Pirapetinga

Pirapetinga-MG
banner

Bem-vindo a Pirapetinga!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Pirapetinga e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Pirapetinga.

A cidade de Pirapetinga, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 152m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.461 habitantes. A área total de Pirapetinga é de 192,7km², e sua densidade demográfica é de 59,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pirapetinga-MG é 36730-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pirapetinga

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Áreas Proibidas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade originou-se de um povoado que surgiu em torno da capela erguida em honra a Santana em 1850. No ano de 1864 o povoado tornou-se distrito do município de Leopoldina com o nome de Santana do Pirapetinga. Emancipou-se do município de Além Paraíba em 1938.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro

Gentílico

pirapetinguense

População

10.396 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade pequena, no entanto, acolhedora e bastante aconchegante. Seu clima de interior os deixará livre para  desfrutar da bela natureza que rodeia essa localidade. Acolhe muito bem aos turistas com a hospitalidade mineira de sempre!

Clima

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Zona da Mata no Estado de Minas Gerais

Limites

Leopoldina, Recreio, Estrela Dalva, Palma,Santo Antônio de Pádua.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

379 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Resumindo os encantos da cidade, assim cantam os pirapetinguenses: Os teu solos são sempre abundantes - do Desengano ao Valão Quente, da Pedra Furada à Pedra Bonita.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAPETINGA

E-mail:

Telefones: (32) 3465-3100

Sites: http://www.pirapetinga.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Caiapó-MG

Telefone:
(32) 3465-1400

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933        

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (32) 3465-1610

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (32) 3465-1227

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (32) 3465-1330

CORREIOS: (32) 3465-1392

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Pirapetinga

JA VISITEI A CIDADE GOSTEI MUITO,CONSIDERO A CIDADE COM UMA REVIERA BRASILEIRA, GOTARIA DE PEDIR UM FAVOR DE TER O TELEFONE E E-MAIL DA EMPRESA DJ FAVERO IND.E COM. LTDA.(CONFECÇÃO) DO MEU ANTIGO AMIGO CESAROFAVERO . ATENCIOSAMENTE,OLIVEIRA-RIO
Por: JOSE DOS SANTOS DE OLIVEIRA

Saí de lá com cinco anos de idade, pouco sei do desenvolvimento de minha cidade natal, mas confeso que sempre quiz voltar a morar lá. Quase toda família paterna ainda reside e tenho muita saudade do lugar onde passei os melhores momentos de minha primeira infância. Sou primeira neta de JOSÉ FORTUNATO PEREIRA JUNIOR(in memorian), meu avô querido. Beijos à todos dessa cidade que amo muito.
Por: Angela Maria dos Santos Pereira

VISITEI NA DÉCADA DE 70,ADOREI O LUGAR,PQ MEU PAI TINHA TIOS E PRIMOS Q MORAVAM AÍ,FAMÍLIA PEREIRA DA COSTA,SEI Q UMA PRIMA DELE,FOI MISS NOS ANOS 70... E MORAVAM PERTO DA PRAÇA, TINHA UMA FÁBRICA DE TECIDOS E ETC... EM BREVE SE CONSEGUIR LOCALIZAR ESSES PARENTES IREI AÍ... MEU PAI FALECIDO CHAMAVA-SE ANTONIO LUIZ PEREIRA DA COSTA,IRMÃES GLORIA, ROSE E LUIZA...O APELIDO DO MEU PAI EM FAMÍLIA ERA TONICO GOSTARIA Q SE PUDESSEM LOCALIZASSEM OS FAMILIARES, MORO NO RIO DE JANEIRO. OBRIGADO
Por: LUCI ROSANE COSTA DA CUNHA

Agora fiquei muito feliz por meu comentário, mais ainda de ver que existe outra Pereira procurando por familiares que podem até ser da minha também, pois não conheço todos. A única direção é que parentes meus são proprietários da fábrica de papel a IMPA, e que são muitos conhecidos na cidades os PEREIRAS. Gostaria de saber se a Luci Rosane Costa da Cunha tem parentes aquí no RJ, o nome de Pedro da Cunha que ele é também de Pirapetinga e conheceu meu pai, ALDAIR MENDES PEREIRA, falecido em 1959. Sem mais agradeço a todos desse site por nos permitir essa proximação. Um grande e fraterno abraço
Por: Angela dos SantosPereira

É uma cidade aconchegante onde vive um povo feliz,terra cheia de encantos é onde eu nasci e onde eu quero viver o resto dos meus dias.Quem te conhece nâo esquece jamais.
Por: simone penna

Eu sou da Cidade de Pirapetinga, tenho muito orgulho de ter nascido nela. Contudo, tive que deixá-la muito cedo para buscar educação e trabalho fora. Para mim é um encanto toda vez que posso passar uns dia por lá. Tenho irmãos e irmãns ainda vivendo na Cidade e região. Eles são: Idalma, Isa, Ione, Irani, Ivan e Edú. Abraço a todos. Hernane Carvalho Aproveito a mesma para saber o significado do nome completo? Pira: é um nome indígina, que quer dizer pedra para prepara o peixe. Portanto, "petinga", o que significa? Era esta a minha solicitação no momento. Abraço a todos. Hernane
Por: Hernane Garcia Carvalho

Visitei Pirapetinga em agosto deste ano,adorei.A cidade é tão bonitinha, calma, limpa.Fiquei tão animada que pretendo levar meu marido para conhecer também. A praça da igreja é muito bonita.
Por: fernanda

O maior patrimônio de Pirapetinga, e o seu povo. Deus abençoe a todos.
Por: Samuel Bertanha Corrêa l

Nasci em pirapetinga,mas moro em jacarei a vinte e dois anos.Todo final de anos visito o meu pai aí nesta terrinha.Já estou com saudades e irei aí em julho.O meu pai todos conhecem,o Tatão brum.Que bom que a tecnologia incurta distancia.Alcione
Por: alcione

Em resposta a pergunta do internalta Hernane Carvalho, devo dizer que significa também um nome indigena (peixe) Aproveito para enviar a esse primo que mora em São Paulo, o meu abraço.
Por: Thereza Cruz

Gosto muito desta terrinha.Ja estou com saudades.Moro em JACAREI ,sp mas nasci em PIRAPETINGA.
Por: alcione

Voces sabem qual foi o construtor da igreja,da cadeia,da antiga prefeitura,da bela praca que existia nessa cidade a qual eu nasci. A PESSOA SE CHAMAVA ANTONIO COUTO, MEU AVO.
Por: Sergio Lucio Couto de Castro

Estou co saudades desta terrinha. Alcione
Por: alcione

Para matar a saudade sempre entro no site.PIrapetinga é uma cidade encantadora.Penso nela logo lembro de minha juventude e de meu pai que ainda mora aí.Alcione brum,Jacarei-SP
Por: Alcione Brum

Conheci em Pirapetinga o grande amor da minha vida. Moro em Jacareí-SP, mas sempre que posso vou a Pirapetinga visitar meu sogro: Tatão Brum.
Por: Jarbas Lopes

Olá amigos e pessoas queridas de Pirapetinga! sempre que posso vou até essa cidade maravilhosa rever a família ! Assim como o primo Ernane Carvalho, também sai de lá para o RJ e posteriormente Petrópolis onde moro atualmente. Pirapetinga continua bela,progressista e muito hospitaleira! Parabéns às autoridades que estão administrando a cidade ! Elisabeth Cruz Ferraz.
Por: elisabeth cruz ferraz

sou suspeita pois moro aqui desde que nasci mas pirapetinga e uns dos melhores lugar que eu ja conheci apesar de viajar muito nenhum lugar e tao aconchegante como pirapetinga enfim e tudo de bom quem nao conhece precisa vir conhecer e nao vai esquecer jamais.
Por: fabiana

Estive aí no Carnaval, apesar da chuva,as pessoas estavam animadíssimas.Moro em Jacareí,SP À 25 ANOS, MAS NASCI AÍ E MEU PAI AINDA MORA NESTA TERRA MARAVILHOSA.Alcione Brum
Por: alcione

estive hospedado na cidade a mais ou menos 30 anos atras, tentei arruma trabalho mas estava dificio a cidade era muito pequena mais muito tranquila e o povo muito gentil e sem violencia. tenho saudade um dia voltarei para rever alguns amigos que la deixei meu telefone 021-31839878
Por: jorge luiz rodrigues da costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pirapetinga
Fundação:
1938
Altitude:
152m
População:
11.461 habitantes
Área:
192,7km²
Densidade Demográfica:
59,48hab/km²
CEP:
36730-000

Envie seu comentário sobre Pirapetinga

banner