São João Del Rei

São João Del Rei-MG

Bem-vindo a São João Del Rei!

As melhores pousadas em São João Del Rei podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.


Situada na região do Campo das Vertentes, a cidade de São João Del Rei, no estado de Minas Gerais, é um dos grandes municípios setentistas mineiros. Conhecida como "A Terra Onde os Sinos Falam", a cidade dispõe de uma cultura bastante curiosa aos turistas. Por lá, os moradores sabem o significado de cada batida de sino, que podem simbolizar uma procissão ou um funeral, entre outros acontecimentos.

Com grande potencial turístico, todos os anos milhares de visitantes vão até São João Del Rei para conhecer, entre tantos bons lugares da cidade, a Maria Fumaça, que é um passeio de trem praticamente obrigatório para quem visita o município mineiro, com um trajeto que dura cerca de meia hora e tem como destino a Estação Tiradentes. Durante o passeio, é possível ter uma vista privilegiada da Serra de São José.

A Igreja de São Francisco de Assis, uma edificação do estilo barroco; a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que impressiona pela sua riqueza; a Igreja Nossa Senhora do Carmo, erguida em 1787; a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, que chama a atenção pela sua escadaria; e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que é uma igreja de pedra construída nos arredores da ponte, são alguns dos locais que merecem ser visitados, proporcionando a chance de, além de visitar belas obras arquitetônicas, conhecer um pouco mais da história de Minas e do Brasil.

Os museus de São João Del Rei são outros destaques do município. Entre eles, estão: o Museu Ferroviário, que é um local interessantíssimo repleto de histórias e com máquinas bem conservadas; o Memorial Tancredo Neves, em homenagem a um dos mais célebres políticos brasileiros; o Museu Regional de São João Del Rei, o Museu de Arte Sacra, que possui esculturas de Aleijadinho, e o Museu da FEB.

Para os aventureiros, a cidade mineira também não fica devendo em nada, já que a Serra do Lenheiro, com seus lagos, cachoeiras e trilhas, também é um dos destaques locais, com diversas opções de Ecoturismo. Enfim, São João Del Rei é um local capaz de agradar turistas que procuram conhecer um pouco mais da história brasileira e que desejam maior contato com a natureza rica do país. Sobretudo, é um lugar interessantíssimo.

Comentários de São João Del Rei

adoro ir a sao joao del rey amanha estou indo pela quarta vez,è muito bom.tem toda a beleza de uma cidade rica em historia, e um povo tranquilo e alegre parabens ao povo de sao joao.
Por: sheila heredia

AMEI O LUGAR, QUERO MORAR AI, PESSOAS NOBRES, ACOLHEDORAS, MARAVILHOSO, NÃO EXISTE MELHOR LUGAR, SÓ AI.
Por: lucivanda de melo brandao santos

Linda cidade vale a pena conhecer, historia do nosso pais e obras de arte de grandes atistas comida maravilhosa, hospedagem de qualidade eu recomendo vai la não ira se arrepender!!!
Por: Rosana de Paula Salvadori

sou visidante a mais de dez anos de s.j.del rei adro essa cidade .vou me mudar esse ano .
Por: vanusa andrea

cidade linda que eu aprendi a amar de coração, alma e espirito tenho muitas saudades dessa maravilhosa cidade
Por: karin fernanda linhose dos reis

addooooorei conhecer esta cidade A CAPITAL BRASILEIRA DA CULTURA
Por: vinicius

QUE CIDADE MAIS BONITA E ACOLHEDORA E CULTUR- A E BELEZA MONUMENTOS PARABENS A TODOS. EDSON MENDES.
Por: EDSON FELIPE MENDES.

amo São João Del rei,minha cidade natal á mais de 20 anos que não vou aí,estou planejando pra este ano este passeio pois aí estão meus melhores momentos,êta cidade linda.
Por: sheila Aparecida Inacia Januaria da Silva

conheço sao joao,adoro ir nas ferias e levo amigos e familia ate meus cunhados do RJ estao vindo nas ferias p\ irmos ate sao joao e tiradentes,eu moro em BH. è a quinta vez que vou.
Por: sheila heredia

amo essa cidade, por isso tenho muito orgulho de ter nascida ai sao joao del rei TE AMO!!!!!
Por: cintia

SOU DE Barbacena,mais sou sanjoanense de coraçâo o ano que vem vou me mudar pra lá,eita terrinha boa.
Por: leonardo

Fui em São João Del Rei e amei e tudo lindo, cheio de coisas que nos leva ao passado a um mundo diferemte, deparamos com coisas que nunca vimos que nus deixa de boca aberta. Mais o que mais mim surpremdeu foi as igrejas cobertas par ouro e prata uma riquesa espetacular de riquesa e ensino
Por: NEULEDIRA MARZILIA

ESTOU AQUI NO RIO DE JANEIRO MORRENDO DE SAUDADES DESSA LINDA TERRA,POIS FOI ONDE NASCI E HÁ MUITO Ñ TENHO IDO VISITA-LA.... QUE SAUDADES....
Por: MATUTINA ANDRADE

Minha cidade natal, aconchegante, cultural, religiosa, tradicional, historica, amo muito. Posso minhas ferias lá.
Por: Dionisia

simplismente linda!!!unica cidade historica diferente das demais.lugar magico,surpreendente e encantador,,,
Por: wilson cristian de souza bastos

e a cidade mais linda do mundo.garanto que não tem outra igual.sou do rio de janeiro mas todas as ferias e feriados na infancia era ai que eu passava,tenho muinta saudades deste lugar maravilhoso.que nao visito ha muintos anos,mas tenho certeza que antes de morrer irei voltar em sao joao del rey.
Por: wagner rodrigues

Informações de São João Del Rei

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Caminhos Reais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com o início da exploração aurífera no território das Minas Gerais, a região do Rio das Mortes tornou-se passagem forçada para aqueles que se dirigiam de Taubaté ou de Parati para as lavras de Ouro Preto ou do Rio das Velhas.
São João Del Rei foi fundada em fins do século XVII, por taubateanos liberados por Tomé Portes Del Rei que, por isso, é considerado seu fundador.
Em 8 de dezembro de 1713, o arraial alcaçou foros de vila, com o nome de São João Del Rei, homenagem a D.João V, e também passa a ser sede da comarca do Rio das Mortes. Nesta época o arraial já havia uma população densa, duas igrejas e duas irmandades religiosas.
O Povoado do Arraial Novo de N.S. do Pilar foi marco inicial da hoje cidade de São João del Rei (criada em 6 de março de 1838), banhada pelo Rio das Mortes.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

08 de Dezembro

Gentílico:

são-joanense

População:

84.404 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Oportunidade de desfrutar de toda a riqueza que oferece a cidade, cuja arquitetura colonial remete à exploração do ouro, no início do Século XVIII. Parada obrigatória para quem quer conhecer o melhor barroco brasileiro. Uma cidade que produz e exporta educação, arte e cultura. Essa é uma viagem no tempo de volta a um período especial da história brasileira.

Clima:

Ameno e úmido 

Temperatura Média:

19,2º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belo Horizonte: BR- 040 e BR- 265

Localização:

Município da Região dos Campos das Vertentes do Estado de Minas Gerais. 

Limites:

Tiradentes, Conceição da Barra de Minas, Ritápolis, Coronel Xavier Chaves, Barbacena, Ibertioga, Madre de Deus de Minas, Nazereno, Santa Cruz de Minas, Carrancas, Piedade do Rio Grande e Prados. 

Acesso Rodoviário:

BR- 040 e BR- 265 

Distâncias:

Da Capital:

185 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Igrejas

Destacam-se na cidade, dentre outras, a Catedral Basílica de N.S. do Pilar (construída em 1721)e as igrejas da Ordem Terceira de São Francisco de Assis (construída em 1774), de N.S. do Carmo (datada de 1713), das Mêrces (construída em 1853), do Rosário (datada de 1719), do Nosso Senhor do Bonfim (construída em 1769), de Santo Antônio (datada de 1764) e algumas capelas como a do Senhor dos Montes - construída em 1840 e de Nossa Senhora da Piedade - datada de 1741.
O estilo da maioria destas igrejas obedeceu ao que se denomina barroco mineiro onde salienta-se a opulência dos altares dourados e a profusão de detalhes arquitetônicos e ornamentais.
Os sinos de São João del Rei com seus toques e dobres têm mantido uma linguagem peculiar ainda conhecida de muitos sanjoanenses. Desde os tempos coloniais, os sinos de São João del Rei se transformaram em verdadeiras Gazetas de Bronze e, diariamente, noticiam os acontecimentos religiosos.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Construída em 1713.

Museus

• Casa de Bárbara Heliodora
• Museu Regional do SPHAN
• Museu de Arte Sacra
• Museu John Somers
• Museu dos Ex-combatentes
• Museu Municipal Tomé Portes Del Rei
• Museu Ferroviário

Memorial Presidente Tancredo Neves

São João del Rei orgulha-se de seu filho ilustre e agradece àqueles que vierem visitar este memorial, movidos pela admiração, pelo respeito, sensibilidade e fervor cívico.

Edifício da Prefeitura Municipal

Construído no ano de 1849

Ponte da Cadeia

Localizada sobre o córrego do lenheiro, nas imediações da Prefeitura Municipal. Foi a primeira ponte de pedra construída.

Ponte do Rosário

Toda em pedra, Com três arcos plenos, foi construída em 1800.

Chafariz da Legalidade

É o último remanescente chafariz público da cidade, em pedra. Foi construído em 1834.

Obelisco

Comemoração do Centenário da Cidade - datado de 1938.

Monumento ao Cristo Redentor

Com bela vista da cidade.

Maria Fumaça

Viagens turísticas nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados à Tiradentes. 

Museu Ferroviário

No museu ferroviário, digno de ser visitado, pode-se ver, entre outras coisas interessantíssimas, a primeira locomotiva que fez a viagem inaugural da Estrada de Ferro Oeste de Minas. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

11 a 19 - Festa de São Sebastião

31 - Festa de São João Bosco 

 Fevereiro

- Carnaval 

 Março/Abril

- Comemorações da Semana Santa.

- Salão de Carros Antigos e Motos.

- Salão de Canários Roller e Pássaros Exóticos. 

15 a 21 - Semana da Inconfidência.

 Maio

1º - Festa de São José Operário.

24 - Comemoração à Bárbara Heliodora. 

 Junho

- Corpus Christi, com missa solene e procissão.

 Julho

- Festival de Inverno/Inverno Cultural

7 a 15 - Festa de Nossa Senhora do Carmo.

16 - Missa Solene - Dia de Minas Gerais. 

 Agosto

- Semana do Folclore. 

1º domingo - Solenidades em honra do Senhor Bom Jesus do Bonfim.

5 a 13 - Festa de Nossa Senhora da Boa Morte.

14 - Procissão de Trânsito de Nossa Senhora da Boa Morte.

15 - Missa Solene da Assunção de Nossa Senhora da Glória.

 Setembro

1º domingo - Solenidades em honra ao Senhor Bom Jesus dos Montes.

5 a 13 - Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinho.

12 a 17 - Quinzena das chagas de São Francisco.

13 a 16 - VII Festival Internacional de Flautistas da Associação Brasileira de Flautistas.

15 a 23 - Festa de Nossa Senhora das Mercês.

26 a 29 - Tríduo de São Miguel Arcanjo. 

 Outubro

- Salão de Orquídeas

- Último domingo - Festa de Nossa Senhora do Rosário 

03 - Festa de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Diocese da cidade.

09 - Festa de São Geraldo.

19 - Festa de São Judas Tadeu.

25 - Festa de São Francisco de Assis.

 Novembro

16 - Semana da Música.

22 - Dia de Santa Cecília (Padroeira dos Músicos).

29 - Festa de Nossa Senhora da Conceição. 

 Dezembro

- Homenagem ao Aniversário de São João del Rei.

1 a 15 - Comemorações do Aniversário da Cidade.

08 - Missa Solene à Nossa Senhora da Conceição.

20 a 24 - Comemorações de Natal com orquestras e corais.

31 - Reveillon. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI

E-mail: proex@ufsj.edu.br 

Telefones: (32) 3379-1500 / 2900

Sites: http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (32) 3372-7338 / 8711

Terminal Rodoviário de São João Del Rei 

Rua Cel. Antônio Claret Silva, s/nº
Telefone:(32) 3373-4700 

Site: http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br/?Pagina=horarios

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (32) 3371-9127

Sites: http://www.guiamais.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.pdturismo,ufsj.edu.br

www.citybrazil.com.br

www.estradareal.org.br

www.revistamuseu.com.br

www.spgnollo.arq.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:  

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São João Del Rei

Envie seu comentário sobre São João Del Rei