Campo Novo do Parecis

Campo Novo do Parecis-MT
banner

Bem-vindo a Campo Novo do Parecis!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Campo Novo do Parecis, informações e fotos da maravilhosa Campo Novo do Parecis. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Campo Novo do Parecis, recomendadas por internautas.

Informações de Campo Novo do Parecis

Roteiros do Brasil

Região Nascentes Platina Amazônica

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história do município de Campo Novo do Parecis, a princípio, se confunde com a história dos índios Paresi, seus primeiros habitantes. As primeiras referências a este povo são do último quartel do século XVII, quando o bandeirante Antônio Pires de Campos, adentrando a região através rio Sepotuba, atingiu um extenso chapadão o qual denominou "Reino dos Parecis". Em 1907, Cândido Rondon passou pela região em busca do Rio Juruena. Atingiu o Rio Verde e seguiu para o norte, e em busca do Salto Utiariti fronteou o sítio onde nasceria Campo Novo do Parecis.O território foi trabalhado em duas direções pelos serviços de linha telegráfica: uma para oeste rumando para Utiariti e Juruena e outra para leste, em busca de Capanema e Ponte de Pedra.  No final de janeiro de 1914, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt, passou defronte ao sítio de Campo Novo do Parecis, em viagem pela Amazônia, em companhia de Rondon. No lugar da cidade, à beira da estrada entre Diamantino e Utiariti, assentaram-se Ari Tomazelli, Adelen Konrad, Walmir Prestes, Alípio Heidmann, Luíz Libardi, Jorge Focchi, Ervino Herpich, dentre outros. o local formava um cotovelo no ponto de encontro das retas conhecidas pelas denominações de Caitetu e Taquarinha. Primeiramente a localidade foi chamada Campos Novos, denominação que se confundia com o da estação telegráfica de Rondon, na região de Vilhena. Aos poucos o nome foi mudando para Campo Novo. A ocupação efetiva da região deu-se na década de setenta, com abertura de fazendas. Instalaram-se famílias de migrantes vindos de estados sulistas. Em 1981, foi feita doação de 293 hectares de terras para formação de um patrimônio, com denominação de Campo Novo. E através da  Lei nº  5.315, de 4 de julho de 1988, criou o município.

Significado do Nome:

Primeiramente a cidade era denominada "Campos Novos", depois "Campo Novo dos Parecis", em homenagem aos primeiros habitantes da região, os "Índios da Tribo Pareci".

Aniversário da Cidade:

4 de Julho

Gentílico:

camponovense

População:

27.574 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Venha conhecer as belezas naturais de Campo Novo do Parecis.

Clima 

Equatorial e Tropical Quente e Úmido

Temperatura Média:

24° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Cuiabá: BR-364

Localização:

Norte Mato-grossense

Limites

Brasnorte, Nova Maringá, Tangará da Serra, Nova Marilândia, Diamantino e Sapezal

Acesso Rodoviário:

MT 358: Tangará da Serra - Itamarati Norte (Pavimentada)
MT 170: Itamarati Norte - Campo Novo do Parecis (Pavimentada)
MT 235: Nova Mutum - Campo Novo do Parecis (Pavimentada)
BR 364: Diamantino - Itamarati Norte - Campo Novo do Parecis (Asfalto)
Nova Fronteira: Campo Novo do Parecis - Sapezal (Pavimentada)
Via Campo Novo do Parecis: Campo Novo - Sapezal (Pavimentada)

Distâncias:

Da Capital:

384,50 Km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Campo Novo do Parecis foi especialmente abençoado no cenário ecológico. Com uma geografia privilegiada, sua exuberante fauna e flora, encantam aqueles que visitam o município. O potencial turístico da região favorece especialmente o esporte de aventura. Sete grandes rios de águas cristalinas, e corredeiras entre os níveis II e IV, cortam o município: Membeca, Verde, Sacre, Sangue, Papagaio, Sucuruína e Cravarí. Três deles, (o Membeca, o Sucuruína e o Sacre), nascem em Campo Novo. Nestes rios é possível praticar apnéia, mergulho autônomo, canoagem e rafting.

Principais Pontos Turísticos:

-Balneário Hawai

  -Localizado a 53km da área urbana, propriedade particular, com ampla área de camping e quiosque, às margens do Rio Verde.
Possui pequenas cascatas e cachoeira, águas cristalinas e com forte corredeira.
Por ser área particular é necessário autorização do proprietário para frequentar o local.

-BALNEÁRIO RIO VERDE

  -Situado a 15 Km do centro de Campo Novo do Parecis,o balneário é bastante frequentado nos feriados e finais de semana, possui boa estrutura para receber os visitantes, com ampla área para camping, chalés, quiosques com churrasqueiras, restaurante e playground.

É possível realizar raffting, canoagem, flutuação, mergulho livre e autônomo.
O Balneário Rio Verde é uma área particular. O valor da entrada para day use é cobrado no local sem necessidade de agendamento prévio, já para a estada no balneário é recomendado a reserva antecipada.
Rodovia MT170, Km12 – Rio Verde / Telefones: 65 9904-1095 / 65 9958-2107

-SALTO BELO

  -Localizado em terra indígena, próximo as aldeias Sacre II e Bacaiuval, em um local de grande beleza cênica e vegetação preservada. A 74 Km do núcleo urbano, a cachoeira é formada pelas águas límpidas do rio Sacre, que despenca de uma altura de 45 metros em queda livre e origina fortes corredeiras.
O Salto Belo é um divisor natural entre Campo Novo do Parecis e Brasnorte, a região dispões de condições favoráveis à pratica de esportes de aventura, como o rappel.
Em 2008, Pedro Oliva realizou uma grande façanha. O esportista aventurou-se descendo de caiaque 40 metros de queda do Salto Belo, conquistando assim, o record mundial de caiaque extremo.
O Salto Belo é uma área de grande interesse cultural e ecológico, com potencial para o turismo étnico e de aventura.
As visitas a localidade são permitidas somente mediante autorização prévia e acompanhamento de guia local.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Abril

  -07 - Festa do Padroeiro - São Jorge

-Julho

  -Festejos do aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO NOVO DO PARECIS

E-mail: [email protected]

Telefones: (65) 3382-5100

Sites: http://www.camponovodoparecis.mt.gov.br/2012/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Eng. Cássio Veiga de Sá - Cuiabá

Av. Jules Rimet, s/nº
Telefone: (65) 3621-3629

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Campo Novo do Parecis

essa cidade e muito bonita e legal para morar (nao fique conhessendo cnp no computador venha conhecer) eu sou a gabrila e so tenho oito anos
Por: gabrilA

Campo Novo do Parecis tem belezas naturais muito particulares é realmente lindo. A cidade tem um clima agradável e uma população educada. Está de parabéns!!!!!!
Por: Wesley

oi eu moro em curvelandia não conheso campo novo pessoalmente mas vi as fotos pela internet amei a cidade penso em ir morar ai no furo a cidade tem um grande foco de empregos pois de ser muito bom viver ai esse ano vou tirar ferias em campo novo obrigado
Por: elizabete pedro de souza

viajei ai para campo novo do parecis em dezembro de 2009.Adorei conheci o famoso rio verde, lindo de viver.se Deus quiser voltarei...
Por: Josefa v. julião

viajei ai para campo novo do parecis em dezembro de 2009.Adorei... conheci o famoso rio verde, lindo de viver.se Deus quiser voltarei...Perobal Pr
Por: Josefa v. julião

eu conheco ? eu moro em campo novo, e uma cidade pequena mas e muito linda, se você gosta de cidade grande shopping e poluiçao, passe longe de campo novo, agora se voçe gosta de esportes radicais, emoçao e principalmente agua vem logo pra cá que voê nao vai se arrepender, os rios aqui sao lindos e cristalinos.
Por: antonio

conheço a cidade e quando vou fico mais na fazenda. Mas ter uma casa na cidade ecurtir tranquilidade e explorar rios e matas sera minha aposentadoria
Por: marcos chartone

hola me gusta esta cuidad me encantaria vivir en brasil un sitio asi es estupendo
Por: nayara

eu amo esta cidade ela e tudo de bom tenho varios amigos ai e sinto falta deles!!!!
Por: luana

ja passeiem campo novo do parecis me parece uma cidade pacata,muito tranquila.muita gente dosul ali emplantaram suas raizes. cidade limpa.ha em termos de saude merace os parabens.gostei muito parabens a esse povo hospitaleiro.
Por: mariaodeteda silva

SOU DE FOZ DO IGUAÇU PR PASSO EM CAMPO NOVO QUAN DO VOU A BRASNORTE VISITAR MINHA MÃE,NA PROXIMA VEZ QUERO FICAR UM DIA PARA CONHERCER ESTA CIDADE QUE PARECE MUITO BONITA.DESDE 84 PARECE QUE CAMPO NOVO ESTA BEM ORGANIZADA E PROSPERA.TALVEZ EM AGOSTO PASSAREI AI. UM ABRAÇO CLEMENTE FOZ DO IGUAÇU PR.
Por: CLEMENTE ALBINO PEREIRA

sou capovonense esa e uma cidade maravilhosa k da emprego pra todos ,cada ves mais campo novo vai crecendo
Por: cleone quaresma pessoa

olha visitei a cidade e achei muinto linda. fui no rio verde pilguer a matriz igrja e muinto mais
Por: Patricia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Campo Novo do Parecis

Envie seu comentário sobre Campo Novo do Parecis