Pontalina

Pontalina-GO

Bem-vindo a Pontalina!

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Pontalina, informações e fotos da maravilhosa Pontalina. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Pontalina, recomendadas por internautas.

A cidade de Pontalina, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 610m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.822 habitantes. A área total de Pontalina é de 1.442,8km², e sua densidade demográfica é de 11,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pontalina-GO é 75620-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pontalina

Roteiros do Brasil

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras penetrações em território pontalinense perdem-se no tempo e no espaço, tendo por tradição, que seus povoadores vieram da capitania de Minas Gerais. As causas que deram origem ao povoado são em sua maioria de origem religiosa e econômicas, apoiada pelo espírito bandeirantista dos nossos patriarcas.
Esse primeiro povoamento deu-se numa ponta de terras, daí o nome pontal, cercadas por 3 pequenos córregos , erguendo se ali uma capela em homenagem a santa Rita, daí o nome Santa Rita do Pontal, na fazenda são Lourenço, de propriedade do Sr Justiniano José Machado,tempos se passaram e a manifestação religiosa desses primeiros habitante foi ganhando vulto em torno dessa capela, os anos correntes são 1826 a 1840, quando devido a uma graça recebida o Sr Justo José de Magalhães doa ao patrimônio da Igreja católica as terras em torno da capela de Santa Rita, que é datada de 3 de maio de 1841.
Iniciando se assim, a “grosso modo” nossa historia, acredita se que essas primeiras populações imigradas, eram tradicionalmente agrícolas, fugindo do fim do ciclo do ouro mineiro penetrando no território brasileiro ate chegar na região. todo trabalho dessa gente decorreu a sombra desta capela, erguida pelo sentido místico dos mesmos, e que dominava uma área de mais de 200 alqueires doados a Santa Rita do Pontal. Edificada a capelinha mais a casa para o vigário daí para frente, mediante estabelecimentos de aforamentos pagos a igreja católica, foram erguendo novas casas e a povoação tomou vulto.
As principais correntes de povoamento foram nacionais, compondo-se de indivíduos de todas as profissões, com predomínio em volumes, a das classes rurais que exploram a agricultura e a pecuária. Nenhum elemento estrangeiro teve a menor parcela de contribuição para o povoamento do município. A não ser os bandos de ciganos errantes, um ou outro sírio ou italiano de curta presença, o solo pontalinense só sentiu o peso do pé nacional.
A resolução nº 543, de 29 de julho de 1875, criou a Vila de Santa Rita do Pontal, que não foi instalada. Já no Recenseamento Geral , em 1920, aparece Santa Rita do Pontal como distrito de Morrinhos. Daí por diante, começa a apresentar condições para a vida política e autonomia administrativa, lá pelo ano de 1935.
Segue-se então um movimento febril para a separação, incentivado principalmente pela política nacional inovadora de Getúlio Vargas e pelo então governador de Goiás Pedro Ludovico, o que se dá por força do Decreto-lei nº 329, de 2 de agosto de 1935, tendo como liderança entre a elite local o Sr Onofre Gonçalves de Andrade, pagando de seu próprio bolço as despesas com a implantação do município, este decreto elevou o distrito a categoria de Vila, desmenbrando-se de Morrinhos, e sendo solenemente instalada em 1º de janeiro de 1936, com o nome de Vila de Santa Rita do Pontal.
Em 31 de outubro de 1938, pelo Decreto-lei nº 1233, a em tão Vila de Santa Rita do Pontal foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Pontalina. Até a promulgação de nossa constituição Estadual, em 1947, Pontalina era termo da comarca de Morrinhos, da qual se desmembrou por força do artigo 8º do Ato das Disposições transitórias.
Fica evidente que o nome pontal, donde deriva Pontalina, não vem da divisão do município pelos rios Meia ponte e Rio dos Bois , mais sim pela geografia da cidade, onde e circundada em 3 partes por córregos, pois quando nasceu o arraial, não havia intenção de criar um município e nem idéia que esse arraial, iría um dia, tornar se uma amada, mais toda via abandonada cidade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade com um povo humilde e hospitaleiro.

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

Ao norte: Mairipotaba, Cezarina.
Ao sul: Aloândia, Joviânia e Vicentinópolis.
Ao leste: Piracanjuba e Morrinhos.
Ao oeste: Edealina e Edéia.

Acesso Rodoviário

 


Distâncias:

Da Capital:

125 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTALINA

E-mail:

Telefones: (61) 3637-1273  

Sites: gabinete.prefeito@planaltina.go.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: jkcartorio@uol.com.br

Telefones: (64) 3471-1252   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pontalina
Fundação:
1935
Altitude:
610m
População:
16.822 habitantes
Área:
1.442,8km²
Densidade Demográfica:
11,66hab/km²
CEP:
75620-000

Amo esta cidade morrei muitos e muitos anos nesta maravilha de cidade!!! Sinto muitas saudades ;hoje vivo em anapolis-go.Mas tenho muitos parentes e amigos ai.Abraços !!!
Por: lila

Olá pessoal estou muito satisfeita em poder ver minha cidade Pontalina pela internet; amo de coração todos meus parentes e amigos que eu deixei para trás!Se vocês conhecer a Maria Rita irmã do jogador Paulo Nunes mande um grande abraço ela é minha tia e para a filha dela Beatriz Elias.Estou com muitas saudades !!a braços!!!!
Por: Lila Regina Faria Vieira Barbosa

essa city e maravilhosa,eu nasci ai mas atualmente moro em araguina-to..mas sou louca por minha city natal..bjs para todos dessa linda cidade..
Por: talita roberta

essa cidade e uma cidade muito boa,so que esta precizando urgentimente melhorar ela,porque as pessoas estao indo embora e deixando ela para traz ,porque nao tem cerviço principalmente eu tive que deixar minha familia ai para trabalhar fora, isso nao pode acontecer,daqui uns anos vai ficar igual os dois irmaos so as pessoa mas velhos vao ficar ai,essa cidade tem que evoluir mais culdar muito bem dela como se fosse nossa casa o nosso aconchego ai e nossaa vida adoro essa cidade cuidar faz bem muito bem....
Por: ozenilda

Sou da cidade de uruana goias mudamos para pontalina em 1984 i ja mim sinto um cidadão pontalinense de coração,,,,
Por: Divino Marques Vieira

SIM CONHEÇO ESSA CIDADE MARAVILHOSA, TIVE A OPORTUNIDADE DE MORAR AI POR ALGUNS ANOS,, TENHO SAUDADES,, POIS E UM LUGAR TRANQUILO DE SE VIVER..
Por: FLAVIA

sou nascida em pontalina, só que mudei pra goiania tem muito tempo, meu pai João martins mora ai, tenho muito orgulho da minha cidade, é linda tenho vários parentes que moram ai. abraços.
Por: Lucinei alves

Para mim uma das melhores cidades para morar. Morei em pontalina quase 2 anos, cidade muito boa de se viver. Cidade maravilhosa saudades de pontalina .
Por: FLAVIO DE SOUSA CARDOSO

gosto muito de minha cidade mas gostaria que tivesse mais plantas, jardins e arvores e mais lazer parabens a todos trabalhadores da prefeitura nenhum lugar no mundo vale a minha cidade
Por: Edna MORAIS

eu morei nesta cidade 3 anos ,e gostei muito dela ,mas os meus pais foi em bora pro tocantins e eu tivi que ir com eles .estou com saudades pontalina.
Por: marcos dhone

Ja morei nesta cidade e adoro. sinto muita saúdades e um povo bom e amigo espero pode um dia volta não a passeio mais para mora um abraço a todos
Por: Elton Martins de Oliveira

CONHECI PONTALINA NOS ANOS 80 ESSA CIDADE HOSPITALEIRA E ACOLHEDORA, PRETENDO VOLTAR UM DIA E REVER MEUS AMIGOS DA FAMILIA FERNANDES,WILMAR, ZEZINHO, CANDIDA E OUTROS
Por: LEVERTINO FERNANDES

eu gostei muito dessa cidade fiquei so 5 anos. SAUDADES
Por: marcos vinicius

eu gostei muito dessa cidade fiquei so 5 anos. SAUDADES
Por: marcos vinicius

Eu sou filha de Pontalina, inclusive as terras doadas a cidade, foi dos meus antepassados da quarta geração,moro em figueiropolis no tocantins, estive na epoca do carnaval, meus parentes ai são a Lédia Inácia da Silva, Astrid Lara , Euripedes Inácio e o pessoal de Machado. Amo Pontalina de montão.
Por: marilene rosa da silva barbosa

Olá pessoal acabei de andar em pontalina no mapa claro, mudei com meus 16 anos de idade sinto muita saudades tenho muitos parentes e amigos nesta maravilha de cidade, hoje vivo em anapolis goias!sempre que posso faço uma visita na internet.
Por: LILA REGINA

Envie seu comentário sobre Pontalina