Iraí de Minas

Iraí de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Iraí de Minas!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Iraí de Minas, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Iraí de Minas. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Iraí de Minas para programar a sua viagem.

A cidade de Iraí de Minas, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 951m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.130 habitantes. A área total de Iraí de Minas é de 358,7km², e sua densidade demográfica é de 14,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iraí de Minas-MG é 38510-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Iraí de Minas

Roteiros do Brasil

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico Triângulo Mineiro

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Com a descoberta de pedras preciosas e do diamante de Estrela do Sul em 1852 na região do Alto Paranaíba pelos bandeirantes ocasionou uma grande migração de garimpeiros às margens dos rios, como o Bagagem. Estes grupos de garimpeiros vieram para realizarem o trabalho de exploração e extração num local próximo, nascendo assim o povoamento de Espírito Santo do Cemitério, denominação primitiva do município. O nome deve-se ao fato de que o lugar foi um cemitério onde os garimpeiros que passavam próximos ao rio Bagagem eram sepultados, e desde então eles se instalaram em proximidades.
Em 1909 Espírito Santo do Cemitério mudaria seu nome para Iraí, palavra de origem Tupi que significa rio de mel. Em 1943 o nome do município foi novamente alterado para Bagagem, em decorrência da proximidade com o Rio Bagagem. O povoamento começou próxima ao rio Bagagem, onde foi construída uma igreja que hoje está localizada na Praça Nossa Senhora do Rosário.
Emancipado oficialmente em 31 de dezembro de 1963 do município de Monte Carmelo Iraí de Minas tornou-se uma grande oportunidade de construir uma vida melhor para muitos imigrantes do Sul do Brasil com proposta de terra financiada pelo governo federal para que começassem o inicio do cultivo de plantações no município. Durante a década de 1980, os migrantes sulistas se enriqueceram plantando de modo arriscado. Seu primeiro prefeito eleito pelo voto da população foi Eduardo Vieira de Carvalho.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:

iraiense

População:

6.646 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Durante a colonização da região a maior parte da riqueza provinha da extração de pedras preciosas. Depois de minerais se esgotaram a economia iraiense declinou a um ponto pouco produtivo e sem foco. Após a chegada dos migrantes sulistas na década de 80 o município formou sua atual economia agrícola de grande produção.

Clima:

Tropical de altitude

Temperatura Média:

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Triângulo Mineiro

Limites:

Monte Carmelo, Romaria, Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes, Patrocinio.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

479 km

Outras:

Uberaba - 117 km

Araguari - 113 km

Coromandel - 98 km

Uberlândia - 96 km

Patrocínio - 62 km

Monte Carmelo - 42 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Rio Bagagem

Com sua água barrenta e escura.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

- Festa da Soja e Trigo - A principal comemoração festiva de Iraí de Minas, a Festa da Soja e Trigo já completou sua 26ª edição. Realizada anualmente, a Festa da Soja e Trigo comemora a boa colheita do ano em toda a região de Iraí, a qual recebe durante seus 4 dias de duração a visita de milhares de pessoas da região e de todo o Brasil.
As atrações da festa vão de shows de música à shows artísticos, também ocorre o desfile e escolha da Rainha da Festa da Soja e Trigo. Durante o evento, várias autoridades como os vereadores, prefeito e seu vice de Iraí, senadores, deputados, grandes políticos de Minas Gerais, as polícias da cidade, grandes nomes de pessoas do município e muitos outros convidados marcam presença durante o evento.
Várias barraquinhas, brinquedos, sabores e entretenimento atrai e diverte os festeiros durante as comemorações.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRAÍ DE MINAS

E-mail:

Telefones: (34) 3845-1210   

Sites: http://www.iraideminas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

Terminal Rodoviário de Iraí de Minas-MG
   
Telefone: (34) 3845-1258   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3845-1213

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (34) 3845-1632

CONSELHO TUTELAR: (34) 9989-5478

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Iraí de Minas

Como filho de Irai, sinto muita saudade da época em vivi nos brechos da bagagem e nos cerrados armando arapucas, tambem da Escola Reunida Pe. Eustáquio. Abraços aos conterraneos.
Por: ADILSON APOLINARIO ROSA

A cidade mais bela e querida do alto paranaiba banhada pelo rio bagagem onde passei a minha infancia, jamais te esquecerei
Por: ADILSON APOLINARIO ROSA

IRAí de MINAS é uma ci dade pequena muito bonita eu gosto de cidade pequena moro em uma cidade pequena no interior de São Paulo a todos do Anjo do asfalto
Por: ANJO DO ASFALTO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iraí de Minas
Fundação:
1962
Altitude:
951m
População:
5.130 habitantes
Área:
358,7km²
Densidade Demográfica:
14,30hab/km²
CEP:
38510-000

Envie seu comentário sobre Iraí de Minas

banner