Montes Claros

Montes Claros-MG
banner

Bem-vindo a Montes Claros!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Montes Claros e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Montes Claros.

A cidade de Montes Claros, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1831. A localidade está em uma altitude de 648m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 286.058 habitantes. A área total de Montes Claros é de 3.594,1km², e sua densidade demográfica é de 79,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Montes Claros-MG é 39400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Como principal polo econômico do estado de Minas Gerais, Montes Claros tem uma indústria bem desenvolvida, além de possuir bons setores comercias e de serviços. Contudo, o destaque vai para a sua capacidade: o ecoturismo.

A industrialização da cidade teve sua alta por volta da década de 1970, o que fez com que o município tivesse um grande fluxo de migração. Consequentemente, isso gerou um crescimento urbano. Além da forte industrialização, Montes Claros possui inúmeras cavernas em sua região com diversos sítios arqueológicos. No total são 164 sítios, sendo o Complexo espeleológico da Lapa Grande o principal por sua importância arqueológica e potencial turístico. Também estão nesta categoria: Lapa D’Água e Lapa Nascente que é possível encontrar em seus sedimentos restos de fósseis de animais.

Na região da Serra de Vieira encontra-se o sítio Lapa Grande, que se destaca por ser o maior do estado com uma área de 3 km, com um potencial espeleológico, paleontólogo e paisagístico. Para quem curte tomar banho de cachoeira, a Lapa Encantada é uma boa opção e, ainda por cima, lá se encontra rios subterrâneos e a Gruta do Engenho, localizada no distrito de Santa Rosa, a maior gruta do município.

Um interessante ponto turístico é a Igreja dos Morrinhos, um dos cartões-postais da cidade, localizada na Praça dos Morrinhos. Foi construída devido a uma promessa que Dona Germana Maria de Olinda fez após arrecadar contribuição dos habitantes. Inaugurada em 1886, sua estrutura é colonial simples e rústica e interiormente possui uma decoração bastante simples. Na igreja há apenas uma torre com uma cruz e um sino, também há um altar entalhado de madeira, pintado de azul e rosa com alguns detalhes dourados. No centro da igreja é possível encontrar a lápide com os restos mortais de Dona Germana Maria de Olinda.

Outro ponto turístico é o conjunto de casarões e sobrados que fica no centro da cidade. A Praça da Matriz é uma referência da origem da cidade. Obteve o seu tombamento em 1999 no objetivo de garantir e proteger o lugar histórico. Com monumentos do período colonial, o ambiente da praça ainda conta com um chafariz, um coreto e várias passarelas, assim como bancos.

Informações de Montes Claros

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A maior riqueza está no boi. O rebanho bovino é dos maiores do Brasil, no seu território de 3.470 quilômetros quadrados. Agropecuária, comércio e indústria dinâmicos e em expansão fazem crescer a cidade, de ótima infra-estrutura. A atuação cultural das pessoas lá é tradição. A cidade de Montes Claros nasceu na fazenda de mesmo nome, fundada em 1707 pelo bandeirante Antônio Gonçalves Figueira. Setenta anos mais tarde, Manuel Ângelo Figueira, filho do antigo bandeirante, vende a fazenda ao alferes José Lopes de Carvalho. O lugar é reformado e uma nova sede é construída. Ao redor de uma capela, erguida em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e São José, forma-se o povoado de Formigas. A povoação cresce rapidamente, devido à proximidade da estrada que ligava Tejuco à Bahia e devido à fabricação de salitre na região. Em 1831, de arraial passa à vila, com o nome de Montes Claros das Formigas. Em 1857, já cidade, passa a se chamar Montes Claros apenas. 

Significado do Nome


Aniversário da Cidade


Gentílico

montes-clarense

População

361.972 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma bela cidade típica do interior de Minas. Um clima agradável e muito ar puro. Um local ideal para passar suas férias. Confira!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

24,2º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas 

Limites

São João da Ponte
Mirabela
São João da Lagoa
Claro dos Poções
Bocaiúva
Glaucilândia
Juramento
Francisco Sá
Capitão Eneas
Engenheiro Navarro
Coração de Jesus
Patis 

Acesso Rodoviário

BR-135, BR-365, BR-251, BR-122 

Distâncias:

Da Capital:

417 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Catedral de Nossa Senhora Aparecida

Igreja Matriz e a Igrejinha dos Morrinhos

Parque Municipal Milton Prates, que possui uma grande área verde e é onde está situado o Zoológico Municipal

Parque Sapucaia

Está localizado na Serra do Ibituruna, sendo uma reserva florestal com relevo montanhoso, propícia para prática de esportes radicais

Parque Guimarães Rosa

Criado pela Lei Municipal nº. 793 de 7 de agosto de 1989, é uma das maiores áreas verdes do perímetro urbano municipal; a Lapa Encantada, cachoeiras com 1 km de rios subterrâneos

Gruta do Engenho

Aberta para visitação

Conjunto Lapa Grande

Onde insere-se a gruta de mesmo nome que, com seus 3 km, está entre as maiores de Minas Gerais, além de abrigar em seus sedimentos restos de animais fósseis

164 sítios arqueológicos catalogados

Tendo como principal o Complexo Espeleológico da Lapa Grande, dada a sua importância arqueológica, sendo onde aparece a formação do vulcão. espeleotema de pouquíssima ocorrência no Brasil.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festival do Pequi, em janeiro; o Carnamontes, em fevereiro ou março; o Festival Internacional de Danças Folclóricas, em maio; as Festas Juninas, em junho ou julho; a Exposição Agropecuária, no Parque de Exposição João Alencar Athayde, em julho; a Festa de Agosto (Catopês), em agosto; a Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços de Montes Claros (FENICS), em agosto; e o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, em outubro.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS

E-mail:

Telefones: (38) 3229-3064 / 3018

Sites: http://www.montesclaros.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Sites: http://montesclaros.com/

http://www.portalmontesclaros.com/portal/

http://montesclaros.net/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3221-1548 / 2626

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

TIÃO CARREIRO


José Dias Nunes, conhecido como Tião Carreiro nasceu em Montes Claros no dia 13 de dezembro de 1934 e faleceu em São Paulo, 15 de outubro de 1993. Foi um cantor brasileiro de música Sertaneja de raiz; de modo que muitas duplas são influenciadas por sua música.

Criado numa fazenda nos arredores de Araçatuba/SP, começou a tocar violão ainda pequeno, com 8 anos de idade, quando também já cuidava do arado e dos afazeres na roça.

Aprendeu a tocar Viola na adolescência, praticamente sozinho, sem nunca ter tido um professor. Isto porque em 1950, com apenas 13 anos, Tião Carreiro trabalhava no Circo Giglio, onde já cantava em dupla com seu primo Waldomiro da dupla Palmeirinha e Coqueirinho.

O dono do circo dizia que "dupla de violeiros tinha que tocar viola" enquanto que na época, Tião tocava violão. No mesmo ano, o mesmo circo apresentava em Araçatuba a dupla Tonico e Tinoco. E enquanto os irmãos estavam no hotel, Tinoco havia deixado sua viola no circo e Tião aproveitou para "decorar a afinação escondido".

Tião Carreiro cantou em diversas duplas, tendo adotado diferentes nomes artísticos, tais como Zezinho (com Lenço Verde), Palmeirinha (com Coqueirinho) e Zé Mineiro (com Tietezinho).

Lenço Verde e Coqueirinho eram pseudônimos do mesmo parceiro, o Waldomiro, que era primo de Tião Carreiro.

Suas parcerias mais famosas foram com Antônio Henrique de Lima (o Pardinho) e Adauto Ezequiel (o Carreirinho, Falecido em 2009 e foi o Professor de Tião Carreiro).

Alcançou sucesso ao formar dupla com Pardinho, e foi o inventor do Pagode de Viola — não se confunda com o Pagode do Samba — mas hoje em dia, esse termo é muito conhecido entre os violeiros.

Dentre os maiores sucessos de Tião Carreiro temos: Pagode em Brasilia, que foi o primeiro pagode, criado juntamente com Lourival dos Santos, em 1959, Boi Soberano, Filhinho de Papai, Cochilou Cachimbo Cai entre outros.

A discografia de Tião Carreiro soma mais de 45 discos, tornando-se hoje em dia considerada "Cult" pelo admiradores de Música Sertaneja, é encontrada facilmente em qualquer loja de discos do Brasil.

Tião ficou doente ainda no auge de sua carreira, com diabetes. Faleceu no dia 15 de outubro de 1993 em São Paulo, no Hospital da Beneficência Portuguesa. Mesmo sabendo da doença que tanto mal lhe fez no final da vida, Tião procurou sempre viver o melhor possível da vida que lhe restava: não largou jamais a Viola e também jamais suportou a idéia de ter que recusar os churrascos para os quais era freqüentemente convidado em diversos lugares do Brasil.

 FONTE: http://www.letras.com.br/#!biografia/tiao-carreiro

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Montes Claros

Montes claros e muito bonita, merece mais fotos de todos os pontos da cidade. Morei ai durante vint dois anos, ela merece uma seleção de fotos bem linda.ok
Por: marcia

Morei um tempo em Montes Claros adorei é uma cidade maravilhosa tenho parentes qu moram lá fiz muitas amizades espero voltar em breve aí abraços a todos daí ......
Por: Míriam Alves

nascí em montes claros onde passei toda a minha infância hoje vivo no interior de saõ paulo . todos os anos vou de férias para essa terra maravilhosa para recarregar minhas baterias de ânimodessa terra eu só tenho que falar bem pois é tudo de bom abraços a todosa que lerem este meu comentário.
Por: silvalino

Nasci e vivi em Moc por anos.Sinto saudades das festas na casa da Vovó Benvinda Rosa,dos passeios de infância com os meus amados pais, das viagens à fazenda ,das freirinhas e minhas professoras do Colégio Imaculada,do Biotécnico,das aulas de piano no Conservatório,das danças e viagens do Banzé,dos colegas e festas da Faculdade de Medicina,da feirinha da Matriz,do Carnamontes,das Exposições Agropecuárias,das Festas Juninas do Pentáurea e Max-Min,do arroz com pequi e do Panã.Não existe lugar melhor no mundo do que a casa da gente,a terra e o povo.Adoro Montes Claros e sempre que posso retorno,com meu marido e filhos para rever minha terra querida.É impressionante como Montes Claros cresceu nestes últimos anos.Sou orgulhosa de ser Montesclaresnse!!!
Por: Magda Rosa C.D.y Alvarez

cidade que eu amo...;cidade que faz viva com q eu viva sempre saudads...
Por: maria ilza silveira

Sou mineira de montesclaros, moro no rio de janeiro há 32 anos. nunca mais voltei há minas. Estou vendo tudo pela internete...como está linda minha cidade. Estão de parabéns governantes ass:terezin ha
Por: terezinha da silva cruz

Morei por alguns anos em Montes Claros para estudar. Estudei no Colégio Imaculada, depois fiz Faculdade na antiga Fafil. Tenho saudades de Montes Claros: da carne de sol, do arroz com pequi,da boa cachaça, do Mercado Central onde encontra as deliciosas guloseimas tradicionais desta cidade que hoje guardo no coração.Em Montes Claros há pessoas hospitaleiras e muita coisa gostosa para viver.Amores, amigos, serestas, canções e ainda deixa na gente um amor adormecido que de vez em quando desperta para dar saudade ...saudade. Eta meu Deus, que saudades da boa Terra e da boa gente. Beijos a todos que amam essa linda cidade. Teresinha
Por: Teresinha Souza Primo Santana

eu morei la 3 anos .nesses 3 anos eu achei otimo
Por: jessica

sai de moc há treis anos mas que saudades. moc é tudo de bom .
Por: maria da soledade lopes martins

sim conheço montes claro! fui algumas vezes gostei muito da cidade, enfim o norte de minas tem muitas cidades bonitas!!! ah sou de jequié BA
Por: abenilton bispo oliveira

Gosto muito de Montes Claros,nasci,cresci nessa cidade,cada dia que passa sinto orgulho de ser montesclarense.
Por: Rosi

Sou portugues e conheço montes claros minha esposa é dessa cidade e adoro o brsil adoro mina adoro essa cidade....
Por: jose cardoso

ola amigos que acessam essa pagina , eu deixo para vcs meu comentário sobre essa espetacular cida Montes Claros , para que ja conhece sabe que o falo ñ é novidade mas para os que ñ conhecem o norte de Minas Gerais podem conhecer e se maravilharem com a a explendida cidade que iram conhecer ! Montes Claros como titulamos tambem é muito conhecida por capital dos norte mineiros ,isso devido a sua grande abrangencia e influencia que ela exerce por toda a região ,por isso fica aqui o convite, garanto que vcs ñ se arrependeram de conhecer a principal cidade entre Belo Horizonte e Salvador ,abraços a todos estamos te esperando de braços abertos até lá !
Por: fabio salgado

Já morei muito tempo em Montes Claros, cidade maravilhosa!povo hospitaleiro,clima ótimo ... A av sanitária é o melhor pint da cidade...conheçam e se maravilhem de tudo!!!!!!!!!! abraços
Por: helio celestino de paula

nascir em montes,morrei em lagoa dos patos eno momento estou em sao paulo,tenho orgulhor de montesclarence !!!!!!!!
Por: kelly cristiane fernandes

nasci nesta cidade ela é linda váriios lugares bom demais so para passear pretendo voltar para morar
Por: simone

nao tenho palavras sobre voçe Montes Claros princesa do sertao. moc é uma cidade grande que tem suas caracteristicas de cidades pequenas, tem varios lugares para se divertir se alegrar com sua familia, ela é a cidade principal do norte de minas e no sul da bahia venha visita-la ela é perfeita
Por: marcos

concheço montes claros sim e minha cidade natal,e tudo de bom tenho saudades sempre que posso vou visitar minha familia.o que tem de melhor sao as festas.e a cultura
Por: janiellefraga

Essa é a minha cidade amo muinto ela é bonita as festas são otimas vale apena conhecer as pessoas são acolhedoras quem vem a primeira vez sempre volta, somos legitimos mineiros uai.
Por: Edileusa

Primeiramente sou de Porto Velho- Ro, ainda não conheço Montes Claros, mas meu avô nasceu aí, pois já ouvi falar muito da cidade por ele e minha mãe. E pretendo conhecer qualquer hora...até mais.
Por: Claudia

nossa minha cidade ta linda me encho de orgulho de ser mineira,fazer parte dessa linda familia mineira p mim é tudo,parabens a todos de montes claros bela cidade quando mudei dai era pq mas olha nem parece a mesma,uma coisa sei q é a mesma o aconchego e o carinhos dos mineiros.
Por: claudimary

Vivo em Montes Claros, é uma cidade boa seus habitantes sao bens recepetivos, tem uma rede hoteis de 1ª uma grastonomia de faser inveja, e alem do mais os preços sao uma verdadeira pichincha.
Por: Manoel

minha terra natal .la e demais muito bonita ,aconchegante e o melhor lugar pra se viver .
Por: ana isabel

MORO EM SÃO PAULO MAIS AMO MONTES CLAROS E COM OS SEUS ÓTIMOS BARZINHOS
Por: ZE CARLOS

Sou de Engenheiro Dolabela, moro em Recipe, em Maio estive de férias em Dolabela, passei uns dias em moc, gostei muito da cidade, ruas estreitas, fácil acesso, ah, descupem - me por favor, acho que sou o único mineiro que ñ conhece Minas,pretendo voltar nas próximas férias, falando de moc tem tudo de bom, ou melhor, tudo ótimo, Deus abençõe está grande cidade e seus habitantes.
Por: Raildo Lima

conheco muito esta Cidade otimo lugar gosto dos produtos como rapadura queijo requeijaò
Por: Roberto soares

QUERO PARABENIZAR A CIDADE DE MONTES CLAROS, PRIMEIRAMENTE QUE É UMA CIDADE LINDA E TEM MUITAS COISAS PARA A GENTE FAZER, SABOREAR SÓ FICA PARADO DENTRO DE CASA QUEM QUER POR QUE A CIDADE OFERECE MUITAS COISAS BOAS, PASSEEI POR MUITOS LUGARES EM MONTES CLAROS E PUDI CONTEMPLAR AS MARAVILHAS DA CIDADE UMA VEZ QUE EU SOU NATURALIZADO EM MONTES CLAROS MAS NUNCA PUDI VÊ A CIDADE COMO EU VEJO ELA HOJE, CRESCEU E AVANÇOU BASTANTE, QUERO PARABENIZAR DE VERDADE A PREFEITURA DE MONTES CLAROS E DIZER QUE VOCÊS FIZERAM DE MONTES CLAROS DE UM TEMPO PARA CÁ UMA CIDADE MARAVILHOSA CIDADE PRA NINGUÉM "BOTAR' DEFEITO. ABRAÇOS A TODOS VOCÊS E QUE CONTINUEM ASSIM TRABALHANDO MAIS PARA A CIDADE CONTINUAR AVANÇANDO. ASS.: MC MUEL & GAROTOS DO SAMBA
Por: MC MUEL & GRUPO GAROTOS DO SAMBA

montes claros é uma cidade muito legal varios lugares de enterterimento como o parque municipal lindo maravilhoso.adoro Montes claros
Por: Gilvania de Jesus freitas Leite

Esta cidade é um dos berços da cultura mineira. Terra do Pequi, dos Catopês, de um povo simpático e acolhedor. Nasci nesta cidade e amo tudo que existe aqui. Como já disseram nos outros comentários, não há lugar melhor da que a nossa casa, e é assim que me sinto. Em Montes Claros existem muitos lugares bonitos e cachoeiras ao redor, que infelizmente não são muito valorizados e conhecidos. Mas garanto que quem visita não se arrepende. Além disso, os Montes Clarenses são muito festeiros, por isso, não faltam opções de lazer, principalmente nas noites do final de semana. MINHA TERRA É ABENÇOADA!
Por: Cecy Dias

eu nasci e cresci em moc ,minha mae tem o melhor restaurante dentro do mercado municipal,,restaurante da divina que por sinal tem uma comida divina,gostaria que mostrassem mais fotos
Por: viviane

Esse lugar e muito loko muitas mulhes bonitas e varias cachoeiras daora mesmo eu amo montes claros..
Por: Jhones . e sou eu .. 100% vida loka

Montes claros e o lugar lokepoko , eu amo esse lugar, aqui tem muitas cachoeiras daora ... 100 palavras
Por: Jones 100% VIDA LOKA

Queria v fotos do centro e praças lazer etc
Por: warley lima

Depois d ler todos esses comentarios so m resta conhec dona divina saboreia sua comida e chora chora chora chora saudads 10000
Por: warley lima

cidade linda.a capital do norte de MG é uma princesa e por isso mora no meu coração e não paga aluguel.Cidade de um sutaque doce.Onde as pessoas não conversam: sim, elas cantam.
Por: jackson ademilson maia

adoroooo esta cidade atualmente moro em santo antonio do monte mas amo de paixao montes claros
Por: renata aparecida rodrigues silva

nasci nesta cidade e tem 20 anos que nao vou em moc mas este ano estarei aí para causasr muito
Por: simone

ola pessoal,sou dessa cidade maravilhosa,moro em uberlandia ha 14 anos,qndo tenho oportunidade,eu vou ai pra mim matar minha saudade,dessa cidade que eu amo tanto,agora em abril vou ai ,quero aproveitar o maximo,desse lugar,tenho irmao e sobrinhos ,que mora no povoado de canto do engenho distancia de 32kmde moc!um abraço a tdos conterraneos!
Por: Erivagno Santos Freitas (Uberlândia)

Sou paranaense de GUARAPUAVA. Tenho amiga aí e sou advogado aqui. To pesquisando essa cidade e um dia eu apareço beber uma cachaça nessa cidade. Abraços. Cidade bonita e "parece" acolhedora. Vou conferir... kkkk Feliz Páscoa. Retorne no meu email....
Por: Jair Ramos -adv

Amo de paixão esta cidade linda cidade sou paranaense e passei meus melhores momentos no ano de 2010 em montes claros
Por: karina gonçalves

olha não conheço montes claros,mas tenho um desejo enorme de conhecer pois tenho raízes aí com certeza,pois meu avô é natural dessa cidade linda e meu sogro também,mas um dia eu estarei aí...se Deus quiser
Por: patricia regina

parabens montes claros cidade lindae emaravilhosa aqui deixo omeu abraçomorro em bh mas sou de guaraciama
Por: gilmar

parabens montes claros cidade lindae emaravilhosa aqui deixo omeu abraçomorro em bh mas sou de guaraciama
Por: gilmar

Moc é uma cidade linda, apesar de ser localiza em uma região carente do país, nos últimos anos tem mudado a sua história. Nasci no município de Moc e em 1996 tive que mudar para BH a procura de oportunidades no mercado de trabalho, nessa época, Montes Claros não oferecia condições para o meu crescimento profissional. Hoje vejo o quanto esse cenário mudou e fico muito feliz de ver a cidade crescendo cada vez mais e abrindo oportunidades para quem nasce naquela região. Parabens Montes Claros, você mudou e mudou para melhor.
Por: Maura Costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Montes Claros
Fundação:
1831
Altitude:
648m
População:
286.058 habitantes
Área:
3.594,1km²
Densidade Demográfica:
79,59hab/km²
CEP:
39400-000

Envie seu comentário sobre Montes Claros

banner