Envira

Envira-AM

Bem-vindo a Envira!

Confira aqui as melhores pousadas em Envira, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Envira. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Envira para programar a sua viagem.

A cidade de Envira, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1955. A localidade está em uma altitude de 135m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.193 habitantes. A área total de Envira é de 13.381,1km², e sua densidade demográfica é de 1,43hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Envira-AM é 69870-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Envira

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A denominação do município originou-se do rio Envira, principal afluente do Tarauacá.
Consta que entre os primitivos habitantes da região – Marauás, Canamaris, Catuquinas, Catauaixis e outros, havia uns índios anões cuja estatura de pouco mais de 1m e outros que eram dotados de um apêndice caudal, à semelhança dos símios.
A história do município de Envira pode ser descrita com a trajetória social e política de um povo de raízes nordestinas, com a participação de remanescentes indígenas e alguns imigrantes de outros locais dos determinantes da cultura popular, condicionante de muitos hábitos e costumes típicos das atividades de exploração do látex e do “status” que do regime de arrendamento predominante nos seringais.
Datam de meados do século XIX as penetrações pelo rio Juruá acima, chegando até a região onde se encontra Envira, promovidas pelos desbravantes dos primeiros seringais nativos do ciclo da borracha. Desta época até o término da II Guerra Mundial, quando cessou a vinda da última grande leva migratória, dos conhecidos “soldados da borracha”, os nordestinos representaram a principal força de trabalho e ocupação territorial da região, enquanto as populações indígenas foram gradativamente diminuindo, às margens do rio Tarauacá, afluente do Juruá.
Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1920, entre os distritos do município de Eirunepé, figura o da Foz do Embira (Envira). Posteriormente esse distrito com os demais daquele município, com exceção do distrito sede, foram extintos.
Em 1955, pela Lei Estadual nº 96, foi criado o município de Envira, com território desmembrado dos municípios de Eirunepé e Carauari e constituído de um só distrito e René Levy é nomeado seu 1º prefeito.
Em 01.03.1956 instala-se o município, mas sua sede municipal, antes prevista para o local conhecido como “Aracati”, só é inaugurada em 31.01.1962, com a fundação oficial da cidade de Envira. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

31 de Janeiro 

Gentílico:

envirense

População:

16.328 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

 

 

• Setor Primário
- Agricultura: destaque para a cultura temporária de mandioca, arroz, milho, cana-de-açúcar, feijão e batata-doce. Culturas permanentes: banana, cupuaçu, café, citros, abacaxi, etc. Com potencial agrícola acentuado, pelas suas terras férteis, o município já exporta excedentes de arroz, milho farinha e banana.
- Pecuária: em franco desenvolvimento nas áreas adjacentes às principais estradas vicinais do município. A produção leiteira é crescente, com produção de derivados do leite.
- Pesca: com representatividade econômica limitada pela forma artesanal da pesca e infra-estrutura de apoio. No entanto, além de garantir, em conjunto com a farinha, a dieta alimentar da maioria absoluta da população, gera excedentes para os municípios vizinhos de Tarauacá (AC) e Feijó (AC). Tende à um incremento sensível a partir da implantação de nova infra-estrutura frigorífica e geleira.
- Extrativismo Vegetal: voltado para extração de madeira, com atendimento da demanda local e pequena exportação. Em menor escala, atividades remanescentes da exploração do látex, coleta de cacau nativo, plantas medicinais e aproveitamento do açaí, buriti, abacaba, andiroba, copaíba, e outros produtos naturais com fins de consumo familiar e do mercado da sede municipal.
- Avicultura: com bases domésticas para o consumo familiar, em fase de expansão com fins de abastecimento da sede através da implantação de módulos de criação intensiva.
- Piscicultura: cerca de 30 pequenos açudes, construídos no período de 1990 a 1995, representam o início promissor da piscicultura local, ainda com pouca representatividade econômica.
• Setor Secundário
- Indústrias: usinas de beneficiamento de arroz, serrarias, olarias, marcenaria e sorveteria.

• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviço: hotéis, pensões, restaurantes, pensão alimentícia, lanchonetes, clubes dançantes, bares, mercados, feiras e borracharias.

 

 

Clima:

Quente-úmido 

Temperatura Média:

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região do Juruá 

Limites:

Pauini, Estado do Acre, Eirunepé, Itamarati

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

1.215 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

São bem importantes a flora e a fauna do município, principalmente a primeira, na qual sobressaem a seringueira e madeira de boa qualidade como: aguano e o cedro. Na segunda citam-se, por exemplo: onça, maracajá, queixada e capivara.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

O município possui igarapés e lagos, para não falar no rio que lhe banha a sede em cujas águas podemos encontrar os mais belos matupás, salientando-se a Vitória-Régia, que sem dúvida alguma é um motivo de atração para quem visita a região.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENVIRA

E-mail:

Telefones: (97) 3483-1057

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus

E-mail:

Telefones: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (97) 3483-1551

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

www.seplan.am.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Envira

Envira minha terra natal gosto muito desta cidade ela ótima para morra e p/ pasear.
Por: Manoel Eduardo M da Silva

Envira tem de menhor,sua ospitalidade , carisma e envolvensia, sem fala da tranquilidade, ar puro boua comida e etc. So conhecendo para ver o de menhor!!!!!
Por: verildo nascimento rufino

A cidade de Envira é maravilhosa, me orgulho de ser Envirense e Amazonese... Beijão para todos os Envirenses e Amazonenses...
Por: Hemylle Montefusco

A cidade de Envira tem muitos locais bonitos de se conhecer... Muitas fazendas e diversidadades de animais... Visite Envira
Por: Hemylle Montefusco

Sou natural de Envira, mas vivo em Manaus há 20 anos sai com 11 anos de Envira etou atualmente com 32 anos. Um dia volto lá... Pra curtirm essa linda cidade. Te amo Envira!!
Por: Holandes Carlos da Silva Mello

Envira terra querida e boa de se morar saudades sinto de minha terrinha cidade boa de se viver
Por: Mayda Pinheiro

Sou filho de Envira,mas atualmente não estou vivendo lá e mesmo estando longe, fico sempre torcendo pelo desenvolvimento e prosperidade desta linda cidade.
Por: Manoel de Jesus da Silva Guilherme

como tudo nesta vida, com suas vantagens e desvantagens... É e sempre vai ser minha terra preferida,atraves de boas lembraças jamais esquecidas...Desejo muitas realizações a você terrinha querida e a todos que nela habitam... saudades.
Por: Romoaldo

moro em envira gosto muito desa cidade pois foi aqui que nascie esa cidade emuita abençoada por deus as pesoas que nela moram sâo muito inteligentes
Por: diego matos da silva

Falar da Cidade de Envira, é maravilho ,cidade pacata,no meio da selva onde você pode respirar um ar puro e saudável,nasci e me criei na cidade de Envira ,hoje fico feliz em saber que o Envira é reconhecido pelo o mundo todo através da tecnologia.Deixo aqui meu depoimento com carinho bjss
Por: aezia pinheiro de frança

eu moro la e gosto muito e espero voutar logo,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Por: sebastiao henrique

Fala de envira é falar das minhas origem, dos meus familiares dos amigos...amo envira, de lá eu sair e pra lá retornarei. amo minha cidade natal
Por: jason

sou natural de feijó ,mas moro em em envira a mais 20 anos,gosto muito de lá , das pessoas que vive lá,uma cidade pacata, mas boa de se viver....uma cidade pequena , mas de bom coraçào......
Por: aldeir

Sou envirense de coração, nasci, cresci e presenciei o crescimento e o desenvolvimento de Envira. E, por conhecer vários Municípios/AM, fico feliz em saber que apesar de tão difício acesso, Envira foi uma das cidades amazonense que mais cresceu e desenvolveu nos últimos anos. Parabéns.
Por: Raimundo Nascimento da Silva

Conheço envira, cidade maravilhosa onde tenho boas lembrança, e onde fui muito feliz, e tenho orgulho de ser envirense de coração porque la mora um pvo humilde, que ajuda uns aos outros!!! resumo de envira povo unido!!!!!!!!!!
Por: Marilena Teixeira Avelino

nasci na cidade de Envira,atualmente moro em manaus,estou com muitas saudades da minha terra natal.Beijos
Por: Elisandra da Silva Fernandes

estou c/ muitas saudades do meu municipio maravilhoso gostaria de rever minhas amigas minha familia,estou morando em manaus a 6 meses estou morrendo de saudades de envira
Por: taci

Envira,uma cidade calma de pessoas hospitaleiras. Faz onze anos que não voltei mais lá. mais sempre estou acompanhando o desenvolvimento e crescimento demográfico da cidade.
Por: AEZIA PINHEIRO DE FRANÇA

amo minha cidade amo as pessoas tudo sinto falta de absolutamente tudooo
Por: marly

amo essa cidade, o Envira e minha vida é uma coisa só. envira terra querida te amo te amarei por toda vida aqui é meu lugar aqui é de viver.
Por: james andrade

EU QUERO CONHECER ENVIRA QUE E UM CIDADE MUITO LINDA E QUERO IMAGENS DE LA obrigado
Por: JONAS FREITAS

REALMENTE UMA CIDADE LINDA, NO FINAL DO MES ESTAREI VISITANDO A CIDADE, SOU PASTOR DA IEADTAM, E POSSIVELMENTE STAREMOS ABRINDO UM TRABALHO AI, SEMPRE PROCURANDO CONTRIBUIR COM O MUNICIPIO, SOU PASTOR DO MUNICIPIO DE EIRUNEPE.
Por: JAIR MARINHO CAUAMARI

Conheço muito bem esta linda cidadezinha, foi lá que eu nasci. è uma cidade muito legal para se divertir, as pessoas são bastante acolhedoras.....é um lugar espetacular principalmente no mês de janeiro qaundo acontece a festa de aniversário da cidade. Quem não conhece precisa conhecer...visitem Envira e se apaixonem por ela...Beijos e abarços a todos....Graci
Por: Graci Barbosa

Sou de envira moro em manaus ha 11 anos ,mas adoro envira é um lugar de pessoas ospitaleiras e trabalhadouras !!!!!!
Por: antonia marta

minha naturalidade e de envira,terra querida do meu coracao,Eu estou com mais de 15 anos que sai da minha linda cidade,estou aqui em cruzeiro do sul acre,mas eu nunca esqueci da minha querida amada terra.A saudade e enorme principalmente quando vejo foto da minha linda cidade,observo que tem crescido muito muito mesmo,estou muito emocionada em me espressar com estas poucas palavras,eu amo muito minha terra querida,tenho muita fe no meu Deus que breve voltarei a minha querida e linda amada cidade.Um forte abraço a todos envirense.
Por: samara de souza gomes de oliveira

Sem dúvida uma cidade abençoada por Deus, povo acolhedor e humilde, morei lá bons anos de minha vida... recomendo a todos, fazerem uma visita, sinta a amazonia pertinho de vc...
Por: Netto Companny

Cidade querida e maravilhosa apesar das dificuldades mesmo assim podemos dizer que somos felizes em morar em Envira pela tranquilidade e atenção que cada ser humano tem um pelo o outro...
Por: CHEDA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Envira
Fundação:
1955
Altitude:
135m
População:
19.193 habitantes
Área:
13.381,1km²
Densidade Demográfica:
1,43hab/km²
CEP:
69870-000

Envie seu comentário sobre Envira