Morros

Morros-MA
banner

Bem-vindo a Morros!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Morros, fotos, informações, os principais hotéis de Morros, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!


A cidade de Morros está localizada no estado do Maranhão, região Nordeste de nosso país. O município conta com menos de 20 mil habitantes, porém, a sua estrutura turística é bem interessante.

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Morros é o Rio Una, capaz de atrair turistas não só do estado, como também de todo o Nordeste e país.

A cidade ganhou o nome exatamente pela sua quantia exacerbada de morros. Dessa forma, ela ganha estrutura para receber paisagens incríveis, muita mata nativa, formações vegetais e outros diferenciais só encontrados nessa região.

Parte da bacia do Munim, o município ainda é banhado por todo o Rio Munim e seus demais afluentes, como é o caso de Axuí, Mocambo e o próprio Una, responsável por grande parte das ofertas de atrativos.

A cidade de Morros se torna uma ótima opção para os que procuram um destino mais calmo, para relaxar de verdade. Além disso, é também adequado para os aventureiros e amantes de natureza, já que grande parte das opções turísticas do local são voltadas para o meio ambiente e seus encantos únicos.

Os rios contam com águas bem frias e cristalinas, ideal para os que querem dar um mergulho nos dias mais quentes característicos do verão nordestino.

Passeios em pequenas canoas ou barcos também levam os turistas para conhecer uma variedade de balneários, como é o caso de Una Grande ou Una do Mato Grosso, o Bom Gosto, Balneário Una dos Paulinos, Una das Pedras, Una dos Escoteiros, Una das Mulheres e muitos outros.

Um dos grandes destaques vai ainda para a cachoeira do Arruda, certamente uma das mais bonitas de todos os balneários. Por ser um tanto quanto afastada do município e com um acesso dificultado, a única forma de chegar por lá é por meio de trilhas. E no final da trilha a surpresa é dada: o balneário conta com uma pequena queda d’água, além de paisagens indescritíveis e pequenas piscinas naturais.

Por fim, a cidade de Morros conta também com atrações mais históricas, como é o caso de grandes casarões antigos e igrejas que demarcam a história da região.

Informações de Morros

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Já no século XVIII, a região em que hoje está localizada a cidade de Morros era muito procurada por motivos econômicos, em razão da grande quantidade de andirobas ali existente, espécie que, além de oferecer madeira de excelente qualidade, produz frutos cujo óleo tem larga utilização, principalmente na fabricação de sabões. Segundo antigos registros o lugar recebia também com freqüência visitas de moradores da antiga vila de Icatu, estes motivados pela abundância de caça nas matas adjacentes e pelos apreciados banhos nas águas do Rio Uma. Em 1839, quando já era um povoado com razoável número de casas e palhoças, Morros foi ocupada pelos revoltosos, que chacinaram grande parte de seus habitantes. No entanto, experimentou crescimento muito lento a partir de então, uma vez que permaneceu por longo tempo sob a jurisdição de vila e depois cidade de Icatu, que entrou em decadência e perdeu prestígio político. Finalmente, a 28 de abril de 1898, por força da Lei Nº 210, foi criado o município de Morros. Como notasse o desenvolvimento cada vez maior do lugar, o Governo do Estado elevou a povoação de Morros à categoria de vila, a 30 de março de 1915, pela Lei Nº 681,e à de cidade, a 29 de março de 1938, através do Decreto lei Nº 45.

Significado do Nome

Sua geografia é caracterizada por uma grande quantidade de morros, com lindas paisagens de mata nativa, recoberta por formações vegetais distintas. O município faz parte da bacia do Munim e é banhado pelos rios Munim e seus afluentes: Una, Mocambo, Axuí e outros. Dada a influência das marés que penetra pela foz, o rio é propício para a pesca tanto de água doce como de água salgada e apresenta uma navegabilidade em toda sua extensão no município, tornando um atrativo de grande beleza.

Aniversário da Cidade

28 de Abril

Gentílico

morruense

População

17.805 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Morros é considerado um paraíso por seus rios de àguas cristalinas, e de um povo humilde e acolhedor. Morros, um paraíso que você precisa conhecer!

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Maranhense 

Limites

Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Humberto de Campos.

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

47 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

As principais atrações turísticas em Morros são os rios Munin e Una; cuja qual as águas são cristalinas e frias, também as igrejas e casas antigas são outros atrativos.
O Rio Una possui uma beleza considerável por ter águas límpidas. Seu leito é formado de areia fina, alguns trechos de rochas e pedras; e as suas margens, compostas de uma vegetação exuberante. Podendo ser apreciado tanto em passeios de barcos pequenos ou canoas que levará o visitante também a conhecer outros balneários como: Una do Mato Grosso, Balneário Una dos Paulinos, Balneário do Bom Gosto, Una Grande, trilha ecológica, Una das pedras, Una das mulheres, Una dos escoteiros, Una dos Moraes e a cachoeira do Arruda, o mais bonito de todos balneários. Afastada da cidade e de acesso difícil, reservado apenas a carro tracionado, através de trilhas, a cachoeira do Arruda é um lugar paradisíaco, formado por uma pequena queda d'água e piscinas naturais, que proporcionam momentos mágicos a todos que ali chegam.       

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORROS

E-mail:

Telefones: (98) 3363-1313 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de São Luís

Av. dos Franceses, s/n – São Cristovão
Telefone: (98) 3249-0778 / 4500

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (98) 3363-1263

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.famem.org.br

http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Morros

conheço a cidade de Mrros ela é vizinha da minha cidade natal Cachoeira Grande... a cidade é muito bucolica e pitoresca tambéem tem atrativos peculiares que faz faz da cicdade uma "exceção" atinente às aventuras e outras coisas mais intimas de se fazer... abraços a todos de Morros...e até brve...
Por: marcone cesar

Estou morando em Fortaleza mais não esqueço a minha querida cidade,que saudades de tomar um banho nas águas rio Una!
Por: Érica

a beleza morruense é inconfundivel!!!!!!!!! mas, vale apena ressaltar que nossos prefeitos estao deixando um pouco de lado. E essa beleza esta se apagandooo!!!!!! AFINAL MORROS É TD DE BOMM AMO MINHA CIDADE
Por: nira mendes

Sou morruense nato e é um orgulho conviver com as belas e deliciosas águas cristalinas. Onde os turistas se encantam com toda a beleza da cidade. Morros era uma cidade feia e agora está mais desenvolvida. Espero que ela avance mais em empregos e melhorias para os morruenses.
Por: josué

AINDA NÃO CONHEÇO, MORROS-MA. MAIS AS FOTOS QUE JÁ VIR MIMM DEIXARAM ENCANTADO POR ESSA CIDADE. ESPERO AGORA EM ABRIL DE 2009, PODER CONHECÊ-LA PESDSOALMENTE. QUEM SABE ATÉ MORA AÍ....
Por: MESSIAS CARDOSO

EU SOU DESSA CIDADE E MORO EM SAO LUIS, E SEMPRE QUE POSSO VOU AÍ. TOMAR BANHO GOSTOSO. ESSA CIDADE É 10. UNA DOS MORAES-MORROS - QUEM VAI PRA ICATU
Por: WANDERLEY MORAES

Morros cidade abençoada por Deus, tenho muita saudade, deste paraiso natural,o povo hospitaleiro,os belos rios(Rio Una,Rio Munin),que Deus continui abençoando este paraiso turistico do Maranhão
Por: Abraao do Vale

sou da cidade de morros ,tenho muito orgulho desse lugar ,mais atualmente moro em brasilia,sinto saudade de todas as coisas boas que este lugar oferece,com sao joao,carnaval etc...tenho uma irma que e dona de pousada seu nome e dilma regina, filha de dalvina
Por: ROSANA SOUSA

gosto muito dessa nossa maravilhosa cidade os rios e possada são as coisa mas linda que morros tem so falta alguem cuidar dela.
Por: jesualdo araujo

Essa cidade é maravilhosa vou muito para lá, tenho familiares em morros é uma cidade muito bonita, é pequena mais está aumentando cada vez mais, e ficando bela cada dia que passa.
Por: Nayara

Morros é considerado um paraíso por seus rios de àguas cristalinas,e de um povo humilde e acolhedor. Morros ,um paraíso que você precisa conhecer
Por: Abraão do Vale

este em morros dia 11 e 12 de setembro fiu no banho foi muito bom eu amei e quero volta outra vez
Por: irisvan

conhecir morros em uma ferias adorei a cidade, e maravilhosa de pessoas acolhedora,e que futuramente voltarei para matar a saudade, principalmente em época de festas.. amo essa cidade......
Por: rosana.sousa

Eu sou de morros e moro em São Caeano / Sp e tenho muitas saudades da minha cidade querida.
Por: italo matheus

V ale a pena ir a morros, o banho de rio é maravilhoso, água limpinha, totalmente selvagem, com várias pousada com preços ótimos, passeios de barco pelo rio e a comida humm, uma galinha caipira encomendada no restaurante pedra grande, não deixe de ir. bjos
Por: diene

eu nasci lá minha cidade linda a estrela do munin todas essas fotos para mim não e novidade já fui em todos os lugares q estão postados e eu só posso dizer uma coiza : FASAM LOGO SUAS MALAS PEGUEM O SEU CARRO E VÁ PRA MORROS É SÓ DUAS HORAS DE SÃO LUIS PRA LÁ VAI APROVEITA
Por: ivana souza

Ótimo passear ai em morros,ir com família.com pessoas para se divertir.ir com seu amor.a água muito boa.restaurantes excelentes.
Por: lucicleide

Morros é uma cidade encantadora, o rio una é um otimo lugar bom pra passar o dia todo tomando banho.As culturas são bem ricas enfim não é o melhor lugar do mundo mais dizem que é o pedaço do céu.
Por: rayane carvalho

SOU DE MORROS DA RUA SÃO PEDRO MAS MORO Á 7 ANOS EM GOIAS ;JÁ CASEI E QUERO LEVAR MEU ESPOSO PARA CONHECER MINHA CIDADE QUERIDA.
Por: JOSIENE DOS SANTOS AMARAL

SOU DE MORROS E NÃO ME PREOCUPO EM COMENTAR SOBRE ELA.OPESSOAL É MUITO HOSPITALEIRO E GOSTA DE AGRADAR TODO MUNDO ESPERO ESTÁ LOGO AÍ,,,,..............BEIJOS
Por: JOSIENE AMARAL

Sou de Morros, faz tempo que estou longe de lá, morei no riode janeiro, agora me encontro em Santa Catarina ( Joinville ), cidade ótima exceto o frio. A última vez que estive em Morros foi em 1991, estou com muitas saudades.Saudações aos meus conterrâneos, espero em breve estar por aí.
Por: jesse

Sou natural desta cidade muito especial. Hoje estou longe (joinville/SC). Visite Morros, cidade e povo muito simpáticos e acolhedores.Sempre lá vou a volta é uma tortura. Prestigie, principalmente você que é filho da terra.
Por: jessé barbosa da silva

A-do-rei! Esta é a minha cidade querida. Amo-a!
Por: Leocândida

Sou natural de Morros, mas moro em São Luís. Visito a minha cidade todo mês. Tem rios de águas límpidas e cristalinas: Rio Una, Rio das Pacas, Rio do Aruda, Rio Pirangi e muitos outros rios menores de água fria. É uma delícia. Visite-os.
Por: francisco das chagas muniz rabelo

sou de morros hoje em parauapebas mais cinto falta desse banho no rio una
Por: helio(helinho)

gosto muito de morros, tenho uma irmã aí, seu nome é zenes, de vez em quando vou tomar um banho gostoso no maravilhoso rio una. moro em porto velho, atualmente. sou natural de fátima de morros. abraços.
Por: ozeas maciel pereira

fui em morros e adorei,é um lugar muito legal .principalmente o rio una.oh! coisa maravilhosa é tomar banho nesse rio.morros é nota10.beijos
Por: girlane leite gomes

Falar de Morros é voltar ao passado e esquecer a distancia que nos separa. Cidade ribeirinha onde as pessoas são felizes e não sabem o que tem, vamos preservar e cuidar de nossa cidade para que no futuro nossos filhos tenham a chance de ver o quanto somos felizes por nascer em Morros.
Por: Herbett Haroldo V.Matos

Quem conhece se encanta e quem não conhece deveria conhecer, um paraíso junto ao Munim, tenho orgulho em viver nesta região abençoada por Deus........
Por: Geisilene

Morros minha cidade linda e maravilhoso, onde podemos desfrutar de tanta beleza natural que o nosso Deus nos deu.
Por: Rafael Barbosa

Lugar magico, com pessoas simples e prestativas, encantador, de uma paz, ameiii a sala da recepção!!
Por: Lucilene oliveira

sou de CAICÓ/ RN, conheci MORROS/MA e fiquei encantada com as maravilhas do rio Una e com a tanquilidade da cidade. Fiquei por um período de 40 dias e jamais ouvi falar em qualquer ocorrencia policial que tivesse acontecido. indico como um belo lugar para ficar de férias.
Por: ivanilda

Já conheço a cidade de Morros, e adoro pois é muito simpática e agradável, com pousadas maravilhovas e pssoas tbém, sempre q posso dou um passeio por lá pois moro em Rosário.
Por: aline rocha

Estive em morros em janeiro de 2010 e adorei esta cidade simples porém com seus encantos. Fui ao una, fui à crôa, andei de barco no rio munim, comi muito carangueijo e muito sururú. Enfim, ah e tomei muita jussara, tudo uma delícia oh cidadezinha gostoza meu.afinal nasci lá! Eu te amo Morros!
Por: Iranei Silva

morros é uma cidade maravilhosa,o rio una é otimo para toma banho. Pretendo ir embora para la.
Por: johnny

Nasci em Morros e sempre que posso vou visitá-lo. Adoro o una o rio munim e toda beleza desta cidade simples porém acolhedoura e ainda tem o bumba meu boi de morros que é uma das maravilhas do Maranhão. Valeu Morros te amo!
Por: Iranei Silva Leão

SOU DE MORROS,HOJE EM PARAUAPEBAS NO PARÁ ,SINTO FALTA DO BANHO NO ROI UNA,E DE MEUS AMIGOS,LUGAR DE GENTE MARAVILHOSAS.
Por: HELIO FERNANDO

que cidade maravilhosa cidade das aguas cristalinas,cinto falta de tudo principalmente minha familia e as aguas do rio una..sou de morros hoje em parauapebas no(pará)..helinho.bairro.vargem
Por: helio

sou chapadinhense mas adoro morros.e oma cidade maravilhosa
Por: jorge

morros é uma cidade muito interessante, linda e de povo hospitaleiro. minha querida morros te amo,estou morrendo de saudade!.
Por: vagno

Amo minha cidade , sou morruense com muito orgulho.Morros é a bela do munim
Por: LIDIANE LOPES

Morros é uma cidade simples. Muito rica em beleza natural, onde temos varios locais de banhos muitos gostosos como Rio Una, Rio Munim, Cachoeira do Arruda, Una dos Morais, Una Grande, Passeio de barco no rio munim e Una, Bairro do Butiquim, etc,etc,etc,
Por: José Maria Lobato

Morros, uma bela cidade. Acolhedora, mas com sua simplicidade conquista quem a ela visita. Seus moradores, muito acolhedores. Sou suspeito falar dessa cidade que tenho muitas saudades.
Por: afellay

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Morros

Envie seu comentário sobre Morros

banner