, Emancipação Política dia 11 de novembro e Festa do padre Cícero Romão comemorada dia 20 de julho.
As terras ofereciam condições para a implantação de sítios e fazendas, que desenvolviam as lavouras e a criação de gado.
A maior parte das terras pertencia ao Engenho Santa Rita, de propriedade de Antonio Pinto da Cunha Coutinho. E a primeira capela foi obra de Pedro Simões, antigo proprietário do engenho Mucambo.
Com o rápido desenvolvimento do povoado, surgiu o movimento pela emancipação. Uma lei elevou a vila à condição de município autônomo, mas a lei não foi cumprida e Boca da Mata permaneceu integrada a São Miguel dos Campos. Registrado na divisão administrativa em vigor no ano de 1955, quando possuía 463 habitantes e 160 domicílios. A emancipação aconteceu em 1958. 

Significado do Nome:

O nome do município é uma referência às primeiras residências construídas na entrada de uma grande mata, estendida rumo a Atalaia.  

Aniversário da Cidade:

11 de Novembro 

Gentílico:

matense

População:

25.780 habitantes  - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade de verdes canaviais, serras e bicas encantadoras.Um pedacinho de chão com uma natureza maravilhosa esculpida por Deus.Venha conferir.

Clima:

Quente 

Temperatura Média:

29,5° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Microrregião do Tabuleiro de São Miguel dos Campos 

Limites:

Anadia, Campo Alegre, Pilar, São Miguel dos Campos, Maribondo e Atalaia 

Acesso Rodoviário:

BR-101 e AL-215 

Distâncias:

Da Capital:

53 km  

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

-Artesanato

  -A cidade é também conhecida por conta do seu artesanato em madeira, legado do Mestre Manoel da Marinheira e hoje com vários seguidores, entre filhos e discípulos. Leia mais sobre o Selo Artesanato de Boca da Mata e conheça mais sobre seus artesãos.

Principais Pontos Turísticos:

-Balneário Águas de São Bento

  -É fascinante observar do topo de um mirante, a dimensão da beleza natural da fazenda Bento, considerado o "Cartão Postal" do município de Boca da Mata, Alagoas. É lá que funciona o balneário "Águas de São Bento". Um rio que leva o nome do lugar, corta a região, embelezado por pedras e sombras de árvores nativas. Piscinas, bicas e um açude, se misturam ao gosto do banho de cada visitante. Passeio de cavalos também faz parte da programação turística; sem falar do museu com as esculturas.

-Balneário de Serra de São Pedro

  -É fascinante observar do topo de um mirante, a dimensão da beleza natural da fazenda Bento, considerado o “Cartão Postal” do município de Boca da Mata, Alagoas. É lá que funciona o balneário “Águas de São Bento”.
Um rio que leva o nome do lugar, corta a região, embelezado por pedras e sombras de árvores nativas. Piscinas, bicas e um açude, se misturam ao gosto do banho de cada visitante. Passeio de cavalos também faz parte da programação turística; sem falar do museu com as esculturas.

-Bica Caixa Grande 

  -O local encanta a todos. O difícil é enfrentar a temperatura da água, que jorrar de inverno a verão praticamente gelada. Ibama e IMA atuam na área para garantir a preservação ambiental, aliado a um trabalho monitorado pela usina Triunfo, proprietária da fazenda.

-Bica do Arlindo

  -Devido seu fácil acesso, é a mais popular e freqüentada. Mas também é a única que cobra para entrar: R$ 1.00, por pessoa. A bica do Arlindo leva o nome de seu proprietário. O local vem recebendo uma dose de trabalho paisagístico, por parte da Prefeitura.

-Bica do Quebra-Carro

  -O local faz parte da preservação ambiental da Mata Atlântica. Uma fechada mata virgem, jorrar perenemente de suas ribanceiras, água mineral que se espalha para seis bicas diferentes. Anualmente o local recebe gente de toda parte, principalmente estudantes e professores de escolas particulares de Maceió, onde em suas rústicas casas de apoio, acontecem encontros para palestras e estudos sobre o meio ambiente. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Maio

- Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia 

-Julho

- Festa do Padre Cícero Romão 

-Novembro

- Dia 11 - Emancipação Política  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOCA DA MATA

E-mail: colaborar@probr.com.br

Telefones: (82) 3279-1310

Sites: http://www.bocadamata.al.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (82) 3279-1442

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-www.maisalagoas.com.br

-bocadamata.al.gov.br

-CityBrasil

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Boca da Mata

É uma bela cidade serrana!Já a conheçemos.Faz parte do nosso imaginário de infância! Sugerimos que conste também como atrativo turístico, o museu do Major José Tenório.Abraços, Copérnico.
Por: copérnico cavalcante silva

siu filha dessa cidade maravilhosa mas a 3 anos naoestou mais ai visitem nao iram se arrepender
Por: AMANDA COSTA

Belissima cidade... cheia de belezas não só a bica do arlinda mas a da baixa grande...
Por: Manoel Lauro

boca da mata é uma cidade muito maravilhosa de mora ,eu sinto muitas saudades dessa cidade q eu amor de coração logo,logo estarei ai minha cidade querida , cidade das serra eu ti amor eu vivi minha infãñcia ai cm muito orgulho tem muitas pessoas ai q estão n meu coração, eu sinto falta da bica do seu arlido da minha serra querida q sempre quando eu vor para ai eu sulbo bom de tudo um pouco eu sinto falta bjus! minha cidade querida cidade das serras eu t amorrrrrrrrrrrrrrrrrr.
Por: karlinha

É a cidade que me viu nascer e aqui vivo até hoje. Amo tudo que nela existe, desde seus verdes canaviais, as lindas serras, as bicas encantadoras... Deus foi de uma generosidade tamanha, com esse pedacinho de chão, pois aqui, a natureza foi realmente caprichada, esculpida pelas Mãos Divinas, como Dádiva, para cada um de nós que vivemos aqui, e para todos aqueles que vem conhecer esse lugarzinho encantador. Nosso povo é hospitaleiro e amigo!! Boca da Mata é um pedacinho de Alagoas, abençoado por Deus, terra querida onde há belezas mil, como diz o seu lindo Hino, de autoria de uma filha da terra, Norma Dâmaso. AMO ESSA CIDADE!!!!!
Por: VITÓRIA DÂMASO

Boca da mata é um cidade linda, o clima agradável, as pessoas sao de facil convívio e acima de tudo as belezas naturais encantam nossos olhos. Falo isso porque conheço a Cidade e convido quem nao conhece que visite.
Por: rosiel lucio

e uma cidede linda cheia de beleza mil eu adorrrooooo mora em boca da mata
Por: thaynan

lugar maravilhoso de se viver.com suas serras,bicas
Por: petrucio cezario

Já fiz alguns comentários sobre Boca da Mata, entretanto não vejo nenhum lançamento no "Portal", dizer que Boca da Mata é sem sombra de dúvidas uma das melhores opções em turismo, é uma região muito rica em recursos naturais. Domingos
Por: José Domingos

OLA BOCA DA MATA .SABE ESTOU COM MUITAS SAUDADES .EU PASSEI UMA TEMPORADA AI E GOSTEI MUITO DAS FESTAS DE SÃO JOÃO Q É UM SHOW . SABE A POPULAÇÃO ALAGOANA SÃO UMAS DA POPULAÇÃO MAIS HOSPITALEIRAS DO MUNDO O POVO BOM . SE EU PODESSE NASCER DE NOVO EU QUERIA NASCER NO ESTADO DAS ALAGOAS .TCHAU E UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS ALAGOANOS
Por: ronaldo adriano alves

Falar de Boca de Mata, é sempre muito prazeroso, 1) porque trata-se de uma cidade com muitas belezas naturais, 2) porque Boca da Mata tem uma química que atrai as pessoas!
Por: José Domingos

moro em maceió fui a boca da mata e amei a bica do arlindo e demais lá e super legal para se passar uma tarde maravilhosa por isso enviei umas fotos com serteza voltarei a cidade das serras.
Por: letícia

saudades dessa terra maravilhoza q é boca da mata cidade das serras,espera q todos estejam bem assim como eu esto,em bre esto chegando ai..bJOOO abração para todos os bocamatences
Por: anderson leite

Espero viajar à Boca da Mata AL, ainda este ano/2010, rever a terrinha e poucos amigos que lá deixei! É difícil esquecer Boca da Mata, cidade onde dei meus primeiros passos!
Por: José Domingos

Boca da Mata AL, sinônimo de terra hospitaleira, de um povo bom, gente trabalhadora, honesta, terra fértil, com suas paisagens contrastando com a beleza e singularidade de seus habitantes.
Por: José Domingos

O alto da Tourada, É uma vista muito bonita! vc observa "Pedra Limpa", em baixo e ao lado direito vc ver o início da "Baixa Grande", olhando no sentido do horizonte, vc se depara com uma vista maravilhosa!
Por: José Domingos

Sou dessa Cidade maravilhosa, mais faz alguns anos que moro em Maceió, mas sempre que posso vou vzitar minhas raízes, Luis meu pai querido.
Por: Livanilda Sampaio

Boca da Mata, cidade também conhecida nos tempos hodiernos como cidade das serras, como diz seu hino "seu contorno é brasileiro de terras e belezas mil, terra progresso abençoada área do meu Brasil", cidade maravilhosa sou filho dessa terra, que ao menos diga q nasci na terra do Mestre Manoel da Marinheira grande artesão, e tbm terra de muitos outros artistas, Que Deus abençoe Boca da Mata e todos os que a visitarem. Sem. Wanderley Washington A. Cavalcante
Por: Sem. Wanderley Washington A. Cavalcante

Moro em Boca da Mata. É uma cidade pequena... Mas aqui existem coisas interessante, os produtos de esculturas em madeira, um belo museu onde podemos encontrar várias obras dessas esculturars, a Serra Santa Rita, a bica do Arlindoa,a mais bela áreas de lazer que podemos encontrar aqui, as festas religiosas e as trilhas de moto que acontecem num determinado dia do ano.
Por: Danni Felix

Boca da Mata AL, terra de boa gente!; sinto muitas saudades da terrinha, estou ausente há 52 anos, durante todo esse tempo estive diversas vezes aí, acho a serra Santa Rita muito bonita! além de ser uma região muita rica em belezas naturais!!!
Por: José Domingos

GOSTARIA MUITO DE DEIXAR MEU COMENTÁRIO, MAS ESTA BOCA DA MATA NÃO É A MESMA QUE VISITEI E FIQUEI LÁ QUASE 15 DIAS.ESTA BOCA DA MATA FICA PERTO DE RIBEIRA DO POMBAL. SE VC GOSTA DE DORMIR CEDO E QUER DESCANSAR OTIMO.REALMENTE NÃO VI MUITA COISA INTERESSANTE POR LA . É UM POVOADO ESQUECIDO E AS PESSOAS SE VIRAM COMO PODE.UM LUGAR SIMPLES, MAS COM MORADORES AMAVEIS E PRONTOS A AJUDAR UNS AOS OUTROS, POIS NÃO TEM A QUEM RECORRER.
Por: EneideT.L.Faria

Boca da mata pelo que me dizem e um lugar muinto bonito com varios lazeres. Vou conhecer boca da mata em uma viagem para o colégio vai ser um maximo pois tenho sorte de conhecer esse belo lugar!!! Ass:Mylena
Por: mylena

amo esta cidade nasci e me criei no municipio de boca da mata conheCo muita gente boa agora estou em sao paulo mas estou comuita saudades boca da mata tem bastante local de lazer conheco a bica do arlindo a bica do quebra carro a bica da baixagrande e o lugar que eu morei foi na baixagrande gostei de estudar em boca da mata
Por: Quiterio

Boca da Mata AL, precisa ser mais bem comentada, ser ressaltada suas qualidades, ser mostrada para o Brasil, ser melhor aproveitado seu potencial turístico!!!
Por: José Domingos

Desejo a todos meus conterrâneos, um feliz 2011, com muita saúde, muita paz, especialmente para José Geonete, James, Gladistone e Rinaldo, em fim a todos meus primos.
Por: josé domingos

Eu adoro essa cidade. Minha familia mora em Boca da Mata. Meus tios trabalham na usina triunfo. A cada 15 dias + ou - vou a essa cidade linda.
Por: Rafaelly Maia

Boca da mata terra da lua cor de prata, as noites enluarada desta cidade tem um brilho todo especial, na minha juventude no bairro "Sítio Varela", adorava sair a noite ir até o centro da cidade ou ficar conversando com meus primos no sítio, isso acontecia na década de 1950.
Por: josé domingos

Vivi muitos momentos bons em boca da mata, mas, também Vivi momentos difíceis. Talvez por essas e outras coisas é que me marcou muito os meus 20 anos vividos nesta cidade, foram talvez tão intensas experiências de vida que me acompanham até os dias de hoje.
Por: josé domingos

Muito legal o site,as fotos da nossa bela cidade que é a Boca da Mata...!
Por: lyara

Boca da Mata AL, Cidade que deveria ser cantada em versos, pelas suas belezas naturais, com sua gente hospitaleira bem como cheia de charme, gente humilde que valoriza acima de tudo o seu semelhante!
Por: José Domingos

Hoje véspera de São João, Boca da Mata, se renova, se apresenta aos seus habitantes com, e, acima de tudo portadora de uma estonteante beleza, com suas brincadeiras de época parabéns a todos da terrinha.
Por: José Domingos

Hoje (05/07/11), me lembrei que qualquer dia desses irei visitar a terrinha, são 53 anos fora de Boca da Mata, mas feliz! estive em lá em 1996, já está na hora de matar saudades, pretendo rever todos os recantos que fizeram parte de minha adolescência.
Por: José Domingos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Boca da Mata
Fundação:
1958
Altitude:
132m
População:
21.946 habitantes
Área:
187,4km²
Densidade Demográfica:
117,11hab/km²
CEP:
57680-000

Envie seu comentário sobre Boca da Mata