Estiva

Estiva-MG
banner

Bem-vindo a Estiva!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Estiva, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Estiva. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Estiva para programar a sua viagem.

A cidade de Estiva, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 560m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.275 habitantes. A área total de Estiva é de 245,9km², e sua densidade demográfica é de 41,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Estiva-MG é 37542-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Estiva

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Durante os séculos XVII e XVIII, os viajantes que necessitavam ir até à capitania de São Paulo tinham uma única passagem, próxima à foz de um afluente do Rio Três Irmãos. Toda a área próxima à passagem era coberta por um grande pântano, o que causava inúmeros prejuízos. Então, por volta de 1720, autoridades e parlamentares resolveram construir ali uma estiva de madeira roliça, de 210 m de extensão. O nome de Brejo da Estiva e posteriormente Estiva, dado ao trecho da estrada, aplicou-se ao ribeirão e ao povoado que depois se formou.
O primeiro habitante de Estiva foi Domingos Soares, que lá chegou por volta de 1757 e deu início à criação de gado e às lavouras. A boa qualidade das terras e do clima trouxeram novos moradores. A viúva Rosa Maria Lopes, devota de N. Sª da Conceição Aparecida, reunia em orações seus familiares ao redor da imagem da santa. A devoção se espalhou e muitos vinham de lugares distantes para participarem das preces. Em 1853, foram doados 14 hectares de terras para a formação do patrimônio de N. Sra. Aparecida da Estiva. Em 1919, foi iniciada a construção da atual igreja matriz. O povoado foi elevado a distrito em 1858, com o nome de Capela de N. Sra. Aparecida. Em 1870, foi elevado a paróquia, passando a denominar-se N. Sra. da Estiva. Em 1923, sua denominação foi reduzida para Estiva e , em 1948, passou a município.
A cidade festeja seu aniversário no mês de Dezembro e promove a Festa do Morango, do Peão e a do Padroeiro.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

27 de Dezembro

Gentilíco

estivense

População

10.844 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade tranquila e pacata, típica de interior. Venha passar momentos agradáveis na cidade. Vale à pena conhecer!

Clima

 

Temperatura Média

20° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Pouso Alegre, Cambuí, Consolação, Tocos do Moji, Bom Repouso, Cachoeira de Minas.

Acesso Rodoviário

BR-381

Distâncias:

Da Capital:

409 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Cacimba 

Atrativos Naturais / Ecológicos / Cachoeiras / Cascatas

Cachoeira da Usina 

Clube Literário e Biblioteca Municipal 

Possui biblioteca, e acontece bailes, shows e eventos.

Ginásio Poliesportivo 

Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida 

Parque de Exposições 

Possui arquibancada, palco e capacidade para 15.000 pessoas.

Pedra do Munho 
 
Pesqueiro Espelho D água 

hspace=0 EVENTOS 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Sociedade Musical Estivense   

- Feira de Ciências   

- Aniversário da Cidade   

- Coral Estivense   

- Corrida Rústica   

- Escola de Dança   

- 11º Desfile de Cavaleiros - O Desfile de Cavaleiros terá início às 12 horas do Domingo.

- II Festa do Peão Boiadeiro de Estiva   

- Festa da Padroeira N.Sra. Aparecida - Festa religiosa comemorativa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida; quermesse e barracas típicas.

 Novembro

02 a 03 - 1ª Feira de Sabores e Artesanato de Estiva - A  1ª Feira de Sabores e Artesanato de Estiva, uma iniciativa da Prefeitura Municipal,acontece na Praça Chico do Juca. A Feira irá prestigiar artesãos do município e região, alguns já bem conhecidos, como Alceu, do bairro da Lagoa, Bernadete e Dona Ana, do centro da cidade, e outros que também demonstram muito talento. Todos eles já participaram de feiras no Sul de Minas e não são, ainda, conhecidos de toda a população.
Além disso, haverá a participação de talentos musicais de Estiva, com uma bela apresentação do Coral Água Viva.  E, ainda, será apresentada a tradicional dança de São Gonçalo, coordenada pelo Sr. Gustavo e seus amigos, entre outras atrações que estão sendo agendadas. E as delícias tipicamente mineiras, como não poderia faltar, poderão ser saboreadas na feira.
É válido mencionar que a 1ª Feira de Sabores e Artesanato é apenas uma das primeiras ações a serem iniciadas pela atual administração. Mais que uma feira, é ainda um estudo do potencial artesanal e turístico da região. Por isso, se você que é artesão não foi convidado, aguarde; pois, através de nosso cadastro, teremos outras feiras, eventos e propostas a serem apresentadas no ano que se iniciará em breve.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTIVA

E-mail:

Telefones: (35) 3462-1122

Sites: http://www.estiva.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 8824-3430

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Estiva

CONHEÇO A UM ANO E ME APAIXONEI PELA CIDADE PELAS MONTANHAS PELA NATUREZA QUE ENRIQUECE O CENARIO MARAVILHOSO PESSOAS TAO HOSPITALEIRAS E SIMPATICAS QUE SO NESTE PEDACINHO DO BRASIL EU CONSEGUI ENCONTRAR QUE DEUS ABENÇOE ESTA CIDADE....
Por: eliana

Estiva, minha terra natal. Já andei por este Brasil afora, já visitei outros povos e raças, mas a saudade de Estiva está sempre presente. Eta lugarzinho bão sô. Boa prosa, povo bão, bons bares, belas paisagens. E o morango dela intão, hummm. Visite Estiva, voce não vai se arrepender.
Por: Henrique

estiva o q tenho pra falar... cidade pequena sim... mas c o coraçao hospitaleiro... tds q passam aki sempre voltam.. cidade trankila pra se viver... e muitos lugares lindos pra conhecer.. amu estiva....
Por: gabriella

estiva o q tenho pra falar... cidade pequena sim... mas c o coraçao hospitaleiro... tds q passam aki sempre voltam.. cidade trankila pra se viver... e muitos lugares lindos pra conhecer.. amu estiva....
Por: gabriella

gostaria de conhecer estiva , quanto tempo fica de sao paulo ate ai ,agradeço e aguardo respostas ..
Por: fatima

adorei conhecer a cidade de estiva principalmente o bairro boa vista tem varias pessoas que mora la que era de são bernardo do campo-sp
Por: elaine e roberto

estiva terra pequena,cidade hospitaleira.povo acolhedor e gentil.com muitos lugares calmos e gostoso de se viver. visite essa pequena cidade e veras sua grandiosidade.estiva terra da paz e amor.
Por: cláudia lúcia de jesus silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Estiva
Fundação:
1948
Altitude:
560m
População:
10.275 habitantes
Área:
245,9km²
Densidade Demográfica:
41,79hab/km²
CEP:
37542-000

Envie seu comentário sobre Estiva