Caetanópolis

Caetanópolis-MG
banner

Bem-vindo a Caetanópolis!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Caetanópolis, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Caetanópolis. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Caetanópolis para programar a sua viagem.

A cidade de Caetanópolis, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 742m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.796 habitantes. A área total de Caetanópolis é de 156,7km², e sua densidade demográfica é de 49,75hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caetanópolis-MG é 35770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Caetanópolis

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Coração de Minas

Circuito Turístico das Grutas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Caetanópolis tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria têxtil em Minas Gerais, podendo-se destacar, a Cia Fiação e Tecelagem Cedro e Cachoeira, pioneira no Estado.
Em Minas Gerais, na época do auge da lavra nas minas, toda e qualquer atividade, que não fosse a mineração, era rigorosamente proibida. O fornecimento de tecidos era feito através de importação de outras regiões ou do exterior. Anteriormente ao alvará de 1785, o Marquês do Lavradio proibira a produção manufatureira na região das Minas Gerais, receio de que a Capitania pudesse se tornar independente das manufaturas do Reino. Assim, estas proibições foram uma estratégia para retardar a implantação de indústrias de vulto. Entretanto, os interditos não afetaram a atividade têxtil mineira, porque esta era pulverizada e dispersa, toda artesanal. Já no início do século dezenove a indústria têxtil doméstica estava em franca prosperidade, base econômica de aldeias e vilas inteiras. As exportações do pano de Minas se estendiam até o Rio Grande do Sul e mesmo em Buenos Aires. Porém, o produto estrangeiro era um forte concorrente à produção local de tecidos mais finos, que circulavam com mais intensidade, desde o desenvolvimento dos transportes entre Minas e Rio de Janeiro. Superados os tempos de interdições e atraso, a fiação e tecelagem seria o setor industrial que mais cresceria durante o século XIX, e o mais expressivo até a década de 1920. A moderna indústria têxtil surgiria em Minas Gerais no início da década de 1870, com a instalação da Fábrica do Cedro, que situava-se em Tabuleiro Grande, município de Sete Lagoas. Criada em 1868 pelos irmãos Bernardo, Caetano e Antônio Cândido Mascarenhas, era para ser inicialmente localizada em Juiz de Fora. Com investimento inicial de sessenta contos de réis, a fábrica entrou em produção em 1872, com vinte e quatro teares, elevado rapidamente, em 1882, para quarenta teares. Mas, somente no início do século XX, com a ocorrência da Primeira Guerra Mundial, operam-se significativas mudanças sociais que alteram a estrutura da sociedade brasileira: o surgimento no cenário nacional de novas classes sociais - burguesia e proletariado; a ascensão das camadas médias; o início das reivindicações operárias e da luta social; o processo de urbanização; o início do processo de emancipação feminina. Para o setor industrial têxtil, as mudanças são significativas: em 1915, a conjuntura da guerra permite exportar duas toneladas de tecidos de algodão. Em 1918 são cento e treze toneladas. Em Minas Gerais, desde 1915, se criara o Serviço do Algodão, orientado não só para o campo da experimentação e controle das sementes, mas também para o aprimoramento da tecnologia de fibras, resultado da importância que a indústria têxtil assumia para a economia mineira.
Em 1927, o estado exportava trezentas e trinta e três toneladas de algodão, para atingir a marca de trinta e seis mil toneladas em 1936, provando a importância econômica do setor têxtil em Minas Gerais e o seu amadurecimento. 

Significado do Nome:

Homenagem ao Cel. Caetano Mascarenhas, um dos fundadores da centenária fábrica de tecidos. 

Aniversário da Cidade:

13 Junho 

Gentílico:

caetanopolitano

População:

10.918 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Típica cidade de interior, conhecida pela extração e beneficiamento de pedra ardósia. e, terra natal de Clara Nunes, que ganhou um Memorial em sua homenagem. Com um povo trabalhador, alegre e receptivo. Uma vida social e esportiva intensa. Se voce for passar férias em Caetanópolis, vai ter descanso, sossego mas, tambem muitas atraçoes para se divertir. Programe-se e venha passar dias agradáveis em Caetanópolis.

Clima: 

Temperado 

Temperatura Média: 

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia: BR-040

Localização:

Metropolitana de Belo Horizonte 

Limites:

Paraopeba e Sete Lagoas 

Distâncias:

-Belo Horizonte - 103 km

-BrasíliaDF - 638 km 

-Rio de Janeiro/RJ - 531 km

-São Paulo/SP - 658 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Casa de Cultura Clara Nunes

  -Em agosto de 2006 a Prefeitura Municipal de Caetanópolis lançou o 1º Festival Cultural Clara Nunes, com o objetivo de desenvolver a cultura no município e região, e também resgatar a obra da cantora. O Festival Cultural Clara Nunes faz parte dos eventos culturais da cidade e todo ano é realizado no mês de agosto, mês de nascimento de Clara Nunes. Em 04 de agosto de 2007, na abertura do 2º Festival Cultural Clara Nunes, a Prefeitura Municipal de Caetanópolis inaugurou a Casa de Cultura Clara Nunes, onde havia sido o cinema da cidade e onde Clara se apresentou pela primeira vez.

-Memorial Clara Nunes

  -Em agosto de 2012 foi inaugurado na cidade o Memorial Clara Nunes, que abriga um rico acervo com mais de 6.000 peças, catalogadas por equipe da Universidade Federal de São João del Rei.

-Biblioteca Pública

  -A biblioteca pública possui um rico acervo de 11.000 livros auxiliando os alunos de todos os graus de ensino.

-Esportes

  -Para atender à área de esportes, a cidade possui dois estádios de futebol: o estádio Quintiliano Mascarenhas no centro, fundado em 15 de agosto de 1917, e o Estádio Municipal no Bairro N. Senhora das Graças. Ao lado da fábrica de tecidos, o Clube Social Recreativo possui piscina e quadra esportiva. A cidade conta ainda com um ginásio poliesportivo coberto no bairro Santo Antônio, inaugurado em junho de 2000.

-Museu da Companhia Cedro e Cachoeira

  -Instalado na casa grande da antiga Fazenda da Ponte, é uma construção bem conservada pela família Mascarenhas durante mais de um século. Com 800 m2 divididos em setores, o museu abriga o arquivo da fábrica de tecidos desde sua fundação. Estão exposto ainda equipamentos, fotos, correspondências, livros contábeis e quadros a óleo contando a história da indústria têxtil mineira e brasileira.

-Igreja Matriz de Santo Antônio

  -A Igreja Matriz de Santo Antônio ocupa lugar de destaque na praça central, formando um Y a sua volta. De arquitetura moderna, foi construída no final da década de 60.
 
-Açude da Cedro Cachoeira

  -A cidade possui uma cachoeira de propriedade particular, que recebe água do Ribeirão do Cedro, possuindo ainda um canal que leva a um reservatório de tratamento para uso industrial. A cachoeira faz parte do lazer da população local. 

Há ainda o Açude do Bebedouro, de propriedade particular, formando uma bela paisagem com coqueiros nativos. 

-Museu da Indústria Têxtil

  -O Museu Têxtil Décio Mascarenhas, mantido pela Cedro (uma das pioneiras da indústria têxtil brasileira), funciona desde 1983 com um acervo de mais de 1.000 peças. É o mais completo museu têxtil do país.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval de rua

- Feira de Arte, artesanato e comidas típicas - todos os domingos

- Folia de Reis, Congada e Pastorinhas

- Encontro Folclórico de Folias de Reis e Pastorinhas

-Janeiro

- Festa de São Sebastião - Bairro Cedrolândia

-Maio

- Festa de São Vicente de Paulo - Centro

-Junho

  -Dia 13 - Festa de aniversário da cidade

  -Festa de Santo Antônio

-Agosto

- Festival Cultural Clara Nunes - 1a. quizena

-Outubro

- Festa de N. Sra. Aparecida - Bairro das Acácias

- Festa de São Francisco - Bairro Mangueiras

- Festa de São Judas Tadeu - Bairro Santo Antônio

-Novembro

 -Dia 26 - Festa de N. Sra. das Graças  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAETANÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (31) 3714-6295

Sites: http://www.caetanopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belo Horizonte

Telefone: (31) 3271-3000

Site: www.rodoviariabelohorizonte.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3714-7008

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (31) 3714-6208

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (31) 3714-6296

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:  

-www.descubraminas.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Caetanópolis

Eu nasci e morei nesta cidade, é uma cidade muito boa para morar, e tem lugares muito bonitos também.Vale a pena visitá-la.
Por: cleiton pereira guedes

CIDADE ACOLHEDORA,TRANQUILA ,SE VOCE BUSCA SOSSEGO ,VISITE ESSA CIDADE.
Por: ARETUZA APARECIDA ALVES DA COSTA GUIMARAES

vivi por 06 maravilhosos anos ,na década de 70 a 80,nesta maravilhosa cidade,data em que pude desfrutar bastante a minha juventude,fiz e ainda tenho muitas e boas amizades,foi uma fase de muita gloria nos esportes ai praticados,como vôlei,futebol de salão e também no cedro futebol clube ,quando fomos bi-campeões amadores na liga setelagoana. desfrutei muito dos bailes sociais e carnavalescos sempre muito bons e bem organizados pelo nosso saudoso Tininho. época de muita tranquilidade e paz neste querido pedaçinho das nossas Minas Gerais,já se foram 30 anos e com eles também muitos amigos do esporte e da sociedade. Mas também tenho com esta cidade o meu vínculo familiar,tenho trê filhos que são cidadãos, Caetanópolitanos e que vivem ai, então eu digo soy loco por ti de amores
Por: cleber coelho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caetanópolis
Fundação:
1953
Altitude:
742m
População:
7.796 habitantes
Área:
156,7km²
Densidade Demográfica:
49,75hab/km²
CEP:
35770-000

Envie seu comentário sobre Caetanópolis

banner