Lambari

Lambari-MG

Bem-vindo a Lambari!

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Lambari, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Lambari, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1901. A localidade está em uma altitude de 887m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.526 habitantes. A área total de Lambari é de 213,7km², e sua densidade demográfica é de 86,69hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lambari-MG é 37480-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Lambari

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Data de 1780 o descobrimento das fontes de água mineral no município pelo caboclo Antônio de Araújo Dantas, que as denominou de Águas Santas ou Águas Virtuosas.
Propagado o descobrimento, doentes de várias regiões se dirigiram para o lugar, dando origem às primeiras habitações. Em pouco tempo ao redor das fontes, formou-se o arraial de Águas Virtuosas.
Em 1837, iniciou-se a construção da primeira capela e em 1850, subordinada à Freguesia de Lambari (atual Jesuânia), foi criada a paróquia de Águas Virtuosas de Campanha, que, em 1867, passou à categoria freguesia.
Em 16 de fevereiro de 1901 foi criado o município de Águas Virtuosas, com território desmembrado de Campanha e Baependi. Compunha-se dos distritos de Águas Virtuosas (sede) , Lambari (atual Jesuânia) e Conceição do Rio Verde.
Por emancipação, perde, em 1911, o distrito de Conceição do Rio Verde, em 1938, foi suprimido o Distrito de Lambari, desde 1923, passaria a chamar-se Lambarizinho.
Lambarizinho foi recriado em 1943, já com o nome de Jesuânia, que, em 1948 ganhou autonomia.
Em 27 de dezembro de 1930 o município passa a se chamar Lambari.

Significado do nome

O termo Lambari corresponde a Aramberi ou peixinho de água doce, sendo uma variação de alambari do tupi arauiri.

Aniversário da Cidade

27 de Dezembro

Gentílico

lambariense

População

19.569 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade tranquila e pacata, típica de interior. Venha passar momentos agradáveis na cidade.

Clima

Úmido

Temperatura Média

19º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte  - BR 381 sentido São Paulo até Três Corações. Virar à esquerda na BR 267, passando por Campanha, Cambuquira, entrando à direita na BR 460 até chegar em Lambari.

Localização

Município da Região Turística Estâncias do Sul do Estado de Minas Gerais

Limites

Cambuquira, Campanha, São Gonçalo do Sapucaí, Heliodora, Natércia, Jesuânia.

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-267 e BR-460

Distâncias:

Da Capital:

369 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cassino do lago

Centro cultural de arte.

Lago Guanabara

Localizado na entrada da cidade, serve para prática de jet-ski, lanchas, pescarias, etc.
 
Parque das Águas

Coretos e fontes construídas por América Werneck.
 
Parque Estadual Nova Baden

Administrado pelo IEF possui trilhas e a cachoeira Sete Quedas.
 
Reserva Ecológica de Nova Bande (IEF)

Parque ecológico, casa do início do século pertencente a Américo Werneck.

Serra das Águas Virtuosas

Com 1.300m de altitude possui vista panorâmica e rampa de vôo-livre.

Cachoeiras

Roncador (Estrada Lambari/Jesuânia)
Sete Quedas (ao redor do Parque Estadual Nova Baden)
Cachoeira Serra das Águas, ou "Cachoeira do Mudinho"

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde (15 de Agosto)

- Procissão de Corpus Christi

- Congadas (Primeira quinzena de Maio)

- Festival de Gastronomia "Gastronomia e Artes" (anteriormente, "Inverno Gastronômico" - 3ª semana de julho)

- Carnaval - o melhor do Sul de Minas

- Aniversário da Cidade (16 de setembro)

- Moto Fest (encontro de Motociclistas - 3ª semana de outubro)

 hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAMBARI

E-mail:

Telefones:  (35) 3271-4011

Sites: http://www.lambari.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro

Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (35) 3271-1972

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Henriqueta Lisboa (1901-1985), poeta mineira considerada pela crítica um dos grandes nomes da lírica modernista, dedicou-se à poesia, ensaios e traduções. Nasceu em Lambari, Minas Gerais, em 15 de julho de 1901, filha do farmacêutico e deputado federal João de Almeida Lisboa e de Maria Rita Vilhena Lisboa. Formou-se normalista pelo Colégio Sion de Campanha, MG, e, em 1924, mudou-se para o Rio de Janeiro.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Lambari

Sou mineira, mas moro no Estado de São Paulo. Lambari é uma cidade maravilhosa, calma e cheia de lugares lindos para se visitar. Quando resolver aparecer por lá, não deixa de conhecer o parque da cidade é lindo, realmente um paraíso dentro da cidade.
Por: Rachel Chiareli

Não existe estado melhor do que o de Minas... Já morei na cidade de lambari...cidade maravilhosa...henrriquecida com suas fontes de aguas minerais... O maior ponto da cidade é muito lindo...Você tem a capacidade de se emocionar com a paisagem linda que até parece que é um quadro pintado pelas mãos de Deus...Por tal perfeição... povo hospitaleiro...humilde...e com otimos custumes e cultura... cachoeiras inesquecíveis.. Pessoas maravilhosas... Comida tipíca e deliciosa... Tudo de bom a cidade de Lambari... Muitas saudades de ti ó cidade e amigos. Vale a pena conhecer...Depois q conhece-la ficará maravilhado e nunca mais vai querer ir embora!!
Por: Renata

Cidade linda vou ai para ver tudo de perto sou mineira mas moro em Mongagua litoral
Por: Marli

Essas fotos mostradas são de Lambari, mas a identificação delas está errada. É preciso informar corretamente. Clara
Por: clara cirne

sou lambariense de carteirinha!adoro passear em lambari, meus pais moram ai e fabricam o melhor queijo mineiro e queijo nozinho queijo meia cura que tem em minas alem das deliciosas broas de fuba broas pauapique que alguem ja provou na vida quem quiser experimenar todas essas delicias e so ir ate a barraca do Sr Luciano e da dona Graça todos sos sabados na feira livre e experimentar tenho certeza que voce vai adorar!!! nao perca tempo vai ate la e comprove!!
Por: andreia

conheço e adoro lambari ja visitei lambari uma desena de veses e ficava sempre no bibiano ou palace hotel nao sei se ainda existem pois ja fasem ums 20 anos da minha utima estada ai.lambari e sem duvida o lugar que mais gostei dentre todos que ja estive . tem um clima super ameno tem um lago maravilhoso para faser caminhadas e varios outros lugares lindos para se visitar.sem falar nas pessoas que sao muito acolhedoras fasendo a gente se sentir em casa.quem vai a lambari uma vez tem que visitar novamente porque o coracao pede
Por: claudio de assis

Amo MG e Lambari é damais. Céu lindo, povo maravilhoso. Não tem o que dizer... a pessoa tem ir comprovar e aprovar. Beijão Minas Gerais
Por: Elizete Limma

Cidade acolhedora, com um povo humilde e que esta sempre de braços abertos para receber visitantes. Ideal para quem gosta de turismo de aventura com varias atrações, tambem para quem gosta da tranquilidade do interior. A cidade conta com uma riqueza natural que é a agua: 6 tipos de agua para beber e com propriedades medicinais, varias piscinas publicas com grnde qualidade alem de lago, represa e varias cachoeiras. Conheça lambari
Por: Gustavo Carlos da Silva

Conheço sim amei essa cidade e pretendo voltar em breve assim que tirar minhas férias
Por: Martha

uma cidade muito calma ,tranquila e agitada nas ferias ,carnaval efestas de fim de ano. Com varios hoteis e pousadas ,restaurantes muito bons ,cachoeiras, passeios a cavalo ou se preferir,de charrete.
Por: lu

é uma cidade linda, e aconxegante.Qem quer tranquilidade pode ir pra lá,pois tem hotel, pousadas e principalmente gente hospitaleira. minha mãe e irmão, tios e amigos de familia vivem lá. Temos cachoeiras lindas, pode-se fazer uma boa caminhada subindo a serra e do alto dela você vê a cidade toda é uma maravilha vale a pena conferir.E tem a maravilhosa água mineral gasosa esta é a verdadeira e a mais saborosa de que qualquer outra que se pode encontrar.Venha conhecer Lambari você não vai se arrepender. bjs
Por: lucilene dos santos assunçaõ

Cidade ótima,acolhedora e muito bonita,clima bomqualidade de vida muito boa, saudades daminha juventude, quando passava ferias, ai
Por: angelarebellolopes

Passei minha infância em Lambari. Toda a temporada ia com meus pais e com meu irmão. Eu pisei no solo desta maravilhosa e sensacioanal cidade apartir dos 8 anos de idade. Amo te muito Lambari.
Por: Sonia Araujo

Realmente e maravilhoso Lambari , conheci quando era criança agora por foto fiquei espantada como esta uma cidade bela
Por: simone

ADOREI CONHECER LAMBARI.E UM LOCAL MUITO LINDO.BREVE ESTAREI LA NOVAMENTE.AGUARDE-ME NO CARNAVAL 2011! ÓTIMA CIDADE PARA DESCANSAR.LOCAL PRIVILEGIADO POR DEUS.
Por: MARNI LESSA PINHEIRO

MOREI EM LAMBARI NOS ANOS 60. MINHA MÃE NASCEU LÁ. HOJE MORO EM RECIFE, MAS TENHO PARENTES EM LAMBARI(TIA E PRIMOS). TIA DUCA, UM BEIJO!!! APRENDI A ANDAR DE BICICLETA NO PARQUE NOVO. TENHO SAUDADES DA TERRINHA, ESPERO UM DIA PODER VISITAR ESSE LUGAR MARAVILHOSO E BEBER NOVAMENTE ÁGUA MINERAL COM GÁS DIRETO DA FONTE.
Por: Dino Rambaldi França

Conheço essa cidade maravilhosa abençoada por Deus Moro em Sao Paulo mais sempre que posso passo minhas ferias ai Beijao a todos
Por: Terezinha ribeiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lambari
Fundação:
1901
Altitude:
887m
População:
18.526 habitantes
Área:
213,7km²
Densidade Demográfica:
86,69hab/km²
CEP:
37480-000

Envie seu comentário sobre Lambari